Biótopo Do Sudeste Asiático


NunoRamos

Recommended Posts

Estou a estudar a hipótese de montar um aquário do Sudeste Asiático (a longo prazo). Se me poderem dar todas as informações que tiverem, agradecia (fauna, flora, tipo de água, areão, etc.). Estou farto de pesquisar sobre isto, mas não tenho conseguido retirar dados sobre este local. Sem dados não posso estudar e ver se consigo viabilizar este projecto.

Desde já deixo os meus sinceros agradecimentos.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.delarrago.com/mas/acu/acu_bio_sa.htm

 

uma pesquiza rapida(estou cheio de pressa) e so encontrei isto, mas espero que te dê uma ajuda inicial pelo menos em termos de especies(peixes e plantas)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

eu em tempos também tive essa ideia, mas rapidamente acabei por desistir.

 

infelizmente a informação relativa a este tipo de biotopos é reduzida.

 

mas este é um dos post que vou estar atento.

 

boa sorte com a tua busca e vai informando dos progressos.

 

 

Sérgio Camacho

Sérgio Camacho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se a tua ideia é fazer um aqua de ciclideos asiáticos, ou tens um aquário de 2metros, ou só tens uma espécie de Cilcideo para introduzir...que dá pelo nome vulgar de “Cromideo orange”, Etroplus maculatus que fica só com 8cm, as carateristicas da água para eles: pH-8 a 9; DH- 10 a 20 (com sal); temperatura – 20 a 25ºC. Tens também os Etroplus canarensis e os Etroplus suratensis, mas este ficam muito grandes

Tirando o Etroplus maculatus dificilmente se encontram os outros em Portugal...

 

Plantas: os Ciclideos asiáticos são peixes das zonas de Mangal, que cria outro problema, em Portugal arranjar rebentos de “Mangue” não é impossivel, mas sai à volta de 20€ cada...e basicamente essas são as plantas do Biotopo dos

 

Caso prefiras um aqua com plantas podes optar em substituir o Cloreto de sódio(sal), por outros sais (Sulfato de mágnesio e carbonato de cálcio), para aumentares o DH sem teres de meter muito sal, e assim já podes introduzir muitas plantas, de momento não tenho disponibilidade de te passar alguns nomes delas, mas quase todas as plantas das ilhas Indonésias suportam pH e dureza mais altos...

 

Não sei se te ajudei ou se compliquei mais a tua opção, mas manter ciclideos Asiátiocos, (reproduzindo o seu biotopo), não é facil...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se te ajudei ou se compliquei mais a tua opção, mas manter ciclideos Asiátiocos, (reproduzindo o seu biotopo), não é facil...

Um abraço, até breve

 

::D: Acho que vieste baralhar um bocado a coisa, não me parece que o NunoRamos queira montar um biotopo de ciclideos asiáticos, no seu tópico nada refere quanto a isso, a colocação do tópico é que poderá ter sido feita no local errado.

 

Os biotopos asiáticos (não de ciclideos) não serão dificeis de reproduzir, a grande maioria de plantas e peixes são bastante acessiveis.

 

Podes procurar aqui por exemplo

 

http://fish.mongabay.com/biotope.htm

http://www.ikebana_aqua.kit.net/aquarios/a...9/artigo09.html

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é um assunto que também me interessa, cá vai a minha proposta para um biotopo generalista tipo águas paradas do sudeste asiático.

 

As águas deste biotopo são lentas, muitas vezes têm coloração forte castanha tipo ferrugem quer pela matéria orgânica em decomposição como também pelas rochas vermelhas, ricas em ferro que cobrem o fundo. Por isso as águas são bastante moles e com níveis baixos de oxigénio. Nestas zonas há uma fauna piscícola muito variada dos quais se destacam os anabantídeos, como os populares Bettas e Guaramis. Outras espécies bem conhecidas dos aquariofilistas serão a dos barbos asiáticos e Rasboras

 

O aquário: 80 x 40 x 40

Luz: Média de ± 60 Watt.

Filtro: externo de caudal inferior ao recomendado para a litragem do aquário para simular as águas paradas.

Substrato: Akadama + areia + areão vermelho, pedra vulcanica esmagada por exemplo

Hardscape: Seixos vermelhos

Flora: Blixa japonica, Hygrophila Polysperma, Cryptocoryne parva.

Fauna: Betta Splenders, Gourami, Rasbora

 

Montagem:

Colocação da akadama como base para a fixação das plantas, colocando uma camada de ± 2cm de areia por cima. Com a plantação e revolvimento do substrato haverá alguma tendencia para a Akadama se misturar, mas isso até trará um melhor efeito final, uma vez que o fundo dos rios tem coloração vermelha que neste caso a Akadama irá acentuar.

Os seixos rolados vermelhos de vários tamanhos mas com um máximo de uma palma da mão seriam colocados simulando uma margem derrubada. Por exemplo, um pequeno monte a começar da esquerda ficando as pedras mais espaçadas à medida que caminha para o centro.

produto3.jpg

Outro exemplo de pedras a utilizar (não o peixe :twisted: ) estas comprei numa casa especializada em pedras para jardim

Imagem006.jpg

No final polvilhar com a areia vermelha para acentuar este tom de ferrugem.

Imagem043.jpg

 

As blyxas plantadas logo atrás dos seixos para dar contraste colocando depois mais atrás a Hygrophila. Não plantar esta demasiado atrás para não criar um efeito de parede. As blyxas poderiam ser plantadas também na zona direita. A Cryptocoryne como planta mais baixa poderia ser plantada entre alguns seixos á frente.

 

E pronto, divirtam-se :)

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem se afinal a coisa é sobre biótopos asiáticos sem serem de ciclideos asiáticos, acho que a moderação deve mudar o tópico para a secção certa…para não induzir em erro quem procura ciclideos asiáticos…

 

Agora sobre o assunto dos Biótopos asiáticos, antes de começares a elaborar/montar o aqua, deves primeiro escolher que peixes pretendes lá por, pois a Ásia e o Sudeste asiático é muito grande e cada caso é um caso…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem se afinal a coisa é sobre biótopos asiáticos sem serem de ciclideos asiáticos, acho que a moderação deve mudar o tópico para a secção certa…para não induzir em erro quem procura ciclideos asiáticos…

 

Tens toda a razão, estou à espera que o NunoRamos diga alguma coisa para então mover o tópico ou não.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde José,

Peço desculpa de só te responder agora (vou tratar-te por tu, espero que não me leves a mal...), mas não tive nenhum aviso de novos post's. Realmente têm toda a razão, as minhas dúvidas são sobre Biótopos Asiáticos, nada têm a ver com ciclídeos, errei no local do tópico, podes mudá-lo.

Agradeço-te também a descrição detalhada, foi uma grande ajuda para a minha decisão do meu possível futuro aqua (isto de pertencer a este forum influência grandemente o meu gosto por peixes!). Estou a estudar a viabilidade de instalar um aqua do Biótopo Asiático (é complicado para mim, voltei a esta doença á aproximadamente 1 mês, aínda não domino nem pouco mais ou menos esta "arte"), estou a pensar investir num aqua de 100*50*50 com vidro de 8 mm, travessa francesa, blá, blá, blá...

1º Ao nível da filtragem, foi-me dito que devo ter um filtro externo potente devido á quantidade de água (aprox. 200 litros), mas já li no sítio que colocaste que deve haver pouca corrente de superfície (lá se vai a minha ideia de investir também na bomba de circulação de água).

2º Sobre a Akadama, já tenho lido no fórum que só dá dores de cabeça na sua instalação, a ver vamos...

3º Da flora penso que não conheço nada disto. Tenho que investigar, "esquisar" como diz o meu sobrinho... :blink:

4ª Quanto á iluminação falaram-me numa calha de 4 lâmpadas T5. Se colocar uma calha destas como é que eu vou distribuir essa média de ± 60 Watt's na calha de 4?

5º Da fauna, falaste-me em Bettas Splenders... não sei... existe muita agressividade deles (mesmo que seja só um casal) com os elementos das outras espécies. Dos outros gosto, estava a pensar colocar também Barbus Tetrazona (± 10) e penso que aínda tinha espaço para mais...

Se me poderes responder, principalmente, por causa do filtro (qual e ± a sua potêcia em l/h) agradecia...

Um abraço.

 

PS: Se me poderes falar nos Ciclídeos nas dimensões necessárias no aqua, agradecia (é que também gosto muito, mas presumo que seja muito mais complicado para um principiante como eu...)

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As blyxas plantadas logo atrás dos seixos para dar contraste colocando depois mais atrás a Hygrophila. Não plantar esta demasiado atrás para não criar um efeito de parede. As blyxas poderiam ser plantadas também na zona direita. A Cryptocoryne como planta mais baixa poderia ser plantada entre alguns seixos á frente.

 

Mais uma coisa, não consigo encontrar a descrição das Blyxas.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde José,

Peço desculpa de só te responder agora (vou tratar-te por tu, espero que não me leves a mal...), mas não tive nenhum aviso de novos post's. Realmente têm toda a razão, as minhas dúvidas são sobre Biótopos Asiáticos, nada têm a ver com ciclídeos, errei no local do tópico, podes mudá-lo.

 

Done, não há grande enquadramento na estrutura do fórum para este tópico, por isso foi para o Peixes e Invertebrados onde também há um inamovível que foca alguns biotopos. Sobre as espécies mais especificas tens sempre o Fórum dos Bettas e outros Anabantideos, aí também há alguma discussão sobre biotopos asiáticos.

 

Agradeço-te também a descrição detalhada, foi uma grande ajuda para a minha decisão do meu possível futuro aqua (isto de pertencer a este forum influência grandemente o meu gosto por peixes!). Estou a estudar a viabilidade de instalar um aqua do Biótopo Asiático (é complicado para mim, voltei a esta doença á aproximadamente 1 mês, aínda não domino nem pouco mais ou menos esta "arte"), estou a pensar investir num aqua de 100*50*50 com vidro de 8 mm, travessa francesa, blá, blá, blá...

 

Será sem dúvida um bom aquário com muitas possibilidades para fazeres um bom layout, dependendo das plantas que quiseres utilizar, mas quase que será obrigatório uma calha com lampadas T5.

 

1º Ao nível da filtragem, foi-me dito que devo ter um filtro externo potente devido á quantidade de água (aprox. 200 litros), mas já li no sítios que colocaste que deve haver pouca corrente de superfície (lá se vai a minha ideia de investir também na bomba de circulação de água).

 

Como só utilizo a marca fluval, o único que te posso recomendar é o Fluval 205 com uma flauta para distribuição do caudal mais uniforme. Isto se optares por colocar algum volume de plantas que ajudarão na filtragem biologica e dependendo também da fauna, se for muita poderá ser insuficiente. Em principio bastará.

 

2º Sobre a Akadama, já tenho lido no fórum que só dá dores de cabeça na sua intalação, a ver vamos...

 

Nunca ouví tal coisa, a não ser que seja por pessoal inexperiente que acaba por deitar as culpas ao substrato para desculpar os erros cometidos. A Akadama numa relação qualidade preço será um dos melhor substratos para plantas de aquário.

 

4ª Quanto á iluminação falaram-me numa calha de 4 lâmpadas T5. Se colocar uma calha destas como é que eu vou distribuir essa média de ± 60 Watt'sna calha de 4?

 

Os 60 Watt que falava era apenas a titulo de exemplo para as medidas de aquário que apresentei. para esse tamanho de aquário terá que ser um pouco mais, ou não. Com origem asiática tens também a maior variedade de plantas de aquário pouco exigentes em luz, os fetos, musgos e as crypto's por exemplo.

 

A minha escolha seria 4x 39 watt T5 de 85Cm, já daria até para plantas mais exigentes e até para tapete se um dia viesses a mudar de ideias.

 

Com esta luz, injecção de co2 presurizado será quase obrigatória também.

 

5º Da fauna, falaste-me em Bettas Splenders... não sei... existe muita agressividade deles (mesmo que seja só um casal) com os elementos das outras espécies. Dos outros gosto, estava a pensar colocar também Barbus Tetrazona (± 10) e penso que aínda tinha espaço para mais...

 

quanto à fauna pouco ou nada sei de espécies asiáticas, apenas pesquisei um pouco para colocar o post acima, o melhor, em caso de dúvida, será colocares as tuas questões no fórum especifico.

 

PS: Se me poderes falar nos Ciclídeos nas dimensões necessárias no aqua, agradecia (é que também gosto muito, mas presumo que seja muito mais complicado para um principiante como eu...)

 

Aquí sem dúvida que o aquaben sabe mais que qualquer um de nós, mas pelo que entendí as espécies de ciclideos asiáticos usados em aquáriofilia resume-se a uma única espécie que até é de água salobra, daí a utilização dos mangues como "decoração"

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ok, obrigado. Pelo que vi é uma planta difícil de ser mantida.

 

Name: Blyxa Japonica

Description:Difficult

Availability:

 

Name: Blyxa Aubertii

Description:Difficult

Availability:yes

 

Name: Blyxa Novoguineensis

Description:Difficult

Availability:

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado José, já tenho mais "matéria" para pensar neste caso. Já vi que tenho que ter muita calma para me meter numa coisa destas.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Pelo que vi é uma planta difícil de ser mantida.

 

Name: Blyxa Japonica

Description:Difficult

Availability:

 

Nunca a mantive por isso não te sei dizer se srá realmente dificil ou não mas pela quantidade de posts que aparecem no ofertas a vende-la julgo que não será tanto assim.

 

Do site que uso como referencia sobre plantas, aquaticplantcentral.

 

BLYXA JAPONICA

 

 

Hardiness: Moderate

Light Needs: Medium

Plant Structure: Stem

Family: Hydrocharitaceae

Genus: Blyxa

Region: Asia

Location: Tropical Asia

Size: Height: 7-15cm (3-6in)

Growth Rate: Medium

Can Be Grown Emersed: No

 

Blyxa japonica is an obligate aquatic plant often found in stagnant, shallow pools and marshes as well as in slow moving, iron-rich forest streams in tropical eastern Asia. It can also be found in man-made habitats (such as rice paddies) throughout its range. It is an uncommon plant in North America at this point, but it is rapidly gaining popularity due to its attractive grassy, hedge-like appearance. It should be easily obtainable from any internet retailer or local store that imports from the aquatic plant nursery Oriental Aquariums.

 

This Blyxa species is not too difficult to grow if its basic requirements are met: intense lighting in the 2-4 watts per gallon range, CO2 injection, and a fertilization regimen including nitrate, phosphate, potassium, and micronutrient supplementation. If conditions are to its liking and lighting is intense, the leaves of B. japonica will develop golden and reddish hues and the plants will exhibit more compact growth. If it does not receive enough lighting, however, B. japonica will become taller, lankier, and greener. This plant produces an impressive root system and appreciates a nutritious substrate. If phosphate levels are kept high (1-2 ppm), this species will continuously produce small white flowers on long, thin stalks.

 

Despite its appearance, B. japonica is actually a stem plant growing on a densely foliated, short stem. Unlike other grassy mid- to foreground plants, it is not nearly as invasive since it does not produce long runners. Instead, it produces basal sideshoots which can easily be divided from the main plant with a sharp pair of scissors. Replanting these sideshoots can be a bit problematic as they are very buoyant and tend to float. However, they take root quickly once in place.

 

B. japonica has recently been popularized by Takashi Amano's 'Nature' layouts, where he utilizes its dense growth habit and grass-like appearance to form attractive greenish to golden tussocks in the midground. It forms an excellent contrast with small-leaved foreground plants such as Glossostigma elatinoides in aquascapes lacking taller plants.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa, não consigo encontrar a descrição das Blyxas.

 

Desculpe mais no Brazil não chega quas nada sobre peixes asiaticos

Apenas que eles pegão nossos peixes e modificão e vendem melhorados e mais caros

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.sera.de/uploads/media/BiotopP.pdf

 

provavelmente não ajuda muito, espero que conte a intenção..

 

Bom dia Ypsilone

 

Esta discrição da Sera já eu tenho.

Claro que o que conta é a intenção. ::D:

 

Mas eu agora estou num impasse, não sei se futuramente vou seguir para o Sudeste Asiático ou para os cíclideos africanos do Lago Malawi. Continuo em estudos mais aprofundados para saber mais sobre os dois biótopos (influência da revista Bioaquaria) para ter acerteza absoluta que é um deste biótopos que eu quero seguir.

 

Um grande abraço e obrigado pela ajuda.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais