CARACÓIS
705 topics in this forum
-
- 2 replies
- 773 views
Bom dia. Hoje quando chego á beira do aquario qual o meu espanto quando encontro uma montanha de ovos de ampularia do lado de fora do vidro do aquario, o que posso fazer? Raspo e meto-os dentro de agua? Deixo estar e eles ao nascerem vão cair em cima do movel? Ou por ficarem tão secos já tá tudo morto?
-
- 45 replies
- 5.4k views
Boas, Recentemente um colega deu-me um caracol que pelas imagens que vi na net tudo indica ser um planorbis! É castanho escuro, liso sem riscas e quando se movimenta só se vem duas antenas. Só come algas coladas no vidro. Agora a minha duvida é a seguinte: como é que podem aparecer ovos colados no interior da biobox se o caracol nunca la foi? E também como é que fazem para não serem comidos pelos peixes? é que sempre que um se aventura para fora da biobox (sai pela renhura de entrada de agua) é logo transformado em aperitivo pelos cometas! E também um caracol solitario pode por ovos? Só tenho mesmo um adulto.
-
- 19 replies
- 2k views
Olá pessoal! Eu gosto muito de caracóis mas também adoro plantas! Sabem qual o nome deste nosso companheiro e se come plantas assim como o caracol marisa? Tuberculta eu sei que nao é!
-
- 4 replies
- 764 views
Boas people, Tou a construir um aquário reprodutivo e queria pôr planorbis, mas não sei quais. Qual a espécie d planorbis mais linda e melhor???
-
- 3 replies
- 1k views
Boa tarde anda aqui algo a fazer-me confusão, tenho no meu aquario ampularias marfim e pigeon blue, pelo menos compradas como tal, e 2 cory. As minhas plantas vão desaparecendo ou são arrancadas as mais pequenas (podas). A minha grande duvida é as plantas algumas vão morrendo ok, mas outras um dia tem o caule no dia a seguir pufff, tudo que li dizia que estas ampularias não comem plantas vivas só folhas mortas, mas ou as minhas não são o que me disseram ou e fui enganado ou então estas são especiais. Que me dizem? Cump: Paulo Martins PS: Vou tentar pôr as fotos. Eu sei que a qualidade não é a melhor mas se me puderem dar uma ajuda a resolver o misterio.
Last reply by miguel 4x4, -
- 15 replies
- 5.2k views
Boa tarde, Comprei umas plantas pela net a um particular e passado 2 semanas de as ter no meu aquário comecei a ver caracóis. Não consigo é identificar a espécie. Será que me podem ajudar?
-
- 5 replies
- 1.5k views
Boa Noite Pessoal precisso de ajuda a uns tempos meti umas helenas exatamente 3 para controlar uma praga de caracois limparam tudo á maneira mas depois não sei como criaram as carradas no aquario e já não sei como fazer pois deixa o meu areal que eh branco ainda por cima muito feio alguem sabe como eu posso resolver isso como as posso retirar , há alguma solução ? um abraço
Last reply by Vectra78, -
- 5 replies
- 2k views
Boa noite a todos! Venho colocar uma questão que, apesar de ter lido alguns tópicos, ainda não vi esclarecida. Eu tenho um aquário de 60x30x40 comunitário, com camarões (neocardinas wild, black e red)saudáveis, guppies, coridoras e alguns neons. Tive Planorbis Corneus durante uns tempos, que se reproduziram, mas que começaram recentemente a ficar com a casca completamente branca, acabando por morrer... Os mais pequeninos ainda sobrevivem uns tempos mas nunca chegam a adultos, acabando por morrer também. O Ph está entre os 6,8 e 7, a temperatura a 26º, e não uso fertilizantes nem produtos na água. Faço TPA´s de 20% uma vez por semana. Não faço ideia porque me estão a morr…
-
Boa tarde, Alguém sabe de alguma maneira de eliminar hidras de um aquário com camarões e caracóis? Será que o único método é o no-planária? Cumps
-
- 2 replies
- 1.1k views
Boas, Desde há agum tempo tenho as melanoide tuberculatas a subirem á superficie e ficam a boiar... Não as grandes, são apenas as minusculas tipo 2 ou 3 mm... O aquário tem 211 litros, plantado, fertilização E.I. + CO2. com TPA semanal de 50%~65% Dois filtros Eheim, pro 3 350 (2073) + experience 250 (2424) Subtrato activo aqua gro soil da ocean free e por baixo jbl aquabasis com quase um ano Amonia 0 Nitritos 0 Nitratos 15~20ppm PH 6.5~6.8 água macia No inicio cometi alguns erros em especial a sobrealimentação e as meninas criaram muito. Com o conhecimento vem a moderação... É conhecido que se existir pouco oxigenio, elas sobem a superficie…
-
- 1 reply
- 732 views
Boas, hoje espantei-me ao ver um pequeno caracol na maternidade que tenho com alguns alvins... Aqui deixo a foto peço desculpa pela qualidade mas o tlm não conseguiu focar da melhor forma o minusculo caracol... Deixo ficar?! Tenho outro aqua mais pequeno e com muito menos plantas que talvez seja boa casa...mas isto é praga certo? Cumprimentos a todos. Esqueci as fotos
-
- 4 replies
- 2.5k views
Boas, Hoje encontrei este caracol que se parece com um búzio no aquário, tem cerca de 5mm de comprimento e é único(até agora não vi mais nenhum) no aquário. Só tenho muito planorbis... Devo deixar ficar ou tiro-o?
-
- 2 replies
- 669 views
Bom dia, Alguém sabe onde posso apanhar a espécie Physella/Physa acuta em rios, afluentes ou ribeiras nas regiões de Aveiro, Viseu ou Coimbra, ou outros gastrópodes de água doce das famílias Hydrobiidae, Lymnaeidae, Bulinidae ou Planorbidae? Obrigada pela ajuda! Maria J
Last reply by Maria João Saraiva, -
- 3 replies
- 892 views
Boa noite malta, tenho estado com um problemazito com os planorbis tem estado a morrer consecutivamente e não sei porque? Sempre se multiplicaram muito e nunca tive problema nenhum com eles. Tenho planorbis rosa, uns búzios, ancistrus, corydoras, red Chery , e um casal de escalares, só os caracóis estão a sofrer tenho musgo spiky que esta a crescer muito bem não vejo que possa ser a causa.
Last reply by João Soares, -
- 7 replies
- 1.1k views
Boas, Ultimamente a população destes caracóis ainda a crescer demasiado, e crescem do nada. :/ Alguém sabe o nome? Este é um dos maiores que tenho, senão o maior. Tem cerca de 3/4mm.
-
- 7 replies
- 1.4k views
Boa noite, Decidi criar este tópico para partilhar convosco a minha primeira montagem, para invertebrados. A ideia é mesmo partilhar muitas ideias, mostrar fotos, e receber opiniões. Então é assim, vi recentemente umas tylomelanias (rabbit snail em inglês), e fiquei obcecado por este caracol, tão especial. De tal maneira, que decidi montar um aquario apenas para elas, onde espero criar as condições ideias para elas. Se tudo correr bem, espero também fazer criação. Assim sendo, vou receber na proxima semana 6 Orange Tylomelania, que se juntarão a 4 neritinas que por aqui andam a encher tudo de ovos O setup erá: Dimensões: 55 x 35 x 35 Volume: 65 Litros…
-
- 5 replies
- 954 views
Boas tenho estes caracóis que apareceram no aquário e que provavelmente provêm de vários donos...eu acho que são todos planorbis, mas penso que dentro desta espécie existe sub-espécies certo? No entanto tem um com riscas brancas, e não vi nenhuma imagem de planorbis semelhante a este caracol....deixo duas fotos para que possam me ajudar! Estes caracóis não comem as plantas pois não? Pelo que vejo deles no aquário eles só comem aquelas que estão meias estragadas...
-
- 12 replies
- 1.6k views
Boas pessoal, gostava de saber se a venda de ampularias douradas ou seja os golden apple snail, e proibida ou não, tenho mais de uma centena destes bichinhos em casa e não sei o que fazer com eles, se desse para eu vender optimo, que como é óbvio ajudava para os gastos do aquario, se não der gostava de opiniões sobre o que fazer com elas, desde ja obrigado pela atenção, cumprimentos =)
-
- 2 replies
- 709 views
Há vários dias que andava a "namorar" uma Lemna sp. que crescia a olhos vivos num curso de água por onde passava frequentemente. Recentemente, decidi finalmente meter-me pelo meio do mato e ir recolher um pouco. Só que com ela vieram uns quantos caracois o que até me agradou porque queria ver como eram os nossos invertebrados nacionais e eventualmente identificar a espécie. Qual não é o meu espanto quando verifico que pelo menos os maiores (vieram outros mais pequenos) são exatamente iguais a uma Physa que me apareceu com umas plantas que comprei a outro membro do fórum. Penso que a espécie é a acuta. Ainda não tenho fotos mas brevemente publicarei neste tópi…
-
- 11 replies
- 1.8k views
Olá neste momento possuo "Planorbis Corneus Azuis" gostava de saber se é possível apura-los do género seleccionar os mais azuis e reproduzir: Será que a descendência nascerá com o tom mais azulado? Gostava de saber se realmente é possível fazer isto, tal como fazem com as Grades dos camarões. Obrigado
-
- 0 replies
- 661 views
Boas, Detesto alarmismos e negativismos mas no Brasil reconhece-se como problema de saúde pública uma doença causada por um parasita cujo vetor de transmissão é o caracol aquático. http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquistossomose Ao que parece, espécimes albinos são muito mais dados a transmitir a doença. Duvido que em caracois desenvolvidos em aquário por gerações sem fim permitam que o ciclo do parasita tenha continuidade mas aqui fica a nota não vá dar-se a muita remota hipótese de alguém começar a sentir os sintomas da doença. É que a dita parasitose é bastante grave. Curiosamente, quem mantém, reproduz, cria, importa ou exporta discus tem muito a …
-
- 8 replies
- 1.5k views
Boa tarde, Um amigo ofereceu-me uma ampularia, no entanto ela tem a carapaça esquisita Isto é normal? É seguro pôr no aquário? Cumprimentos
-
- 0 replies
- 514 views
É possivel um caracol habitar um aqua sem plantas?
Last reply by DvNorte, -
Boas pessoal, espero que esteja tudo bem convosco! Estou a fazer este post porque tenho um aquário com uns red cherrys mas estão a começar a aparecer algas nos vidros. Gostava de saber se há algum caracol, do género das ampulárias para água fria. Cumprimentos!
Last reply by Acro, -
- 37 replies
- 13k views
Boas pessoal, Possuo 4 anentome helena e acho os muito bonitos e tirei umas fotos, vou partilhar convosco (apenas utilizei uma lupa e uma maquina de 5 Megapixels)... Enterrado: P.S. Não utilizo qualquer programa para melhorar as fotos Cumps espero que gostem
Last reply by Acro, -
- 3 replies
- 923 views
boa tarde, quantas helenas será necessário para um aquário de 120 litros? é que vou plantar e não quero que depois me roam as plantas
Last reply by AbÃlio Costa, -
- 44 replies
- 6.4k views
Boas pessoal! Tenho andado a ler muito sobre as Neritinas zebra e ao que parece ainda ninguém conseguiu criar com sucesso esta espécie de caracol! As larvas nascem em água doce mas pouco tempo depois sucumbem! Isto porque as Neritinas necessitam de água Salgada e as larvas também não sobrevivem porque não têm a mesma alimentação à base de algas etc.. Tenho 10 Neritinas Zebra e a minha ideia segue as seguintes etapas! - Montagem de um aquário de 15 a 20 litros com areia da praia previamente lavada e termostato a 24º! - Adição de 100% de água do Oceano previamente filtrada bem como tpa's com a mesma água (à volta de 2/3 litros por semana)! - Colocação de…
-
- 2 replies
- 737 views
Hoje comprei uma guppy, e quando ia para deitar o saco fora, reparei que tinha dois destes "seres". O que são ? Posso po-los no aquario ?
Last reply by AbÃlio Costa, -
- 11 replies
- 2.6k views
Boas. Estou com um problema com Planorbis e Physa, eles comem certas plantas que tenho no aquário. Tanto a Limnobium Laevigatum como a Salvinia Natans eles comem quase todas as folhas das plantas, já com a hygrophila aquatica eles apenas comem parte das folhas. Esta situação é normal ou será que os meus caracóis ganharam gosto por estas plantas? Cumps
-
- 25 replies
- 9.7k views
Boa tarde! na semana passada comprei 6 ampularias e tenho vindo a reparar que as plantas andam a ser ratadas, inclusive 1 delas ja foi toda dizimada gostaria de saber se isto e normal ou se e sinal de que algo nao esta bem... (ja lhes dei pepino e cenoura e tal como as plantas elas devoram tudo...)
-
- 5 replies
- 963 views
Boa Tarde Alguem me pode ajudar a identificar esta especie?
Last reply by isa.azvd@gmail.com, -
- 9 replies
- 2.8k views
Boas Comprei esta semana o meu primeiro caracol a pedido do meu filho que os adora ver no aquario. Pelo que me informaram esta especie, Neritina sp, não toca nas plantas e adora algas green spot. Vai dar um jeitão nas anubias... Se me permitem, deixo algumas questões... Esta especie é aquela que fica com umas roscas amarelas na casca? É normal o caracol estar fora da agua por largos periodos de tempo? Tenho o encontrado pela manha sempre fora de agua, na tampa do aquario, fechado na sua "capa" de protecção como fazem os caracois "terrestres". Tem umas quantas mazelas na casca. Isto recupera com facilidade ou é necessário ajuda com algum suplemento? De…
-
- 10 replies
- 1.1k views
Boa noite Caros Colegas Eu tenho muitos caracois no aquario e agora ate estou a vender alguns. Sei que eles comem a comida dos meus peixes mas eu queria dar algo mais.. VEGETAL !! :D Ouvi dizer que se costuma dar vegetais "cozidos?" bem eu nao sei mas alguem ai sabe?
-
- 7 replies
- 982 views
Além de outros caracóis que alimentação as Helenas comem? Não tenho caracóis no aquário e estou preocupado com o futuro delas se não comerem outra coisa.
-
- 6 replies
- 1.2k views
Boas sabem se existe algum tipo de caracóis que seja possível ter no aquário em conjunto com Helenas? Ou tudo o que seja caracol vai a vida com elas? E se tivermos por exemplo um certo número de caracóis é possível eles irem se reproduzindo de forma a se manter a espécie no aquário e a servir de comida às Helenas? Cumps
-
Members