Transformar Piscina Em Lago


Recommended Posts

olá a todos,

no ano passado comprei uma daquelas piscinas de montar acima do nível do solo, para montar no páteo, para a minha pequenita tomar uns banhos! o problema é que ela parece ser alérgica ao cloro (tem pele utópica...) pelo que pensei em transformar a piscina num lago para poder ter alguns animais que ela pudesse observar!

como não percebo nada de lagos, pensei postar para ver que conselhos me dão?

é viável?

que animais me aconselham?

o sistema de bomba de filtragem que vinha com a piscina será suficiente para manter a água em condições?

sem querer fazer publicidade, a piscina é esta:

http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=1081

a piscina tem estrutura exterior em aço, e no interior tem um liner (lona) de cor azul, tem capacidade para 8000 litros de água sendo que a altura das paredes é de 90 cm, a bomba tem uma capacidade de 2m3 (2000 lt) por hora e o filtro fica na cabeça da bomba e é num material tico cartão, como os filtros de alguns carros!

 

já agora mais umas infos

a água está na piscina sem qualquer tratamento desde o verão passado

a piscina está no jardim, mesmo por baixo de uma pequena árvore...

a entrada e saida de água para a bomba estão no bordo superior das paredes

 

 

aqui ficam algumas pics para terem uma ideia do que se trata:

um aspecto do espaço onde fica localizada!

 

p1060194smallbo9.th.jpg

 

de outro ponto de vista

 

p1060195smallxv9.th.jpg

 

o "dono" do espaço exterior...

 

p1060200smallac4.th.jpg

 

uma vista mais próxima, onde é possivel observar a tal árvore e o aspecto da água...

 

p1060196smallzl8.th.jpg

 

agora um pormenor da entrada e saída da água para a bomba

 

p1060197smallll9.th.jpg

 

a bomba

 

p1060198smallcq4.th.jpg

 

o filtro e a bomba

 

p1060199smalljb0.th.jpg

 

os dados técnicos da bomba

 

p1060202smallhq8.th.jpg

 

e é tudo! agora aguardo por conselhos e dicas do que devo fazer a seguir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Pedro quem me dera ter uma coisita dessas...

sem qualquer problema que podes fazer dai um excelente lago para carpas, peixes vermelhos (Carrassius auratus) e outros. Aconselho a colocares muitas plantas tipo elodeas e demersuns e até uns vazos com nenufares.

Podes arranjar uns jacintos para flutuantes. para embelezares o exterior podes forrar as paredes com pedras empilhadas coladas com cimento ou com espuma de poliester.

Ficas com um lago e peras...

 

Força nesse projecto. Se por acaso desistires e quiseres vender a piscina baratita diz.

 

Cump.

 

 

olá a todos,

no ano passado comprei uma daquelas piscinas de montar acima do nível do solo, para montar no páteo, para a minha pequenita tomar uns banhos! o problema é que ela parece ser alérgica ao cloro (tem pele utópica...) pelo que pensei em transformar a piscina num lago para poder ter alguns animais que ela pudesse observar!

como não percebo nada de lagos, pensei postar para ver que conselhos me dão?

é viável?

que animais me aconselham?

o sistema de bomba de filtragem que vinha com a piscina será suficiente para manter a água em condições?

sem querer fazer publicidade, a piscina é esta:

http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=1081

a piscina tem estrutura exterior em aço, e no interior tem um liner (lona) de cor azul, tem capacidade para 8000 litros de água sendo que a altura das paredes é de 90 cm, a bomba tem uma capacidade de 2m3 (2000 lt) por hora e o filtro fica na cabeça da bomba e é num material tico cartão, como os filtros de alguns carros!

 

já agora mais umas infos

a água está na piscina sem qualquer tratamento desde o verão passado

a piscina está no jardim, mesmo por baixo de uma pequena árvore...

a entrada e saida de água para a bomba estão no bordo superior das paredes

aqui ficam algumas pics para terem uma ideia do que se trata:

um aspecto do espaço onde fica localizada!

 

p1060194smallbo9.th.jpg

 

de outro ponto de vista

 

p1060195smallxv9.th.jpg

 

o "dono" do espaço exterior...

 

p1060200smallac4.th.jpg

 

uma vista mais próxima, onde é possivel observar a tal árvore e o aspecto da água...

 

p1060196smallzl8.th.jpg

 

agora um pormenor da entrada e saída da água para a bomba

 

p1060197smallll9.th.jpg

 

a bomba

 

p1060198smallcq4.th.jpg

 

o filtro e a bomba

 

p1060199smalljb0.th.jpg

 

os dados técnicos da bomba

 

p1060202smallhq8.th.jpg

 

e é tudo! agora aguardo por conselhos e dicas do que devo fazer a seguir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questão prévia: A criança gosta da piscina? Se a pele atópica não estiver tipo eczema há cremes para proteger (isso já sabes).

Há também outros tipos de desinfecção da água das piscinas que são menos irritantes---sal, ionização... que nunca cheguei a investigar a sério porque só tenho espaço para piscina de 3000litros que é despejada e limpa 2x por semana e assim faz tanto mal à pele como o banho de banheira.

 

Para fazer o lago uma sugestão seria deixar a miúda pintar essa parede branca exterior tão apetecível.

 

Cumps,

João(mãe de gente com peles sensíveis)

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a ideia é boa.

 

Terás é que lidar com alguns problemas que passo a enumerar:

 

- Liner/tela vai furar, de certeza. A qualidade dessas telas, normalmente é fraca;

- A bomba é muito fraquinha

- ou compras uma bomba mais potente

- ou enches a piscina de plantas

- Com o tempo a estrura vai ceder. Por isso o ideal seria enterrar a piscina.

 

Não quero com isto que desistas do projecto, até porque é óptimo manter peixes. Só alerto para os problemas que vais ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, a ideia é boa.

 

Terás é que lidar com alguns problemas que passo a enumerar:

 

- Liner/tela vai furar, de certeza. A qualidade dessas telas, normalmente é fraca;

- A bomba é muito fraquinha

- ou compras uma bomba mais potente

- ou enches a piscina de plantas

- Com o tempo a estrura vai ceder. Por isso o ideal seria enterrar a piscina.

 

Não quero com isto que desistas do projecto, até porque é óptimo manter peixes. Só alerto para os problemas que vais ter.

 

tem a certeza quanto à questão da tela e da estrutura?? é que se for mesmo assim, acho que desisto da ideia e arranjo um laguinho próprio e mais pequeno... não tenho onde enterrar a piscina, e se a tela fura depois de tudo montadinho, com plantas e peixes, deve ser o cabo dos trabalhos para reparar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem a certeza quanto à questão da tela e da estrutura?? é que se for mesmo assim, acho que desisto da ideia e arranjo um laguinho próprio e mais pequeno... não tenho onde enterrar a piscina, e se a tela fura depois de tudo montadinho, com plantas e peixes, deve ser o cabo dos trabalhos para reparar...

 

Quanto à tela tenho a certeza absoluta. Essas telas são finas e acabam por romper. Eu tenho dessa tela dentro da minha estufa e lá se vai aguentando. Mas ao ar livre a coisa é diferente. A estrutura também não é do mais resistente. Com o tempo também irá ceder. Claro que essa litragem seria óptima, portanto se conseguisses arranjar uma área dessas, mas enterrada, seria o ideal.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à tela tenho a certeza absoluta. Essas telas são finas e acabam por romper. Eu tenho dessa tela dentro da minha estufa e lá se vai aguentando. Mas ao ar livre a coisa é diferente. A estrutura também não é do mais resistente. Com o tempo também irá ceder. Claro que essa litragem seria óptima, portanto se conseguisses arranjar uma área dessas, mas enterrada, seria o ideal.

 

Cumps

 

Uma ideia .... tenta fazer um muro de suporte todo em volta da piscina que pode ser forrado com e como quiseres e no interior (entre o muro e a piscina) enches com areia de obras, isso reforça-te a estrutura, só tens que ter um bom escoamento de aguas senão corres o risco de aguas que fiquem nessa zona de areia apodreçam a estrutura.

 

 

quanto ao liner, se não for um rasgão (ai corres o de todo o liner dar de si, embora com agua por dentro e muro por fora os danos devem ser minimos), um pequeno furo pode ser facilmente reparado com um pouco de vinil próprio para isso. Em todo o caso não dura para sempre e se calhar ao fim de 4, 5, 6 anos podes começar a ter problemas.

 

Eu tive uma parecida, assente directo na terra e uma espécie de relva daninha furava-me a piscina, isto pq esta ao rebentar da terra vinha tipo espigão rijo e com o peso da agua o liner é que cedia. os furos ficavam estanques por si só com o caule da planta e mesmo depois de arrancada, a pressão da agua voltava a tapar o buraco e se tive alguma perca de agua por esses (muitos) furos, foi minima, depois acabei por comprar esses vinis (em qualquer superfície que venda dessas piscinas tem disso tb) e são aplicados com a piscina cheia e tudo .....

 

 

 

Por isso considero um projecto com algum risco, mas que pode ser controlado, mas não é duradouro a longo prazo, no entanto, eu próprio antes de acabar por deitar a minha fora, equacionei essa mesma opção (foi fora pq esteve o inverno todo ao abandono e o maior erro foi desmonta-la para limpar e remendar para depois remontar ....... depois de desmontada ai sim ... os buracos deram de si e acabou-se a piscina de vez.

 

 

Abraço e boa sorte.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conseguisses enterrar a piscina é que era, fazias mais um lagozinho ao lado so para as plantas e tinhas uma piscina biologica onde a agua era filtrada pelas plantas no lago ao lado e corria para essa ja limpa, andando assim num ciclo fechado.

Esprimenta a fazer uma busca na net por piscina biologica para teres uma ideia.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais