Cpo`s, Postura, Gestaçao, Nascimento (fotos, Muitas Fotos)


Recommended Posts

boas, eu tenho um lagostim, que encontrei numa lagoa, sera que posso juntar este no aquario de agua quente, ou ele iria me comer os peixes todos ?

 

cumps .

 

 

comia-e todos os peixese plantas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 280
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas, eu tenho um lagostim, que encontrei numa lagoa, sera que posso juntar este no aquario de agua quente, ou ele iria me comer os peixes todos ?

 

cumps .

 

 

Este tópico não será o local mais exacto para teres colocado a tua úvida, mais valia teres aberto um novo tópico, mas uma vez que ele já está colocado aqui vamos.

 

Primeiro não se deve adquirir animal algum sem antes sabermos o que precisam tanto de comer como de habitar e de hábitos sociais etc etc, é um erro que cometemos algumas vezes mas que deve ser corrigido.

 

Não faço ideia qual é o lagostim, mas penso que seja o vermelho, vê este tópico se te ajuda > (P. c l a r c k i i) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Procambarus clarkii), Criação cá de casa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas

 

sou mto newbie nisto, mas li num forum espanhol que ajuda colocar uns tubinhos para eles se esconderem qdo mudam o exoesqueleto

 

e os gajos lá separam as crias dos pais e parece q há sucesso na reprodução..

 

onde se pode arranjar um casalito destes a bom preço e em segurança?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, bem-vindo ao fórum! :lol:

 

sou mto newbie nisto, mas li num forum espanhol que ajuda colocar uns tubinhos para eles se esconderem qdo mudam o exoesqueleto

Também aqui podes encontrar essa informação: [Ficha] Cambarellus Patzcuarensis "orange". O que realmente interessa é que cries esconderijos para eles, os tais tubinhos ou carvernas são apenas uma das opções.

 

e os gajos lá separam as crias dos pais e parece q há sucesso na reprodução..

Na minha opinião, se o aquário tiver bastantes esconderijos onde as crias se possam sentir seguras, tal não é necessário. Se vires os relatos aqui no fórum de quem os tem, a principal dificuldade na criação de CPO's tem estado, não em que as crias subsistam, mas sim em que o período de gestação se complete, ou seja, que nasçam verdadeiramente as crias.

 

onde se pode arranjar um casalito destes a bom preço e em segurança?

A particulares em Portugal, neste momento, não é fácil encontrar já que poucos ainda conseguiram reproduzi-los e os poucos que o conseguiram não sei se estão interessados em vender... No entanto, existem pelo menos dois patrocinadores do fórum que costumam ter para venda: Naturline e Jardim Submerso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sou mto newbie nisto, mas li num forum espanhol que ajuda colocar uns tubinhos para eles se esconderem qdo mudam o exoesqueleto

 

e os gajos lá separam as crias dos pais e parece q há sucesso na reprodução..

 

onde se pode arranjar um casalito destes a bom preço e em segurança?

 

Devias completar o teu perfil. Se fores de lisboa talvez te possa arranjar um casal. Se fores manda MP.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Pessoal estes Cpo` são fantasticos adorava ter um casalinho será possivel alguem me vender?

 

 

Obrigado

 

 

cumps

 

 

Boas

 

A Sofia acho que têm para venda ....fala com ela ::D:

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

vi este post num forum internacional e está relacionado com os shufeldti

 

mas dadas as dificuldades que ouço, não poderá estar correcto também para os CPO's?

 

já alguém conseguiu fazer criação deles?

 

 

 

"Os lagostins anões são faceis de crier, tanto quanto possível num lagostim. O problema é, a melhor maneira de os reproduzir é ter as fêmeas separados dos machos e introduzir 1 fêmea para 1 macho e esperar que o macho esteja na estado correcto.

 

Qual é o estado correcto? Bem, todos os lagostins ( excepto os australianos ) têm 2 festados, 1 e 2. Quando está no estado 1 está apto a procriar, no 2 não. Não há maneira de distinguir estes estados apenas visualmente.

 

O macho mudará de estado, cada vez que mudar o exoesqueleto. Se introduzirem um macho para 1 fêmea e não reproduzirem e a fêmea se tornar “agressiva” para ele, está no estado errado. As boas noticias são que estes lagostins não são muito agressivos e a fêmea não mata o macho.

 

Agora a parte complicada… Se tiverem os lagostins em tanques comunitários, as hipoteses de sucesso são significativamente menores. Uma grande população de lagostins liberta uma carrada de hormonas que acabam por ser contra-producentes. Por vezes poderá haver hormonas que inibem o crescimento, impedindo os machos de mudar de exoesqueleto e de “estado”. Por outras existirão hormonas que induzirão a muda, impedindo as fêmeas de libertar os ovos, pois não o farão caso estejam prestes a mudar..

 

Outros problemas relacionados com ter uma colónia de lagostins é se eles tiverem capacidade e condições para se reproduzirem, o farão continuamente. Isto impede também a fêmea de libertar os ovos. O que acontece é que uma vez que a fêmea acasala, ela guarda o esperma até que esteja confortável para libertar os ovos ( desde alguns dias até 5 meses ). Se outro macho, ou até o mesmov acasalar novamente com ela, o processo reinicia. Então se tiverem vários machos na estado correcto, a fêmea verá o esperma substituído continuamente.

 

Mas não digo que não seja possivel reproduzi-los em tanques comunitário, mas não são as condições ideias. O melhor é providenciar montes de esconderijos e comida rica em cálcio, o que funcionará perfeitamente..

 

agora em inglês: :P

 

"The dwarf crays are easy to breed as far as crayfish go. The problem is, the best way to breed them is to have the females separate from the males and introduce 1 male to 1 female and hope the male is in the correct form.

 

What is the correct form? Well, all male crayfish (except those from Australia) have 2 forms known as form 1 and form 2. When a male is in form 1 he is able to breed, when he is in form 2 he is not. There is no way to tell what form they are in by just looking at them.

 

The male cray will change forms every time he molts. If you introduce a male to a female and they do not breed but rather the female gets aggressive with the male, he is in the wrong form. The good news with these crayfish is they are a rather non-aggressive type so the female will not kill the male.

 

Now the tricky part. If you have all your cray fish in a community tank, odds of breeding are greatly reduced. A large population of crays releases a bunch of hormones that are counter productive. At times there will be growth inhibiting hormones which stop the males from molting and changing forms. Other times there are hormones that induce molting and females will not release eggs if they are about to molt.

 

Another problem with having a colony of crayfish is that if they do breed, they will breed again and again. This will prevent the female for releasing her eggs. What happens is, once the female mates with a male, she stores his sperm pack until she is comfortable to release the eggs (anywhere from days to 5 months). If another male, or even the same male, breeds with her again before she releases the process starts over. So if you have a bunch of males in the correct form the female will have her sperm pack replaced often.

 

Now I am not saying it is not possible, it very much so is, but it is not the best conditions. Best thing you can do is provide plenty of hiding spaces (large saltwater snail eggs work GREAT) and food that is high in calcium and they should be fine."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado por partilhares esta informaçao

 

eu ja me tinha apercebido que quando estao separados e voltam a juntar, que o acasalamento ocorre quase que de imediato, mas nao sabia as razoes, acho que vou separar a bicharada, o pior é ter onde separar 4 CPO´s

 

muito obrigado, de certo que esclareceu algumas duvidas, e estou convicto que é identico nos CPO´s

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, isso é normal, mas é independente se é macho ou femea, existem varios padroes

 

Como o Carlos disso é normal,depende dos padroes, comprei um casal, a femea e toda laranja e o macho tem duas riscas mais escuras ao longo do corpo,espécie de cor castanha

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Carlos disso é normal,depende dos padroes, comprei um casal, a femea e toda laranja e o macho tem duas riscas mais escuras ao longo do corpo,espécie de cor castanha

 

o meu casal tb era exactamnte assim, mas depois ja tive femeas, com riscas claras emacho sem qualquer padrao, todos laranjinhas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...

ora bem

 

vamos la dar continuidade a esta aventura que foi retomada quase 2 anos depois.....

 

 

esta fêmea ficou ovada quinta feira dia 22

 

 

 

Fotos da menina com os ovos no Domingo dia 25

 

 

25_04_20104dia2.jpg

 

25_04_20104dia3.jpg

 

25_04_20104dia4.jpg

 

25_04_20104dia5.jpg

 

 

fotos tiradas na terça-feira dia 27

 

 

27_04_20106.jpg

 

27_04_2010.jpg

 

27_04_20105.jpg

 

27_04_20104.jpg

 

27_04_20103.jpg

 

27_04_20102.jpg

 

 

e é sempre bom saber que ela se esta a alimentar como deve ser :D

 

 

27_04_20107.jpg

 

 

e acham que alguém se chegava perto daquela pastilha?! :)

 

vamos la ver se desta vez a coisa corre melhor, vou fazendo updates sempre que a apanhar fora da toca a jeito de ser fotografada

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

 

Muito porreiras as fotos..... e que corra tudo bem com as gravidas!

 

 

 

Cumps,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiras as fotos..... e que corra tudo bem com as gravidas!

 

obrigado, se tudo correr bem irei sempre colocar fotos do desenvolvimento dos ovos e crias

 

 

 

 

bem, hoje foi um dia impróprio para cardíacos(por acaso acho que ainda é dos órgãos com que me vou safando sem problemas....lol)

 

a fêmea não se mostrava desde ontem, sempre escondida dentro da toca, mas como eu sabia que com as luzes apagadas apontando uma luz para dentro da toca conseguia ver se ainda tinha os ovos, assim o fiz, não consegui ver os ovos...."porra, perdeu os ovos, deixa la ver os outra vez"..... "perdeu mesmo, raios"

 

nisto depois de verificar umas poucas de vezes, já me estava a preparar psicologicamente para vir aqui dar a infeliz noticia....

 

mas sou teimoso e fui la uma ultima vez....depois de estar uns 3 minutos com a lanterna a apontar para a toca e a pilha a ir a baixo eis que ela vem na minha direcção, sai da toca, coloca-se de lado como quem diz "vês, ainda tenho os ovos todos, estão é bem mais claros, por isso é que não os conseguias ver, fica descansado", e entrou novamente....eu "uffa, que grande susto me pregaste, vá, boa noite e trata bem deles".... :thumbup3:

 

ok, o batimento cardíaco voltou ao normal, fui comer qualquer coisa e fumar um cigarrito para la voltar para ir tratar de meter uns troncos de molho(afundar) no aqua do lado quando vejo que ela andava a passear toda contente a abanar os ovos bem a frente do vidro frontal, liguei a luz do aqua e fui então buscar a maquina

 

seguem as fotos de hoje(ontem dia 30)

 

topem bem a diferença nos ovos

 

 

30_04_2010.jpg

30_04_20102.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma foto tirada ainda há pouco, tive de ser rápido a ir buscar a maquina, vi-me e desejei-me para conseguir esta foto minimamente decente....mas digam la que não é uma imagem linda de se ver...

 

 

 

03_05_2010.jpg

 

 

pela foto consigo contar cerca de 20/22 micro cpo, vamos la ver quantos se safam ate ao final

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais