Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Como tinha dito, fartei-me de trabalhar este fim de semana.

 

Aproveitei, com a expectativa de que iria chover, para colocar uma caleira na estufa, com o intuito de apanhar toda a água possivel para encher os novos tanques.

Aí está o processo.

Umas peças

DSC08967.jpg

 

Montada no chão

DSC08968.jpg

 

Pormenor da união

DSC08970.jpg

 

Já colocada

DSC08986.jpg

 

E aí está a artimanha para a recolha directa da águinha.

DSC08989.jpg

 

Agora que caia muita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A separação para o tanque das raias também já está terminada.

 

Mais uma trabalheira.

 

O inicio

DSC08990.jpg

 

DSC08991.jpg

 

Depois coloquei uns tijolos a segurar bem a rede para que os futuros habitantes não passem para o lado das plantas.

 

DSC08997.jpg

DSC08999.jpg

DSC09001.jpg

DSC09002.jpg

DSC09004.jpg

 

A terra é para a plantação

DSC08996.jpg

 

E por fim o descanço do guerreiro

DSC08994.jpg

DSC08992.jpg

 

Mais uma etapa terminada e passada com distinção.

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Severum (és mais um notatus que um severum...)

 

É claro que não te vais esquecer de pôr areão lavado por cima dessa terra argilosa para impedir que a agua fique opaca devido ao contacto com a argila. E é necessario que quando encheres o tanque a agua não impacte no areão e na argila directamente. Assim a agua ficará clarinha. Depois mando-te a conta do conselho especializado não solicitado (estes ultimos são mais caros)...

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Severum (és mais um notatus que um severum...)

 

É claro que não te vais esquecer de pôr areão lavado por cima dessa terra argilosa para impedir que a agua fique opaca devido ao contacto com a argila. E é necessario que quando encheres o tanque a agua não impacte no areão e na argila directamente. Assim a agua ficará clarinha. Depois mando-te a conta do conselho especializado não solicitado (estes ultimos são mais caros)...

 

Caro Paulo.

 

Agradeço o teu conselho e tens toda a razão ;) . Sempre que se mexa naquela argila haverá particulas na água. Não é algo em que não tenha pensado e entrou na equação. Mas o areão para aquela área toda custa muitos €€€ e ir apanhá-lo está fora de questão. Fica assim que está muito bem. As raizes das plantas que tratem do problema. Aquele lado não vai ter raias portanto só eu é que vou lá mexer. Eu sei que vai dar problemas mas neste momento não há €€€.

 

A água cai na parte que não tem terra. Nesta acertei. :drinking:

 

Já agora o PH nos lagos e tanques é de 7,5. Era uma questão que estava em aberto há muito tempo entre nós.

 

Viste os Copadichromis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sei que viste os Copadichromis e que gostaste. Acho que os Red Kadango são mesmo machos. Mas amanhã confirmas.

 

Quanto ao areão vou ver se no Aki ou no Leroy Merlin há a bons preços se não houver fica mesmo assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alberto

 

 

Parece-me que só tens machos. Na quinta ou sexta foto há um exemplar com pelvicas mais pequenas e com as cores não muito distintas mas parece ser um macho dominado. As fêmeas são cinzentas escuras, sem cor.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a chuva da semana consegui encher o tanque grande até ao 2º tijolo.

 

Aproveitando o que consegui acumular nos outros reservatórios que tenho espalhados pelo terreno enchi o tanque.

 

DSC09047.jpg

DSC09048.jpg

 

Já coloquei umas plantas

 

Valisneria Gigantea

 

DSC09082.jpg

 

e uns jacintos

 

DSC09083.jpg

DSC09084.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devagar se vai ao longe ;)

 

Quando vier o Verão já sei onde vou passear ;)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando é que colocas as raias? Só no verão penso eu, será que não vai haver problema com a água da chuva, que supostamente é a melhor, mas com tanta poluição ( chuva àcida)?.

O tanque ficou um espetáculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando é que colocas as raias? Só no verão penso eu, será que não vai haver problema com a água da chuva, que supostamente é a melhor, mas com tanta poluição ( chuva àcida)?.

O tanque ficou um espetáculo.

 

Sim, conto fazê-lo no Verão. Por muitas questões, mas as principais são:

 

- Deixar a tanque ciclar durante este Outono, Inverno e inicio de Primavera.

- Deixar que as plantas cresçam e se multipliquem. Vou precisar de muitas para manter o tanque em condições de habitabilidade para as raias.

- Colocar uns peixitos para colonizarem a coisa e que servirão de alimento mais tarde.

- Não fechar agora a estufa o que permite equilibrar as finanças para fazer este gasto para o próximo ano.

- Permite que decida qual a melhor forma para aquecer a água durante o Inverno.

 

Não creio que a água da chuva me vá prejudicar os animais. Todos os meus tanques e lagos têm água da chuva. Por norma, sempre que preciso de repor água é com essa e nunca tive problemas com isso.

 

E que venha mais, pois preciso de armazenar para aguentar o Verão inteiro.

 

Obrigado.

 

Cumps

Alberto Gil

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava por aqui a explorar fotos antigas quando me deparei com estas que, julgo eu, mostram a espectacularidade dos Gymnogeophagus Meridionalis na altura da Primavera. Ora vejam

DSC04802.jpg

DSC04819.jpg

DSC04822.jpg

DSC04824.jpg

DSC04828.jpg

DSC04835.jpg

DSC04851.jpg

DSC04852.jpg

DSC04854.jpg

DSC04855.jpg

 

Tenho ou não razão. São uma adição fantástica num lago exterior.

 

DSC05663.jpg

DSC05664.jpg

DSC05665.jpg

 

Em aquário têm a vantagem de não necessitar de aquecimento no Inverno. É só vantagens.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

simplesmente fenomenal essas fotos

 

diz-me uma coisa, qual o tamanho minimo para um casalinho desses em aquario?

 

Os meus adultos devem ter cerca de 12/15cm no máximo. Ficam muito bonitos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus adultos devem ter cerca de 12/15cm no máximo. Ficam muito bonitos.

 

Cumps

 

 

nao era isso que eu queria saber, secalhar expressei-me mal... eu queria saber qual a litragem minima do aquario para manter um casalinho

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São sem duvida muito bonitos, e penso ter desfeito as duvidas sobre uns peixes que vi na Lagoa Azul e de que consegui apanhar algumas crias juntamente com umas gambuzias, (só que elas não resistiram) e que eu sabia serem ciclideos ( falaram-me em percas sol inclusive), mas esse circulo negro é inconfundivél; realmente belos animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São sem duvida muito bonitos, e penso ter desfeito as duvidas sobre uns peixes que vi na Lagoa Azul e de que consegui apanhar algumas crias juntamente com umas gambuzias, (só que elas não resistiram) e que eu sabia serem ciclideos ( falaram-me em percas sol inclusive), mas esse circulo negro é inconfundivél; realmente belos animais.

 

Não acredito que tenhas encontrado Meridionalis na Lagoa Azul!!! Será possivel? Tens fotos?

Mostra lá para eu tentar identificar, sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia, não, não tenho fotos, gosto de ir passear de vez em quando á Lagoa Azul, apanhar umas plantas etc, e vi lá uns peixinhos "esquesitos", era esverdeados, a parte de cima da barbatana dorsal era irisada de vermelho e tinha um ocelo negro a meio do corpo, tinham cerca de 15cm +/-, como disse apanhei algumas crias com cerca de 1,5 cm mas infelizmente não resistiram, eram ciclideos sem duvida, comentei com um amigo que os foi ver ( só no verão,agora não dá,vês algumas gambuzias e nada mais )e sem duvida eram ciclideos, mas quais?pensá-mos em (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas eram diferentes, inclusive bastante mais pequenas em estado adulto; não te esqueças que a Lagoa é um meio "artificial", digote que inclusive até tem plecos, agora se não são, é possivel, mas o que serão?

Quanto a colocar fotos num futuro, bem "ainda sou muito marreta" nestas novas tecnologias, só agora é que arranjei uma máquina digital, e ainda não a usei, as outras que tenho são as boas clássicas de rolo, por isso... ( se um dia quiseres cá vir diz-me, penso que vi o teu nº de telémovel no forum, ligo-te e doute o meu)

Cumps.-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia, não, não tenho fotos, gosto de ir passear de vez em quando á Lagoa Azul, apanhar umas plantas etc, e vi lá uns peixinhos "esquesitos", era esverdeados, a parte de cima da barbatana dorsal era irisada de vermelho e tinha um ocelo negro a meio do corpo, tinham cerca de 15cm +/-, como disse apanhei algumas crias com cerca de 1,5 cm mas infelizmente não resistiram, eram ciclideos sem duvida, comentei com um amigo que os foi ver ( só no verão,agora não dá,vês algumas gambuzias e nada mais )e sem duvida eram ciclideos, mas quais?pensá-mos em (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas eram diferentes, inclusive bastante mais pequenas em estado adulto; não te esqueças que a Lagoa é um meio "artificial", digote que inclusive até tem plecos, agora se não são, é possivel, mas o que serão?

Quanto a colocar fotos num futuro, bem "ainda sou muito marreta" nestas novas tecnologias, só agora é que arranjei uma máquina digital, e ainda não a usei, as outras que tenho são as boas clássicas de rolo, por isso... ( se um dia quiseres cá vir diz-me, penso que vi o teu nº de telémovel no forum, ligo-te e doute o meu)

Cumps.-

 

Já tinha ouvido umas coisas sobre a Lagoa Azul, mas Meridionalis!!! Só vendo com os meus olhos.

Apontava mais para (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou Chanchitos. Mas já não digo nada. As pessoas conseguem fazer os maiores atentados contra a Natureza sem a minima preocupação.

 

E sim, vamos combinar. Estou curioso.

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização dos tanques que estão no exterior.

 

Coloquei mais umas Valisneria Gigantea no tanque maior (para as raias)

DSC09139.jpg

DSC09140.jpg

 

E umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que servirão para ciclar e alimentar as minhas meninas um dia mais tarde

DSC09142.jpg

DSC09144.jpg

 

Mais umas do tanque

DSC09138.jpg

DSC09137.jpg

 

E umas gerais

DSC09146.jpg

DSC09145.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é a primeira vez que aqui escrevo...

 

 

o teu projecto é muito fixe, ta excelente Parabens! :mrgreen:

 

Agora queria perguntar uma coisa(eu nao tenho experiencia nisto) eu queria fazer uma coisa gira num lago em casa da minha namorada, que anda a perder agua.

Queria utilizar cimento com areia amarela, mas tenho medo que volte a perder agua. O Lago é para umas tartarugas... e queria fazer umas especie de "ilha" a beira do lago para as tartarugas quando nao quisessem estar dentro de agua estarem lá.

A minha pergunta é se posso utilizar o cimento convencional que se utiliza diariamente, se ao utilizar so o cimento com a areia amarela o lago nao voltara a perder agua?!

 

sem mais nenhuma pergunta e desde ja agradeco.

 

e mais uma vez parabens pelo excelente projecto...

 

Sérgio Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais