Uv 15 Watts - Versão 6.2


Recommended Posts

Boas

Desde já o meu muito obrigado pela tua contribuição. É realmente um facto que "perdi" uma mais valia em relação à primeira versão, mas felizmente há pessoas que ajudam, como foi o teu caso, ao referires a dita manga de Teflon. Agora só falta saber onde arranjar isso aqui por perto. "Felizmente" estou de férias forçadas e tenho tempo de sobra...

Já agora falta saber qual a tua localidade, que deves completar no teu perfil, quanto mais não seja para que o resto dos membros do fórum não perguntem de onde és.

Vai aparecendo, e um abraço.

 

Cumps.

 

Viva

 

Pelo teu perfil vejo que tal como eu és da Figueira da Foz... por acaso haverá alguma possibilidade de um destes dias me mostrares esse teu fantástico DIY? É que era o ideal para poder aplicar no sistema que tenho de filtragem dos meus aquários! :bad-words:

 

Já agora... compraste todo o material aqui na Figueira? É que há uns tempo atrás andei à procura de lâmpadas desse tipo e não consegui encontrar...

 

Um abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 176
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

novos tubos e procura... ver thv (tetrafluorethylene / hexafluoropropylene / vinylidene fluoride )

 

estes é que eram!!

 

http://www.zeusinc.com/Zeus_Catalog11-D.pdf

 

 

Realmente há muito desse material por aí à venda. Pena é que seja caro e que cá em Portugal seja difícil de adquirir. Amanhã já começo a minha pesquisa de mercado por aqui na zona. Quando procuro "coisas estranhas" sou um chato do caraças.

 

 

 

 

Viva

 

Pelo teu perfil vejo que tal como eu és da Figueira da Foz... por acaso haverá alguma possibilidade de um destes dias me mostrares esse teu fantástico DIY? É que era o ideal para poder aplicar no sistema que tenho de filtragem dos meus aquários! ;)

 

Já agora... compraste todo o material aqui na Figueira? É que há uns tempo atrás andei à procura de lâmpadas desse tipo e não consegui encontrar...

 

Um abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

 

Ricardo Nuno Santos

Pois realmente sou da Figueira da Foz. Pena que o pessoal que está inscrito aqui no fórum "não dê muito a cara"! Claro que podemos combinar um destes dias para tomar um café, ou algo parecido, e terei todo o gosto em te mostrar o filtro. Não moras na Rua Direita do Monte, ou por aí perto?

O material é todo comprado na Figueira, é preciso é saber onde há, ou ter alguém que mande vir, quando se trata de "coisas estranhas"! Como na minha actividade profissional tenho de conhecer muitas lojas e lojistas dos mais variados ramos, tenho o à vontade para "lhes exigir" certo e determinado tipo de material.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Sim... vivo muito perto da Rua Direita do Monte... mais propriamente numa das paralelas... :mrgreen:

 

Temos então de combinar isso... para o meu sistema de trocas de água dava-me muito jeito montar um filtro como o teu.

 

Um abraço

 

Ricardo Nuno Santos

 

Boas

Realmente há muito desse material por aí à venda. Pena é que seja caro e que cá em Portugal seja difícil de adquirir. Amanhã já começo a minha pesquisa de mercado por aqui na zona. Quando procuro "coisas estranhas" sou um chato do caraças.

Pois realmente sou da Figueira da Foz. Pena que o pessoal que está inscrito aqui no fórum "não dê muito a cara"! Claro que podemos combinar um destes dias para tomar um café, ou algo parecido, e terei todo o gosto em te mostrar o filtro. Não moras na Rua Direita do Monte, ou por aí perto?

O material é todo comprado na Figueira, é preciso é saber onde há, ou ter alguém que mande vir, quando se trata de "coisas estranhas"! Como na minha actividade profissional tenho de conhecer muitas lojas e lojistas dos mais variados ramos, tenho o à vontade para "lhes exigir" certo e determinado tipo de material.

 

Cumps.

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas...

Ainda falta a ultima parte do Projecto.

É a mais simples, talvez por isso não tenhas colocado aqui no fórum.

Já agora fazes para venda? Quanto custaria?

Qual é a durabilidade dessa lâmpada?

Até já

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas...

Ainda falta a ultima parte do Projecto.

É a mais simples, talvez por isso não tenhas colocado aqui no fórum.

Já agora fazes para venda? Quanto custaria?

Qual é a durabilidade dessa lâmpada?

Até já

Falta de facto a última parte, que é uma das mais fáceis.Não a coloquei ainda não por preguiça,ou por ser bastante fácil, mas devido a um pequeno acidente. Com a mão direita partida, torna-se difícil comer de faca e garfo, quanto mais "acabar" a apresentação do projecto. Quanto à questão de fazer ou não para venda, assim como o preço, acho que este não é local para "discutir" esse assunto. Estaria a infringir uma das regras do fórum. A durabilidade da lâmpada é de 10.000 horas, segundo o fabricante. Aconselho sempre a trocar anualmente, ou de seis em seis meses, conforme o tempo que está ligada diariamente.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A pedido de várias famílias, segue o final da construção deste filtro UV. Não o fiz há mais tempo, não por "preguiça", mas devido a "um pequeno acidente", estive impossibilitado de fazer uso da mão direita. "Ossos do ofício" ;) .

 

 

 

 

8ª Parte- Colocação da parte eléctrica no corpo do filtro.

 

 

 

 

filtrouv6.2074.jpg

Corpo do filtro e parte eléctrica anteriormente feita.

 

 

 

 

filtrouv6.2075.jpg

Coloca-se um fio de cola na traseira da caixa que alberga a parte eléctrica.

 

 

 

 

filtrouv6.2076.jpg

Aperta-se firmemente durante alguns segundos. Não esquecer que este tipo de cola pode irritar a pele!

 

 

 

 

filtrouv6.2077.jpg

Por norma, coloco uma braçadeira, ou algo do género, durante uma a duas horas,de modo a que a colagem fique bem consistente.

 

 

 

 

filtrouv6.2078.jpg

Antes de colocar a lâmpada UV, teste com uma lâmpada normal. Aqui apagada.

 

 

 

 

filtrouv6.2079.jpg

E aqui acesa.

 

 

 

 

Depois é só introduzir a lâmpada UV como expliquei anteriormente, podem ver na 6ª Parte, e colocar em funcionamento no aquário, ligado em série com o filtro externo, ou se possível, com uma bomba de circulação de baixo débito.

 

 

Qualquer dúvida e/ou comentários não se acanhem.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

um grande abraço ao david que me arranjou um UV feito por ele e que esta 5********,acabamentos profissionais e de aspecto exelente , e melhor que tudo funciona as 1000 maravilhas , liguei-o na sexta feira no meu salgado e passado 3 horas tinha a agua critalina como tudo~, um grande abraço.

 

nuno martins

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já o meu obrigado pelos elogios/comentários. A quem passe por este tópico, é de lembrar que o filtro UV não faz milagres, mas quase!

 

Se estiverem interessados em fazer um, pesquisem muito aqui pelo fórum, e pela Net em geral, sobre os benefícios, ou não, com a utilização deste tipo de filtro. Assim evitam-se perguntas e respostas, às vezes um tanto ou quanto a puxar para a "porrada" ;) .

 

Qualquer dúvida e/ou sugestão, estejam à vontade.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai um post só para não deixar morrer este Tópico, pois é um dos melhores que por aqui vi banana rock e experimentei :)

E bom mas o melhor no meu ponto de vista era por inamovível ou na sessão de melhores tópicos.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Estou decidido a amanhã ir comprar os itens para começar a fazer o meu filtro!

Porém, tenho só uma perguntinha. E o risco da lâmpada quebrar? Pergunto porque ela contem mercúrio no interior. Imagina só o que pode acontecer se ir mercurio para dentro do aquário!

Eu vou correr o risco.

E torcer para que isso não ocorra!!!

Valeu pelo passo a passo! Está realmente de parabéns!

Luiz - Londrina - Paraná -Brasil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Porém, tenho só uma perguntinha. E o risco da lâmpada quebrar? Pergunto porque ela contem mercúrio no interior. Imagina só o que pode acontecer se ir mercurio para dentro do aquário!

 

É preciso ter muito azar para que isso aconteça! Mesmo "apertando" a lâmpada, é extremamente difícil quebrá-la. Testei com uma normal, e foram precisos dois alicates para que isso acontecesse, e muito força.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jóia!

 

Assim fico mais tranquilo.

 

Juro que essa possibilidade da lâmpada quebrar estava me incomodando.

 

E pode deixar que assim que terminar de fazer o meu filtro com as suas dicas, eu dou um retorno.

 

Valeu pelo comentário.

 

Agora vou atrás dos componentes!

 

Até mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas David

 

Acho excelente o tópico e a explicação das diferentes fases de montagem do projecto. Uma que acho fixe é como deste a volta ao balastro electrónico... nem o MacGyver se lembrava desta. love you

 

O motivo que estou a escrever é que devido a morar na Madeira é impossível encontrar certas peças tais como as porcas batentes de 3/4, 1/2 e o tubo de vidro. Já percorri todas as lojas de ferragens (só em latão ou aço inox), de sistemas de rega e para o tubo aconteceu a mesma coisa. Antes de começar, pensava que não ia encontrar a lâmpada, mas até foi fácil. O resto já tenho, só falta mesmo isto.

 

Gostava de saber se podia me enviar estes artigos?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O motivo que estou a escrever é que devido a morar na Madeira é impossível encontrar certas peças tais como as porcas batentes de 3/4, 1/2 e o tubo de vidro. Já percorri todas as lojas de ferragens (só em latão ou aço inox), de sistemas de rega e para o tubo aconteceu a mesma coisa. Antes de começar, pensava que não ia encontrar a lâmpada, mas até foi fácil. O resto já tenho, só falta mesmo isto.

 

Gostava de saber se podia me enviar estes artigos?

 

As porcas são as duas de 1/2! Foi lapso meu indicar as duas medidas, ou isso ou para diferenciar os tamanhos, já não me lembro. Mas como estão nas fotos, acho que dá para perceber. O tubo de vidro é que eu não percebo! Nesta versão não há tubo de vidro nenhum! A lâmpada está em contacto directo com a água.

 

As porcas, aqueles pretas, como podes ver na foto abaixo:

 

filtrouv6.2022.jpg

 

são "porcas batentes" de misturadoras. Embora digam que não se vendem em separado da misturadora propriamente dita, a verdade é que eu arranjo-as com relativa facilidade. Se quiseres posso enviar sem problema nenhum.

De momento, utilizo 4 porcas dessas, em vez de duas, mais as outras duas brancas para servir de batente. Como têm a aba muito mais larga, a vedação é muito mais eficaz e segura. É uma alteração ao projecto inicial, o qual colocarei brevemente no seguimento deste tópico.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...O tubo de vidro é que eu não percebo! Nesta versão não há tubo de vidro nenhum! A lâmpada está em contacto directo com a água.

 

Pois, aqui o erro foi meu, pensava que mantinha o vidro da versão 1.00 que vi no seu site de DIY.

 

...são "porcas batentes" de misturadoras. Embora digam que não se vendem em separado da misturadora propriamente dita, a verdade é que eu arranjo-as com relativa facilidade. Se quiseres posso enviar sem problema nenhum.

 

Agradecia se podesse enviar-me as ditas porcas, fico a aguardar que me explique como tratamos disso.

 

De momento, utilizo 4 porcas dessas, em vez de duas, mais as outras duas brancas para servir de batente. Como têm a aba muito mais larga, a vedação é muito mais eficaz e segura. É uma alteração ao projecto inicial, o qual colocarei brevemente no seguimento deste tópico.

Cumps.

 

Ok, uma por fora e outra por dentro do taco... não entendo é para onde vão as duas brancas?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois, aqui o erro foi meu, pensava que mantinha o vidro da versão 1.00 que vi no seu site de DIY.

Agradecia se podesse enviar-me as ditas porcas, fico a aguardar que me explique como tratamos disso.

Ok, uma por fora e outra por dentro do taco... não entendo é para onde vão as duas brancas?

 

Cumps.

Quanto ao envio das porcas, enviei MP.

Não me expliquei bem... Em vez de duas pretas, por fora, e duas brancas, por dentro, utilizo apenas quatro pretas. Dois por fora e duas por dentro. As brancas deixaram de se utilizadas.

 

 

 

 

Boas David ,nao sabia que nao usavas luva de vidro no UV , sendo assim a eficiencia da luz e muito maior nao ?

Segundo os "entendidos", a lâmpada UV para funcionar a 100%, deve estar numa temperatura à volta dos 40º. Neste projecto, como está em contacto directo com a água, a temperatura, como é óbvio, muito mais baixa. Talvez dois ou três graus a mais que a própria água. O que é certo é que tenho óptimos resultados com este sistema. Não só eu como mais membros do fórum, aos quais já forneci deste tipo de filtros. Um dos mais marcantes é sem dúvida o do membro mpguerreiro, que podes ver neste tópico. Lá na página 5, no post #87, tens as seguintes fotos

 

hora%200.jpg

 

hora%2015.jpg

 

hora%2024.jpg

 

hora%2028.jpg

 

hora%2048.jpg

 

 

Estas fotos têm um espaço de um ou dois dias, não sei precisar. Uma leitura atenta ao tópico, desde o início, tira muitas dúvidas quanto à utilização do filtro UV. Esse tópico, quanto a mim, é um tópico de referência, no caso específico do filtro UV.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, à uns meses construi um filtro uv com base no modelo aqui apresentado com perfil de aluminio. Hoje apercebi-me que existia uma substancia viscosa a formar-se entre o silicone e o aluminio.

Desmontei e apercebi-me que no interior do filtro se tinha criado uma espécie de cristais que por sua vez estam a corroer o aluminio.

Os peixes encontram-se de boa saude, mas gostava de saber se alguem sabe que tipo de reação aconteceu aqui, e se foi sáo a mim que aconteceu!

52967271ec7.th.jpg

59878428pi3.th.jpg

70089246zj3.th.jpg

52299201go4.th.jpg

17904622vt2.th.jpg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente é estranho! Não te sei dizer ao certo que cristais serão esses, vamos ver se os entendidos em Química conseguem apontar alguma hipótese. O meu filtro, o primeiro que construí com corpo de alumínio, ainda se encontra em funcionamento. Há cerca de duas semanas substituí a lâmpada, aproveitei para fazer uma limpeza mais a fundo, e não encontrei esse tipo de cristais. Além de alguma "nhanha" que se foi acumulando, nada mais a assinalar. Quanto à corrosão, também não verifiquei, mas para ser sincero, não estive a ver com muito detalhe. Para isso teria de o "desfazer".

Se os peixes estão de boa saúde, e os parâmetros da água não foram alterados, não creio que os cristais sejam nocivos. Agora quanto à corrosão do alumínio, estaria atento! Na pior das hipóteses, pode abrir uma fenda e a água pode sair para um sítio menos desejado.

Pelas fotos apresentadas, não creio que o voltes a utilizar. E jogando pelo seguro, vou retirar o meu e colocar um feito em Hidronil.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me despertou a atenção foi uma espécie de “goma” parte dela já cristalizada que apareceu junto das uniões de silicone, essa subtancia estranha tinha um gosto tambem ele estranho, deixa a boca aspra e pareceu-me acido não sei bem, para mim era igual como quando subtituimos umas pilhas que rebentaram e inadvertidamente colocamos as mãos na boca. Mas o que estava por dentro não aparentava ter qualquer paladar, talvez pela quantidade de agua que por ali passa.

Por baixo de cada “pedra” que se encontra lo aluminio existe um buraco comforme se pode ver na foto.

Não percebo nada de quimica mas para alem de todos os produtos “normais” por vezes uso uma colher de sopa de sal por cada 50 litros de agua, não sei se isto pode ter alguma influência.

 

dsc07709vn3.jpg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que me despertou a atenção foi uma espécie de “goma” parte dela já cristalizada que apareceu junto das uniões de silicone, essa subtancia estranha tinha um gosto tambem ele estranho, deixa a boca aspra e pareceu-me acido não sei bem, para mim era igual como quando subtituimos umas pilhas que rebentaram e inadvertidamente colocamos as mãos na boca. Mas o que estava por dentro não aparentava ter qualquer paladar, talvez pela quantidade de agua que por ali passa.

Por baixo de cada “pedra” que se encontra lo aluminio existe um buraco comforme se pode ver na foto.

Não percebo nada de quimica mas para alem de todos os produtos “normais” por vezes uso uma colher de sopa de sal por cada 50 litros de agua, não sei se isto pode ter alguma influência.

É a única explicação que vejo de momento! O sal é corrosivo com o alumínio! Vamos a ver se os "químicos da casa" se manifestam.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Como estou prestes a seguir as tuas dicas e construir um destes filtros, continuo com uma duvida, caso a lampada não acenda, porque se fundiu ou o balastro avariou, como sabes ? vais verificando regularmente ou consegues perceber atravez dos bucins que deixam passar algum tom azulado ?

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais