Algas Nos Tubos


i980311

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Alguém sabe de algum método para eliminar algas que estejam no interior dos tubos de ligação de filtros externos?

Agradeço desde já toda a ajuda.

Editado por i980311
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Existem à venda em lojas de aquariofilia umas escovas com um cabo grande e flexível que dá para limpar os tubos do aquário.

 

Mas se as algas não afectarem a circulação de água para o filtro e daí para o aquário não é prioritário limpares...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Existem à venda em lojas de aquariofilia umas escovas com um cabo grande e flexível que dá para limpar os tubos do aquário.

 

Mas se as algas não afectarem a circulação de água para o filtro e daí para o aquário não é prioritário limpares...

 

Cumps.

Mas as algas que estão nos tubos não poderão dar origens a novas propagações? ou até poderão ser benéficas e funcionar como filtro biológico da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Existem à venda em lojas de aquariofilia umas escovas com um cabo grande e flexível que dá para limpar os tubos do aquário.

 

Mas se as algas não afectarem a circulação de água para o filtro e daí para o aquário não é prioritário limpares...

 

Cumps.

 

Outra hipotese é arranjares um fio tipo nylon e numa das pontas prenderes uma escova ou um pano, remove as algas e sai mais barato...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tal como já aqui foi referido, e bem pelo Murkas e o Franfish, a solução passa por arranjar um escovilhão flexível, ou outra 'geringonça' qualquer que te permita limpá-los.

 

Mas eu agora gostava de salientar outra coisa... a meu ver, o que descreves não são algas, mas sim sujidade. Essa sujidade aparece naturalmente, porque mesmo no interior do tubo de silicone se conseguem fixar bactérias e restos de folhas/comida/etc.

 

É inevitável que com o passar do tempo os tubos acumulem essas porcarias todas. Faz mal? Não...

A única desvantagem que trará, é que vai diminuir o caudal dos filtros/bombas. Mas se formos a ver, até é bom sinal, pois indica que a água está a circular, que tens bactérias no filtro, e que há sujidade a ser filtrada.

 

Há quem nem limpe os tubos. Preferem, pura e simplesmente, comprar mangueiras novas e está feito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários. Foram de grande ajuda.

 

Boa tarde!

 

Amigo, eu ostumo usar um arame com uma esponja atada na ponta... Insiro a ponta sem esponja até ao outro lado do tubo e puxo, com cuidado, senão fica tudo cheio de lama à tua volta :D

 

Essa sujidade interfere muito com o caudal do meu filtro...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais