Ajuda para inicio em salgados


MIX

Recommended Posts

Saudações Aquáticas para todos.

 

Venh aqui deixar-vos um humilde pedido de ajuda para a montagem de um aqua salgado, visto que nunca tive nenhum e quero evitar erros daqueles pelos quais passei na água doce quando comecei.

 

Tenho o seguinte material disponível:

 

Aqua panorâmico: 60X40X30cm (+ ou - 60 litros)

Filtro Seco-húmido: Eheim 2227 (1050L hora)

Calha de Iluminação: 2X14 W T8

Aquecedor de 150Watts

MAIS NADA :D

 

O que eu gostava:

 

3 palhacitos

1 Anémona

Corais?

 

SERÁ possível?

Se sim, o que me aconselham comprar?

 

Fundo (areia)

Lampadas

+ alguma coisa?

 

 

Sinceramente, eu não percebo mesmo nada disto, nem tenho amigos próximos que percebam. Dependo inteiramente de vós para me porem este aqua a funcionar e o mais bonito possível.

 

Se não der mesmo digam... Também não quero estar a matar animais só para meu entretenimento.

 

Um abraço,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MIX boas,

 

não te vou dar ajudas para as tuas questões principais pois em salgados tou como tu, a ZERO.

 

No entanto chamou-me a atenção uma frase tua:

 

Dependo inteiramente de vós para me porem este aqua a funcionar e o mais bonito possível.

 

Aqui muita gente com bastantes conheçimentos de ajudará certamente, mas também podes e deves adquirir uns livros sobre o assunto. Eu estou a planear um salgado também sobre o qual já falei com algumas pessoas do forum mas entretanto leio tudo o que me aparece a frente sobre a materia.

 

Quer sejam livros quer na net nos inumeros sites disponiveis...

 

Boa sorte e espera pela ajuda do pessoal especializado :D

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mix,

 

Eu também comecei nos salgados à pouco tempo e sim, cometi alguns erros que me sairam caros.

Aliás este é um dos factores importantes que deves ter sempre presente - a margem de erro nos salgados é muito menor do que nos doces e saiem em alguns casos caros.

 

Não vou estar para aqui a dar-te conselhos sobre como deves montar o teu aquario pois acho que por este forum a fora existem imensos posts com esses mesmos conselhos, basta procurar.

 

É essencial que nesta fase investigues ao maximo todas as possibilidades antes de começar a comprar material, corais e peixes.

Compra um bom livro, lê do principio ao fim, vai ás lojas pedir conselhos, põe questoes aqui no forum. No fim vais ver que valeu a pena a paciencia e o tempo que perdeste.

 

Em suma planeia bem antes de partires para esta aventura.

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Obrigado pelos conselhos quanto à leitura. Acho que têm toda a razão e já comecei a minha pesquisa :lol:

 

Só que o meu maior problema é precisamente com que equipamento começar.

 

Como tenho o filtro seco-húmido (eheim 2227 - 1050L/h), o aquecedor e uma bomba de 420l/h que posso usar neste aqua, queria saber o que mais comprar para ir pondo o areão e a água.

 

Será necessário acrescentar a este filtro (que já tenho) mais um escumador para um aqua tão pequeno?

E a iluminação? 2X14W (fluorescentes) sei que é pouco, mas quanto seria o ideal?

 

Estes aquários precisam de ciclar quanto tempo?

Como meço a concentração de sal? Qual o melhor teste?

 

pERCEBEM? ESTOU A QUERER ENTRAR NISTO, mas já estou em stress pois não vejo um boi da matéria e parece-me quenão existe nada de concreto como referência. Uns dizem uma coisa, outros vêm logo discordar... NÃO HÁ UMA BÍBLIA DISTO?

 

AINDA DIZEM QUE CRIAR DISCUS É DIFICIL!!! Chego à conclusão que ao pé disto é brincadeira de criancinhas. Os meus discus são do mais saudável que há!!!

 

Um abraço,

 

Miguel

 

P.S. - Ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃO HÁ UMA BÍBLIA DISTO?

 

Calma, não é preciso gritar.

 

Existe um bíblia: The Modern Coral Reef Aquarium Vol.1 de Svein Fossa e Alf Nilsen.

 

Lê este livro do princípio ao fim e só depois é que deves avançar para a compra de qualquer material.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok MANKLIT,

 

Eu não estava a gritar. Sou a pessoa mais calma do mundo e detesto gritos :oops:

 

Só que tenho alguma urgência em montar o aqua (a minha mulher diz que está farta do equipamento na casa de banho :lol: ) e gostava que pelo menos para o arranque inicial, me dessem a "lista de compras" do essencial que me falta.

 

Eu já sei que daqui a 3 meses, também vou estar completamente viciado nisto (aconteceu com a doce) e que já li tudo o que havia para ler. Conheço-me bem demais para acreditar no contrário...

 

Só queria arracar com os ciclos e os "fazer" a água etc e tal...

 

Abraços

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mix...

 

é assim.... esquece isso tudo dos filtros antes de mais...

tive um nano de 60 litros durante muito tempo e garanto-te que não precisas de nada de filtros....

 

Podes mante-lo apenas com trocas de água... embora se lhe colocasses um escumador pequeno não faria mal e até podias trocar menos água.

 

A base desse aquario de reef, é rocha viva e escumador, bombas de circulação, termostato areão luz e mais nada....

Para começar enche o aquario com água (se mpuder ser natural, bem melhor). Coloca lá areão (quanto mais fino melhor), e dois kilos de rocha viva mais dois ou três kilos de rocha artificial para poupares no investimento inicial... a artificial acabara por ficar colonizada pela viva. Entende que quanta mais viva colocares melhor sera, mas ás vezes é complicado apostar logo em toda viva...

 

Entretanto assim que puderes coloca o escumador e começa a fazer trocas de água de 10% semanais (uns 5 litros). Entretanto tens a aevaporação diaria que deves recolocar água doce que evaporou... Esta deve ser de osmose inversa, mas senão conseguires arranjar nos primeiros tempos podes usar 7 fontes engarrafada...

Quanto á luz tenta colocar o possivel por agora... depois mais para á frente logo se vê conforme o que quiseres colocar...

Coloca o aqua a rodar umas 3 a 4 semanas... entretanto ficas com tempo para aprender mais umas coisas...

 

Para acabar... utiliza a função pesquisar do forum que é muito util...

Segue o concelgo do Manklit e dos outros e lê tudo o que puderes...

ás vezes podes encontrar contradições, mas no fundo são diferentes maneiras de chegar a um objectivo comum...

Quanto á biblia... tens uma aqui muito preciosa e inteiramente gratis...

O livro que o Manklit menciona é muito bom, mas por agora penso que o forum consegue-te dar muito apoio até ficares mais experiente. Nessa altura investe em alguns livros e monta um maior... !!!!

Boa sorte !! :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Marco,

 

Vou seguir os teus conselhos e vou pôr fotos da evolução do "menino".

 

Depois vão-me dando a vossa sábia opinião.

 

Quanto a essa dica do "maior", já tenho programado um aqua de 120 só para isto, mas ainda lá tenho discus e tenho medo de avançar logo para um investimento de material muito grande.

 

Vou dar notícias!

 

Abraços,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora (desculpem-me a insistência),

 

Para este aquario (68X30X38) é mesmo preciso um escumador? disseram-me que um seco-húmido era suficiente pois ele criava por si uma oxigenação.

 

É verdade?

 

Abraços,

 

Mix

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só que tenho alguma urgência em montar o aqua

Espero estar redondamente enganado, mas esta frase vai-te trazer muitos dissabores...

 

Nem que seja o Papa a querer o aquário montado o mais rápido possível.

 

É a minha opinião. Faz como todos temos dito, procura aqui no forum, lê, investigam pesquisa e só depois é que deves pensar em comprar qualquer equipamento que seja.

 

A "carolice", de muitas "carolas" aqui do forum fez com cometessem erros, muitos erros, a experiência deles deve servir para alguma coisa. Temos de dar graças por podermos ter opiniões deles. Não devemos deitar fora a experiência deles... :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá hugo,

 

A questão não é essa, mas se fosse eu estaria inteiramente de acordo contigo.

 

Eu não quero comprar nada à pressa, nem começar a fazer disparates.

O que se passa é que tenho um aqua, uma bomba, um filtro seco-humido 2227, um termostato e uma saca de areão (de água doce) a ocuparme uma casa de banho inteira lá em casa.

 

Como tenho o seco-húmido e andei tanto tempo a sonhar em montar um nano de salgada, pensei que poderia já ter o equipamento para poder começar bem devagarinho. Para já só iria fazer a água, por o areão etc.

 

Eu comecei com guppis à 4 anos e só no ano passado entrei no meu primeiro discu. Não sou propriamente o tipo de pessoa de começar a desgraçar animais.

 

Se me disserem que nada do que tenho serve para arranque, é claro que investigarei minuciosamente antes de comprar o que quer que seja.

 

Abraços,

 

Mix

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mix

 

uma bomba, um filtro seco-humido 2227, um termostato e uma saca de areão (de água doce)

 

Queria só acrescentar algumas coisas ao que foi dito:

 

Se é para um nano-reef, se daqui a uns tempos quiseres por lá corais, podes usar essa bomba de circulação, o aquecedor/termostato, a iluminação por agora é suficiente mas para corais conves ter 1W/L (no mínimo!!).

 

O areão de água doce não ser para reef porque não acrescenta nenhuma vantagem. Em vez disso coloca uma camada de 7cm de aragonite.

 

Como o MArco já disse para reef SÓ se utiliza para meio de filtragem a rocha-viva e o escumador, logo esquece o seco-húmido :!:

 

Pesquisa mais sobre o assunto mas com esses itens já podes montar o aqua e pô-lo a ciclar...

 

E bem vindo ao mundo dos reefs :)

Vais ver que depois de o montares só pensas em aqua de reef :evil::evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que se passa é que tenho um aqua, uma bomba, um filtro seco-humido 2227, um termostato e uma saca de areão (de água doce) a ocuparme uma casa de banho inteira lá em casa.  

 

Eu diria, masn ão pesco nada disto, que podes vagar já agora a casa de banho se quiseres. Basta deitares o areão e o seco-humido fora! Se é para reef, não serve para nada ( o filtro poderá servir em casos extremos, mas não constantemente).

 

Diria mais, se pensavas que poderias usar areão de água doce (como tu dizes) num salgado, é mais que um indício, que ñão estás preparado para sequer pensar em montar um aquário de reef. Mas como disse, espero sinceramente que esteja enganado e que tenhas sucesso :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Amador, mas não tanto...

 

Eu disse: saco de areão (de água doce), não disse (de água salgada). :lol:

 

Não te preocupes com precepitações idiotas. Sou um gajo paciente.

 

Preciso é de conselhos para o material que tenho. (o areão vai para dentro de um outro aqua de água doce que tenho)

 

Achas então que o filtro seco-húmido, não me serve de nada em água salgada? :cry:

 

Estava com esperanças que me pudesse substituir o escumador... é que o aqua é tá pequenino, só tem 70L.

 

Um abraço,

 

Mix

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas então que o filtro seco-húmido, não me serve de nada em água salgada?  

 

Estava com esperanças que me pudesse substituir o escumador... é que o aqua é tá pequenino, só tem 70L.

 

Isto já foi respondido neste fórum várias (muitas) vezes. Se procurares mesmo neste próprio tópico, também já te disseram para não usares.

Agora depende de ti. Podes usar se quiseres mas nunca te vai substituir o escumador que é, juntamente com a rocha viva, o equipamento mais importante de um salgado, principalmente para quem está a começar.

Se a isto quiseres juntar corais então tens que pôr de lado as fluorescentes e investir em T5 ou PC (powercompact) ou idealmente HQI's.

 

Quanto ao resto pesquisa aqui no fórum. Se te surgirem duvidas mais específicas estamos cá para ajudar.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão MANKLIT,

 

Acabei de ler o tópico e, por algum motivo que me ultrapassa, o browser não tinha aberto a explícita mensagem do nosso amigo Nuno Mendes :) .

 

Obrigado pelos vossos concelhos e lembrem-se que para começar da melhor maneira é preciso fazer figura de urso ao pé dos cromos como vocês.

 

Assim evitei ir na conversa do logista (que eu respeito imenso em agua doce e daí a minha insistência) que me recomendou aplicar este seco-húmido no meu projecto de aqua salgado.

 

Ia fazer asneira! :wink:

 

A vossa extrema paciência e enorme dedicação ajuda não só gajos como eu, mas o desenvolvimento de toda a aquariofilia no nosso país.

 

E esse é um projecto de enorme responsabilidade.

 

(já me estou a esticar...)

 

Bem, muito obrigado pela vossa ajuda.

 

Abraços,

 

Miguel

 

(se algum dia precisarem de ajuda com discos peçam :lol: ...)

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazes figura de urso nenhuma.

Tenta sempre que possas, pesquisar e quando tiveres dúvidas pergunta.

 

Vai-nos mantendo informados sobre o andamento do aquário.

 

Só um conselho, se me permites. Pode ser que me engane mas se te mordeu o vírus da água salgada não vai demorar muito tempo até seres invadido pelo desejo de montar um aquário maior. Se puderes fá-lo já. Â diferença de preço entre um aquário de 70 litros e um de 150 por exemplo, não é assim tão grande.

No entanto, se por enquanto não queres dar o salto, podes sempre comprar a iluminação e o escumador já a pensar num aquário maior. Bem, isto é apenas uma sugestão :wink:

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E uma sugestão bem válida :wink:

 

Também me aconteceu o mesmo e preferi esperar mais um pouco e ter um aquário maior. (e neste momento já vou para outro ainda maior)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sempre é assim. O seco-húmido pode ser útil se montares um FO (fish only). Uma vez que não vais ter corais, o nitrato não é assim tão importante.

Agora se for um recife, partilho da opinião dada pelos respeitosos membros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e as anémonas, dão-se bem com o filtro?

 

Ou seja...

 

Areão de Coral + Rocha viva + Anémonas + Peixes

 

É conveniente usar o filtro.

 

Com corais é que não devo usar

 

Em qualquer dos casos devo sempre utilizar um escumador.

 

Estou lá?

 

Mix

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estamos a falar de um aquário só de peixes então o caso muda de figura mas parece-me que não.

 

Vejo que queres começar pelo mais difícil, as anemonas. Se assim for tens que investir em boa luz, HQI de preferencia embora as T5 ou PC também sirvam para algumas espécies, mas tens que ter pelo menos quatro lampadas e feitas bem as contas é capaz de ser tão ou mais caro que as HQI.

Em relação às anemonas só aconselho duas espécies: entacmea quadricolor ou macrodactila doriensis. Pesquisa mais sobre este assunto aqui no fórum.

 

É conveniente usar o filtro.

 

Não, não precisas do filtro. Como já foi dito aqui precisarias do filtro para um aquário só de peixes e mesmo assim só no caso de peixes muito grandes e num aquário a condizer e com pouca rocha.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

é assim.... esquece isso tudo dos filtros antes de mais...  

tive um nano de 60 litros durante muito tempo e garanto-te que não precisas de nada de filtros....  

 

Podes mante-lo apenas com trocas de água... embora se lhe colocasses um escumador pequeno não faria mal e até podias trocar menos água.  

 

A base desse aquario de reef, é rocha viva e escumador, bombas de circulação, termostato areão luz e mais nada....  

 

Pensei que tivesse cido explicito mas ás vezes o pessoal gosta de complicar... :)

Se tens duvidas verifica aqui !!

isto era o meu nano de 60 litros com rocha e escumador...

 

aqua_zoom.JPG

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito!!! 150 watts para 60 litros de água... n estou habituado a isso nos meus :evil: ( água doce )

 

Comprar um suporte e uma luz HQI de 150 watts deve ficar por uma pequena fortuna, não?

 

E depois 150 watts dão á vontade para um aqua maior não dão?tipo 200 litros?ou tem de ser sempre muitos mais watts do que litros?eu sei que isso depende do que se mete lá dentro mas...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais