Calha Aquapor Modificada


Luís Fortunato

Recommended Posts

Olá.

 

Antes de mais nada, as fotos foram tiradas depois da calha já estar feita e encontrar-se a trabalhar.

Por isso não estranhem as coisas aparecerem já feitas, tipo programa de culinária :|

 

O tópico vem no seguimento de algumas pessoas me perguntarem como é que eu fazia, o que usava e quanto custavam as peças...

 

De um modo geral, o que precisam é:

 

Uma calha aquapor de pelo menos 50 cm; fio eléctrico e parafusos QB; um balastro electrónico dos compridos; um casquilho 2G11; um reflector de alumínio polido; 1 dado de junção de 2/3 entradas; cabo e ficha para 220 V AC (eu usei o que vinha com a calha).

 

Calha_01.jpg

Eis a calha já toda desmontada e já foi serrada.

Simplesmente coloquei-a num torno e usei um serrote de metal. Nada de extraordinário.

 

Calha_02.jpg

Aqui é o lado que foi serrado. Depois de serrar, como é óbvio, convém passar com uma lima/grosa para retirar os pequenos pedaços de metal que fiquem do acto de serrar.

 

Calha_03.jpg

O balastro electrónico da Metronic. Comprei-o na Casa das Lâmpadas. Não é dimmable mas dá para potências entre 18 e 40W, dependendo do tipo de lâmpada.

 

Calha_04.jpg

Apesar do suporte do balastro já trazer umas reentrâncias para se poder aparafusar, decidi furar outras para colocar o balastro mais encostado à parede da calha, de modo a acomodar a lâmpada facilmente.

 

Calha_05.jpg

Aqui o balastro já aparafusado à calha.

 

Calha_06.jpg

Uma mais de perto do balastro com as especificações e esquema de montagem.

 

Calha_07.jpg

O famoso casquilho 2G11.

 

Calha_08.jpg

A parte de baixo, onde se prendem os fios condutores.

 

Calha_09.jpg

Aqui já com os 4 fios. O casquilho tem as patas partidas, pois se as deixasse, ficaria muito alto e não conseguiria colocar a protecção na calha contra os salpicos e condensação.

 

Calha_10.jpg

O casquilho já ligado ao balastro.

Fica a faltar o resto... :twisted:

 

Calha_11.jpg

Aqui o reflector com as pontas já dobradas.

O reflector é da Juwel para lâmpadas de 30 watt T8 (90 cm, +/-). Comprei na Aquaristic.net há uns tempos, e já serviu para fazer 2 calhas (uma de 55W PLL e esta).

 

Calha_12.jpg

O reflector tem as pontas dobradas porque não tinha pinças de plástico para segurar a lâmpada, nem alumínio para fazer umas.

 

Calha_13.jpg

O mesmo que a anterior, mas da outra ponta do reflector.

 

Calha_14.jpg

Aqui já aparafusado à calha.

 

Calha_15.jpg

Esta não está muito nítida. É só para mostrar o outro lado do balastro, o que liga aos 220 V AC.

Sim... eu sei que o parafuso é grande demais e que está a esforçar o dada de junção, e que caso ele rasgue o plástico o suficiente, e toque na parte metálica dos contactos pode fazer um curto ou outra coisa qualquer e rebentar com isto... ora tal não acontece...

 

Calha_16.jpg

O acrílico transparente de 0,5 mm, com as dimensões para encaixar na calha.

 

Calha_17.jpg

Já está quase, só falta a outra tampa...

 

Calha_18.jpg

Já está!!!

 

Calha_19.jpg

E fez-se luz...

 

Calha_20.jpg

Já em cima do aquário, a fazer o seu trabalho.

 

A calha tem no total, 45,5 cm e está apoiada num aquário de 40 cm de comprimento.

 

Fazendo um apanhado...

 

Calha Aquapor de 50 cm - €7,5 comprei-a em 2ª mão aqui no Fórum (só a armadura, as tampas, o interruptor que não uso e o cabo e ficha)

Balastro electrónico 1x36 - €15,09 na Casa das Lâmpadas

Reflector da Juwel de 90 cm - €11 (salvo erro, podem ir ver ao site da Aquaristic.net)

Lâmpada Osram Dulux L 36W 865 - €7,5 (+/-) na Hermann & Biener

Chapa de acrílico de 50x50 cm - cerca de €2 no AKI (há sítios mais baratos, tipo a Plásticos do Sado)

Fio e parafusos - tinha cá em casa

Casquilho 2G11 - tinha cá em casa

Dado de junção - tinha cá em casa

 

Se fizermos as contas, vemos que nem fica muito longe de uma calha, da Sun-Sun, por exemplo que custam à volta dos €35.

Mas também temos de ter outras coisas em conta... a calha da Sun-Sun, pelo que sei, não tem balastro electrónico e as lâmpadas não são de 6500 K...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 3

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

hehe igualzinha a minha, fiz a mesma mod icon_:D.gif

:) Esta já é a 3ª...

 

A primeira, também de 1x36 W na Petfil de 2006, quando o pessoal empacotou e arrumou as tralhas nos carros para se vir embora, entre trocar coisas de carro e outras que tais, a calha desapareceu :?

 

A segunda é uma de 1x55 W que está no plantado de 50 cm, e esta vai para o de 40 cm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

muito nice, uma perguntinha como está presa/suspensa a calha?

Como assim?

 

A calha está, pura e simplesmente, assente na moldura do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o tutorial! :D

 

A calha está, pura e simplesmente, assente na moldura do aquário.

 

Por acaso também fiquei a pensar nisso, é uma ilusão de óptica, na última foto, parece que a calha tem o comprimento do aquário e que está ligeiramente elevada.

 

Cumps

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto da primeira vez pareceu-me que estava elevada em relação ao aquario, agora realmente já vi que ta assente no aqua.

 

Sorry :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DIY muito útil sim sr.

 

Luís, tenho no entanto umas perguntitas :D

 

Elas são:

 

- a ligação do balastro ao casquilho tem alguma ordem especifica ?

 

- essa "tampa" de acrilico foi cortada como ? e a "tampa" de origem destas calhas é muito mázinha né ?

 

- por último, existe alguma maneira mais barata de fazer um reflector ? estou-me a lembrar de repente do papel de aluminio ?

 

 

Já estou mesmo a ver a minha calha de 50cm aquapor a levar um "modding" :D

 

 

Em termos de casas aonde comprar o balastro e lampadas destas existem mais no centro de LX ou estas são as mais recomendadas pelo preço e stock ?

 

 

Parabéns pela info contida neste DIY banana rock

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

- a ligação do balastro ao casquilho tem alguma ordem especifica ?

Claro... a descrita na armadura do balastro. Quanto muito, podes trocar a ordem. Ou seja, ligar ao invés de estar 1,2,3,4; pôr 4,3,2,1. Se rodares a lâmpada 180º, ela continua a funcionar...

 

Mas no dia em que o fizeres, basta tirares umas fotos ao balastro e à maneira de como o ligaste, que o pessoal diz-te logo se está bem ou não.

 

- essa "tampa" de acrilico foi cortada como ? e a "tampa" de origem destas calhas é muito mázinha né ?

Mazinha é ser simpático... é mesmo uma m*rda.

 

O acrílico foi primeiro passado com um X-acto uma série de vezes (quantas mais melhores), e depois cortado com uma tesoura de poda (pode ter outro nome, mas eu conheço-as com este nome), tipo estas:

 

200652643348797.jpg

 

- por último, existe alguma maneira mais barata de fazer um reflector ? estou-me a lembrar de repente do papel de aluminio ?

Já o usei, e nunca é a mesma coisa banana rock

Acho que o mais fácil mesmo, é comprar chapa de alumínio polido. Se bem que se fôr para um reflector apenas, mais vale comprar um reflector com o tamanho da lâmpada e acabou. Não vais comprar uma chapa de alumínio polido e depois nem 20% da área usas...

 

Em termos de casas aonde comprar o balastro e lampadas destas existem mais no centro de LX ou estas são as mais recomendadas pelo preço e stock ?

Estas são as que eu conheço que costumam ter material deste em stock e mais importante, que o vendam a avulso...

Em quase todas as lojas de electricidade/iluminação podes comprar este material, talvez até mais barato... mas vão-te pedir sempre uma quantidade mínima para comprar, que geralmente é uma caixa de 10 ou de 25 unidades (estas coisas geralmente têm pouca saída, daí que é raro vender-se na loj da esquina em avulso).

 

Obrigado pela crítica.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Exactamente smoot. Mas olha que lâmpadas PLL de potência superior a 55W (a seguinte é de 80W) têm obrigatoriamente que funcionar com balastro electrónico.

 

No caso de o fazeres, toma atenção que os balastros CCG, geralmente são largos o suficiente para impedir a colocação fácil da lâmpada dentro da calha. O arrancador é ligado aos pinos 2 e 3, ou 1 e 4, sendo que os outros, um deles liga ao balastro e o outro liga à fase/neutro.

 

Assim:

 

esquema-1.jpg

(Foto do site MyOsram.com)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também fiz recentemente uma alteração à minha calha aquapor igual a essa. Era para tirar umas fotos e postar um DYI mas a bateria da maquina acabou-se a meio de depois acabei por não tirar.

O que fiz foi usar duas lampadas T8 de 15W e por os balatros de fora. Basicamente montei as lampadas uma ao lado da outra com espaço suficiente para levar os arrancadores no meio.

 

Neste momento tenho os balastros no chao montados num bocadito de chapa...mas o plano é aproveitar uma caixa de uma fonte de alimentação de PC velha para por os balastros lá dentro e o temporizador.

 

 

 

 

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, olha aqui o que estive a fazer hoje à minha calhinha aquapor de 50cm :?

 

p3210037800600dr1.jpg

 

Comprei tudo foi na Hermann&Biener :

 

- Balastro electrónico OSRAM QT1X36/230 Quicktronic

- Lampada OSRAM Dulux L 36W 2G11

- Suporte Lampada 2G11

 

Total: 30,48 euros

 

Foi mais caro que a tua receita mas assim comprei tudo no mesmo sitio e o balastro sempre é um OSRAM :?

 

Para a malta que lá for atenção .... peçam desconto no balastro pois eles fizeram-me 45% !!!!! senão era fogo ! :)

 

 

O reflector é DIY, e foi feito com parte do cartão da embalagem da lampada + papel de aluminio de cozinha colado ! :D

 

Antes tinha nesta calha uma PowerGlo T8 de 15W.

Agora até cega !! hehehe

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Tenho andado à procura de DIY precisamente para modificar a minha calha aquapor de 60cm, já que a ideia é tentar (mais uma vez) um plantado para sul-americanos (ou ramirezis ou apistogramas...).

Uma alternativa que podem usar como reflector é uma fita autocolante de aluminio, é fácil de aplicar, funciona bem e um rolo com uns metros custa 2-3eur nos chineses.

Tenho usado esta fita tanto para iluminação como isolamento/reflexão térmica e funciona bem!!

 

Já agora uma questão, usando um balastro electronico para duas T5, este terá obrigatoriamente que ficar fora da calha certo? Não há espaço pelo que me parece dentro da calha, mas como não tenho o balastro para experimentar pode ser que alguém já tenha tido esse problema. Como estou a pensar usar 2x15w (T5) a não ser que o balastro seja mesmo minimo em altura não dá, mas por outro lado não queria ficar com ele pendurado por fora.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Eu acho que não há lâmpadas T5 de 15W... não serão de 14W cada?

Parecem-se ser as T5 HE de comprimento à volta de 55 cm.

 

Quanto ao balastro, que eu saiba podes colocar, não fora da calha, mas ainda mais afastado, numa caixa.

Ou seja, entre a calha e os 220V AC tens uma caixa onde se encontra o balastro electrónico. Toma só atenção, porque a maior parte dos balastros electrónicos, existem certos fios que devem ser mantidos curtos. O curto, geralmente é apresentado como menor que 1 metro... mas essa distância, obviamente depende de balastro para balastro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Eu acho que não há lâmpadas T5 de 15W... não serão de 14W cada?

Parecem-se ser as T5 HE de comprimento à volta de 55 cm.

 

Quanto ao balastro, que eu saiba podes colocar, não fora da calha, mas ainda mais afastado, numa caixa.

Ou seja, entre a calha e os 220V AC tens uma caixa onde se encontra o balastro electrónico. Toma só atenção, porque a maior parte dos balastros electrónicos, existem certos fios que devem ser mantidos curtos. O curto, geralmente é apresentado como menor que 1 metro... mas essa distância, obviamente depende de balastro para balastro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Para uma calha no aquário aquapor podes ver o post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60922

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hélder,

 

Já tinha visto, li e reli.

Da última vez que montei este aqua fiz um alteração e acrescentei um PC normal com casquilho E27, funcionou, mas agora deu-me para inventar!!

 

Entretanto hoje meti mãos à obra, arranjei um novo arrancador (convencional) e vou tentar eliminando os apoios da lampada e usando dados de junção e fios encaixar duas dentro da calha, para já penso que dá, mesmo com o balastro/arrancadores lá metidos. É que pediram-me um fortuna por um balastro electrónico!! Por isso deu-me para inventar, se não ser ficam para outra coisa qualquer.

Quero tentar primeiro meter tudo lá dentro, depois logo analiso outras hipoteses como a do teu projecto.

 

Luis,

 

A lâmpada que estou a usar é uma Aqua-Glo 15W. Ou então sou eu que estou a fazer confusão com o tipo de lâmpada.

Para já vou tentar uma ligação de duas lampadas em série (15+15) com um balastro e dois arrancadores, tudo lá dentro. Se não ficar como quero já estou a magicar algo com PC's.

Ou seja a ideia é ir "inventando" qualquer coisa. Vamos ver no que dá.

Assim que tiver alguma coisa feita abro um tópico.

Vou fazer um clips em aluminuo e depois disso logo se vê se tem pernas para andar ou não.

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois, essa lâmpada que falas é uma T8 e não uma T5.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Dúvida esclarecida!

Corrigindo então, estou a tentar "enfiar" duas T8 15W nesta calha.

 

Assim que tiver mais novidades actualizo, funcione ou não!

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não há qualquer tipo de dificuldade.

Arranja uma caixa de derivação de plástico, ou mesmo um tupperware. Faz-lhe uns furos para respirar, ou coloca uma ventoínha, e faz a ligação com um cabo de 2 fios à calha onde estão as lâmpadas.

 

Arranjas um balastro de 30W, mesmo CCG (convencional), 2 arrancadores para ligações em série (4-22W) suportes para as lâmpadas e arrancadores, e fazes a festa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

Estou a pensar fazer uma coisa parecida, para pôr 2 PLL de 36W preciso de 2 balastros?

 

O aquário tem 45 litros (teóricos) vai ser um plantado, fico melhor com 55W? 72W já será demais?

 

 

Cumps

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não te esqueças que uma PLL de 55W tem cerca de 56 cm de comprimento (53 cm de vidro).Poderá ser mais comprida que o aquário, se bem que para mim não há qualquer problema). Também acho que com 1 lâmpada apenas de 55W te safas melhor.

 

Balastros electrónicos para 2 lâmpadas existem. Geralmente não permitem ligar apenas 1 das lâmpadas. Somente as 2 em simultâneo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelas respostas, vou mesmo optar pela de 55W, o meu aqua tem 60cm.

 

Outra dúvida, nunca li em nenhum tópico alguma referência a "Colour rendering index (Ra)", vi isto no site da OSRAM mas não sei o que significa, há lâmpadas de 55W em que esse valor é 80-89 e outras em que é >=90, com as mesmas temperaturas de cor. Quais serão melhores?

 

Abraço,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais