LAGO MALAWI
Aqui deverão ser colocadas todas as mensagens relativas à montagem e manutenção de aquários específicos deste Lago, bem como relativas a questões específicas sobre os peixes deste Lago
Subforums
ESPÉCIES E COMPATIBILIDADES
- 178 posts

- "Espécie? Não me disseram..." AJUDA AÍ GALERA :D
- Last reply by Vera Santos,
736 topics in this forum
-
- 17 replies
- 2.1k views
Boas, Tenho um aqua de 120x60x40 e queria montá-lo com ciclideos africanos... Mas tenho algumas duvidas, qual a diferença entre malawi's e tanganyka's? Qual o setup ideal para uns e para outros? Tem mesmo que ter muitas pedras até acima? Gostaria de ter um aqua com especies bem coloridas, por qual dos 2 devo optar? E que especies é que devo escolher? Quem me puder ajudar... agradeço imenso... Obrigado
-
- 23 replies
- 4.6k views
Boas. Eu tou a remontar o meu aqua, e estou a por JBL aquadur pra subir o ph, mas será que não há por aqui algém que saiba de uma receita caseira que faça as mesmas funções???? Cumprimentos Fábio Moreira
-
- 4 replies
- 1.3k views
Amigos, Gostaria que me ajudassem no seguinte. Comprei um filtro externo para futuro aquário de Mbunas, mas como iniciado que sou, não sei muito bem que matérias filtrantes devo optar para este tipo de aquário. O filtro que comprei é o Fluval FX5, que vem apenas com as esponjas. agradecia a vossa ajuda. Abraços, Ricardo
-
- 1 reply
- 859 views
Boas pessoal antes de mais não sei se é o sitio certo para a minha duvida. No dia 16 deste mês as minhas Afra Cobüe deram uma queca eu vi a postura e filmei, tudo bem até hoge de manha já se viam alevins na boca,pois é desapareceram.Porque?
-
- 5 replies
- 1.4k views
Boas hoje .Hoje em conversa com um amigo disse-me que as cynotilapias não hibridam umas com as outras . E verdade ou sera que não? Se poderem ajudar agradeco.
-
- 28 replies
- 6.2k views
Olá a todos. É a primeira vez que escrevo no fórum e estou cheio de duvidas, embora já tenha lido bastante. Estou a pensar comprar um aquario de 240L 120*40*50, e colocar nele apenas ciclideos africanos, preferencialmente Malawi. Na loja achei o preço optimo. Aquario + Fluval 405 + Resistencia 300W + Calha de Iluminação com lampadas T5 e mais alguns acessorios 245€. o que acham do preço? vale a pena? Agora começam as dúvidas. Tenho o material todo que preciso? O que me aconselham mais a comprar e fazer. E quais os peixes? Sobrepopular ainda que pouco é boa ideia? Sei que as opinioes divergem, mas tenho a certeza que a maior parte de voces entende muito mais …
-
- 26 replies
- 4.2k views
Boas, Resolvi comprar um aqua e mudar para ciclídeos do Malawi depois de alguns anos com comunitários. Agora o trabalho e as despesas são a dobrar, uma vez que não deixei te ter o comunitário. Mas vamos ao que interessa... Tenho lido muita coisa sobre o biótopo Malawi e sobre ciclídeos em geral, mas percebi que existem ainda resmas de coisas que me ultrapassam, provavelmente devido à falta de experiência. Gostava que me ajudassem com o layout (porque acho que me faltam esconderijos) e das espécies que devo, ou não juntar e em que quantidade. <--- Setup ---> Aquário: 120cx55lx40a --> (260 litros brutos) Iluminação: Arcadia T8 --> 2x38w (1x75…
-
- 7 replies
- 1.8k views
Boas. Eu tenho um aqua embotido na parede, e o papel de fundo está a ficar feio, e vou aproveitar que tenho de recomeçar todo o aqua para alterar isso, mas como é embotido não dá pra mexer no papel, então pensei em colar um vinil preto mas pela parte de dentro, e gostava de saber se isso poderá interferir com os parametros da agua, ou com os peixes???? Cumprimentos Fábio Moreira
-
- 11 replies
- 2k views
Boas Pessoal, Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda. O meu aqua está a ficar com as pedras todas verdes/castanhas. Volume: 240l Filtro: Eheim 2224 Bomba de circulação: 1000l/h Iluminação: 2x25W Faço TPAs semanais de cerca de 80l. Já tirei as pedras e lavei e melhoraram mas só por alguns dias. Elas só estão "sujas" na parte virada para a luz. E as algas só estão nas pedras e nos vidros do aqua. Também já reduzi a iluminação para cerca de 5horas diarias. Que mais posso fazer para eliminar estas algas??? Abraço
-
- 0 replies
- 4.9k views
MALAWI RESORT Biótopo: Ciclídeos do Lago Malawi - Mbunas Volume (litragem):240 Litros Dimensões (CxLxA):120x40x55 Fauna: 2 Pseudotropheus Polit 2 Pseudotropheus Acei "Msuli" 2 Pseudotropheus Elongatus "Chewere" 2 Cynotilapia Afra Cobwe 2 Melanochromis Joanjohnsonae 1 Synodontis Eupterus 1 Synodontis Nyassae Flora: Valisnérias Gigantea Substrato e Decoração: Areia da praia e pedaços de coral. Rocha Regional + Rocha Granítica (Serra da Arrábida). Background: Vinil com formação rochosa CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Sistema(s) de Filtragem: JBL CristalProfi 50…
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boas Isto é assim. Eu tenho um aqua de 1.20cm/40cm/50cm, que gostari de o montar para ciclideos africanos do lago malawi. O aqua ja o comprei, falta o resto!! Gostava que me disse-sem que filtros e matérias filtrantes usar. Desde ja obrigado por me ajudarem Obrigado Cmp
-
- 5 replies
- 1.7k views
boas gostaria de adquirir um casal de lombardois mas gostava de saber mais sobre o comportamento e atitudes ja pesquisei em vario sites mas gostava de saber uma opinião de quem ja os manteve.E a partir de que idade\tamanho e que se começa a diferenciar macho\femea????? Cumps :D LuisNobre
-
- 8 replies
- 2.1k views
Após algumas falsas partidas, erros na escolha das espécies e outras tantas, finalmente consegui equilibrar a população, com muitos e sábios conselhos :!: , e aqui vai disto: Aquário: Dimensões: 80 x 35 x 40 cm Volume bruto: 112 Volume real: 100 Filtragem: 2 x Eheim 2213 (440 l/h) Powerhead: Aqua Szut TPY 300 (300 l/h) Aquecimento: Aqua Szut HOT 2005 (100 W) Substrato: Areia da praia Decoração: Troncos e Rocha calcária Parâmetros da Água: Temperatura: 26ºC pH: 8,0 Fauna: Mbunas Pseudotropheus acei "black tanzania" (2?) Pseudotropheus socolofi (1M/1F)? Labidochromis caeruleus (5?) Fotos nos próximos dias :!: A maio…
-
- 15 replies
- 9.4k views
Boas pessoal gostaria de saber se posso por num aquario com mbunas umas aulonocaras o aquario tem parte rochosa para os mbunas e tem uma parte plantada e com areia para as aulonacaras Será que sao compativeis?????????
-
- 7 replies
- 1.9k views
Boas pessoal... tenho um aquario de 80x30x35, 80litros e gstava que alguém me pudesse informar se é possivel ter e manter saudaveis e felizes, um casal de Pseudotropheus saulosi... adoro os peixes.. agradeço desde já
-
- 6 replies
- 2k views
Ola a todos, tenho um aquario com 120comprx35profx40alt. 162l nominais, 140reais Setup: -1Fluval 304 1000lh com substrato e esponjas -1termoestato de 200w -Areia fina de silica sugar size cerca de 6cm -1x30w 6500k T8 sera daylighy 1x21w 6500k T5 daylight -6 rochas grandes de rocha calcarea da minha zona(lavadas com acido e curadas) tpa 15\15 dias de 50L Para começar utilizei agua de outro aquario o que me reduziu tempo de ciclagem e após 3 dias ja la tinha os peixes. Agora a minha maior duvida reside nos peixes a la meter e as quantidades... Para ja encontram-se: -1casal de Metriaclima Graeshkai albino -1casal de Copadichromis borleyi -1aulonocar…
-
- 8 replies
- 1.9k views
Sendo a 1ª vez que posto imagens desculpem se não as colocar bem, ainda não percebi como meto só a imagem em vez do link, aqui vai : Link Cumps
-
- 0 replies
- 628 views
Caros amigos, para quem ainda não tenha conhecimento, deixo aqui umas palavras de apreço retiradas do site da APC a um grande senhor, que a todos nós permitiu disfrutar do maravilhoso mundo dos ciclídeos africanos do Malawi: STUART GRANT "... o homem que deu a conhecer ao mundo, ao longo de décadas, as inúmeras espécies de ciclídeos do Lago Malawi já não está entre nós. Stuart Grant faleceu esta madrugada, vitima de ataque cardiaco. O dia de hoje, 11 de Outubro, será recordado, com tristeza, pelos habitantes das margens do teu Lago e por todos nós, aquariofilistas. Stuart Grant, que a APC teve o privilégio de receber na sua última convençã…
-
- 16 replies
- 2.6k views
ola caros colegas, deixo-vos fotos de uma pequena "brincadeira" de fim de semana Setup: Aqua-100*30*40 iluminaçao-2*18 filtro- unimax aquael-450 lt hora termostato-25wts .gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' /> Flora: Anubias nana valisnerias Fauna: 2- malawis 2-river mussels n aparecem nas fotos, foram colocados posteriormente as fotos espero as vossas opinioes... cumps luis
-
- 6 replies
- 1.6k views
Antes de começar o novo projecto, vou deixar algumas algumas recordações do antigo. Comecei nos Mbunas com um aquário de 120 litros, com 84 cm de frente. Apesar da inexperiência, e da escassez de espaço, consegui manter, e reproduzir com sucesso algumas espécies de Mbunas. O Aquário As fotos não estão grande coisa, mas o problema não é da máquina nem dos peixes: é mesmo do fotógrafo
-
- 2 replies
- 1.2k views
Boas. Eu tenho alguns aulonocaras no meu aqua, e depareime com alguns alevins passado algum tempo de ter montado o aqua. Gostava que me pudessem ajudar em relação á melhor comida tanto para os adultos como para os filhotes. E já agora algumas medidas que tenha que tomar para que se sintam bem, e se reproduzam bem no aqua. Deixo uma foto do meu macho mais bonito. Cumprimentos Fábio Moreira
-
- 6 replies
- 1.4k views
Boas! Mais uma vez preciso da vossa ajuda :-D Surgiu-me uma boa oportunidade para ter um aquario bem maior, a minha duvida está nas medidas do aquario porque é um pouco diferente dos aquarios que vemos nas lojas, as medidas dele sao de 1 metro por 1 metro por 50 cm de altura é tipo um "cubo", leva cerca de 450/500 litros. Que tal!? vale a pena investir, as medidas sao adequadas ?? Obrigado
-
- 5 replies
- 4.4k views
Boas, queria aprender mais umas coisitas sobres ciclideos do malawi será que voces conheçem livros porreiros sobre ciclideos do lago malawi? Quais aconselham? Obrigado
-
- 7 replies
- 1.5k views
Boas! depois de "nadar" alguns anos em comunitários, vou tentar mergulhar na maravilha chamada Malawi!! Equipamento disponivel AQUÁRIO (dimensões CxLxA): 100x50x40 200l (utíl +/-180l) FILTRAGEM EXTERNA: EHEIM 2213 (440 l/h); JBL Cristal Profi 250 (700 l/h) AQUECIMENTO: Aquarium Systems Visitherm (200W) ILUMINAÇÃO: 1x 30 watts Power Glo; 1x 30 watts Marine Glo SUBSTRATO: Areia de Coral (fina) DECORAÇÃO: Pedras (rio Lima... e claro está que a visita a Ponte de Lima, não foi só para as pedras! Mas que arrozinho de sarrabulho!!! e bem "molhado"!!!) CENÁRIO: Papel especial de corrida FLORA: Fetos de Java; Crinum thaianum; Anúbias (…
-
- 11 replies
- 2.1k views
Boas! eu tnhu um aquario comunitario de 80lts onde entre outros peixes tnhu 2 auratos. Eu qeria vende.los porque sao um pouco violentos para peixes k s introduzam d novo no aqua mas...estes dias tnhu reparado que o aurato mais peqeno tem estado sempre a bater no outro ao ponto do outro estar kuase sempre escondido a beira do meu filtro interior e parece estar fraco que devo fazer? agradeço sugestões abraço :-D
-
- 4 replies
- 1.5k views
Boas pessoal!!! Ha uns dias tive uma surpresa agradável com o meu casal de Lombardoi, por esse motivo posto aqui as fotos das prendas, LOL: Que acham? são bonitos, não são? mas nas fotos ficam muito melhores porque no real o azul não sobresai tanto, são mais pálidos. Um abraço Vítor Pereira
-
- 8 replies
- 1.7k views
Boas. Sei que o tempo médio para uma fêmea libertar os alevins é de +-21 dias. Desde esse momento até nova postura (em condições normais) alguém tem ideia de quantos dias demora ? JMF
-
- 7 replies
- 4.3k views
Viva, Já lá vai um mês desde que montei este projecto e, durante a semana passada a água finalizou o ciclo... O passo seguinte que é sempre angustiante... Colocar os primeiros habitantes no meu Mbunário!... O primeiro peixinho a estrear a casa foi uma magnífica synodontis multipunctatus, já com mais de 12cm que estava já apalavrada e a aguardar pela sua nova casa... Ainda no mesmo dia pude colocar um bellíssimo trio de jovens Pseudotropheus Saulosi, supostamente 1 macho e duas fêmeas - o macho é certo, já iniciou o processo de mutação, e fico bastante satisfeito poder assistir "live" a esta transformação. Vou deixar passar um dias antes de colocar …
-
- 3 replies
- 1.5k views
Viva pessoal... Preciso de alguma info sobre estas espécies. Sei que são "primos" e que basicamente a única características que os destingue é o fuelle ser mais encorpado o trewa ser mais alongado... Sei também que as variantes em colocarações são enúmeras... O meu problema é que, estou a pensar colocar um casal de fuelle no meu novo aqua, e para tal falei com a loja que habitualmente me fornece os peixes. Eles receberam ums supostos fuelle (labeotropheus são de certeza) mas não sei se é por estarem confusos e stressados ou por serem muito jovens ainda mas parecem meia dúzia de gatos pingados. Não há quase cor nenhuma (todos cinzentos) e apenas se conse…
-
- 1 reply
- 668 views
pessoal comprei 2 johannis mas gostava de saber se eles fazem mal aos outros peixes como o auratus faz visto serem da mesma familia,pelo que li ele e menos agressivo que o auratus.....mas sera que não faz mal as outras especies de mbunas que tenhu no aqua????????? Agradecia que respondessem!!!!
-
- 4 replies
- 1.1k views
pessoal comprei um casal de johannis mas gostava de saber se sao agressivos ou nao????????porque ja tive um casal de auratus e tive que os por num aqua a parte porque sao assacinos???
-
- 5 replies
- 1.3k views
boas queria saber o que é que vocês dão aos vossos peixes do malawi ao longo de uma semana??
-
- 6 replies
- 1.7k views
boas ja tive experiencia que um peixe como o auratus e bastante agressivo , mas num aqua de 1.20 de frente com 240l que mais outros peixes é que conseguem sobreviver com este "tourooo"
-
- 10 replies
- 3.3k views
pessoal eu queria mudar o layout do aqua e recriar o habbitat natural dos CA´S .........tenhu estas pedras mas não sei se sera errado polas no aqua........por um lado e bom são calcarias...O que achão?????????????????????? Tenhu visto muitos layout´s de aquas de ca´s e muitos estão decorados com estas pedras!!!!
-
- 0 replies
- 617 views
boas queria saber o que é que vocês dão aos vossos peixes do malawi durante uma semana??
-
Members