[DIY] Calha PL-L


Black Dragon

Recommended Posts

Olá,

 

Bem, estou prestes a montar um plantado, e como tal, iluminação é obrigatória. Como eu gosto de fazer as coisas pela minha mão, pois sinto que aprendo sempre com tudo e acabo por ficar mais orgulhoso por gastar o meu dinheiro (menos dinheiro do que ja feito) em fazer as coisas pela minha mão do que já feitas.

 

Então, o que fui eu arranjar? um aquecedor daqueles para casas de banho e é a partir dele que vou fazer a minha calha

 

calhapll1.jpg

 

Cumps,

Black Dragon

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me boa ideia.

Também ando a pensar em algo do género. Lembrei-me de usar um tubo cortado a meio ou mesmo um caleiro, mas dessa não me tinha lembrado.

 

Mantem-nos informados :)

 

PS: Já agora, tinhas o aquecedor ou compraste-o de propósito?

Editado por lmsalgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me boa ideia.

Também ando a pensar em algo do género. Lembrei-me de usar um tubo cortado a meio ou mesmo um caleiro, mas dessa não me tinha lembrado.

 

Mantem-nos informados :wink:

 

PS: Já agora, tinhas o aquecedor ou compraste-o de propósito?

 

Foi a melhor ideia que arranjei sem ser preciso construir uma calha de raiz, e o que é mais engracado é que a estrutura do aquecedor é mesmo semelhante há das calhas que se vendem.

 

Vou manter, ainda hoje posto novidades.

 

O aquecedor tinha em casa, sem uso. Pois tinha sido comprado cá para casa, mas ou a minha casa tem um problema de construção ou simplesmente o aquecedor não é compativel, pois não dava para instalar no WC e então ficou aqui a mais, e surgiu-me esta ideia :)

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E pronto, já funciona, já da luz.

 

Um a parte, talvez um problema mas por certa parte uma segurança, deu muito trabalho e parece desnecessário.

Coloquei as lâmpadas na calha (óbvio) mas os balastros firam no movel do aquario, longe da humidade. Isto tudo surgiu um problema, como são 2 balastros, 1 para cada lâmpada, acabou-se por utilizar 4 fios eléctricos e muitos outros fios...

Deu muito trabalho, mas foi a única maneira possível,para alem disso não arranjei maneira de pôr os balastros na calha, no exterior. Aliás, ate tive que cortar uns parafusos para conseguir só pôr as lâmpadas.

Casquilho 2G11

calhapll4.jpg

 

Os balastros

calhapll5.jpg

70%

calhapll7.jpg

 

Cumps,

Black Dragon

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Secalhar muita gente critica a forma de ligação que fiz, devido a ter separado os balastro das lâmpadas da maneira que está. Simplesmente decidi assim porque as lâmpadas aquecem a calha, e ter os balastro com calor, vai proporcionando menos vida ao balastro e menos eficiência, penso eu. óbvio que assim há mais cabos, mas secalhar, mais eficiência.

 

A calha já funciona, agorá so falta o "visual". Como tal a minha ideia foi dar um ar moderno e diferente. Com acrílico.

 

Fiz uns cálculos e resultou nisto:

 

1.jpg

 

2.jpg

 

Agora, so falta ir á loja plasticos do sado, e tentar "encomendar" isto, em preto.

 

Cumprimentos,

Tiago Santos

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia, mas ao utilizares o aquecedor, os materiais do mesmo não oxidam com a humidade proviniente do aquário? normalmente não há o cuidado de usar materiais antioxidantes nas caixas dos aquecedores, não sei se é o caso. Mas acho que a ideia é boa, os balastros é que não me convenceram, talvez o ideal fosse colocar balastros electrónicos dos utilizados nas lampadas económicas, roubavam-te menos espaço.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia, mas ao utilizares o aquecedor, os materiais do mesmo não oxidam com a humidade proviniente do aquário? normalmente não há o cuidado de usar materiais antioxidantes nas caixas dos aquecedores, não sei se é o caso. Mas acho que a ideia é boa, os balastros é que não me convenceram, talvez o ideal fosse colocar balastros electrónicos dos utilizados nas lampadas económicas, roubavam-te menos espaço.

Francisco Ramalho

 

 

Obrigado fjmr123!

 

É assim, eu apenas utilizei a base do aquecedor, para poder prender os suportes, basicamente para fazer uma estrutura. Aquilo é metal. E eu vou tapar tudo com o acrilico.

 

Vou por aquela parte redonda a volta da estrutura preta, e depois vou por acrilico transparente por baixo. Assim a luz passa para o aquario, e ao mesmo tempo "tapa" a calha. Assim, não entra humidade.

 

Em relação aos balastros, foi a unica ideia que arranjei com o que tinha.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Decidi por os balastros em cima da calha, ficou muito melhor, apesar de agora os balastros estarem muito quentes :)

 

ficou assim:

 

calhapll8.jpg

 

calhapll9.jpg

 

Só falta mesmo "forrar" a calha, problema é que não encontro à venda, chapas de inox polido, aluminio, nada...

 

Cumps,

Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha vou ao Leroy ver as chapas de aluminio que lá têm.

 

Já agora, no caso de não encontrar nada, ninguém conhece serralheiros por estas bandas de lisboa?

 

Já agora, como faço a ligação, para ligar um interruptor destes :

 

gx2hAwvi.jpg

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, como faço a ligação, para ligar um interruptor destes :

 

gx2hAwvi.jpg

ola e muito facil

dos fios que ligam a tomada

o preto cortas e ligas ai

os outros ligas no sitio devido

azul (neutro )

verde e amarelo (terra)

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se esse interruptor só tem 2 'patas', então basta colocá-lo em série com um fio que vem da tomada de 220V AC. Resta saber se o interruptor é o indicado para isso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já agora, deixa-me dizer-te uma coisa. Se vais ligar a calha a um temporizador, seja ele mecânico ou electrónico, nem é necessário estares a gastar tempo e dinheiro com interruptores.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já agora, deixa-me dizer-te uma coisa. Se vais ligar a calha a um temporizador, seja ele mecânico ou electrónico, nem é necessário estares a gastar tempo e dinheiro com interruptores.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

so queria incorporar um interruptor para o caso de ter de desligar as luzes. :twisted:

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

so queria incorporar um interruptor para o caso de ter de desligar as luzes. ;)
Podes apenas retirar da tomada !!!! hehe

Ora nem mais... quando se trata destes casos, nem vale a pena estar a complicar. Se fosse um dispositivo necessário no dia-a-dia, aí fazia sentido. Agora para um equipamento que é controlado via temporizador, e que só em casos muito específicos é que é desligado... como dizia o outro: "não habia nexexidade".

 

Eu nos meus aquários, mesmo que esteja a tratar deles (TPA's, podas, etc...) mantenho a iluminação ligada. Caso contrário não veria nada.

 

Daí que, mais uma vez, a minha opinião é que um interruptor numa calha, ainda para mais, numa DIY não está lá a fazer nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

 

Ora nem mais... quando se trata destes casos, nem vale a pena estar a complicar. Se fosse um dispositivo necessário no dia-a-dia, aí fazia sentido. Agora para um equipamento que é controlado via temporizador, e que só em casos muito específicos é que é desligado... como dizia o outro: "não habia nexexidade".

 

Eu nos meus aquários, mesmo que esteja a tratar deles (TPA's, podas, etc...) mantenho a iluminação ligada. Caso contrário não veria nada.

 

Daí que, mais uma vez, a minha opinião é que um interruptor numa calha, ainda para mais, numa DIY não está lá a fazer nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Vou seguir o teu conselho :mrgreen:

 

Já agora, no leroy merlin, havia lá umas chapas de aluminio e outros materiais, para fazer a parte estetica, o aluminio chega certo? aquilo é bem mais facilmente moldável

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Já agora, como faço a ligação, para ligar um interruptor destes :

 

gx2hAwvi.jpg

 

 

 

é uma boa ideia por este interruptor,mas em vez disso se puseres aquelas tomadas com temporizador ? assim so ligam quando queres :P

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Passados 5 anos, venho dizer que a calha ainda hoje funciona! eheh

 

Mas só a usei para casos de emergência, pois a forma como esta está feita é bastante perigosa (fios à mostra), bastava uns salpicos de àgua para o pior acontecer.

 

Pretendo aproveitar o material e fazer uma calha nova, pensada de forma a ser usada 24h com segurança.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais