Vallisneria


Sílvia Figueiredo

Recommended Posts

Boas

 

Eu tive umas Vallisneria spiralis, mas acontece que as folhas apodreceram em pouco tempo...

Talvez não tenho plantado devidamente.

 

Alguém me pode ajudar e a dar dicas?

 

Cumps

 

 

Olá Sílvia.

 

Podes ser um pouco mais específica? É que com tão poucos dados acerca do teu aquário é muito dificil opinar.

 

Nem te peço que me digas muitos pormenores,Basta só:

- que tipo de areão tens? É grande, é fino ?

- Temperatura da água,

- Litragem,

- tens peixes de fundo?

- que iluminação tens?

Ou seja, tenta por o setup do aquário aqui para que te possamos ajudar.

 

 

Mas o modo de plantar quaquer tipo de Valisnéria é o mesmo: Plantas por pé e enterras bem. Ela demora uns dias a adaptar-se e a partir daí é sempre a dara rebentos.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sílvia.

 

Podes ser um pouco mais específica? É que com tão poucos dados acerca do teu aquário é muito dificil opinar.

 

Nem te peço que me digas muitos pormenores,Basta só:

- que tipo de areão tens? É grande, é fino ?

- Temperatura da água,

- Litragem,

- tens peixes de fundo?

- que iluminação tens?

Ou seja, tenta por o setup do aquário aqui para que te possamos ajudar.

Mas o modo de plantar quaquer tipo de Valisnéria é o mesmo: Plantas por pé e enterras bem. Ela demora uns dias a adaptar-se e a partir daí é sempre a dara rebentos.

 

 

Olá!

 

Setup:

 

Substrato: Akadama

 

Temp:25ºC

 

Capacidade: 56L

 

Fauna:

2 kribensis

5 neons

1 flying fox (introduzido depois de morrerem as Vallisnerias)

 

Flora:

Sagittaria platyphylla

Anubia nana

Echinodorus

Rotala rotundifolia

Microsorum pteropus

Cryptocoryne

 

 

Iluminaçao: 55W (espectro 10.000 kelvin um bocado forte demais)

 

Eu enterrei normalmente as Vallisnerias, elas começaram a ficar amarelas e apodreceram...

 

Acham que pode ser da capacidade da iluminação ser forte?

 

Cumps

Editado por Sílvia Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Silvia!

 

pode não ter nada a ver com isto, mas nas vallisnerias, só as raízes devem ser enterradas, a base das folhas não...

nem mais.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente Silvia.

 

Se te perguntei que peixes tinhas e que tipo de areao era para saber se seria algum peixe que as desenterrasse ou areão muito grosso que n deixasse a planta fixar as raízes mas com akadama... é estranho.

 

 

A unica razão parece ser a que os dois "colegas" já disseram: Tem cuidado para não enterrares muito. Fazes assim: Enterras muito, e depois puxas com cuidado até ficar só a raíz debaixo do substrato.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Faz um CO2 caseiro numa garrafa de 0,5 lts que isso cura tudo.

 

Experiência própria.

 

Abraços

 

 

O CO2 não te irá resolver nenhum tipo de porblema que tenhas com as valisnérias... Elas crescem quase às escuras. A diferença que vais notar numa valisnéria que apanhe menos luz é a tonalidade das folhas que será mais verde.

O CO2 será benéfico apenas se tiveres vegetação suficiente para justificar a sua aplicação.

 

No meu aquário tenho das giganteas e na base são verde escuro e na parte que está à superfície e nas pontas, está com uma tonalidade rosa quase vermelha devido a ter bastante luz

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola silvia!!

 

Na minha opiniao isso deve-se a falta de fertilizaçao e nao ao facto de teres enterrado mt ate pk eu enterro bem as minhas e elas crescem lindamente e ramificam mt!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais