Planorbis Corneus


Vasco Matos

Recommended Posts

Eu muito sinceramente só conheci um caracol que comia plantas verdadeiramente: Marisa Rotula. Os Melanoides não comem de certeza,das Ampulárias a Bridgesii só come folhas caidas,a Caniculata já come folhas sadias,os Planorbis Corneus também nunca dei por isso,e as Physas como são dos caracois mais numerosos,se comessem devastariam um plantado em 3 tempos.

 

As Physas são um bicho do catano,se as tivermos num aquário,o mais provável é ficarmos com elas para sempre,e até alastrar para outros aquas,se andarmos a trocar plantas de aqua em aqua.Não tenho nada contra elas,gostava era de ter em cada aqua uma espécie de caracol apenas,mas tenho de ter sempre uma espécie e...Physas.Neste aqua plantado que estou a montar,estou a tentar que apenas Planorbis lá nasçam,cada Physa miniatura que vejo retiro-a.Mas deve ser um trabalho inglório.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Oferta/Venda/Compra há sub-fóruns apropriados, bem como o sistema de MPs. Evitem estragar tópicos com esse tipo de informação.

 

Tópico limpo!

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Oferta/Venda/Compra há sub-fóruns apropriados, bem como o sistema de MPs. Evitem estragar tópicos com esse tipo de informação.

 

Tópico limpo!

Cumps,

André

Acho que bastava avisar,que o pessoal não tornava a fazer por certo,essa do tópico ''limpo'' faz-me lembrar não sei o quê...Mas ok,regras são regras!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que bastava avisar,que o pessoal não tornava a fazer por certo,essa do tópico ''limpo'' faz-me lembrar não sei o quê...Mas ok,regras são regras!

 

 

Não, infelizmente não bastava pois antes deste tópico e neste mesmo sub-fórum, já surgiram posts deste tipo em pelo menos dois tópicos distintos...

 

Sim, tópico limpo. Limpo de informação que sai fora do âmbito deste sub-fórum e cujo assunto pode ser resolvido através dos meios que já mencionei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
Planorbis Corneus - Este caracól é ideal para aquas plantados,não toca nas plantas, come de tudo, mas principalmente algas de quase todo o tipo.Para além de ser de uma grande beleza.Recentemente no meu novo aqua tive um problema com filamentosas castanhas que foi solucionado com um par destes animais. É preciso 2 especimen para reprodução, que é bastante mais lenta que das Physas sp. por ex., não atingindo as proporções da Melanoides. Quem quiser um par destes caracóis é só dizer,arranjo de bom grado!

 

pl2.jpgplanorbis.jpgpl.jpgPlanorbisCorneus.jpg

 

Olá

No aquário que eu plantei à coisa de 1 mês, na 3a semana apareceram caracóis dos que estão na figura

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._717_113620.jpg

(Eu bem inspeccionei as plantas antes de as colocar, mas não vi nada)

No início eram só meia dúzia e como os identifiquei como Planorbarius corneus (http://en.wikipedia.org/wiki/Planorbarius_corneus), achei que não teria mal nenhum deixar esta meia dúzia

No entanto, na semana seguinte apareceram umas boas dúzias (eu diria que estão lá uns 50), cada vez me parecem mais;

O meu problema é que nunca vi ovo nenhum,

alguém me sabe dizer onde poderão estar os ovos destas "lesmas"

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte! Se calhar o que tens no teu aqua são as Physas.Estas são muito mais prolificas que os Planorbis,estes demoram algum tempo a propagar-se,não o fazem com essa velocidade.

 

Quanto aos ovos,eless estão lá escondidos entre as pedras,entre as plantas.

 

Porém não te preocupes,eles não estragam as plantas,só comem as partes já ''tocadas''. e as folhas que caiem no chão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Planorbis Corneus - Este caracól é ideal para aquas plantados,não toca nas plantas, come de tudo, mas principalmente algas de quase todo o tipo.Para além de ser de uma grande beleza.Recentemente no meu novo aqua tive um problema com filamentosas castanhas que foi solucionado com um par destes animais. É preciso 2 especimen para reprodução, que é bastante mais lenta que das Physas sp. por ex., não atingindo as proporções da Melanoides. Quem quiser um par destes caracóis é só dizer,arranjo de bom grado!

 

pl2.jpgplanorbis.jpgpl.jpgPlanorbisCorneus.jpg

 

 

 

Boa Noite, queria saber se esses caracois ficariam bem num aquario onde tem escalares e Barbos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 4 meses depois...

hmmmmm serao mesmo preciso 2 para a reproducao ? honestamente nao me parece.. um amigo meu deu-me apenas um (1) e hoje em dia tenho uns 300..tantos que vou ver se arranjo uma Anentone helena para meter fim a isto..pois o pequenos entram dentro do filtro e tempo a tempos oico o filtro a fazer barulhos estranhos e quando o abro la estao os caracois la metidos. Nao deixando de relembrar qe sao muito bons na limpeza.

 

Quando quero apanhar uns quantos para tentar acabar com a praga,coisa que tem sido dificil..meto no aquario o qe dou de comida aos camaroes (e quem nao exprimentou que meta,pois eles os red´s adoram) JBL - Novo Rift esperamos 1 hora e veremos os red´s e os Corneus agarrados a comida > camarueiro,ou mesmo a mao > pegamos nuns bons quantos e pufa..la se vai dizimando a praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Eu tal como a maioria também me apareceu uma physia no aqua e planorbis...

As plantas são uma coisa tramada... até um red cherry me apareceu com a minha cryptocorine... depois tive que comprar um grupinho para lhe fazer companhia :D

A physia achei muita graça (como era a primeira) e ficou mais ou menos um ano no meu aqua de 12l com fetos de java. Quando fui limpar o fundo, as folhas mais abaixo dos fetos estavam todas ratadas. Excusado será dizer que a levei logo a visitar um lago que eu conheço :(

Agora com os planorbis... acho sinceramente que tenho uma "praga" deles, mas a um crescimento hiper lento.. têm mantido o seu tamanho diminuto durante meses. Tanto que os quero oferecer e não consigo porque os bichos não querem crescer. À meses que não passam dos 2mm. A comida para eles também é escassa..

Ao mesmo tempo notei uma coisa fantástica, pondo um já grande na "parideira" dos viviparos, ele come os excedentes de comida. Assim não há comida a apodrecer no fundo da caixa, nem quando limpamos a mesma os restos já não vão para a água do aqua. Nota-se sim é que este cresce mais depressa! hehehe deve ser a alimentação "cerelac" dos bébés.

Também noto que as algas nos vidros aparecem mais moderadamente.

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Planorbarius corneus?

 

ou

 

Planorbella duryi?

 

qual é a diferença entre eles? ou são apenas taxonomias diferentes? (desculpem lá, mas eu sou um nabo em biologia)

 

http://www.jaxshells.org/semi.htm

http://hbs.bishopmuseum.org/waipio/Critter...lanorbella.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Planorbarius corneus?

 

ou

 

Planorbella duryi?

 

qual é a diferença entre eles? ou são apenas taxonomias diferentes? (desculpem lá, mas eu sou um nabo em biologia)

 

http://www.jaxshells.org/semi.htm

http://hbs.bishopmuseum.org/waipio/Critter...lanorbella.html

mollusks_Planorbid2_rs.jpg

que giro!!!

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Epá tocam nas plantas e não é pouco, experimenta a ter higrofilas que vais ver como é que elas ficam, tenho as polispermas e as carymbosas todas ruidas destes caracois. :S

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!já qu tamos a falar de pragas ,como é que eles se apanham bem?tou farto de tirar com a mão...todos os dias são 10 ou 15...

tambem eu!!eu tenho uns 100 no aqua e todos os dias nascem mais...ja comprei helenas mas mesmo assim,ta MUITO dificil..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu para me ver livre deles tive que esvaziar todo o aquário e limpar todas as plantas uma a uma só assim tive a certeza que tinham ido todos. Coloquei alguns em cubos vodafone para servir de alimento das minhas tartarugas. :bs_quesexclaim:

 

Uma boa altura para os apanhar é quando as luzes tao apagadas, ao acender eles tão quase todos a vista pelo areao, experimentem.

 

 

cumps

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu passo a vida a esmagar destes bixos no vidro e a dar aos peixes, eles parecem gostar, eu é que não gosto nada destes planorbis.

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vocês mostraram aqui uns carocois muito giros! O meu está a ciclar com um daqueles amarelos, são os único que vejo aqui à venda lol

as minhas anubias têm umas pontas castanhas e ele na primeira noite andou a devorar isso.

mas acho que vou ter de arranajr uns camarões para me limparem as plantas das algas... tão mt sujas coitadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas

 

Sou novo por estas bandas, e recomendaram-me o registo neste site, por haver pessoal que gosta tanto de aquarios como eu.

Tenho um aquário à 4 anos com 80 cm por 50 de largura e 60 de altura, que inicialmente tinha rochas trazidas do algarve e uma tentativa de ter plantas...

Após alguns anos a andar atrás de lojas, lá comecei a aprender algumas coisas e começei a tomar o caminho certo.

Agora tenho o mesmo aquário restruturado com algumas plantas que á medida que estão a crescer, vou voltando a colocar na areia.

A ideia é ter um aquário bastante plantado.

Ultimamente pesquisei por aqui e aprendi umas cenas sobre um co2 caseiro que resultou ás mil maravilhas.

Agora ando à procura de caracois e camarões.

 

Amigo Vasco Matos será que me poderás arranjar 2 caracois Planorbis Corneus?

Diz o preço que eu compro na boa.

Caso te interesse peço-te que me envies email para 17054@ufp.edu.pt (é mais facil para mim).

 

Obrigado amigos, e até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas manjastm! Desculpa não responder, mas tive fora algum tempo...

 

De momento não mantenho estes caracóis, estive fora uns tempos e só há coisa de 6 meses voltei a manter aquários.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas. Eu tambem tenho Planorbis mas os gajos atacam-me as plantas. talvez por excesso de população, deixou de haver algas e agora acostumaram-se a comer plantas. tenho vindo a eliminar os castanhos porque já eram mesmo de mais, vou deixando ficar a variante vermelha-branca que são os mais bonitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais