INVERTEBRADOS
Identificação e características das espécies, graus de dificuldade, alimentação especifica, o que colocar, quando colocar, compatibilidades, etc
Subforums
AQUÁRIOS DE INVERTEBRADOS
- 5.1k posts
- 5 followers
Aqui podem criar tópicos dos vossos aquários dedicados exclusivamente aos invertebrados.
ALIMENTAÇÃO E DOENÇAS
- 1.6k posts
Necessidades alimentares, tipos de comida, doenças, etc.
CARANGUEJOS E LAGOSTINS
- 1.6k posts
973 topics in this forum
-
- 25 replies
- 5k views
Boas! Setup Aquário: 35 x 35 x 35 Substrato: Areia da praia do guincho Pedras da praia do abano Flora: anubias,demersum,fetos narrow leaf,rotalas e a echinodorus. Fauna: Muitos camarões red cherry adultos e juvenis,não faço ideia do numero ao certo. Filtro: Não tem,tpa's sem "data" certa. Termostato: Não tem Iluminação: Luz natural. O aquario está activo sensivelmente desde 7/2012 e já passou por algumas fases,aqui ficam as fotos: *Editado para corrigir alguns erros ortográficos
-
- 20 replies
- 3.5k views
Antes de iniciar o meu novo projecto (aquário com 80 cm) e de vos apresentar, gostaria de deixar-vos as últimas actualizações dos meus cubos ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=231519&hl= ) e do espaço que preparei para os ter cá em casa. Espero que gostem e se possível ajudar a quem estiver à procura de soluções... Os últimos dias dos camarões no quarto! Novo espaço, a sala... Como podem ver dividi o espaço da sala para a dona e para mim eheheh Optei por fazer uma meia parede com 150cm de altura para possibilitar que a luz natural continue a passar para toda a sala. Agora falta o móvel para encostar aqui... Móvel ser…
-
- 9 replies
- 1.6k views
Boas, Após algum tempo com um aquario de 25L finalmente montei um de 60L so para camaroes Dividi ao meio com rede mosquiteira (não encontrei nenhum sitio onde vendessem vidro em conta) e de um lado ficaram os Taiwan e de outro os Tibee (Tambem existe a possibilidade de juntar os Taiwan e os Tibee e de um lado ficam os que quero apurar e do outro ficam...os outros) Quero agradecer aos membros Paulo Figueiredoo, Fábio Silva e ramirezi pelas dicas que me deram em relação a montagem e a camarões Aquário 80 cm * 30 cm * 30 cm - 72L (60L uteis) Filtro Eheim Liberty 200 com siporax mini - 760 L/H Termostato Jagger 125W a ≈ 22ºC Iluminação - T4 30W Substrato - A…
-
- 28 replies
- 4.2k views
Aquário 1: Devido a uns problemas com o meu velhinho aquário tive que migra lo, mas como nem tudo são más noticias, com estas mudanças todas parece que o estimulo de reprodução aumentou, tendo assim 3 CBS grávidas. SETUP Aquário: - 80x30x40, 96 Litros Brutos. Filtro: - Eheim Classic 250 (2213) - Upgrade em breve, Com: - Eheim Substrat Pro; - Sera Siporax; - Esponjas incluídas no pack. Iluminação: - Calha PPL 60cm 55W - Upgrade em breve Substrato: - ADA New Amazonia Hardscape: - Tronco recolhido e tratado por mim; - Bamboo Charcoal. Fauna: - Crystal Black´s F1/F2; - Taiwan Bee´s. Flora: - Musgo Java; - Limnobium Laevigatum; - Fis…
Last reply by Rui Ávila, -
- 4 replies
- 2.1k views
Boas! Já houve em tempos um tópico, acerca deste tema, publicado pelo Fábio Silva. Contudo, o mundo dos invertebrados não para e temos necessidade de actualizar estes temas. Na minha experiência, sempre que possível, a compra dos camarões deve ser feita a nível nacional, por variados motivos, tais como: - evitar o stress do transporte. - evitar a importação de doenças que são potenciadas, pelo armazenamento em larga escala, de camarões, sem que haja condições para tal. - possibilidade de escolher os exemplares. - resolução facilitada de problemas pós-venda. - Potenciar o mercado e a economia nacional. - etc... Acho que a razão principal para comprar n…
-
Boas pessoal. Hoje foi ao leroy merlin fazer uma compras para a minha casa nova e passei por umas estante e pensei em fazer um projecto para uma bateria de camarões . Estíve a ver as estantes utilitárias mas não sei se são mais as indicadas para fazer a bateria . Imagem da estantes que estou a falar . http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Arrumacao/Estantes-utilitarias/Metal.aspx Vi que eles também tem algumas peças em separado para fazer a bateria, peças essas que me pareceram se mais robustas para a fazer. Eu vou deixando novidades sobre a bateria. Se me quiserem ajudar em relação há bateria eu agradeço porque eu sou um novato. Cumprimentos
-
- 29 replies
- 3k views
Boas, Após algum tempo afastado por motivos pessoais, tou de volta e aqui fica uma montagem do meu novo projecto CBS. O projecto tem alguns aquários já montados a ciclar, irei tentar a seu tempo ir mostrando os mesmos. PH - 6,5/7 Substrato - Akadama Filtragem - Filtro de esponja duplo Iluminação - Ikea led´s Flora - cryptocorynes e fissidens fontanus (musgo) Fauna - CBS Hardscape - rocha basalto e parte de uma raiz (não sei a espécie). Como vão ver na foto, o aqua é uma espécie de low tech. Cada vez mais chego à conclusão que os termostatos podem bem ser "anulados" nas minhas montagens. Temperatura fixa entre os 17º e os 19º no Inverno. Claro que para Sulawesis são fun…
-
- 5 replies
- 1k views
agradeci que me dessem o nome deste camarão pois comprei há uns meses uns reds aqui no forum e no meio deles veio dois assim que são bem maiores que os reds desde ja agradeço a ajuda
-
- 10 replies
- 1.2k views
Boas malta venho mostrar aqui a minha mais recente montagem, o aquário vai ser so para camarões por isso não sei se o local mais indicado é este ou na secção Aquários (podem mover o topico se acharem indicado), mas aqui vai: Aquário: 50*35*30 (C*L*H) Luz: sensen 24W Pl Termostato: 100W Filtro: Eheim liberty 100 Substrato: Ada amazonia Decoração: tronco, cholla wood e pedras Flora: Eleocharis aucicularis, Amania Sp Bonsai, Monte Carlo, Lileaposis, Marsellia Hirsuta, Anubia nana Petit, Staurogyne Repens, Rotala, musgo fissidens, Outro musgo (nao me recordo o nome agora ) Layout: depois de cheio com agua Ap…
-
- 4 replies
- 1.1k views
Boas, Filtro - Eheim Liberty 200 Substrato - Ada Amazonia Flora - cryptocorynes PH - 5,5 - 6 Fauna - paracaridina sp. blue bee Termostato não tenho - 18º temperatura Trago a foto de um aqua que tem estado a ciclar por cá. Está destinado a receber paracaridina sp. blue bee. Já os tenho e por enquanto as coisas correm bem Sei que ainda não tenho fundo colocado, mas estou a tratar disso para todos os aquários. Será fundo escuro talvez preto. Como são algo medrosos ainda. As fotos têm sido dificeis. Hoje fica aqui 1 foto, e vamos aguardar por mais novidades futuras.
-
Malta dos PRL e PBL vamos lá partilhar alguma informação! As vossas colónias são estáveis? Iniciaram a colónia com quantos camarões? Têm mortes com alguma regularidade? Pergunto isto porque comecei com 3 - 4 camarões e agora estou com 150+ e desde há duas semanas que me morreram juvenis (1 cm a 1.5 cm), já retirei 3 mortos mas não sei se morreram mais porque podem ter sido comidos. Fêmeas adultas continuam a ovar mas não vejo recém nascidos. Alguém com experiência nisto? Aconteceu-vos o mesmo? É normal juvenis deste tamanho morrerem, tinha ideia que a partir deste tamanho por regra já tinham passado a época mais dramática? Cumprimentos!
-
- 46 replies
- 3.9k views
Boas cá estou eu para vos apresentar o meu outro aqua que como diz o titulo será só temporário para os orange e os CRS(stripes para os amigos lol), quando houver tempo($$$$$$$$$$$) mudo. Material Aquário 30*22*25 Bomba de ar trixie ap-180 Filtro esponja elite Termostato Sera ainda não é preciso depois um de 50W Iluminação - 1*14W 6400K Hardscape 2 kg de areão de quartzo preto Ardózia para segurar no fundo os fetos Plantas Microsorum pteropus (java) Microsorum pteropus windelov Microsorum pteropus trident invertebrados 5- neocaridinas davidi orange 6- CRS planorbarius corneus pink planorbarius corneus tiger physas e 1- melanoide veio bebé por engan…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Boas pessoal, venho apresentar o meu projeto de shrimps e mais alguns que estão para vir. Neste momento tenho um aquário ativo mas muito em breve vou ter mais dois aquários. A origem dos camarões que mantenho são vindas de varias pessoas Os Crystal Red foram comprados ao António Nunes, os Crystal Black foram comprados ao Miguel Silva e o King Kong Taiwan Bee foi comprado ao Xarouco. Isto tudo junto, começou a dar origem a Red Rubys, King Kong, Red Wines, Pandas, parece que o King Kong é um verdadeiro macho e engravida tudo o que é fêmeas no aquário sorte a minha. Por isto mesmo vou criar agora um aquário só para Taiwans Bee. E talvez outro com Tigers, ainda …
-
- 11 replies
- 1.7k views
Olá pessoal, estive a arranjar tempo e acima de tudo "coragem" para mostrar os meus novos espaços de habitat para camarões. Já é a segunda tentativa que faço e que não tive muita sorte na primeira vez. Agora com projecto feito de raiz espero que agora corra bem, por isso preciso da vossa colaboração (opiniões e sugestões). Setup 1 Dimensões: 40x40x40 (64 L) Iluminação: Lâmpada PL Aqualux (ICA) 18w, possivelmente mudarei para uma de 49 LEDs Filtragem: Filtro de Cascata Eheim Liberty 200 (2042) Aquecimento: Aquael 50w CO2: Sistema pressurizado, botija de 2kg, com válvula solenoide e difusor. Tem estado em funcionamento e até ao fim do ciclo. Fauna: Estou a pens…
-
- 23 replies
- 4.2k views
Boas malta! gostaria de saber que susbtratos andam a usar para os vossos Crystal Red/Black. Sei que ha muitos como ADA Amazonia, akadama, H.E.L.P. e muitos mais. Têm conhecimento de algum que não recomendem por nada? (experiencia própria ou não) Pergunto isto porque estou a usar TMC nutra soil e tem sido um desastre para os CR de modos que estou a pensar remodelar o mesmo... Dizem que ADA é "receita" para o sucesso mas queria opiniões para avaliar tudo com clareza para fazer nova tentativa e desta vez com sucesso! se alguém tiver opiniões do mesmo agradecia. obrigado a todos e continuação
-
- 44 replies
- 4.3k views
Olá Caros Companheiros deste vício tão bom como é a Aquáriofilia, neste caso mais específico que são os invertebrados. Precisava da vossa colaboração, pois ando com umas ideias para apresentar á administração para algumas mudanças na área dos Invertebrados, mais especificamente na dos Camarões. Gostaria que mencionassem o genero e as espécies que possuam, quer criem ou só mantenham, pois isso irá ajudar-me a verificar se vale a pena certas alterações que pretendo fazer na área, e a vossa colaboração é preciosa, não só para saber como propor as alterações, como também dependendo da quantidade de respostas, se a participação for elevada, será mais fácil, fazer valer es…
-
- 10 replies
- 1.5k views
Boas, Fica aqui o meu projecto carbon rili. PH - 6,5/7 Substrato - Areão preto inerte Filtragem - Eheim Liberty 100 Iluminação - Ikea led´s Flora - cryptocorynes e mini pellia (Riccardia Chamedryfolia) Fauna - neocaridina davidi var. carbon rili Hardscape - rocha basalto Não tenho termostato ligado de momento. Temperatura varia entre os 17º e os 20º
-
- 2 replies
- 912 views
Boas pessoal, Já a algum tempo que ando para montar um aquário só para camarões, surgiu a oportunidade agora e estou com algumas dúvidas em escolher as espécies que vou colocar, como não tenho experiência com os invertebrados estou um pouco indeciso se escolho espécies fáceis de manter ou poderei adquirir já uns que requerem mais atenção e cuidados. Acham que devo começar com uns taiwan bee que são os que gostaria de manter e reproduzir se possível? Setup: Aquário: 50x25x30 - 35L Filtro: eheim liberty 2041 Termostato: Elite 50W Substrato: aquarium soil da tropica Flora: Musgo de java no tronco Valisnerias Foto: https://www.dropbox.com/s/6eenfed…
-
- 20 replies
- 2.1k views
Boa Tarde, Depois de meses de planeamento aqui está a minha primeira experiência com camarões. SETUP Aquário: - 60x30x40, 80 Litros Brutos. Filtro: - Eheim Classic 250 (2213), Com: - Eheim Substrat Pro; - Sera Siporax; - Esponjas incluídas no pack. Iluminação: - Calha PPL 60cm 55W (Aproximadamente 4000 Lumens) - Régua Led 7.7W (Aproximadamente 3000 Lumens), esta já há alguns meses que não é utilizada devido a não ser necessário. Substratos: - ADA New Amazonia Hardscape: - Tronco recolhido e tratado por mim; - Bamboo Charcoal. Fauna: - 15 Crystal Black F1; - 1 Taiwan Bee (King Kong). Flora: - Musgo Java; - Limnobium L…
-
- 11 replies
- 1.4k views
Boa noite pessoal, venho aqui pedir ajuda uma vez que os valores do GH e KH estao muito baixos... já tive algumas perdas Tenho os parâmetros assim: NO3 - 0 a 10 NO2 - 0 GH - menor que 3 KH - 3 PH - 6,5 Testes da Sera... O que posso fazer para resolver isto? :/ Abraço e obrigado, Rui
Last reply by RPestana, -
Boas malta! Após a minha ultima montagem não me ter corrido bem, não consegui perceber a razão mas não dava conta dos nitratos estavam sempre no maximo da escala, desmontei o aquario e tirei o substrato da o shrimp soil que foi para a prateleira. Como não sou de desistir e sou teimoso, mandei vir o ada new amazonia, manti todo o set up que tinha, as mesmas plantas, tudo. Depois de tudo bem limpinho, aquario e material, esperei pelo new amazonia. Agora é esperar para saber se a colónia vinga, camarões bastante ativos e já com varias mudas de exosqueleto, penso que seja bom sinal. set up Aquario- aquatic nature concon qualquer coisa leva com tudo lá dentr…
-
- 3 replies
- 720 views
Boas, como indica pergunta, está grávida ?
-
- 2 replies
- 644 views
Há 2 dias vi aqui um concurso que havia, em que as 3 melhores fotos tiradas aos camarões recebiam prémios. O problema é que agora não estou a encontrar o tópico do assunto .. Alguém ajuda ?
-
- 298 replies
- 28.7k views
Aqueles que me dão o privilégio de aprender alguma coisa com eles acerca de invertebrados de água doce sabem que já há muito tempo que tinha algo assim em mente. Gastei muito tempo a ver materiais, preços, medir espaço disponível, pedir orçamentos, inventar soluções para os problemas, etc, etc. Os valores em causa fizeram com que desistisse da ideia, acima de tudo pelos valores envolvidos mas também pelos custos operacionais (termos, filtros, substratos, iluminação…). A ideia foi posta de parte, mas não totalmente. Cada vez que ia a um AKI, a um Leroy Merlin ou ao IKEA, ia sempre olhando à volta na esperança de encontrar algo que pudesse servir e que tivesse …
-
- 0 replies
- 583 views
cubo -40x40x40 vidro 6 mm extra claro filtro - cascata 250 lts/h com ceramicas e esponjas termostato - eheim jaegger 75w iluminação -aquapor t5 14w + leds 10w substrato shrimps aqua soil flora : foxtail anubia var nana musgo java e christmas Ludwigia Arcuata troncos videira tratados xistos fauna : red cherry +50 wild +50 babauti stripes +30 ph 7.0 kh 3 gh4 no3 -no2 - 0 temp : 24 projeto iniciado com sobras de outra montagem de comunitario , sei que as especies nao se misturam mas ja vieram assim e assim vão ficar
Last reply by foskas, -
- 6 replies
- 826 views
Bom dia Esta a acontecer uma coisa muito estranha. Comprei à uma semana a minha primeira mini colonia, 5 Red Cherry e 5 Sakura red. Ontem achei que estava a ver poucos camarões e decidi comecar a levantar as pedras, qual o meu espanto quando vejo que so tenho 5 Camarões. O meu aquário é tapado, apenas para os Camarões. Não estavam no filtro, não vi as carapaças dos desaparecidos. Que raio pode ter acontecido. Será que estão enterrados? Estou bastante preocupado com esta situação. Obrigado
-
- 21 replies
- 3.2k views
Apresento-vos a minha bateria de reprodução de camarões com cerca de 3 meses de funcionamento, agradeço opiniões e comentários Aquário: GAD 90L 100x25x35 dividido em 1x36L(caridinas) e 3x18L(neocaridinas) Luminária: Odyssea 2x39W Filtragem: 4xFiltros de mochila (com matérias filtrantes Eheim biomech) Aquecimento: 2x100W Substrato: H.E.L.P Advanced Soil Shrimp e Akadama Aqua1: CBS f1, CRS, Goldens Aqua2: Red Cherry Aqua3: White Pearl Aqua4: Red Rili
-
- 0 replies
- 725 views
Boas pessoal! A questão surgiu numa mini discussão interessante num dos tópicos aqui deste fórum e como as dúvidas são gerais e numerosas, decidi criar este tópico para tentarmos compactar informações/experiências sobre este assunto e assim não entupir ou desviar a atenção do primeiro! Ao que parece muitos Shrimpkeepers afirmam obter dos seus cruzamentos de Crystal Blacks, tanto Golden's como Snow White's! Aquilo que sabemos até agora: -Os Crystal Red Shrimp dão origem a Golden's. -Os Crystal Black dão origem a Snow White's. -Os Crystal Black portadores de gene recessivo vermelho podem dar origem a Golden's e Snow White's. Algumas questões que…
-
- 143 replies
- 17.1k views
Olá a todos Alguns daqui já me conhecem, tenho 26 anos de idade e (quase) Biólogo marinho com especialização em Aquacultura. Numa conversa com alguns familiares achei que no actual panorama nacional podia usar a minha experiência na aquariofilia e de loja para fazer algo a sério neste campo da Aquacultura... e uma lâmpada acendeu-se na minha cabeça instantaneamente! Por que não camarões? Mais interessante, menos caro para produzir e crescer que peixes! Surgiu uma oportunidade de negócio e decidi agarrá-la: foram 40 aquários de 120x40x35 (+/-150L) mais MUITO material para me divertir e usar no sistema. Depois de muito planeamento, decidi começar com a metad…
-
- 5 replies
- 1k views
boas! quero perguntar em que meses se pode ir apanhar a pinha de amieiro? é que ja fui por 2 vezes ao parque das naçoes e nao achei nada!! obrigado Marco
-
Boas a todos (: Venho finalmente apresentar um projecto de uma bateria que montei em 16/02/2013. Setup (apenas os vivos hardscape porque o material vai mudar): Layout 1 (aquário da esquerda) - Fauna: - Crystal Blacks com 50 % de probabilidade de terem gene Taiwan. - Flora: - Myryophylum Matogrossense - Musgo de Java - Musgo Christmas - Hydrocotyle Verticilata - Fetos microsorum pteropus narrow leaf - Anúbias barteri nana - Anúbias nana petite - Bolbitis Heudelotti - Hardscape: - Raiz Mangrove. - Cascas de coco. - Rocha vulcanica Layout 2 (aqua do meio) - Fauna: - Crystal Reds grade A. - Golden Snow com 25 % de probabilidade de terem gene …
-
Boas Pessoal, Venho partilhar convosco aqui no fórum o meu aquário onde vou tentar manter e reproduzir CPO´s. Fiz a montagem no dia 21-03-2011 e durante algum tempo tive areia de sílica como fundo, só tinha 2 troncos e musgo, o aquário era um comunitário onde mantive escalares, um trio de apistogrammas, neons, corydoras, ottos e 2 sae. Com o passar do tempo fui ganhando alguma experiencia, a ler, a ver outras montagens, a ver outro tipo de fauna, a visitar lojas, e assim foram mudando algumas ideias. Na dia 14-08-2012 mudei o fundo de areia de sílica para ada amazónica, o aquário com areia estava bonito mas com a ada ainda ficou mais bonito na minha opinião.…
-
Bem vindos ao meu tópico. Em Dezembro descobri este fórum e vi um aquário, +- com as dimensões do meu, low-tech e plantado, com camarões Red Cherry (o aquário do RACCAR). Decidi aventurar-me também com camarões Red-Cherry, e desta vez com todos os cuidados para os habitantes terem uma vida confortável. Passo a apresentar o equipamento: Dimensões do aquário (aproximadas): 40x20x25 cm Com essas dimensões o resultado são 20 L, mas com as dimensões mais precisas (39x19,5x22 cm) o resultado já são 16,7 L, subtraindo o substrato, o filtro e o termóstato deve dar à volta de 15L Termóstato de 50W Iluminação: lâmpadas sylvania 14W Gro-lux Filtro interno: Pe…
Last reply by Pomba, -
- 7 replies
- 760 views
Boa noite, tou em dúvida que tipo de rocha utilizar num Aqua de Shrimps tipo caridina cantonesis (CRs/CBs), tenho visto pessoal a usar Dragonstones e afins em alguns foruns e ate que estas são mesmo inertes e tbm outros tipos de rochas acabando por deixar uma pessoa totalmente confusa. Visto serem veteranos no assunto dos camarões se pudessem dar uma ajudinha... Cumps
-
- 25 replies
- 2.6k views
Boas pessoal, O vicio esta a aumentar (infelizmente para a carteira) e meti-me a montar um novo aqua só para shrimps... Gostava de ter a opinião dos "veteranos" Aquário: 40x24x24 Substrato: jbl - manado Termostato: 100W - Tenciono meter um de 50W Filtro: Cascata (basico) Iluminação: 3 fitas de led smd não sei Watts ao certo mas penso que esta bom Temperatura: 24º ph: 7 (não tenho medição de mais valores) Tronco de madeira que tenciono fazer um bonsai com musgo. Pedra de rio que por enquanto esta a segurar o tronco para não vir a tona Tenciono meter musgos e mais plantas mas ainda as vou mandar vir esta semana Aguardo opiniões e sugestões par…
-
Members