Overflow Canalizado


Recommended Posts

Depois de algum copianço daqui e acolá...

cria-se uma coisa nova ou não...

 

Eis o meu overflow ...

custou tudo 20 euros!!!

 

Mesmo a tubagem toda até á sump (não coloquei nas imagens o resto da tubagem) e cola tangit para colar pvc.

 

aqui:

www.ASC.pt

 

o meu anterior DIY de overflow, tinha menos débito que este...este a tubagem é quase de "manilha"

heehhe

 

DSCF0145.JPG

 

O overflow propriamente dito é com tubagem de 50 mm, o que dará grande débito...

 

para ferrar é complicado tendo de ligar a bomba de retorno para retirar ar não esquecendo de tapar o lado do T que ficará exposto ao ar.

 

depois desliga-se a bomba e aquilo começa logo a trabalhar...

devemos nessa altura retirar a mão que tapa o tal tubo T entrando o ar para não ferrar completamente e cair nessa zona só por gravidade...

 

Parece-me ser super silencioso...

mas apenas o experimentei uns minutos com mangueira ...

altura de concluir o resto do projecto...

depois posto mais imagens do trabalho concluido.

 

Podemos ver teflon, no tubo onde cairá por gravidade a água. é este tubo que irá nivelar o água do aquário superior...

 

 

O T é propositado para entrar ar e assim não ferrar completamente...

 

melhor uns desenhos a explicar...

overflow.jpg

 

foto já tudo terminado:

 

DSCF0149.JPG

 

Estou a pensar conceber um outro mas com o estrangulamento mais baixo no tubo maior vertical que vai até á sump...

isto irá criar um engarrafamento, que irá promover um nivel de água acima deste...

mas mais peso...mais débito...

equilibrando nalgum ponto...reduzindo o ruido...espero eu...

:P

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi esta foto:

 

DSCF0149.JPG

 

Podes tirar uma foto visto de cima e visto por trás do aqua?

Ainda não consegui perceber bem como está montado isso.

 

Acho que a melhor maneira de diminuires o ruido é colocares uma torneira no T de entrada de ar, e no tubo que cai na sump, pôr a água a atravessar uma esponja. Foi a melhor maneira que arranjei, quando tinha o meu nano-reef furado atrás e com a sump por baixo do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi esta foto:

 

DSCF0149.JPG

 

Podes tirar uma foto visto de cima e visto por trás do aqua?

Ainda não consegui perceber bem como está montado isso.

 

Acho que a melhor maneira de diminuires o ruido é colocares uma torneira no T de entrada de ar, e no tubo que cai na sump, pôr a água a atravessar uma esponja. Foi a melhor maneira que arranjei, quando tinha o meu nano-reef furado atrás e com a sump por baixo do aqua.

 

Depois mando mais fotos...

já modifiquei ligeirmente o sistema e pelas minhas contas faz na boa 6000 litros por hora...

A bomba faz no máximo 3000 litros/hora, e esta no máximo, não consegue nem ocupar 50% do tubo que liga ao T onde cairá por gravidade...mesmo sem métodos cientificos parece-me que aguentaria mais de 6000 litros/hora...

:snipersmile:

 

A ideia disto é a seguinte:

 

DSCF0145.JPG

a parte mais proxima da camara é o intake do overflow, a imagem está quase de frente...

aquilo enche-se tudo de água, que cai por gravidade no tal T (parte final)

depois é por gravidade até à sump.

 

Aquilo funciona porque o U mais afastado enche e qunado transborda é que a água sai...

transborda se tive a bomba de retorno a funcionar...

 

senão estiver nivela até ao ponto mais alto possivel permanecendo a água no tal U e o U por onde entra a água (zona mais proxima da camara), ficará sempre sem ar...

 

ter em atenção que já melhorei este projecto agora é tudo 50 mm até á queda de água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MElhor que falar é ver...

 

Vejam a coisa a trabalhar o débito deve estar aqui perto dos 2000 litros por hora...

 

 

E depois da bomba parar isto pega ...sem qualquer problema (não desferra)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Este teu projeto é muito interessante,e interesa-me bastante pois estou a fazer algo similar, primeiro construi um em acrilico mas não gostei do "objecto" final, por isso decidi fazer um com o principio que usaste, só tenho uma duvida. Em relação ao coletor do overflow que capta a água, se o nivel do aquário baixar (falta de corrente ), o mesmo vai desferrar de certeza, mas mantendo claro a água no U, a questão é que quando a bomba começar a debitar, e o nivel a subir até á boca de captação, a mesma não entrará no seu interior porque o ar fará de tampão, a não ser que-1º como se vê no filme, e não no overflow fotografado, existe um anel em volta da boca da entrada de água, que pode ser para os peixes não entrarem, mas tambem pode ser ao mesmo tempo um pequeno reservatório com água, que assim sendo evita que o tubo desferre -2º- reparei na existência de um pequeno tubo de ar transparente, que me parece ligado ao tubo de recolha de água,o que se for permite a saida do ar que se encontra no interior do dito, permitindo que ele ferre, por favor esclarece, 1º como colocaste o "anel" e sua função, 2º se existe realmente o tal tubo de ar, porque se não for assim decerto ele desferra.

Obrigado Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente...

O tubo vai internamente mais baixo...

ou seja a entrada da água não é onde ela cai no "captador" de água, ela cai e vai parar ao tubo de 50 mm que está a sua entrada uns cms abaixo...

 

como é óbvio isto desferrava se o nivel minimo do tubo que vai ao T ficasse abaixo da entrada no tubo de 50 mm escondido, esvaziava completamente...

 

pode ser ao mesmo tempo um pequeno reservatório com água, que assim sendo evita que o tubo desferre

 

é um pequeno reservartorio de água...

banana rock

 

Aquilo não será bem para ferrar, acho que não tinha potencia para isso...

é apenas para não desferrar...

aquilo está ligada a uma bomba powerhead, com o efeito venturi...

ou seja se ligares um tubo mais fino a outro mais grosso, se tiveres a debitar água pelo tubo mais grosso, irá criar um efeito de vácuo no outro...

:é o efeito venturi...

 

O vacúo faz retirar as tais bolhas de ar que podem surgir, desferrando.

liguei o tubo transparente, através de um furo, basta uma broca com diametro ligeiramente inferior ao de um tubo de ar normal, e toca a meter o tubo pelo buraco...

não sai.

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Podes PF fazer um esquema do overflow "final" acho que esta 5*. Era de grande valor. com todas as conexões

Grande debito sim senhor.

Tenho um aqua de 60L que se calhar vai passar a sump do 300L.

 

Obrigado

Fx

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas realmente tá fantastico... mas para os menos entendidos na materia isso é chinês lol... já percebi mais ou menos mas como o fxbrito disse se puderes por um esquema final o ppl agradecia e já agora, tb gostava de fazer isso e o tal aqua velho de 60cm secalhar já lhe dava uso :chair:

 

cumps e continua!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já fiz overflow e sump e.... já desisti.

Vou colocar a bomba 2000L/h de retorno num bidao de 30L cheio de materia filtrante (ceramica+leca+lâ).

Acho muito mais seguro.

Abraço.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu funciona na perfeição, ( mas é diferente desse ) e a adição da sump foi o que fiz de melhor pelo equilíbrio do aquário, já me preparo para o evoluir esteticamente, agora quero fazer um em vidro, mas esse é muito fácil de fazer, não ocupa espaço, e é muito funcional, não entendo como não funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
O meu funciona na perfeição, ( mas é diferente desse ) e a adição da sump foi o que fiz de melhor pelo equilíbrio do aquário, já me preparo para o evoluir esteticamente, agora quero fazer um em vidro, mas esse é muito fácil de fazer, não ocupa espaço, e é muito funcional, não entendo como não funciona.

 

só para reafirmar que nunca tive problema com o meu dito overflow...(exceptuand os casos já referidos, bomba que tira o ar parada´há semanas , sem dar conta...)

 

a água entra para o overflow imediatamente abaixo da superficie, assim escuma a superfice de gordura...

 

entra pelo tubo mas faz o efeito "pente" como podem ver nas fotos, entre a tampa e o tubo...é estreita a entrada, não entra peixes....vai pela parte externa do tubo até chegar á entrada do tubo....pelas fotos dá para perceber...

 

sobe e como sobe tem vencer o efeito dee gravidade e portanto preciso do efeito de sifão.

qundo atinge o topo do aquario, deixa de subir e fica o tubo horizontal até á parede, depois tenho um U apenas para impedir que o ar se instale quando a bomba para, (ar vindo de baixo), se a saida do U estiver muito abaixo vai entrar ar... mas neste caso será por cima...

depois do U cai por gravidade até á sump...

 

5 estrelas mesmo com bombas potentes... agora e para dormir descansado uso o reactor de cálcio hehehe, para retirar alguma bolha que se aloje evitando assim micobolhas no sistema, também são raras as bolhas......

 

A bomba do reactor de cálcio tem entrada de água e a entrada de água está ligada ao topo do tal overfow, o ar acumula-se na parte mais alta, e é daí que a bomba retira o ar...aliás será quase sempre só água....

 

espero ter sido bem eloquente, para isto não parecer chinês...

:character0050:

 

diagrmas não há..porque isto não dá com fita métrica... apenas o bom senso e o cnohecimento de alguma fisica...

istt só devrá atingir a altura q.b. para sair do aquário vindo da superficie, minima possivel, e a altura e comprimento do U está ligada ao nivel da superficie do aquário...

A entrada de ar (para que caia por gravidade apenas nessa parte) reduz ruido e muito, a velocidade da agua está ligada ao diametro do tubo e também é influenciada pelo nivel da saida do U para a sump, se estiver mais abaixo mais velocidade, até ao ponto que se a bomba parar, entra ar por cima....mais nem seempre é melhor...

 

de reparar que a saida do U está quase equiparada com o nivel do meu aquário...no meu caso....isto depois nivela.... o problema é ressolvido do seguintes modo:

 

aumentamos o tubo interno e copo onde entra a água e assim já podemos aumentar o débito e meter a saida do U mais abaixo sem risco de desferrar, fica com o tubo mais enfiado no aquário...má solução.... inestética....

 

A água entra pela parte externa do tal tubo vai lá baixo e só depois sobe.. é essa a dita entrada (quando sobe) que deverá estar sempre abaixo da saida do U que refri....

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Acabei por substituir o meu overflow, como já tinha dito, acabei por fazer um em vidro, simplesmente espectacular, uma caixinha em vidro, com 20cm de comprimento, por 17 cm de altura e 12 de largura, que mandei fazer, paguei 15€ pela dita, mas quem é “craque” não tem de a mandar fazer ( de cabeça, penso serem estas as medidas, agora já o voltava a fazer mais pequeno ), na parte de cima a todo o comprimento foi colado com silicone uma peça em forma de U em alumínio ( uma “parede do U é colada na parte interior da caixa de vidro, a outra vai encaixar no aquário, e já está “suspenso” no dito), no fundo, foi feito um furo no vidro para levar o tubo de descarga no qual foi aplicada uma torneira, que ficou com o centro a 17cm, sendo o furo de 2cm de diâmetro, sobrando 2cm de vidro até á ponta, levou a bengala, (tubo que traz a água do aquário para a “caixinha de vidro”, colei cantoneira em alumínio (todo o alumínio foi comprado no AKI) só porque tenho “medo” de quando e se for necessário lavar o overflow, não vá dar um toque nas quinas da caixa e danificar a dita, só vos digo que é “infalível” o funcionamento do dito, não tenho fotos, porque ainda sou “marreta” para as colocar no fórum, mas mais tarde tenciono faze-lo, é bonito, barato, á prova de “desferrânços”, só não será tão estético, para quem não goste de ver nada pendurado no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais