Um Aqua Diferente :)


kromo

Recommended Posts

 

como será isso possivel ?

 

Segundo me parece é um aqua dentro do outro, fechado em baixo, mas como é vidro vês os peixes a circular por baixo, mas se reparares bem, nenhum passa de um lado para o outro, agora que é uma montagem magnifica isso é, e se levasse uma floresta de bonsais numa placa de xisto num dos lados ainda melhor ficava .... (isto é um projecto meu a longo prazo, ainda não sei bem como o vou fazer, mas aqui está uma ideia ... :snipersmile: )

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito fixe :snipersmile:

 

sao na realidade dois aquarios, mas juntos, os peixes passeiam de um para outro a vontade, a agua mantem-se no aquario tipo "predio" devido a pressao

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo me parece é um aqua dentro do outro, fechado em baixo, mas como é vidro vês os peixes a circular por baixo, mas se reparares bem, nenhum passa de um lado para o outro, :snipersmile: )

 

os peixes circulam de um aqua para outro, repara bem :microwave: e não esta fechado em baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao na realidade dois aquarios, mas juntos, os peixes passeiam de um para outro a vontade, a agua mantem-se no aquario tipo "predio" devido a pressao

 

sim é o que pareçe, tipo os bebedouros dos passaros pra quem sabe do que falo, mas a uma coisa que me intriga é que o aqua tipo predio tem uma bomba de ar :snipersmile: o que iria fazer comque a agua desça para o aqua de baixo fazendo-o transbordar e ficando o "predio" vazio.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só estou a ver uma justificação. O ar que entra tem de ser o mesmo que sai, certo?

Reparem que o fundo é falso e a água não vai até acima.

O meu palpite vai para que ele tem a bomba de ar atrás do fundo falso, numa espécie de "coluna seca".

 

Ok, mas se fosse isto, colocava-se a questão que o ar era sempre o mesmo, sem renovação.

 

Outra possível solução poderá passar por algures por ali tem um tubo ligado a uma bomba de ar de semelhante débito que a primeira para a extracção (até porque para ele conseguir encher aquilo até acima teve deu sar uma bomba de extracção para fazer o vácuo... acho eu).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só estou a ver uma justificação. O ar que entra tem de ser o mesmo que sai, certo?

Reparem que o fundo é falso e a água não vai até acima.

O meu palpite vai para que ele tem a bomba de ar atrás do fundo falso, numa espécie de "coluna seca".

 

Ok, mas se fosse isto, colocava-se a questão que o ar era sempre o mesmo, sem renovação.

 

Outra possível solução poderá passar por algures por ali tem um tubo ligado a uma bomba de ar de semelhante débito que a primeira para a extracção (até porque para ele conseguir encher aquilo até acima teve deu sar uma bomba de extracção para fazer o vácuo... acho eu).

 

Cumps

 

sem renovação não é bem assim pq toda a base é aberta e a oxigenação dá-se por ai, o ar dentro da coluna apenas provoca a circulação da agua na mesma ...

 

É bem possivel que seja isso.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até pode ser bem possivel essa da bomba para o vacuo

como foi dito pelo Miguel Marques se ele tivesse duas bombas ou um circuito fechado naquela parte intrigante do ar em cima

bastava ele parar as bolhas e tirar o ar de lá com a outra bomba

até parece simples no ponto de vista teorico...

lol

alguem com coragem para fazer uma coisa dessas ca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até pode ser bem possivel essa da bomba para o vacuo

como foi dito pelo Miguel Marques se ele tivesse duas bombas ou um circuito fechado naquela parte intrigante do ar em cima

bastava ele parar as bolhas e tirar o ar de lá com a outra bomba

até parece simples no ponto de vista teorico...

lol

alguem com coragem para fazer uma coisa dessas ca?

 

Eu tenho umas ideias a longo prazo e podem muito bem passar por algo parecido ...... :drinking: a ver vamos ....

 

Mas se for é para daqui a um ano, ano e meio.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não estou a ver qual o problema que vos intriga!

Um aqua em baixo e outro aqua em cima sem fundo e com tampa de iluminação.

Uma bomba de ar baixo por debaixo do aqua de cima (as bolhas percorrem os dois aquas e sai pela parte de cima do 2º aqua)

A agua do 2º aqua n desche porquefica segura com a pressão do 1º aqua.

Não estou a ver qual o problema! facil facil.

cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não estou a ver qual o problema que vos intriga!

Um aqua em baixo e outro aqua em cima sem fundo e com tampa de iluminação.

Uma bomba de ar baixo por debaixo do aqua de cima (as bolhas percorrem os dois aquas e sai pela parte de cima do 2º aqua)

A agua do 2º aqua n desche porquefica segura com a pressão do 1º aqua.

Não estou a ver qual o problema! facil facil.

cumps

Jose Antonio

 

 

não é assim tão facil, para a agua segurar tens que ter vacuo (ou seja o aqua mais alto tem que ser hermetico) se lhe estás a bombar ar ... a agua tem tendencia a descer .... podes sempre fazer o teste em casa com um tuperware e dois copos plasticos, o primeiro normal e o segundo faz-lhe um furo no fundo a ver se aguentas a agua ...... ;)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem com coragem para fazer uma coisa dessas ca?

O fórum já teve a estudar algo "parecido" para apresentar nos eventos, que foi a fish highway mas após consultar os custos envolvidos... bem... esquecemos a ideia...

Talvez um aqua semelhante a este seja mais barato, pois só envolve vidro... hmmmmmm... ;) interesting...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será hermético?

Para ser vácuo tens que retirar todo o ar.

Para retirar o ar tens que ter um furo no topo.

 

nao é preciso ter um furo no topo

quando falamos em vacuo.... nao é bem vacuo

 

experimentar uma garrafa de agua pequena, tens o teu aquario

enches metade da garrafa la dentro do aquario e viras para o ar ficar em cima mas sempre com a garrafa dentro de agua depois puxas ela para cima de maneira a que o gargalo fique dentro de água...

tens uma elevação de água e os peixes podem nadar la se couberem claro e não tens vácuo

 

depois arranjas um tubo das pedras difusoras e metes para apontar la pa dentro

sopras um pouco para as bolhas irem la pa dentro e ves a água a descer....

 

é simples

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É exactamente isso que está aqui a fazer confusão ao pessoal... :?

 

 

pois eu sei

 

mas ja meteram aqui algumas ideias de como possivelmente é feito

 

talves com as duas bombas uma a tirar e outra a meter, mas nesse caso não tou a ver como é que uma bomba de ar normal de aquario vai tirar o ar de lá só se ele meter a bomba isolada para as entradas de ar corresponderem a aquele sítio

 

é uma questão de também experimentarem :

 

criam uma caixa de plastica vedada com 3 furos para os tubos um para a saida e outro para entrada, e o fio da tomada

 

o de saida do ar vai tar ligado à bomba e à entrada da garrafa depois so têm que fazer um furo na base da garrafa e veda-lo com o tubo, ligam esse tubo à outra entrada da caixa

e têm um sistema fechado

 

 

no caso do áquario as bolhas que ele mete com a rede axo que se consideram desprezaveis a curto prazo...

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Não sei se será uma ideia descabida, mas eu creio que isso funciona hermeticamente (técnica do copo invertido e puxado para cima), mas no topo tem uma válvula de escape. Ou seja, é tal e qual uma válvula anti-retorno.

Quando a pressão é grande, devido à injecção de ar por parte da bomba no fundo, a pressão em excesso sai pela válvula. Sendo que esta tranca logo, e faz com que a água não desça do aquário estanque.

 

Agora não sei é se isso resulta, ou se com o aumento da pressão, é mais fácil a água descer ou o ar em excesso sair como descrevi...

 

Bem... quem tiver dinheiro e tempo para experimentar, que o faça :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Não sei se será uma ideia descabida, mas eu creio que isso funciona hermeticamente (técnica do copo invertido e puxado para cima), mas no topo tem uma válvula de escape. Ou seja, é tal e qual uma válvula anti-retorno.

Quando a pressão é grande, devido à injecção de ar por parte da bomba no fundo, a pressão em excesso sai pela válvula. Sendo que esta tranca logo, e faz com que a água não desça do aquário estanque.

 

nunca ia resultar! a agua is sempre descer porque é muito pesada, até a agua ficar ao nivel da do aqua de baixo, havera sempre vacuo e numca pressão pressão positiva(´se me faço entender).

 

a valvula tipo valvula de retorno no topo podia ser uma das soluções pra encher o aqua, arranjando maneira de chupar o ar, acho que não há folgo que aguente

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Isto aparece com cada ideia... Haja engenho!

Como já foi dito o principio é o mesmo dos bebedouros de água usados para pássaros (os de tubo). Só quando a água no aqua de baixo baixar e permitir entrar ar é que a água da coluna vertical cai. Os peixes passarem de um para outro lado é o mais simples.

A injecção de ar deveria obviamente fazer a coluna de água baixar, ou melhor deveria mais que isso criar uma fuga e fazer a cluna cair relativamente depressa. Não me parece que o caudal da bomba seja tão constante/exacto que desse para retirar e introduzir ar ao mesmo tempo, na mesma coluana vertical.

Será queo efeito de "bolinhas" não é feito numa coluna falsa ou assim? Sendo apenas visual mas sem ter nada a ver com a coluna suspensa por não entrar ar nessa zona? Não consigo ver em detalhe no video, mas seria possivel algo assim.

 

Curioso e interessante é, mas não arriscava uma coisa dessas no meio da sala, já me basta um bebedouro ou outro que fica mal encaixado, e que mesmo só com 100ml faz uma "chiqueirada" considerável.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

nunca ia resultar! a agua is sempre descer porque é muito pesada, até a agua ficar ao nivel da do aqua de baixo, havera sempre vacuo e numca pressão pressão positiva(´se me faço entender).

A pressão não é negativa dentro da caixa... é, é menor que a atmosférica. Acho que é isso que querias dizer...

 

Quanto ao não poder funcionar, já tinha dito isso:

 

Agora não sei é se isso resulta, ou se com o aumento da pressão, é mais fácil a água descer ou o ar em excesso sair como descrevi...

:shock:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Não sei se será uma ideia descabida, mas eu creio que isso funciona hermeticamente (técnica do copo invertido e puxado para cima), mas no topo tem uma válvula de escape. Ou seja, é tal e qual uma válvula anti-retorno.

Quando a pressão é grande, devido à injecção de ar por parte da bomba no fundo, a pressão em excesso sai pela válvula. Sendo que esta tranca logo, e faz com que a água não desça do aquário estanque.

 

Agora não sei é se isso resulta, ou se com o aumento da pressão, é mais fácil a água descer ou o ar em excesso sair como descrevi...

 

Bem... quem tiver dinheiro e tempo para experimentar, que o faça love you

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

 

acho que tens razao so assim e que a agua nao desce mas mesmo assim e dificil de dizer algo sem seperimentar

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Porque é que ninguém experimenta?

 

Peguem num copo, façam essa marosca de o levantar e coloquem-no por cima de bolhas de ar, e vejam se o nível de água desce ou não... deve descer.

 

Eu até experimentava, mas não tenho aqui bombas de ar...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá qualquer coisinha, posso vir a escrever uma grande bacurada, mas não será que o aquario que está a fazer de coluna está aberto por cima?!? Acho que assim se resolvia o problema, e era logico ver as bolhas de ar a subirem e não haver qualquer problema com as pressões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais