Perguntas basicas de recem chegado aos salgados


Erazor

Recommended Posts

Ola',

 

Alguns dos que se vao iniciar nos salgados, tal como eu, teem algumas duvidas que podem parecer basicas para quem ja' anda nisto ha' algum tempo mas que podem salvar muitos de nos.

Ora aqui vao as perguntas: ( e sim, ja' andei a pesquisar, mas muitas vezes as respostas sao para quem ja' domina alguns dos aspectos basicos da agua salgada )

 

1 - Como deve ser feita a TPA ? ( parece basica nao e' ? )

1.1 - Mudanca de agua com agua natural.

1.2 - Mudanca de agua com sais.

 

( eis algumas dos pontos que gostaria que fossem focados: duracao da TPA, exemplo, para 20 L em quando tempo devo fazer esta mudanca

? 5 minutos, meia hora, 1 hora, mais ? A agua deve ir ja' com a mesma densidade e temperatura, se nao, como estabilizar a densidade ? Por um densimetro num jerycan ? )

 

2 - Como deve ser feita a reposicao de agua evaporada ( usando agua de osmose )

2.1 - Com kalk

2.2 - Sem kalk para os que nao se querem ainda arriscar e depois terem o PH super elevado

 

3 - Existe algum esquema para a disposicao das bombas de circulacao que resulte melhor ?

 

Para ja' sao estas as minhas perguntas basicas :cry:.

 

Obrigado desde ja'

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Como deve ser feita a TPA ? ( parece basica nao e' ? )

1.1 - Mudanca de agua com agua natural.

1.2 - Mudanca de agua com sais.

 

Não percebo esta tua dúvida - uma TPA (troca parcial de água) pode ser feita com água natural ou água com sal artifícial - existem defensores de uma e de outra e por isso apenas te posso dar a minha opinião - usa água natural!

 

( eis algumas dos pontos que gostaria que fossem focados: duracao da TPA, exemplo, para 20 L em quando tempo devo fazer esta mudanca  

? 5 minutos, meia hora, 1 hora, mais ? A agua deve ir ja' com a mesma densidade e temperatura, se nao, como estabilizar a densidade ? Por um densimetro num jerycan ? )

Um factor importante é o tamanho do aqua, pois 20 litros podem corresponder a 10% ou mum aqua pequeno a mais. Partindo do pressuposto que falas numa TPA de cerca de 10% se for feita com água natural pode ser feita de uma forma imediata sem constrangimentos!

 

No caso de usares água feita com sal artificial é importante garantir que a densidade da água que vai entrar no aqua é a mesma que a que lá está dentro (ou pelo menos próxima) - se for necessário pode ser feito um ajuste aprveitando a TPA, mas este não deverá ultrapassar os 2 ppm de diferença (ie - se tiveres a densidade em 1027 e quiseres baixar para 1025 ou 1024, podes acrescentar água com pouco sal)

 

A densidade pode ser verificada com a colocação de um densimetro no jerican, como dizes - garantindo que a água já está bem misturada.

 

2 - Como deve ser feita a reposicao de agua evaporada ( usando agua de osmose )

2.1 - Com kalk

2.2 - Sem kalk para os que nao se querem ainda arriscar e depois terem o PH super elevado

 

A reposição de água deve ser feita, sempre com água de osmose e de preferência com kalk. O kalk não vai fazer subir o Ph mas sim estabilizá-lo pelo aumento do Kh.

 

3 - Existe algum esquema para a disposicao das bombas de circulacao que resulte melhor ?

 

A disposição das bombas deve ser tal, que permita uma circulação eficaz, de preferência que uma ou mais eleve a água em direcção à superfície. De resto é apenas útil garantir uma boa circulação da água em todo o aquário evitando os pontos sem circulação - não existe uma regra...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kalk não vai fazer subir o Ph mas sim estabilizá-lo pelo aumento do Kh.  

 

Diogo e Erazor...

O kalk pode subir e muito o PH. Tudo depende da velocidade que a água com Kalk é introduzida no aquario... Se for muito rapida, pode subir o PH a valores muito altos resultando em mortes, que já aconteceu a muito boa gente.

 

Se for doseado lentamente e de acordo com o volume do aqua ai sim acontecera o que o Diogo disse...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desculpem a minha imprecisão! Como para mim é óbvio esqueci-me do facto de ter que ser feita uma adição cuidada... Mas isto não é condição obrigatória - a partir do momento em que o aqua está estabilizado as reposições podem ser feitas (mesmo com kalk) de uma forma brusca - desde que se saiba o se está a fazer.

 

Eu neste momento acrescento diáriamente cerca de 2 litros de água de osmose com kalk ao meu aqua e coloco tudo de uma vez na sump (o facto de colocar na sump e esta ter cerca de 50 litros faz com que a água se misture com a água do aqua)

 

Não experimentem de imediato, pois podem ter maus resultados!

 

Marco - diz lá como é que fazes???!!! :D :)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Lembraste de termos falado nesse processo como actualmente fazes??

o facto é que desisti disso, porque como não tenho sump, o kalk não se desfazia bem e iam parar bocados pequenos de kalk em cima dos corais queimando-os...

 

neste momento retomei o pinga-pinga... só que é constante em vez de ser só de noite. não notei alterações de PH mas a pinga é muito lenta, cerca de 1 a cada 2 segundos... :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembraste de termos falado nesse processo como actualmente fazes??

o facto é que desisti disso, porque como não tenho sump, o kalk não se desfazia bem e iam parar bocados pequenos de kalk em cima dos corais queimando-os...

 

Sim, estava a ser mauzinho e na verdade não me lembrava desse facto - realmente sem uma sump é de todo impossível sequer pensar em alguma vez fazer isto - o Marco é a prova viva disso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, eu tb nao tenho sump, no inicio vou optar por adicionar apenas agua de osmose e mais tarde, quando ja' tiver mais experiencia entao vou adicionar o kalk 'a noite com a tal garrafinha de soro.

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

na onda da conversa sobre a utilizaçao do kalk, qual a quantidade deste a utilizar por litro, se é que existe uma medida... ou basta adicionar a agua e depois de ele sedimentar verter a agua (possivelmente com o auxilio de algo parecido com uma verta de vidro - TLQ e mesmo fixe! :cry: ) no aquario???

 

Cumprimentos!!! e VIVA PORTUGAL!!!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais