Peixes ditos de agua fria suportam temperatuas elevadas


Recommended Posts

Boas!! para que se acabe com as duvidas de que os peixes de agua fria nao se dao bem em agua quente aqui fica o contributo do fishprofiles.com

 

http://www.fishprofiles.com/profiles/fw/pr...s+carpio+carpio

 

31 graus :lol::):)

 

 

http://www.fishprofiles.com/profiles/fw/pr...auratus+auratus

 

40 graus :):):):);):shock::shock:

 

 

estes peixes sao fantasticos!! tem uma resistencia incrivel!!!

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da mesma forma que os humanos resistem a temperaturas desde vários graus negativos ate aos 40 e tais ...

 

Mas a que temperatura te sentes mais confortavel?

 

De resto, hoje em dia há uma grande variedade de Carassius auratus. Na minha muito modesta opinião é errado tratar de igual forma, por exemplo um "Celestial" ou um "Cabeça de leão" com um Kinguio "normal" daqueles laranjinha.

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas pode se confrontar as temperaturas dos peixes tropicais e com estes peixes e chega-se a conclusao que podem coabitar sem ter como o grande problema da temperatura

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sublinho as palavras do colega Mastah. Sujeitar algumas espécies a essas temperaturas pode não se revelar mortal para o peixe mas poderá ser extremamente incomodativo, ainda por cima tomando como referência valores tão absurdos como os 40 graus! Mesmo para peixes tropicais, os 31 graus já são excessivos.

 

:twisted:

 

Dentro do mesmo raciocínio, incomoda-me ver bettas mantidos a 18 graus... os meus bettas encontram-se todos em tanques tropicais e dá gosto ver a sua vivacidade!

 

:twisted:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu pessoalmente há alguns anos já mantive vários peixes vermelhos (dos normais) em aquários comunitários de 60 cm e de 1 m a cerca de 24-25º (e no pino do verão um pouco mais quente pois os aquários estavam em varandas fechadas com vidros) e eles chegaram mesmo a desovar depois de uma mudança de água. Na altura depois de retirar as folhas onde ficaram espalhados alguns dos ovos consegui criar uma centena de pequenos peixes vermelhos :lol:.

 

Mas concordo que os peixes não devem ser sujeitos a condições extremas de temperatura, portanto sujeitá-los a temperaturas constantes de 30º ou superiores não lhes deve fazer muito bem à saúde...

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que eu quero dizer é que muita gente que tem peixes de agua fria e que juntar-lhes alguns tropicais, sao logo comtrapostos pelo problema da temperatura!

 

é evidente que nao tou a dizer que os peixes de agua fria devam ser mantidos a essas temperaturas, nem os tropicais o são!! Só discos e mesmo assim ha quem os mantenha a 27 graus!

 

 

Com isto quero dizer que peixes de agua fria e de aguas tropicais podem coabitar sem ter como problema o factor temperatura e que aqua fria nao é sinonimo de agua gelada!!!

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro disse:

Eu pessoalmente há alguns anos já mantive vários peixes vermelhos (dos normais) em aquários comunitários de 60 cm e de 1 m a cerca de 24-25º (e no pino do verão um pouco mais quente pois os aquários estavam em varandas fechadas com vidros) e eles chegaram mesmo a desovar depois de uma mudança de água.

 

OK. Se calhar desovaram porque a temperatura baixou com a muda de água, não? Penso que acima dos 24/25º nenhum peixe de água fria se deve sentir cómodo. Porque como o nome indica: água fria.

Não quer dizer que em águas mais quentes eles não se adaptem desde que exista uma boa circulação de água. Agora, acho que com tanta variedade de peixes de água quente que existe, para quê sujeitar os coitados de água fria a temperaturas tão altas?

 

Não sei se já repararam, mas em muitas lojas, nas baterias de peixes, muitos peixes de água fria estão doentes nesta altura. E porquê? precisamente porque a temperatura dentro das lojas é alta, logo, a das baterias também. E isso não é nada bom para eles, levando-os a adoecer.

 

Adriana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que eu quero dizer é que muita gente que tem peixes de agua fria e que juntar-lhes alguns tropicais, sao logo comtrapostos pelo problema da temperatura!

 

 

O que tem é que muitos iniciados em aquariofilia começam por peixes de agua fria e pouco tempo depois arependem-se e querem passar para peixes de aguas tropicais, por causa disso mesmo que disses-te Adriana, devido a grande diversidade de peixes tropicais, que são muito mais faceis de encontrar do que os mais bonitos de agua fria!!! Tal e qual aconteceu comigo!!! E agora mantenho 3 carpas comuns (as que comprei quando me iniciei) em conjunto com peixes tropicais (tetra cardinais (por enquanto) e ja tiveram com guppies) a uma temperatura de 24graus, sem problema!!

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Tarlex disse:E agora mantenho 3 carpas comuns (as que comprei quando me iniciei) em conjunto com peixes tropicais (tetra cardinais (por enquanto) e ja tiveram com guppies) a uma temperatura de 24graus' date=' sem problema!![/quote']

 

Há quanto tempo tens os tetra cardinal no aquário a 24ºC?

De verão aguentam, mas de inverno deve ser muito dificil e provavelmente terás de subir a temperatura para os 26/28ºC.... achas que as carpas vão aguentar???? :lol::lol:

 

Adriana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de água fria é só o nome com que ficaram conhecidos.

Na verdade eles sentem-se bem e são oriundos de águas que rondam os 25º como a maioria dos peixes.

O facto de eles AGUENTAREM temperaturas baixas é que lhes deu a fama. Não acreditem em tudo o que ouvem.

 

Adriana: 24º são 24º quer no verão quer no inverno :wink: num aquário não há estações, és tu ques as fazes.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name='"MrPCB" disse:

[b]Adriana: 24º são 24º quer no verão quer no inverno :) num aquário não há estações' date=' és tu ques as fazes.[/b']

 

Isso eu sei! O que eu queria explicar era que de verão os tetra cardinal aguentam a temperatura dos 24/25ºc no aquário, mas de inverno, com as oscilações de temperatura, em maior parte dos casos, eles morrem. Precisam de temperaturas mais altas 27/28.ºC.

 

Se os peixes de água fria, são apenas de água fria porque aguentam temperaturas baixas, porque não experimentar, no inverno pô-los a 30ºC junto com Discus, que muitas das vezes têm de estar a essa temperatura para se aguentarem?

 

Por exemplo, os peixes de água salgada tropical, são de água quente, certo? Então porque é que temos de os ter no máximo a 26/27ºC nesta altura do ano, porque é que não conseguem viver a 30ºC?

 

Se calhar porque cada familia e quando digo familia refiro-me a: àgua quente, água fria e água salgada tropical, tem um ideal de temperatura para viver em qualidade. A chamada Qualidade de Vida.

Não sei... digo eu....

 

Adriana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de água fria é só o nome com que ficaram conhecidos.

Na verdade eles sentem-se bem e são oriundos de águas que rondam os 25º como a maioria dos peixes.

O facto de eles AGUENTAREM temperaturas baixas é que lhes deu a fama. Não acreditem em tudo o que ouvem.

 

 

that's it!!! É mesmo isso que o MrPcb escreveu!!

 

no inverno vou introduzir o termostato que esta a ser utilizado para criaçao de guppies! mas por enquanto nao ha problema e a agua ronda sempre os 24/25/26graus!!!

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso eu sei! O que eu queria explicar era que de verão os tetra cardinal aguentam a temperatura dos 24/25ºc no aquário, mas de inverno, com as oscilações de temperatura, em maior parte dos casos, eles morrem. Precisam de temperaturas mais altas 27/28.ºC.

Desculpa, não percebi o argumento... quais oscilações? com termostato no aquárioo só há mesmo oscilações é no verão quando o aqua ultrapassa a temperatura programada, no inverno o termostato está sempre a ligar e a água sempre a rondar o valor programado.

 

Já agora, sim cada peixe tem a sua faixa de conforto específica, simplesmente a faixa de conforto dos peixes de água fria é idêntica à dos chamados tropicais. Tão simples quanto isso.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

É assim eu hoje coloquei dois peixinhus de agua fria no meu aquario comunitario e pus um cichlosoma facetum no antigo aquarios dos peixes d´agua fria.

O problema coloca-se quando o meu irmao comprou flocos para peixes d´agua fria.

Que faço a esses flocos?

Meto no aquario comunitario para os peixes de agua fria ou dou-os ao cichlosoma facetum k ta a viver no aquario sem termostato (tou a tentar arranjar um)?

Um abraço, André..............

 

........e VIVA O SPORTING!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora o comentario.

Eu sou da opiniao k os peixes d´agua fria podem viver em aquarios comunitarios, desde que a temperatura teja regulada (24/26º).

 

Agora expor os peixes a temmperaturas de 30/40º isso ja e demais.

 

Se ja as pessoas têm dificuldade em se ambientar a essas temperaturas altissimas.....imaginem os peixes.

Um abraço, André..............

 

........e VIVA O SPORTING!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Caros amigos não resisti...

 

Já tive oportunidade de lançar um tópico sobre temperaturas e esta é uma das minhas áreas de maior atenção, pelo que apesar de tardiamente resolvi dar a seguinte contribuição :

 

Não há na realidade peixes de água fria à venda em Portugal e muitos poucos de nós têm condições para os criarmos em casa.

Eu considero pessoalmente que só podemos considerar nesta categoria as espécies que vivem em latitudes extremas ou em lagos situados a altíssimas altitudes que não sobrevivem mais do que algumas horas a temperaturas superiores a 16 ou 17ºC.

Os peixes que toleram descidas de temperaturas até quase ao ponto de congelação não são obrigatoriamente peixes de água fria mas sim subtropicais ou tolerantes ( como prefiro chamar-lhes ), uma vez que algumas destas espécies passam mais tempo em temperaturas acima dos 15ºC do que abaixo desse limite.

A maior parte dos peixes que consideramos como peixes de água fria aqui no nosso país, ( tirando algumas espécies locais que habitam a chamada zona da Truta onde a temperatura pode alcançar uns incríveis 17ºC numa semana extremamente quente onde as temperaturas máximas do ar ultrapassem muito os 30ºC ), têm de facto uma preparação genética para viverem dentro de uma amplitude térmica considerável, suportando no Verão temperaturas próprias das águas equatoriais e no Inverno pouco acima de 0ºC.

As (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que foram introduzidas em Portugal e noutras partes do mundo ( G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis holbrooki ), sobrevivem em temperaturas compreendidas entre 2ºC e 43,5ºC... serão peixes tropicais ou peixes de água fria ?

Agora resta saber por quanto tempo os peixes sobrevivem nos dois extremos.

Se tivermos em consideração que em muitas águas interiores os peixes dentro de certas latitudes podem ter que suportar temperaturas extremas de mais de 26ºC no Verão, temos que compreender que nas grandes massas de água há também “ refúgios térmicos “ que permitem a essas espécies evitarem os extremos de temperatura ( tanto no frio como no calor ).

Sem querer entrar na questão do oxigénio dissolvido para explicar como é que algumas espécies tolerantes conseguem sobreviver a temperaturas elevadas por curtos períodos de tempo peço-vos que ponderem no seguinte...

Manter peixes habituados a um ritmo certo de evolução térmica todo ao ano a temperaturas próximas do seus limites de resistência é quase um crime.

As consequências são tão más que apenas me limito a perguntar-vos se já pensaram nas consequências hormonais, de imunidade ou dos ciclos biológicos que tal prática pode acarretar.

Os peixes são fruto de processos evolutivos muito complexos e demorados e não é numa ( nem em 290 gerações ) que podemos contrariar a sua natureza e o funcionamento do respectivo organismo.

Para que tenham a noção do meu ponto de vista, antes de vos deixar algumas definições sobre aquilo que estou a dizer em relação às temperaturas pensem que se há espécies que não são apropriadas para serem mantidas em aquário são precisamente aquelas em que não podemos cumprir com os factores básicos para a sua saúde. Neste caso podemos considerar a falta de uma correcta gestão de amplitudes térmicas e de ciclos sazonais ( estações do ano ) como tão importantes para alguns peixes como as condições químicas da água ou a sua qualidade.

Como sabem, para cada espécie há uma temperatura que denominamos “ ideal “ em que os peixes atingem o melhor do seu funcionamento fisiológico.

Obviamente que em todo o lado as temperaturas variam e por vezes fogem aos seus padrões “ normais “, pelo que os peixes evoluíram de tal forma que têm que se conseguir adaptar a temperaturas acima e abaixo dos padrões ditos ideias ou óptimos.

A tal variação de temperatura chamamos vulgarmente o limite de tolerância.

Mesmo fora das temperaturas óptimas ou “ ideais “ uma espécie pode continuar a crescer e por vezes a reproduzir-se.

Flutuações graduais dentro da temperatura óptima ou mesmo nos limites das temperaturas de tolerância como as ocasionadas pelas diferenças entre o dia e a noite são benéficos.

Porém, aqueles períodos de tempo passados fora do limite de tolerância, isto é, entre a fronteira do limite de tolerância e os limites de sobrevivência são prejudiciais. Os danos sofridos serão em proporção à resistência do indivíduo, à herança genética da sua população, da sua espécie, e à duração e extensão do afastamento dos limites da tolerância.

Eu chamaria então à variação entre a temperatura mínima e máxima em que um peixe pode sobreviver nem que seja por curto espaço de tempo e as fronteiras com o limite de tolerância, a gama de temperaturas de sobrevivência ou, nos casos extremos... o limite máximo e mínimo de sobrevivência.

Em termos gerais, o índice do metabolismo do animal aumenta ou baixa com as temperaturas porque os peixes são animais de sangue frio, ou seja, o seu sangue encontra-se vulgarmente entre 0,6ºC e 1ºC de diferença da temperatura da água onde vive.

Desculpem-me mais um mensagem alongada mas achei importante esclarecer isto.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os classicos peixes de agua fria carpas e peixe dourado/pimpão são de facto originarios de zonas temperadas em que a superficie da agua gela, não há adaptação que vá tão longe. Por outro lado existem em climas equatoriais, por toda a Asia tropical a carpa comum que é criada em piscicultura é é comum selvagem em muitas aguas. O peixe dourado é tambem lá criado aos milhões e tambem existe selvagem. O mesmo em Africa e America. Outras especies de climas frios como o Ctenopharyngodon idellus, que vem do rio Amur, fronteira entre a china e a Siberia russa... é comum nas pisciculturas tropicais e foi introduzido em muitos sitios nos tropicos. O mesmo para outros ciprinideos de climas frios como o C. molitrix e o A. nobilis.

Antes de ontem vi uma imagem de varios C. idellus capturados na Romenia num buraco no gelo da superficie e ao mesmo tempo existem em singapura a 27ºC! Esta adaptação a viver sempre em calor é algo que ainda não compreendo, pois que os ciclos naturais das quatro estações, a variação de temperatura e de luz ao longo do tempo não existe. No entanto todas estas especies lá estão felizes. O mesmo aliás para muitas plantas de regiões temperadas criadas nos tropicos.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo & colegas,

 

Esta última intervenção era o que eu mais temia que acontecesse.

Existem de facto algumas espécies das latitudes intermédias que “ sobrevivem “ em climas tropicais ( temperaturas elevadas todo ano e baixas amplitudes térmicas ).

Na África Austral nas zonas litorais onde as temperaturas da água são sempre superiores a 15ºC e noutras localizações onde por vezes nunca descem dos 20ºC existem peixes Vermelhos ( Carassius auratus ) em lagos de jardim.

Na minha infância pude mesmo capturar num determinado lago público alguns ciprinídeos Ibéricos ( Chondrostoma spp ) em Moçambique.

Estes ciprinídeos nunca se reproduziram e na época mais quente do ano permaneciam numa espécie de letargia todos juntos no fundo ( como os nossos barbos no Inverno ).

De facto em pouco tempo ficaram animais adultos atingindo as medidas máximas para a sua espécie, contudo em poucos anos deixaram de ser capturados pelo que presumo que não se tenham estabelecido.

Poderia ter sido por não terem encontrado correntes de água que estimulassem a postura ou bancos de vegetação onde se salvariam alguns ovos... ou por motivos relacionados com as temperaturas.

Sou tentado a imaginar que apesar do que está aqui a ser discutido, alguns peixes tolerantes, nomeadamente das famílias Ciprinidae e Centrarchidae podem sobreviver aos climas tropicais ( temperaturas elevadas todo ano e baixas amplitudes térmicas ). Resta saber em que condições.

Sei que no Quénia há populações estabelecidas da (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ( Lepomis gibbosus ) que existe nos nossos rios e que é originária dos Estados Unidos da América.

Atenção que não estamos a falar de locais que se situam perto do equador mas que possuem climas de altitude onde a temperatura no Inverno ou à noite baixa muito.

Assim mesmo reitero o meu apelo à vossa pesquisa e respeito sempre que possível das exigências dos peixes. O importante é mantê-los dentro dos limites de tolerância e respeitar as variações sazonais de preferência... se não para os reproduzirem pelo menos para os manterem “ felizes “.

Haverá algum biólogo que queira dar uma ajuda neste tópico ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Miguel, não há nada a temer... De facto a adaptação de especies de regiões temperadas é uma longa historia e elas não se limitam a sobreviver mas muitas delas expandem-se e tornam-se invasivas e causam os classicos problemas postos pelas especies introduzidas. Há varios trabalhos da FAO sobre o assunto. Alem da carpa e do pimpão que florescem em imensos paises tropicais alterando o ambiente, sobretudo a carpa, uma introdução classica com muito êxito é o Achigã. Do Mexico ao Quenia, passando no meio por dezenas de outros paises tropicais, o nosso conhecido amigo parece apreciar imenso o calor constante e invadiu tudo e mais alguma coisa. Estas adaptações são muito interessantes e ainda não estão bem explicadas.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Obrigado pela excelente contribuição.

Tens toda a razão mas penso que o que está aqui em causa não são as espécies tolerantes que sabemos por experiência que se prestam a sobreviver todo ano em temperaturas elevadas uma vez que proliferam em locais com climas subtropicais ou porque devido ao seu grande poder de adaptabilidade têm defesas para rapidamente lidarem com a ausência de estações do ano.

A Carpa ( Cyprinus carpio ) e o Peixe Vermelho ( Carassius auratus ) assim como algumas espécies Norte Americanas da família Centrarchidae que eu sigo de perto ( e que tu deves conhecer tão bem ou melhor do que eu ), de facto não são exemplos de « peixes de água fria ».

Esta capacidade de adaptação maravilhosa que algumas espécies tolerantes por nós referidas possuem aos climas tropicais pode levar alguns dos visitantes deste tópico a descuidarem os mais elementares cuidados com outras espécies tolerantes mais sensíveis, isto já para não falar dos denominados « peixes de água fria ».

É só nesse sentido que, sem tirar todo o mérito da tua notável observação, eu queria deixar bem claro que nem todos os peixes de climas não tropicais se adaptam aos trópicos ou a um aquário cujas temperaturas são mantidas todo ano acima de 20ºC.

Para ilustrar este meu ponto de vista deixo aqui o exemplo do Girardinichthys viviparus, o primeiro membro da família Goodeidae a ser descrito pela ciência.

De facto, esta espécie endémica do Lago Texcoco junto da actual Cidade do México onde o clima pode ser considerado subtropical, estará teoricamente mais próxima dos peixes tropicais do que dos peixes de água fria.

Estes peixes ovovivíparos preferem viver em temperaturas compreendidas entre 17ºC e 20ºC embora a sua tolerância se situe em limites de temperatura bastante acima e abaixo desse curto intervalo.

Descobriu-se em pouco tempo que nos espécimens mantidos em aquário a temperaturas permanentemente superiores a 22ºC a sua longevidade é curta e muitos dos exemplares ficam propensos a contraírem pelo menos uma forma de tuberculose piscícula entre outras enfermidades mais vulgares.

Mudanças frequentes da água e temperaturas mais frescas provaram que são benéficas ao ponto de ser umas das espécies que apresentam maiores índices de longevidade da família e das mais elevadas taxas de resistência às doenças mais vulgares se for mantida nas suas temperaturas ideais.

Paralelamente, a actividade sexual e as cores dos exemplares sofrem bastante com as temperaturas elevadas. Para além desses inconvenientes acresce ainda que o nível de mortalidade dos jovens e o seu pleno desenvolvimento são gravemente afectados se as crias e animais imaturos forem mantidos a temperaturas acima de 22ºC antes de atingirem o estádio adulto.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caros amigos!!!!

 

Só queria dar a minha opinião!!! Eu possuo alguns peixes de agua "fria" mas por pouco tempo porque em breve vou comprar um aquario maior e ai vou colocar os meus kinguios a uma temperatura de 24 graus para permitir adicionar umas coridoras que fazem tanta falta na limpeza...

Se verem o forum brasileiro irão reparar que lá os kinguios saõ mantidos sempre em água quente.

 

Quanto ao que disseram atrás nas oscilações dos aquarios creio que isso é falso. Só existe variação de temperatura no Verão quando a temperatura exterior é mais alta que a do aquario. No Inverno a temperatura do aquario é constante pis é para isso q serve um termostato. Para manter a agua a um determinado nivel. Acho absurdo dizerem que têm que aumentar a temperatura no Inverno. Só se esses termostatos estão com defeito...

 

Abraço e até uma próxima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Água Amena é uma coisa, agora 30 e 40 graus???????????

 

Para fritar os peixes é perfeito!

 

Tens que me dizer qual é o lago no mundo que tem Carassius com temperaturas na ordem dos 40 graus!

 

Aposto que n encontras!

 

Deixa-os estar em águas frias ou temperadas que estão muito bem!

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Muito se tem escrito sobre este interessantíssimo tema.

Algumas contribuições de facto assinaláveis pelo seu valor e qualidade outras merecem alguns esclarecimentos aos quais não me posso furtar.

Em primeiro lugar é bom que fique bem claro que depois de tudo o que atrás foi desenvolvido devemos considerar algumas variedades de Carassius auratus cultivadas em cativeiro há muitas gerações menos resistentes devido à sua consanguinidade.

Estes peixes em particular são menos resistentes às temperaturas baixas não porque tenham em tão pouco tempo em termos de evolução sofrido uma adaptação às temperaturas mais elevadas mas porque, como qualquer animal que transporte menos variedade genética no seu código, estão mais susceptíveis às doenças e aos efeitos das baixas temperaturas nos animais de sangue frio.

Já tive oportunidade de referenciar que em países tropicais como o das minhas origens há de facto peixes desta espécie a viverem em lagos mas muitas vezes não se reproduzem.

Pelo facto de aí existirem não quer de forma alguma dizer que estejam “ felizes “ ou que se tenham adaptado perfeitamente ao clima.

Sendo uma daquelas espécies que eu considerei como “ tolerantes “ é óbvio que “ sobrevivem “ a temperaturas elevadas todo o ano... resta saber a que preço para o bem estar do animal e para a sua saúde.

Neste ponto não tenho visto muitas opiniões expressas, o que me leva a pensar que poucos de nós se preocupam com a saúde e o bem estar nos nossos peixes. Dá a entender que o que interessa é conseguir as ditas adaptações com sucesso àquilo que bem entendemos serem as condições que temos possibilidade de ter em casa e não às necessidades biológicas dos animais.

Há Carassius auratus a sobreviverem perfeitamente em climas tropicais e a serem “ reproduzidos “ por formas artificiais em países equatoriais como Singapura.

Fica ainda a informação para todos que inúmeras espécies do género Corydoras suportam perfeitamente as temperaturas da água no Inverno do Sul do nosso país e por isso não necessitam de qualquer preocupação com o aquecimento da água dentro de uma habitação das nossas onde por norma as temperaturas não descem abaixo dos 16ºC nos dias mais frios do inverno. Assim mesmo há casas onde nunca se consegue descer a temperatura da água do aquário abaixo dos 18ºC sem ajuda de meios artificiais, uma vez que há uma grande preocupação em manter no pico do inverno a temperatura do ambiente moderadamente “ confortável “ para os humanos. Nesta última questão não me refiro evidentemente a aquários colocados em marquises e varandas pouco protegidas e viradas a Norte ou dependências exteriores à casa de habitação.

É mais difícil muitas vezes baixar a temperatura dos 29ºC da água do aquário no Verão do que ter temperaturas mortais para os nossos peixes no Inverno dentro de casa sem sistema de aquecedor com termostato.

A pergunta que eu deixo para reflexão é a seguinte :

O que deve ser mais importante... ter peixes que se adaptem às condições dos nossos aquários em detrimento de outras espécies mais ambicionadas, ou fazer os nossos peixes “ adaptarem-se “ àquilo que lhes queremos impor ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva !!! Já respondi a este tema algumas vezes e foi por isso que até agora não intervi. Mas já que o assunto esta a ser tão debatido neste tópico vou deixar aqui a minha singela opinião.

 

Vamos por partes:

 

:D O que é considerada agua fria em aquariofilia?

 

Àgua fria é considerada agua a uma temperatura que vai sensivelmente dos 13 aos 22 graus.... Agua quente (tropical) irá dos 23 aos 32 graus. De 13 para baixo a agua a meu ver ja começa a ser extremamente fria e chegando por volta dos 0 graus a agua é gelada !!!!

 

De todos estes valores os peixes dourados são de AGUA FRIA ou seja no Inverno a temperatura deveria só baixar aos 13 14 graus e não mais... no Verão deveria ir somente até aos 22 e não mais.

 

:D Porque aguentam os peixes dourados valores de temp fora do intervalo 13 --- 22 ???

 

Porque ao contrario dos peixes tropicais estes possuem um metabolismo flexivél ou seja:

 

:D Em agua extremamente frias o peixe diminui o metabolismo ficando em estado de letargia (come menos, nada menos) e em agua gelada simplesmente hiberna (não come, não nada e pode até ficar parado no fundo do aquario/lago)

 

:D Em agua tropicais o peixe aumenta o metabolismo... Come mais, nada mais e até pode vir a crescer mais. O grande senão é que este aumento do metabolismo do peixe retira-lhe esperança de vida ou seja o peixe dourado vive menos anos em aguas quentes do que em aguas frias.

 

 

O equilibrio é atingido fazendo variar a temp do aquario anualmente entre 13 a 22 graus. Alias o aumento do Inverno para a Primavera induz muitas vezes a reprodução....

 

O que se passa é que no Verão a temp do aquario pode altrapassar e muito os 30 graus. Eu pessoalmente não vejo qualquer problema pois sei que esse aumento é só durante uns 4 ou 5 meses (em Portugal claro) !!!

 

:arrow:Podem os peixes dourados aguentar 40 graus???

 

Eu respondo a esta pergunta com outra pergunta:

 

Consegue viver um cão de grande porte (ex um dalmata) dentro de um apartamento sem nunca vir à rua durante 15 anos ???

 

Conseguir consegue mas será que o cão vive feliz dessa maneira???

 

Espero ter ajudado :lol::lol:

 

Abraços !!! :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais