Ciclo de Azoto


Fish3rman

Recommended Posts

Iniciei um aqua 60lt no sabado, erradamente liguei tudo (plantas, troncos, areao), pensando que iniciaria o ciclo de azoto, quando ontem no forum me informaram que sem materia organica não inicio o ciclo então meti o meu primeiro peixe um corydora. Dentro de quanto tempo será necessario para se dar inicio ao ciclo de azoto?

 

A quando da montagem do aqua foi adicionado a agua o TETRA AQUA SAFE, isto não inicia o precesso so por si??

 

Gratos pela atenção

 

Abraços

Editado por Fish3rman

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iniciei um aqua 60lt no sabado, erradamente liguei tudo (plantas, troncos, areao), pensando que iniciaria o ciclo de azoto, quando ontem no forum me informaram que sem materia organica não inicio o ciclo então meti o meu primeiro peixe um corydora. Dentro de quanto tempo será necessario para se dar inicio ao ciclo de azoto?

 

A quando da montagem do aqua foi adicionado a agua o TETRA AQUA SAFE, isto não inicia o precesso so por si??

 

Gratos pela atenção

 

Abraços

 

Colocar tudo está bem feito. Tudo o que é decoração, aparelhos elétricos (filtros, termostatos, etc..) podem ser colocados num aqua com agua nova.

É claro que isso por si só não arranca o "motor" do ciclo.

Depois da água estabilizar (perder todos os elementos nocivos para os peixes, o que pode ser acelarado ao recorrer a productos para o efeito como é o caso do Tetra aqua safe) é que se deve introduzir um peixe resistente no aquário para que os detritos dele comecem a fornecer alimento às bactérias. Ora o ciclo começa exactamente quando se coloca o dito peixe. Quando ele acaba... isso tem de ir sendo medido com os testes. Ciclo do Azoto.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor maneira quanto a mim de iniciar o ciclo do azoto é montar o aquário com tudo,plantas e equipamento e meter uns quantos caracois tipo Planorbis Corneus dentro,passado 3 semanas o aqua está ciclado.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Zogli e Akilae.

 

Agora o inimigo.. o tempo.... no natal vai a familia toda la a casa e o aqua esta em destaque e nao o queria deixar "nu" então pensei em colocar uns cardinais para ajudar a "compor o ramalhete". Fazendo medição dos niveis ( gostaria de saber niveis maximos )de amonia na agua e caso os valores subam posso fazer uma TPA para os normalizar ou so posso fazer TPA depois do ciclo completo?

 

Desculpem as perguntas idiotas, mas tenho tentado procurar posts o que é quase impossivel dentro dos milhares colocados.

 

Mais uma vez obrigado

 

:)

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Zogli e Akilae.

 

Agora o inimigo.. o tempo.... no natal vai a familia toda la a casa e o aqua esta em destaque e nao o queria deixar "nu" então pensei em colocar uns cardinais para ajudar a "compor o ramalhete". Fazendo medição dos niveis ( gostaria de saber niveis maximos )de amonia na agua e caso os valores subam posso fazer uma TPA para os normalizar ou so posso fazer TPA depois do ciclo completo?

 

Desculpem as perguntas idiotas, mas tenho tentado procurar posts o que é quase impossivel dentro dos milhares colocados.

 

Mais uma vez obrigado

 

banana rock

A pressa é o pior inimigo da aquariofilia...E os Cardinais não são o melhor peixe para ciclar aquários,de todo.

 

Contudo podes comprares bactérias numa loja de aquariofilia ,pede bactérias para iniciar o ciclo do azoto.Com esse produto aceleras o processo,mas por experiência própria os Cardinais são peixes que gostam de aquas já bem maturados.

 

Metes as bactérias e depois um peixe resistente,uma Coridora por ex. Deixas a Cory uma semana,depois fazes uma tpa de 25% e mete mais peixes,devia ser devagar,mas como tens pressa... Semanalmente e para sempre,tpa's de 20% semanais.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito e é dito em todo o lado, a paciência é um dos segredos da aquariofilia.

 

Penso que fizes-te duas asneiras:

 

1- colocar um peixe tão cedo

2- colocar uma cory sozinha (stressam bastante)

 

 

Mas já está, já está.

 

Quando se fala na eventualidade de ser preciso adicionar materia organica, pode se começar por adicionar pequenas quantidades de comida para "acelerar" o ciclo.

 

Quando falas em colocar os Cardinais para "compor o ramalhete", não o faças de forma alguma, nem com os cardinais nem com nenhum peixe, eles são seres vivos e dependem da água e da qualidade dela para sobreviver, o que no teu caso ainda está longe de estar boa, ou seja, cada peixe que fores colocando ai irá viver infeliz, isto se chegar a viver mais que umas horas.

 

Eu acredito que a ansiedade e a vontade de mostrar a beleza de um aquario seja muita, mas nesse caso a beleza pode se transformar por completo e os peixes irem morrendo aos poucos.

 

O que eu aconselho, é colocar mais uma cory, procurando evitar o stress da que está no aquario e com o ciclo à uma semana elas poderão ate aguentar-se, mas não é o que se deve fazer!

 

Depois daqui a uma semana punha mais 1 ou duas corys e deixava em repouso até fazer 1 mês ou 1 mês e meio desde o inicio da montagem.

 

Sempre que se justifique (através da leitura de valores - NO3, N02, etc.) faz umas TPA (trocas parciais de agua), mas o importante é deixar isso pousar, estabilizar.

 

Boa sorte para o teu projecto, vai dando novidades:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Que marca de testes aconselham??

 

Aqui vai ums panoramica do aqua.

 

DSC065451.JPG

 

DSC065551.JPG

 

DSC065571.JPG

Editado por Fish3rman

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que o teu aqua está giro mas tens aí um problema:a planta do meio(dracaena sanderiana)

essa planta se ficar to almente dentro de água morre , por isso convém ter as folhas do topo fora de água , se a manteres assim vai serbom para o aquario porque são óptimas retiradoras de nutrientes maléficos aos peixes mas o inconveniente é que ela fica muito alta e cresce rapidamente com as raizes na água

espero ter ajudado e boa sorte e como so outros membros disseram: não tenhas pressas :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem ñ tem teste do azoto existe algum indicio de ke o ciclo está a se criar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoricamente e se a água da torneira em que enchemos o aquário não tiver Nitratos incluidos,podemos ver que se as bactérias começaram o seu trabalho se na água aparecerem niveis de Nitratos e a Amonia descer.Mas um aqua só está ciclado se a Amonia estiver a zero e os nitritos muito baixos ou mesmo a zero.

 

Isto porque a Amónia (dejectos de peixe,etc) é transformada por certas bactérias em Nitritos e outras transformam os Nitritos em Nitratos,estes últimos assimiláveis pelas plantas e os mais inofensivos para os peixes,desde que em doses baixas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Assim de longe, parece-me que tens 2 problemas com as plantas: falta de luz e o substrato pouco rico(só areia).

 

Os peixes ... Eu já coloquei discus em aquários sem ciclo. É tudo uma questão de quanta água queres mudar por dia. Se tiveres disposto a mudar 1/2 a 1/3 da água todos os dias nas próximas 2 ou 3 semanas podes por os cardinais, mas não muitos. Atenção que a água quando entra no aquário deve ter a temperatura e o ph adquado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Boas,

 

Se num projecto novo colocarmos um filtro exterior, já em funcionamento noutro aquario, não é necessario esperar pela formação do ciclo do azoto?

Eu vou montar um novo aquario, que irá substituir o actual. Para isso vou usar algum equipamento do aquario antigo, tal como o filtro exterior. Sendo assim, não preciso de esperar que se forme o ciclo de azoto? Correcto?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se num projecto novo colocarmos um filtro exterior, já em funcionamento noutro aquario, não é necessario esperar pela formação do ciclo do azoto?

Eu vou montar um novo aquario, que irá substituir o actual. Para isso vou usar algum equipamento do aquario antigo, tal como o filtro exterior. Sendo assim, não preciso de esperar que se forme o ciclo de azoto? Correcto?

 

O ciclo forma-se na água e não nos materiais , deste modo tens de esperar 1 mes para que a agua cicle :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

O novo aqua já se encontra a ciclar à 3/4 dias. Hoje fiz o teste dos Nitritos (NO2) e o resultado é de cerca de 0,025mg/l. Estes valores são normais? Significa que o aquario ainda esta a iniciar o ciclo. Correcto?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.