DOENÇAS, PRAGAS E ALIMENTAÇÃO
Aqui deverão ser colocadas todas as mensagens relacionadas especificamente com doenças, pragas (diagnóstico, tratamento e prevenção) e alimentação de CA
83 topics in this forum
-
- 3 replies
- 2.4k views
Caros. Possuo um Aqua com ciclideos com o Layout seguinte: Aqua - 200 Lts PH - 7.8 Dureza - 10 Amonia - 0.0 Possuo um ciclideo M-buna que já faz mais ou menos uma semana que não nada mais e nem come ele fica sentado no fundo respirando ofegantemente e as vezes da umas tombadas para o lado. Com o resto da turma está normal, a comida que forneço e Tetra (boa) e não possuo muitos no aqua somente 4 espécies uma diferente da outra. Não é briga pois eles se dão super bem. Percebo que a barriga dele está um pouco inchada nu anus dele não está vermelho e não tem nada de diferente com ele por fora. Ele só fica quieto no fundo e parado. Por favor alguém sabe o…
Last reply by mrbittencourt, -
- 11 replies
- 3.2k views
Boas, Tenho neste momento um aqua com Malawis. Reparei que as fezes deles são neste momento grandes fios gelatinosos. Uma vez que todos são muito vorazes a comer e, já que vou fazer a papa caseira hoje ou amanhã, quero aproveitar e fazer desparazitação na comida. A questão aqui é saber o que utilizar e que doses utilizar Vou fazer um total de cerca de 600gr de papa. penso reservar cerca de 100/150gr para colocar medicação. Grato desde já pela atenção dispensada.
-
- 0 replies
- 835 views
Olá Eu tenho alguns ciclideos num aquario de 100L e, eles andam á superficie com respiração ofegante e falta de apetite. Já tentei o seguinte: mudar de algodão, carvão, uma parte da água do aquario, adicionar turfa no sistema de filtragem, tenho sempre uma bomba de oxigenação a funcionar. Não vejo qualquer sinal exterior de doença, o Ph deste aquario está 7.5. Espero que alguém saiba o que é. Obrigado
Last reply by AlienFish, -
- 1 reply
- 1.2k views
Boa tarde Tenho andado nas lides de aquariofilia á cerca de ano e meio A semana passada comprei duas novas especies visto que só tinha caeruleus e livingstone Durante a semana passada tudo bem, acontece que esta semana mais para sexta os peixes começaram a ter comportamentos estranhos, nadar em grupo, sempre junto da saida da água do filtro, muito apáticos, a roçarem-se no areao. No domingo dois black tanza morreram, sem nada nas escamas barbatanas nem barriga inchada. curiosamente os filhotes do caeruleus nasceram e andavam felizes no aqua. Hoje de manha os comportamentos estranhos continuaram e o meu maior macho dos caeruleus morre também mais uma vez sem manchas …
Last reply by paulo duarte, -
- 10 replies
- 1.9k views
Olá, Possuo 5 Frontosas blue Zaire com tamanhos entre os 15 e os 22 cm. Sempre comeram granulado, no entanto só comem o granulado que afunda na água, se dou comida que flutua, eles simplesmente não vão lá. Não sei qual o trauma deles, porque nitidamente receiam ir ao topo, já experimentei dar de comida com as luzes do aqua desligadas e só a luz da sala, com a luz exterior e com a luz do aqua e nada. Estive uma semana de férias, onde ficaram sem comer durante esse período e Eles não têm falta de apetite, comem perfeitamente o granured (afunda) e até á mão (dentro de água) vêm comer o granulado flutuante. As minhas questão é a seguinte: Conhecem algum granulado…
-
- 3 replies
- 2.4k views
Olá, Será que devo dar "Tubifex"aos ciclideos (Labidochromis caeruleus). Alguém me pode ajudar nesta questão? Desde já muito obrigado.
-
- 4 replies
- 1.6k views
Boas, ultimamente tenho reparado que alguns dos meus ciclideos africanos andam a ficar com o estomago muito inchado,o que será? Sendo que um dos peixes está com a zona do anus bastante inchada,parece que tem uma bolha a sair. Precisava de dicas urgentes
-
- 8 replies
- 1.9k views
Enfim... Parece uma maré de azar... Mas desde a semana passa que reparei que a areia estava a ficar feia, escura no meio de uma 'floresta' de valisnérias tortifolas (não sei se é assim que se escreve :S), ao que parece são cianobacterias, que proliferam ali... por agora ja fazem um risco negro na areia. Já pesquisei um bocado sobre as ditas bacterias, e assumo a culpa, de facto aquela zona é a que têm menor circulação de água, por consequencia presumo que seja também pouco oxigenada, e também tenho tendencia para sobrealimentar os peixes (tenho medo que eles passem fome... os gajos não me dizem nada). Ainda não fiz nada... não quero estar a fazer asneiras, mas…
-
- 5 replies
- 1.9k views
boas...pois é...esta fiquei sem perceber... tinha um krib com cerca de 4 ou 5 meses no aqua...que estava de excelente saude...pelo menos assim o pareçia....hoje quando estava a contemplar o aquario....reparo num peixe que andava a nadar de lado e quase sem se conseguir mexer...era ele...que de ontem para hoje tinha ganho uma enorme barriga...como se tivesse comido um touro... ...acabou por morrer quase de seguida... o que será que aconteçeu?? todos os outros peixes estão bem....e normais...não percebo...já aconteçeu isto a alguém? abraços.
Last reply by paulo gomes, -
- 5 replies
- 1.4k views
Caros foristas Recentemente decidi variar a alimentação dos meu Ciclideos Africanos e comprei "NUTRIFEN max" que segundo a embalagem são granulos de espirulina próprios para ciclideos. Tinha ouvido falar muito bem deste ingrediente. O que se passa é que eles nem lhes tocam, inclusivamente "cospem-os" quando os colocam na boca. Habitualmente estavam habituados a "Omega One" -Natural Protein Formula, e Sera Flora em flocos (a comida que eles mais gostam). Complemento também a alimentação com alimentação congelada "Cichlid Mix" da Ocean Nutrition. Podem dar-me uma ajuda? Será que é a spirulina que não é indicada para os meus CA, ou é falta de hábito deles…
Last reply by joao marques, -
- 14 replies
- 13.4k views
Tenho um casal de Labidochromis caeruleus, e o que eu lhes costumo dar de comer é um produto da NUTRAFIN Max que é indicado para ciclideos Africanos e Discus. E o problema é o seguinte, estive a ler sobre o malawi bloat e pelo o que precebi, para evitar a doença nao devemos abusar de proteinas vegetais nem das de origem da carne. Ora por sua vez a comida que dou é muito a base de carne, e tenho medo que apareça qualquer doença a eles... Ja tentei dar alface mas nao comem, ja pus cenoura cozida tambem nao comeram. Que comida é que me indicam para eu dar a eles? AbraÇo... Visite meu site
Last reply by joao marques, -
- 2 replies
- 1.6k views
Bom dia, Tenho ciclideos e um deles esta parecendo que está grávido mas não sei quanto tempo leva a gravidez, outra coisa importante aparentemente embaixo dela perto de onde defeca esta parecendo uma ferida não sei dizer ao certo o que é, mas parece que vai explodir e abrir o peixe, não sei se é pq talvez esteja grávido ou doente. Transferi o peixe para outro aquário para poder se é que está grávida ter os peixes sem os outros comerem, desde o dia 04/08/2008 que suspeitei que o mesmo está grávido. Estou perdido não sei o que pode ser, alguém pode me ajudar? Obrigado.
Last reply by rodrigoauguston, -
- 10 replies
- 3.6k views
Boas... Tenho tido ultimamente uma praga de caracois no meu Aqua...Tenho comprado aquelas gotas para por diariamente, e mesmo asism não passa.. Ontem depois de já ter feito 4 dias de tratamento, passado 30 minutos de ter desligado a luz tinha uma invasão de caracois inpensável.. Tenho tido tb alguns episódios com os peixes, de ficarem aflitos e de ter de mudar a água...começo a ponderar se não será desta invasão.. Será que alguém me pode dar uma dica de como irradicar de vez estes bichos... Obrigada,
Last reply by Jocru, -
- 3 replies
- 1.5k views
Boas, recentemente uma Frontosa (~12 cm) que tenho começou a ficar ofegante. Já confirmei a circulação da água, está tudo normal. Quanto à Frontosa não encontro mais nenhum problema com ela. Alguém tem ideia do que se poderá estar a passar? Muito obrigado desde já. Moisés Pereira
Last reply by aquaben, -
- 1 reply
- 933 views
Olá, Gostaria de saber se alguém tem este tipo de manchas nos vossos malawi. O que será? já ouvi dizer que tem a haver com alimentação. Comprovam? Doenças,só ouço falar no bloat,por isso lanço-vos a pergunta:será algum tipo de fungo/bactéria/vírus? Aqui deixo as fotos. Cumprimentos
Last reply by Nuno Correia, -
Tenho um peixe ( azul) não sei o nome sei que é do malawi que esta agora sempre a superficie ( todos os ciclideos que tenho estão sempre escondido) agora anda meio de lado mas não tem qualquer sintoma de doença aparente. Vou fazer TPA 20Por cento O que posso fazer mais para ver se não morra???
Last reply by MiguelSCosta, -
- 4 replies
- 4.2k views
Amigos, Tenho um Aquário com Mbunas e acontece que ultimamente andam a coçar-se nas rochas e na areia. Faço TPA´S semanais de 30%. Agradecia a vossa ajuda para que não aconteca nada de grave aos bichos. Um abraço, Ricardo
Last reply by Casa, -
- 3 replies
- 1.7k views
Caríssimos, Estou com um problema na minha colónia de multies. Apareceram umas úlceras no meu macho dominante, nomeadamente no ventre e perto das guelras. Aliás, há muito que havia notado que o fulano tinha o formato do ventre um pouco peculiar: ao invés de ser direito, fazia um "v" invertido na região do anús. Infelizmente, pensava que fosse uma questão morfológica e nunca liguei muito ao assunto...Quando o comportamento dele se começou a alterar, ficando mais apático, é que reparei que, afinal, o que ele tinha no ventre era mais grave. Mudei-o para um aqua-hospital onde o estou a tratar com Esha 2000 e duas colheres de sopa de sal para 20 litros de água. Entreta…
Last reply by NCR2007, -
- 7 replies
- 3.7k views
Ola, como esta não é uma questão muito falada por estes lados, vou propor aos mais experientes que me ajudem a escolher a melhor maneira de desparasitar os meus ciclideos africanos(mbunas, aulonocaras e haps) e os aquarios onde eles vivem. Ja tive a ler alguns tópicos, mas todos eles referentes a discus, não a Afra's. Fico atentamente a espera da vossa ajuda! banana rock PS: Não é que tenha parasitas nos bichos, mas acho que todos nós deviamos desparasitar os nossos peixes regularmente para evitar surpresas desagradaveis!
Last reply by Daniel Santos, -
- 6 replies
- 2k views
Boas Começaram hoje os meus alevins de kribensis a nadar pelo aquário com os pais mas tenho uma grande duvida. Que lhes dou para se alimentarem? Não tenho artémia que mais posso dar lhes? Pff ajudem me. Agradeço desde já
Last reply by vitor00, -
- 5 replies
- 1.8k views
Boa noite a todos Tenho um aquario de 120 lts, 8ph e temperatura nos 25ºC com ciclideos africanos, os meus peixes coçam-se nas rochas, nas plantas e no areao. Ja fiz um tratamento contra parasitas mas eles continuam a coçar-se. Espero que me possam ajudar, obrigado.Cumps
-
- 0 replies
- 586 views
boas tenhu m M.johanni com as suas riscas lindas azuis........o que aconteceu foi o seguente ele tinha uma frida lateral e eu curei-a mas ganhou escamas novas mas no sitio da frida desapareceu a risca .....ja o curei para ai a 3 semanas mas o bocado de risca tarda em aparecer mas ja tem uma sombra ......sera que vai ficar assim sem risca para sempre ou a pouco e pouco ela vai aparecendo??????
Last reply by luisnobre, -
- 1 reply
- 2.9k views
A minha questão é curta: É saudável dar por exemplo artémia congelada a uns quantos Metriaclima lombardoi. Tenho dois destes peixes a recuperar de parasitas intestinais e gostaria de saber se é bom para eles após o tratamento recuperarem com esse tipo de comida mais proteica do que os granulos para ciclideos de spirulina e os flocos normais. Abraço a todos
Last reply by Pedro Azeitona, -
- 0 replies
- 647 views
Boas; Já fiz por ai umas buscas, mas não encontrei nada. Alguem têm a receita e modo de preparação de paparoca caseira para Tanganicas. Cumps Orlando
-
- 5 replies
- 1.7k views
Boas eu sei que existem algumas receitas por aí, mas são mais ou menos 'genéricas', e à base de carne. A minha questão prende-se com o facto de os ciclideos africanos serem (segundo li), maioritariamente herbívoros. Existe então alguma receita com base em vegetais? Se não, quais serão os mais indicados? Ervilhas, espinafres, cenouras o quê mais? E vitaminas, tipo Vigantol serão aconselháveis? Obrigado Cumps Sam
Last reply by ripper, -
Boas pessoal, em pequeno fiquei deslumbrado na primeira vez que vi um aquário no pão de açúcar de Almada com aqueles peixes com mil cores e uma vivacidade deslumbrante. Quando tive oportunidade montei em casa um e acho que durante uns tempos não liguei a mais nada na minha vida sem ser aquilo. O interesse morreu quando a vida começou a apertar, mas assim que houve uma brecha, voltei a encher e a vazar recipientes de vidro. Isto leva-me ao titulo do post. De facto o meu querido Acei "Black Tanzania" estava morto quando cheguei a casa. Quando decidi voltar à aquariofilia, procurei informar-me o melhor possível sobre o que ia fazer, sem duvida que a internet e o…
Last reply by papuca, -
- 7 replies
- 2.7k views
Boa Noite Pessoal! Ontem cheguei de férias, e foi com grande alegria que reparei que os meus kribensis tinham filhotes!! é a 1ª vez que os meus peixes têm filhos! Eles estão num comunitário de 70L com filtro externo.. e o meu problema é alimentá-los.. não sei se os pais o fazem ou se são as próprias crias que se têm de safar em relação à alimentação.. A comida que arranjei para alevinos é SERA Micron..Aquilo é em pó e quando meti na água nem sequer vejo a comida a descer porque parece que se dissolve rapidamente.. portanto, não percebo se xegam a comer ou não! Eu vejo eles a "bicarem" o areão quando os pais os trazem para fora do côco. Será que se alimentam? Eles sã…
-
- 9 replies
- 2.4k views
Boas Mais uma vez peço ajuda aos mais entendidos sobre a seguinte questão: - Tenho 14 alevins de Labidiochromis Caeuruleus, com quase dois meses, os quais alimento com "Nutrafin basix". Não sei se será a melhor alimentação para os pequenotes! Não será já tempo de começar a introduzir comida mais "adulta"? Os pais, assim como o resto dos habitantes do aquário principal, têm um "menú" de daphnia, larva de mosquito asiático, artémia e malawi mix, tudo comida congelada. São alimentados 3 vezes por dia, tantos os alevins comoo resto da população. De manhã, depois da hora de almoço e à noitinha. Será que não posso começar a dar numa destas refeições um pouco de comida c…
-
- 2 replies
- 1.6k views
boas pessoal alguem sabe como se faz comida caseira para ciclideos
Last reply by brunix, -
- 5 replies
- 976 views
Olá será que me podem ajudar? Adquiri um casal de 'Pelvicachromis pulcher', quase tudo estava conforme em termos de àgua etc.., o que aconteceu de estranho foi o seguinte: logo de inicio foi o macho que foi para local que preparei para 'ninho' e literalmente expulsava a fêmea das imediações para o outro lado do aqua. Passados 3 ou 4 dias a desgraçada foi-se. Antes de ir buscar outra fêmea, queria saber se este comportamento é comum ou não. É que na loja estavam juntos no mesmo aqua 2 ou 3 casais, será que o meu macho teve um acesso de fidelidade conjugal? Thanx Sam
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boas pessoal Precisava da vossa ajuda para o seguinte. Devido a alguns problemas de "destinção de sexos" tive esta semana uma "sessao de pugilato" no meu aqua. Dois machos Saulosi, em que um deles é o dominante, andaram em num dialogo muito acesso. Alias, diria antes um monologo porque o dominante não deu hipoteses. O problema é que o outro macho ficou em mau estado (as barbatanas comidas) e eu gostaria de saber se essas feridas são permanentes ou passam bem. Cumprimentos a todos.
Last reply by RamireZ, -
- 4 replies
- 2.2k views
boas meus amigos iniciei me agora nos ciclideos á cerca de 4 meses. aqua: 100x40x40 filtro externo sacem marathon 1000 areia da praia rochas do guincho FAUNA: labidochromis caereuleus 1M+2F pseudotropheus saulosi 1M+2F FLORA: valisnerias giganteas ph: 7.8 ILUMINAÇAO: calha diy tres lampadas flourescentes economicas de 14w 6500k ok isto é o que tenho tudo correu bem no inicio agora desde á uma semana que noto que os meninos andam muito á superficie, fiz mudas de agua e nada noto que na areia apareceram alguns graos pretos quando digo alguns quero dizer bastantes a areia foi bem tratada, bem fervida . ainda nao fiz testes á amonia e ao resto. se a…
-
- 23 replies
- 4.1k views
Tenho ouvido falar e tambem tenho visto aqui no forum muito bem da comida Dainichi. Alguem me pode dizer onde posso encontrar essa comida na zona do Porto? Na net só encontro na redfish. Obrigado Carlos Sousa
Last reply by Nuno Antunes, -
- 6 replies
- 1.6k views
Encontrei o meu Caeruleus assim, agradecia que dessem a vossa opinião. Acho que não está normal Obrigado
Last reply by Marco Monteiro, -
- 4 replies
- 1.2k views
A minha femea otopharinx está muito parada e magra e respira a grandes golfejos com a boca. Não tem comido granulado, apenas alguma comida congelada menos dura, e nem isso agora. Isto será um caso de malawi bloat a necessitar de Flagyl? Outra coisa? De resto todos os outros peixes do aqua estão mais bastante mais escondidos que o normal.
Last reply by paulo duarte,
-
Members