Novo Aqua


JFS

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Depois de 7 anos em água doce, decidi iniciar-me em salgados.

 

Neste momento tenho,

 

- Aqua 100x40x57

- 2xT8 jbl 9000K ( que futuramente terei que trocar )

- 3xpowerheads 1000l/h

-filtro exterior eheim 2026 proII ( pelo que li no forum, provavelmente vou desligar)

- 15 Kg rocha viva

- 10 kg rocha para tentar colonizar

- 8cm de areão de coral instant ocean

- agua de OI com sal instant ocean ( salinidade de 34ppt, 1.025 )

 

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este começo, e se existe algum tipo de "ser vivo" que eu possa colocar já no aquário de maneira a que sua maturação seja mais rápida e eficiente.

 

Abraços,

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joaquim,

 

Não percebi bem que areão é que tens - é daquele fininho como a areia da praia ou daquele mais grosseiro? Este segundo é uma armadilha de sedimentos e portanto implica aspirares periodicamente o mesmo.

 

Há quanto tempo tens o aquário montado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim,

 

Com 4 dias não te recomendo colocares lá nada. Deixa o aquário a funcionar sem nada pelo menos durante 1 semana (iluminação também). Após 1 semana o aquário ainda vai estar desiquilibrado mas pode-se começar a pensar em inserir alguma vida resistente. Passado este tempo deves fazer um teste de nitritos e amónia. A monitorização dos parâmetros químicos (nitritos, amónia, nitratos, cálcio, alcalinidade, pH e potencial redox) e físicos (temperatura e côr da água) são uma salvaguarda para manter uma vida saudável no pequeno ecossistema que é o aquário de recife.

 

Quanto ao areão ainda bem que é do mais fino.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Joaquim

 

Para começar não está mal.

Usa o seco humido para circular água e coloca apenas carvão e antifosfatos como massas filtrantes.

Se puderes compra mais 10 a 15 kg de rocha viva bem curada.

Quando e se pensares em corais para além de discossomas terás que colocar 1 projector de 150 w HQI.

Para já compra uma donzela azul de rabo laranja ( não cresce muito ,é sempre bonita, resistente e pouco agressiva ) e uma pedrinha de discossomas e daqui a 3 semanas começa lentamente a adicionar mais bichos . Sugiro 1 ou 2 camarões ,ermitas , nassarios e 2 ofiurus, depois quando tiveres algas verdes uma salaria e em seguida um zebrassoma .Intervalos de uma semana entre novos habitantes e precedidos de testes à amonia e nitritos. Muda 20 % de água apos as primeiras 3 semanas .

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Desde já o meu agradecimento pelos conselhos. Vou segui-los e como o Ricardo escreveu, vou esperar mais uns dias, e seguir também o conselho do Rui e misturar uns antifosfatos ( neste momento só tinha esponja e carvão ).

 

Já agora, é normal nesta fase a rocha estar cheia de alga castanha não é ?

Rui : Para a próxima compra de RV preciso da tua opinião em relação há qualidade.

 

Abraços,

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

onde é que se pode arranjar rocha para ser colonizada? é algo que se possa recolher nas praias portuguesas? podem arranjar fotos e características, por favor?

 

obrigado

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

A rocha para ser colonizada, precisa de ser calcária, (o que não é dificil se encontrar), mas bastante porosa e é neste ponto que se torna complicado. Tenta encontrar algumas nas lojas de referência e também que te dêm algumas opiniões.

 

Já, agora e como duvida, é normal a esta altura os valores da amonia e nitritos estarem tão baixos ?

 

Abraços,

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. sou completamente novato nisto e vim aqui ao forum pela primeira vez à procura de alguma informaçao que para ja é o que preciso acima de tudo. Estou inclinado para o aquario de agua salgada mas tenho tantas duvidas que nem sei como começar. aqui no forum so encontrei posts muito tecnicos e hardcore com palavreado que nem sequer entendo...

O que me aconselham?? por Onde devo começar?

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, bem vindo.

 

Responde-me só a uma coisita,

Tens alguma experiencia em aquariofilia ? Água doce?

 

Se não aconselho-te a montares primeiro um aquario de agua doce e ganhares alguma experiencia.

Eu tenho uns anitos disto e só à pouco tempo é que me aventurei nos salgados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais