Alternativas A Carpas E Peixes-vermelhos


Recommended Posts

Hum, a ver se tento arranjar umas verdemas...sabes os seus habitos?E onde posso arranjar?O que comem e se posso misturar com e kinguios?

 

Viva,

 

Os verdemãs encontras nos rios e ribeiros. Não tenho a certeza que os possas encontrar na zona de Chaves mas são comuns em muitos locais do país. Os seus padrões e por vezes até o tamanho variam com os locais de colecta. Ao que parece, existem várias especies em Portugal: Cobitis calderoni, Cobitis paludica, Cobitis maroccana, daí a importancia de não misturarmos peixes colectados em locais diferentes para não hibridizarem. Tenho constado, por exemplo, que os verdemãs da bacia do Tejo são distintos dos da bacia do Guadiana. Os mais distintos verdemãs que conheço são os da bacia do Mira que, suspeito, poderão ser uma população bem diferenciada e ainda não devidamente estudada.

 

Os verdemãs são peixes bonitos e perfeitamente inofensivos, podes perfeitamente misturar com pimpões. São detritivoros e pertencem à familia dos conhecidos botias de aquário, com quem aliás se parecem.

 

Uma imagem:

 

cobitis_taenia03-500.jpg

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu reparei na fotografia do teu lago e reparei que tens juncos, se colocares ao pé dos Juncos uns Papiros e Tabuas, e mais um pé de nenufar, acho que ficavas com a água mais cristalina

 

Já coloquei mais um nénufar mas não tenho muito mais espaço para plantas marginais, penso que visualmente "apertam" demasiado o lago, vou apostar mais nas oxigenadoras. Faço também um esforço para que as flutuantes não ocupem a superficie do lago: salvinia, lemna, alfaces, jacintos de água, etc, ficam só a um canto. São plantas de crescimento rápido, se nos distraimos em menos de mês podem ocupar o lago todo, matando as oxigenadoras por falta de luz e chegando mesmo a matar peixes por falta de oxigénio.

 

Na minha opinião, um lago saudavel deve ter muita oxigenação: ou seja, a superficie livre e bastantes plantas oxigenadoras. Pode acontecer que acabe por ter algas mas... as algas são também uma excelente ajuda na oxigenação ;)

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, então a ver se arranjo umas verdemas... 8)

 

Tens alface de agua?Onde arranjaste? ;)

 

Já nem me recordo, mantenho-as há bastante tempo. Neste momento tenho apenas meia duzia de exemplares que restaram do ultimo desbaste mas, ao ritmo que aquilo cresce deverei voltar a ter em quantidade lá para final de setembro.

 

É uma planta bastante comum - ainda hoje as vi num centro de jardinagem proximo de mim.

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Identificação de barbos... os barbos do rio Zezere devem ser quase de certeza, Barbus bocagei, que tem como nome comum barbo do Norte: podes confirmar na minha pagina http://www.geocities.com/marco_arruda1980/Barbo.htm

 

http://www.geocities.com/marco_arruda1980/

 

Tenho um pequeno lago, com escalos (Squalius pyrenaicus ou Leuciscus pyrenaicus), boga portuguesa (Chondrostoma lusitanicum), 2 pimpoes capturados em rio, e varias plantas, sao peixes que se dao bem em tanques ou lagos desde que tenham plnatas aquaticas e esconderijos e se possivel circulaçao de água que possam simular os fundoes caracteristicos dos ribeiros onde vivem. O meu objectivo é tentar reproduzi-los, vamos ver na proxima Primavera.

 

Como ja se disse felizmente nao somos todos iguais e todos têm gostos diferentes. é interesante haver tanta variedade de gostos e opinioes e que cada lago que cada um de nos faz seja diferente do outro.

 

 

Sr. Miguel Figueiredo parabéns pelo seu lago.

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas!!! :)

 

Descobri esta semana que uns Tetra Buenos Ayres que passaram umas férias no meu lago, foram embora e deixaram pelo menos sete presentes com menos de um centimetro! :D Até agora têm-se aguentado e crecido rápido! Será que sobrevivem? Em três semanas o raio dos bichos decidiram procriar, coisa que em 5 anos não lhes passou pela cabeça em aquario :D

 

Também tenho lá um Plecostomus... Estou a pensar em introduzir ciclídeos...

 

O lago tem 40 cm de profundidade... bang

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas!!! :)

 

Descobri esta semana que uns Tetra Buenos Ayres que passaram umas férias no meu lago, foram embora e deixaram pelo menos sete presentes com menos de um centimetro! :D Até agora têm-se aguentado e crecido rápido! Será que sobrevivem? Em três semanas o raio dos bichos decidiram procriar, coisa que em 5 anos não lhes passou pela cabeça em aquario :D

 

Também tenho lá um Plecostomus... Estou a pensar em introduzir ciclídeos...

 

O lago tem 40 cm de profundidade... :D

 

Cumprimentos!

 

Parabéns. Eu também tenho nos meus lagos e suportam perfeitamente o inverno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

 

Parabéns pelo seu lago e pelo "trabalho" que nele desenvolve!!

Posso dizer-lhe que me serviu de inspiração...e vai continuar a servir!

Neste momento procuro conselhos sobre peixes para colocar no meu lago...peixes esses que não se "metessem" com as minhas plantas e me atacassem os caracóis que tenho!! eh,eh

 

Perguntas:

Será boa altura para colocar peixes?

Que espécies aconselha e onde os adquirir?

Saudações!

PeteHunttoons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais