Aqua Malawi


tarasofia

Recommended Posts

Bem, ja se passaram mais de 5 meses desde que comecei lentamente a adquirir os equipamentos, mas finalmente posso mostrar o que será um biotopo malawi. Para já deixo algumas fotos e peço a opinião de todos para que possa melhorar o aquario.

 

Neste momento a fauna é constituida por um pleco leopardo e alguns caracois

 

falco002oy1.jpg

falco004ow6.jpg

falco005cc0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de comentar devo dizer que não sou fã de decor artificial! :crazyeyes:

 

Acho que essa decoração retirou bastante espaço ao aquário, espaço esse essencial aos nosso amigos do malawi! Tem também outras desvantagens que é: apanhar aí um peixe é mentira! :)

 

As pedras superiores deveriam estar de forma a que desse a ideia que estavam apoiadas nas inferiores! Com estão dá a ideia que estão a flutuar!

 

De resto, esperemos pela fauna, ao fim e ao cabo é isso que interessa! :)

 

Que tamanho tem esse aquário?

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião para tirares proveito desse projecto com background artificial, deverias arranjar pedras do mesmo tom, e tentar encaxa-las o melhor possivel nas artificiais para que as de trás não parecam que estão ali a boiar e para ficar com um bom layout e mais natural! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.... Na realidade o aspecto final também não era exactamente o que eu pretendia, enfim. Espero que depois de colocar as plantas Anúbias e vallisnérias), os fetos crescerem e as algas proliferarem as pedras fiquem com um aspecto mais natural. Quanto ao flutuarem... essa foi intencional, os espaço deverão ficar escondidos pelos fetos...tipo daqui a muiiito tempo, pois não faço intenção de retirar femeas e os alevins terão (ou não) de se safar neste mini labirintos.

Quanto às pedras verdadeiras talvez as troque por umas falsas, se tiver paciencia para fazer umas nas férias, assim ficavam de certeza iguais às do fundo, com a vantagem de serem exactamente com as medidas e orificios que me der na telha.

A culpa de se notar tanto as imperfeições também é da luz, que é excessiva... vou ter de trocar pelo menos uma lampada.

 

João Magalhães

 

De resto, esperemos pela fauna, ao fim e ao cabo é isso que interessa!

 

Que tamanho tem esse aquário?

 

o aqua tem 120*40*50, deveriam ser cerca de 240l, mas com isto tudo fiquei com cerca de 205l, não quero sobre povoar, nem tenho pretenção de colocar muitas espécies... e é mesmo aqui, na escolha das especies que preciso de muita ajuda, não pretendo que se reproduzam, pelo que posso dispensar alguns machos para diminuir as escaramuças

fiz uma lista que fui reduzindo até:

L. caeruleus

Melanocromis cyaneorhbdos

P. elongatus 'chewere'

p. crabo ou p. flavus

 

Inicialmente pensei em trios, mas devo restringir-me a 2 femeas caeruleus, 1 trio p. elongatus 'chewere', 2 femeas m. cyaneorhbdos ( se conseguir arranjar :S)... e queria mais 2 femeas p. crabo (mas ja me desaconselharam por causa do tamanho que atingem cabecadura)

 

o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo não pretendendo tu que eles se reproduzam é aconselhável ter um aquário equilibrado, e quando digo equilibrado, digo pelo menos um macho e uma femea! Se assim não for os problemas serão muito maiores e com esses esconderijos todos vais ter aí muitos hibridos a safarem-se!

Pseudotropheus do gênero elongatus não será boa ideia nesse aquário!

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora cá está porque preciso de ajuda...

 

começo então a ficar sem os meus favoritos (foram escolhido com base no aspecto fisisco, e pouco mais...)

 

Ponho então as coisas de outra forma, que especies poderei manter nestas condiçoes, que sejam menos agressivas (na medida do possivel), e fáceis de manter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

L. caeruleus

Melanocromis cyaneorhbdos (apesar de pertencerem ao grupo dos elongatus, são pacíficos)

P. elongatus 'chewere'

Estas podes manter

 

Outras que podes manter:

P. demasoni

P. saulosi

P. lanisticola

etc...

 

OBS: fáceis de manter são todos! :)

Editado por João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fáceis pra si... agora eu tenho mesmo de aprender muita coisinha para os manter felizes e saudáveis, caso contrario não vale a pena ter animais.

 

 

Aproveitando-me dos conhecimentos alheios ;) , hibridos como? os labidocromis pseudotropheus emelanochomis podem cruzar entre si? mesmo taxonomicamente pertencendo a genéros diferentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fáceis pra si... agora eu tenho mesmo de aprender muita coisinha para os manter felizes e saudáveis, caso contrario não vale a pena ter animais.

 

Plenamente de acordo! Mas quando digo que são fáceis é mesmo verdade. Boa qualidade da água, ph acima de 7,5 e pouco mais! O segredo de um aquário está na filtragem!

 

Aproveitando-me dos conhecimentos alheios ;) , hibridos como? os labidocromis pseudotropheus emelanochomis podem cruzar entre si? mesmo taxonomicamente pertencendo a genéros diferentes?

 

Os mbunas podem-se cruzar entre si mesmo sendo de gêneros diferentes! A melhor forma de evitar hibridos é manter um aquário equilibrado de machos e fêmeas! Um macho só e que domine irá acasalar com tudo o que mexe! ehehehe

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummmm ja vi que na peixada não posso controlar tudo... ainda vou gastar uma fortuna em planeamento familiar pros rapazes hehehehe

 

 

Obrigado João, vou investigar mais,

para já vou começar a introduzir os caeruleos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

ao fim quase 1 ano, o aqua está quase completo.

neste momento têm:

1 trio de caeruleus

1 trio de melanochromis cyaneohabdos

1 casal pseudotropheus e. chewere

1 pleco leopardo

2 synodontis multipunctata

1peixe joia bijagós

aqui ficam algumas fotos dos meus peixotes

aquasmaro2009014.jpg

aquasmaro2009002.jpg

aquasmaro2009003.jpg

natal2008020ey4.jpg

espero que gostem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Actualmente o aqua mantem:

1 casal caeruleus ( a femea pequenita morreu :'()

1 casal psedotropheus e. chewere

1 trio melanochromis cyaneorhabdos

1 trio de black tanzania

2 synodontis multipunctata

1pleco leopardo

1peixe joia

 

 

Os peixes foram todos introduzidos muito pequeninos, e só agora tenho a primeira incubação... a minha caeruleus está pra ter bebés :character0050:

Apesar do meu marido insistir que deveriamos retirar os alevins eu vou deixa-los nascer no aqua a ver o que dá... ja vamos na 2ª semana de incubação, deve estar para breve o parto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A chegada do verão fez-se sentir à grande no meu aqua... ontem à noite deparei-me com a minha pequena pseudotropheus elongathus chewere também de esperanças...

 

vamos lá ver o que acontece com estas duas incubações...

Editado por tarasofia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava de uma ajudinha...

 

A minha caeruleuzinha está a ficar muito magra, mesmo muito... o parto deve estar imente, mas ontem à noite apercebi-me que ela está a ficar debilitada, o corpito dela está tão magrinho, e nota-se especialmente naquela parte antes da cauda...

 

Será que devo apanha-la e tentar que expulse os alevins???

elas podem ao incubar colocar-se em risco de morrrer à fome?

 

o que faço para ajudar a minha peixinha?

Editado por tarasofia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava de uma ajudinha...

 

A minha caeruleuzinha está a ficar muito magra, mesmo muito... o parto deve estar imente, mas ontem à noite apercebi-me que ela está a ficar debilitada, o corpito dela está tão magrinho, e nota-se especialmente naquela parte antes da cauda...

 

Será que devo apanha-la e tentar que expulse os alevins???

elas podem ao incubar colocar-se em risco de morrrer à fome?

 

o que faço para ajudar a minha peixinha?

 

 

Sofia á quanto tempo está a peixe a imcubar?

 

Se tiverem passado já 15 dias, podes tirar os alevins da boca dela que é o que eu costumo fazer e já vêm "feitos".

Se ela estiver bastante magra, sim pode ocurrer o risco de morrer devido á incubação.

 

Espero ter ajudado.

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pequena chewere comeu os ovos... pelo menos assim penso ter sido pois desde há alguns dias para cá ja não anda com a bocarra...e já come.

 

Quanto à caeruleus, ontem à noite fartei-me de a ver penar... decidi experimentar tirar os alevins. Correu até relativamente bem... ela antes de eu a apanhar abriu a boca e deixou sair alevins para o aqua, os outros fui eu que os retirei, ao todo 13, ja bem feitinhos, sem o saco vitelino nem nada :thumbup3:.

 

A minha ideia era solta-los depois no aqua e deixa-los à sua mercê, mas tive pena e improvisei uma maternidade.

Talvés prepare um nano que tenho para os colocar lá... depois logo vejo como me livro destes pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia á quanto tempo está a peixe a imcubar?

 

Se tiverem passado já 15 dias, podes tirar os alevins da boca dela que é o que eu costumo fazer e já vêm "feitos".

Se ela estiver bastante magra, sim pode ocurrer o risco de morrer devido á incubação.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Obrigado pela ajuda... foi importante para que tivesse decidido fazer o parto ontem à noite!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais