Bomba de Circulação


Recommended Posts

Boa Noite,

Gostaria que me tentacem ajudar se possivel por favor.

tenho um aquario de recife com 360 lts de agua feita com sal arteficial e agua da torneira.

45kg de rocha viva + 12 rocha morta

iluminação 2 hqi 150w 2 aticnicas

bomba de reposição heiem 2400 L/H que faz circulação.

sump com 60 lts.

escumador Azoo com bomba heim 1200 L/H

 

Estou a montar as tubagens para colocar uma bomba heiem 2400 l/h ou 3400 L/H dentro do tanque principal com 5 saidas, acham que terei algum problema de sucção de peixes?

 

o aquario tem um mês e a iluminação uma semana, acesa e agora apareceram-me as famosas algas castanhas (cinobacterias penso eu) na areia e nas rochas, será que estou a fazer bem o ciclo?

as lampadas têm que estar acesas ou apagadas? quanto tempo?

 

os parametros parecem-me bem.

nitritos-0

nitratos-0

fosfatos-0

Ph-8,5

Kh-7

calcio-460

dencidade-1024

 

obrigado pelas respostas.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 360 lts de agua feita com sal arteficial e agua da torneira
Assim que puderes compra uma osmose inversa.

 

Estou a montar as tubagens para colocar uma bomba heiem 2400 l/h ou 3400 L/H dentro do tanque principal com 5 saidas, acham que terei algum problema de sucção de peixes?

 

Vais colocar a bomba mesmo dentro do aquário? Não te aconselho. Vai roubar-te muito espaço e é muito provável que não a limpes com a mesma frequencia que limparias se estivesse cá fora em "closed loop".

Para movimentares a água as maxijets 1200 são mais indicadas ou melhor ainda uma Tunze stream.

 

o aquario tem um mês e a iluminação uma semana, acesa e agora apareceram-me as famosas algas castanhas (cinobacterias penso eu) na areia e nas rochas, será que estou a fazer bem o ciclo?  

as lampadas têm que estar acesas ou apagadas? quanto tempo?

 

Sim, o ciclo é mesmo assim.

Em relação às lâmpadas eu defendo que devem estar acesas nesta altura. Podes ter a sorte de na rocha via ter vindo algum animal que necessite de luz.

Não te esqueças de introduzir cálcio regularmente e repôr diariamente a água doce que se evapora, de preferência com água desmineralizada e hidróxido de cálcio.

 

O objectivo é manter todos os parametros o mais estáveis possível. Deste modo a "ciclagem" do aquário demora menos tempo e as algas problemáticas desaparecem mais facimente, desde que se limite ao máximo a introdução de nutrientes e se promova a sua remoção indirectamente através dos detritos e através do escumador.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia é colocar a bomba dentro do aquario preincipal.

não gosto de ver os fios e as bombas coladas nos vidros.

 

entretanto já fiz as tubagens e revestias com poliuretano e coloquei tudo a funcionar, com a bomba heiem 2400L/H, e parece ter bastante circulação.

 

acho que vai ficar assim com a bomba la dentro, só tenho duvidas se não me vai sugar os peixes, quanto a limpeza, a bomba esta num sitio que facilmente meto a mão na grade e retiro qualquer sujidade que ali fique depositada. Só o futuro o dirá se sera mesmo assim.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em relação ás algas castanhas, bem isso é mesmo assim no principio, mas...... a osmose inversa teria resolvido isso de inicio de certeza, eu tambem nao usava osmose ate a pouco tempo, agora ja uso, embora nao tenha, mas compro agua de osmose numa loja. Aconçelho-te a fazer a mesma coisa..!

Em relação á luz, bem eu não sou nenhum expert, mas eu ao contrario do que aqui ja foi dito, não teria as luzes ligadas durante muitas horas por dia, talvez umas 5 ou 6 só ate essas algas acalmarem, pois se reparares de manha tens menos algas do que ao fim do dia, isso deve-se a que , com o alimento que o teu aquario tem para elas e a boa iluminação, elas estão contentissimas e então vai de crescerem muitoooo, com menos luz (atenção que não é nenhuma luz, é menos horas de luz) evitarias algum do crescimento, pelo menos eu sempre fiz assim...

outra coisa, não coloques essa bomba ""gigante "" no tanque principal, não é so peixes que podem ser aspirados, é camaroes, caranguejos, minhoscas do areao, corais etc etc etc, coloca power heads que é melhor... mas tu é que sabes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Fernando, quase já tudo foi dito relativamente ao ciclo que se resume a deixa estar tudo como está e espera pelo menos um a dois meses. Quanto à bomba dentro do aquario eu sou um pouco mais drástico não a coloques dentro do aqua! Não faças isso! Só vais ter grandes dores de cabeça no futuro! Acredita que é verdade.

Não coloques mesmo!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais