Recife54


arty77

Recommended Posts

Boas,

 

Infelizmente estive um pouco ausente do fórum, tenho participado mais noutro, da concorrência, especializado em reefs, pelo que não tive oportunidade de actualizar aqui a evolução do meu nano.

 

As boas notícias é que actualmente ele está com muito melhor aspecto do que as anteriores imagens deste post. :?

 

arty77 na minha opiniao ta 5*!!!

Mas a minha duvida que lhe vou colocar é se me sabe dizer o preço desse suporte para a luz(acho que se chama calha)

lol

Cumprimentos

 

Obrigado pelas palavras. A calha custou cerca de 60 euros e as duas lâmpadas cerca de 15.

 

 

5*

 

Thanks :P

 

tou a gostar mesmo muuuito do que estou a ver, no sentido em que estas a produzir um texto da evoluçao do teu aqua muito correcto e interessante.

 

Continua a actualizar!

 

Foi pena eu não ter tido oportunidade de actualizar este tópico, de qualquer forma, vou tentar compensar com algumas fotos mais recentes e dicas sobre estes reefs ;)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Então aqui fica uma foto bastante recente, numa altura em que coloquei mais uns corais, o primeiro peixe e onde se pode notar uma "pequena" praga de aiptasias que estou a tratar de neutralizar :P

 

Recife54deArturFonseca-2008-10-09.jpg

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo graclis nenhum.

 

Arty tens ai uma luta, para homens!!! Não vai ser facil matares essa praga de aptasias, alias neste momento deves matar aos poucos e não tentes acabar com elas de uma so vez.

 

Um conselho era tirar uma rocha de cada vez e tentar matar fora do sistema. Podes usar uma solução consentrada de kalwasser ou com um ferro de solar bem quente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na foto não dá para ver bem, mas para alem de aptasias tens bastantes parazoanthus gracilis, certo?

 

praga só mesmo as aiptasias... aqueles amarelos será talvez a clavularia (green star polyps)... :-D

 

 

Arty tens ai uma luta, para homens!!! Não vai ser facil matares essa praga de aptasias, alias neste momento deves matar aos poucos e não tentes acabar com elas de uma so vez.

 

Um conselho era tirar uma rocha de cada vez e tentar matar fora do sistema. Podes usar uma solução consentrada de kalwasser ou com um ferro de solar bem quente

 

Tentei vários métodos e como não consegui controlar a praga, e apesar de não recomendado para esta litragem, coloquei um chelmon rostratus que já está a fazer um bom trabalho e está no reef faz agora uma semana e um dia. :mrgreen:

 

Entretanto vou criar um novo tópico no fórum com o Setup deste nano. :(

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui fica o setup do Recife54, um nano originalmente pensado para fauna e flora de recife, que porém entretanto tem também albergado alguns invertebrados e algas da nossa costa :mrgreen:

 

IMG_4829_50pc_panoramica.jpg

 

IMG_4935.jpg

 

IMG_4825.jpg

 

th_IMG_4874.jpg th_IMG_4875.jpg th_IMG_4876.jpg

 

th_IMG_4899.jpg th_IMG_4898.jpg th_IMG_4897.jpg

 

26 Novembro 2007

 

2 x Amphiprion Ocellaris

1 x Chelmon Rostratus

 

2 x Hermitas

? x Monodonta Lineata "Burrie"

3 x Nassários

3 x Palaemon Serratus (Camarão Espinho)

? x Turbos

 

Acropora Formosa Sp.

Caulastrea

Clavularia Viridis (Green Star Polyps)

Euphyllia Paradivisa

Galaxea Astreata

Sarcophytum Sp.

Seriatopora Caliendrum

Sinularia Sp.

 

Caulerpa

Ulva rigida

 

60x30x30 cm3; 47 litros (54 brutos); Sump: Cilindro de 5 litros para decantação; Jagger 75W (26ºC); Iluminação 48 watts (calha ShinMao 2xT5 60cm com 2 x Hailea T5HO 24W : Sunshine 10000K + Extra Reef actínica); Circulação de 5500l/h (Sunsun JVP-101 3000L/h + Tunze 6025 2500l/h); 7.9kg de Rocha Viva; 4kg de areão de coral esférico (com 2 a 3 cm de altura), que estou a substituir progressivamente para areão fino, tipo sugar size; Escumador DIY baseado em bolhas de ar (bomba de ar Dymax AP700 regulável com duas saídas ligada a pedra difusora de madeira); TPA semanal de 10% (6 litros) com água natural do mar + Reposição diária de água evaporada com água da companhia e kalk

 

156_136.png

 

img_57.gif

 

2219.gif

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena....isso cresceu e ainda está vivo! Como andaste desaparecido, pensei que tinhas desistido e desmontado.

 

A coisa que vejo que não está bom é o PO4 e NO3, resultado das reposições de água da torneira. Isso não é bom, principalmente para os SPS e dé muito bom para as aptasias...crescem que é uma maravilha!

Não tens ninguém aí no Porto que te arranje um pouco de osmose? Devias de ser aqui perto....não custa nada arranjar uma dúzia de litros.

 

Já agora, esse valor do pH....está mesmo nos 9,1? Se estiver, atenção à reposição de água com kalk, pois faz subir o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. além do mais, entre Abril e Agosto estive a estagiar fora do Porto e só conseguia fazer a manutenção mínima aos fins-de-semana, daí que a praga de aiptasias tenha ficado descontrolada... Entretanto em Setembro regressei e agora já tenho tratado diariamente do nano :happy:

 

O sarcophytum e a frag de Euphylia cresceram bem, ficaram muito fixes. A Sinularia é que teve uma evoluição negativa... no início tinha uma ramificação muito bonita e foi encolhendo... entretanto já ficou melhorzita...

 

Os nitratos têm estado em volta dos 10mg/l, penso que dentro do limite máximo recomendado de 20mg/l, mas claro que eu gostava de os colocar a 0 :) Os fosfatos é que me estão a chatear... especialmente porque há cerca de uma semana trouxe um frag de Acropora Formosa para experimentar e segundo também me informaram ela é muito sensível aos fosfatos... O problema está realmente na água da companhia, que tem fosfatos na ordem dos 1 a 1.25mg/l... Água de osmose poderia eventualmente arranjar numa loja ou pedir a algum colega, mas torna-se pouco prático... o ideal era mesmo arranjar um sistema de osmose inversa mas actualmente acho que não tenho disponibilidade para investir... especialmente sendo os mais baratos na ordem dos 70 a 100 euros.. o que estou a pensar, e está agora em prioridade, é arranjar umas matérias filtrantes que removam fosfatos... tipo da Sera ou JBL... outra hipótese que também estou a pensar era arranjar água mineral dos hipermercados, uma que tivesse uma baixa percentagem de fosfatos e mineralização total.. conheces alguma marca?

 

De resto, o nano parece estar ficar em boa forma... :)

 

PS: Ah, o pH é uma incógnita / incerteza... costumo medir com uma caneta digital mas parece que ela está descalibrada... o valor tem estado entre os 8.6 e 9.0... mas ainda ontem medi a água da torneira, que habitualmente tem pH 7.7 e na caneta apareceu 9.0... lol... por isso não sei... acho que tenho de arranjar uns buffers de 4, 7 e 10 para a calibrar... :)

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Uns vídeozitos, após instalação do refúgio, nota-se que na altura estava sem o papel de fundo azul turquesa...

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 01 (Geral)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 02 (Geral ângulo superior)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 03 (Percurso dos Corais)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 04 (Anémona)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 05 (Jaquim)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 06 (Monet, Némô e Jaquim)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 07 (Um Caranguejo Intruso Mistério)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 08 (Percurso Geral)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 09 (Seticaudata)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 10 (Jaquim, Palhaços e Companhia)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 11 (Jaquim e a Mania das Limpezas)

 

Recife54 - 03 Jan 2009 - 12 (Palhaços Disputam Anémona)

 

E duas montagens com estes clips e música de fundo...

 

Recife54 - 03 Janeiro 2009 - Dunas

 

Recife54 - 03 Janeiro 2009 - Pump It

 

:).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao o aqua ainda existe ??era giro ver como esta depois destemtempo todo :drool3:

 

Boas, sim ainda existe :) tenho esquecido de actualizar este tópico... tenho andado mais num outro fórum da concorrência... mas aproveitei para colocar umas fotos e vídeos dos últimos tempos para compensar ;)

 

e já agora, de seguida, o Setup actualizado...

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem

26 Novembro 2007

 

Peixes

2 x Amphiprion Ocellaris

 

Camarões

1 x Lysmata Amboinensis

2 x Lysmata Seticaudata

 

Invertebrados

2 x Eremitas

? x Monodonta Lineata "Burrie" (acho que fugiram)

2 x Nassários

3 x Palaemon Serratus "Camarão Espinho" (desapareceram)

 

Corais

Acropora Formosa Sp. (branqueou...)

Amplexidiscus rosa

Caulastrea verde

Clavularia Viridis (Green Star Polyps)

Entacmaea Quadricolor amarela esverdeada

Euphyllia Glabrescens (morreu em poucos dias... estava doente de origem)

Euphyllia Paradivisa

Euphyllia Parancora

Galaxea Astreata

Montipora verde

Sarcophytum Sp.

Seriatopora Caliendrum (branqueou...)

Sinularia Sp.

Zoanthus Sp.

 

Macroalgas

Caulerpa Prolifera

Caulerpa Racemosa (desapareceu)

Chaetomorpha Sp.

 

Características Técnicas

Dimensões: 60x30x30 cm3; 47 litros (54 brutos)

Sump: Cilindro de 12 litros para decantação (temporariamente desactivado)

Filtragem: AquaClear 110, volume de cerca de 6 litros, com esponjas brancas na primeira fase e um mini-refúgio com chaetomorpha e areão

Termostato: Jagger 75W (25ºC)

Iluminação: 48 watts (calha ShinMao 2xT5 60cm com 2 x ATI Special 24W); Moonlight: Hagen Marina Micro Led Aquarium Light 2 x leds azuis

Circulação: 6890l/h (2 x Tunze 6025 2500l/h + AquaClear 110 1890l/h)

Rocha Viva: 7.9kg

Areão: 4kg do tipo esférico (com 2 a 3 cm de altura), que estou a substituir progressivamente para areão fino, tipo sugar size

Escumador: Aquamedic Miniflotor (pedra difusora de madeira + bomba Dymax AP700 regulável com duas saídas 2 x 200l/h) (voltei a activar)

 

Alimentação

Tropical Marine Gran regularmente; Nutron Bloodworms, Artémia eclodida, ocasionalmente

 

Manutenção

Diária: reposição de água evaporada manualmente com água da companhia (cloro, fosfatos e metais pesados aglutinados quimicamente)

Semanal: TPA de 10% (6 litros) com água natural do mar + limpeza das esponjas brancas do filtro

Cálcio: Adição semanal de uma colher de Tripple Buffer da Tropic Marin

Limpeza Vidros: lavagem e escovagem com Hagen Marina Algae Magnet + raspagem com Hobby Klingen Magnet Jumbo + limpeza externa vidro com limpador vidros auto

Aditivos: Sempre que necessário, algumas gotas de Ultra Life da OceanLife, para anular os nitratos e fosfatos; Na preparação da água da torneira para osmose adição de Sera Aquatan + Sera Phosvec; ocasionalmente, essencialmente na fase de ciclagem, Sera Nitrivec

 

156_136.png

 

img_57.gif

 

2219.gif

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dou-te os meus parabens!!! tá muito bonito.

Esses palhaços , são casal?? farão criação num aqua tão pequeno??

Um dia , se tudo correr bem eide fazer um reef, mas agora ando com falta de tempo €€€€€€!!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais