MONTAGEM DE SALGADO - AJUDA


Visitante

Recommended Posts

Caríssimos aquarifilistas do fórum, vou montar um modesto aquário de água salgada apenas com peixes.

 

Medidas :200*72*50 + sump de 115 lts.

 

Gostaria da vossa preciosa ajuda e de algumas dicas, é que tenho um nano reef, mas este é só de peixes e são cerca de 800lts. Portanto sugestões sobre bombas, escumador, iluminação, etc eram bem vindas.

 

Obrigado

 

Discu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Discu

 

Muita rocha viva é sempre aconselhável.

Muita movimentação para os detritos não assentarem no fundo nem na rocha.

Detritivoros será uma boa ideia, mas depende tb do tipo de peixes em que pensas. Alguns comem-nos.

A iluminação será à tua escolha, já que não terás corais. O escumador deverá ser o de maior capacidade possível. Um aquário só de peixes produz geralmente muita poluição.

O melhor é veres os Deltec, H&S, AquaMedic (os maiores), etc.

Gostava de saber mais sobre esse aquário... que espécies e outros pormenores.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acrescento ao que o Reefman disse, apenas um bom filtro biológico - para aquários só de peixes uma grande quantidade de bioballs, funciona muito bem.

 

Como vais ter uma sump bastante grande, aproveita-a para isso - tenta fazer uma câmara por forma a que a água passe pelas bioballs de uma forma homogénea.

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

 

PS - tens que nos dar mais promenores sobre as espécies que tencionas manter, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais o meu muito Obrigado a vcs os dois pelas respostas.

 

Bem como disse o aqua será só de peixes e, na verdade, estou a pensar em fazê-lo só com predadores Garoupas, Pterois, Balistoides, Anjos e eventualmente alguns cirurgiões (Acanthurus Sohal, Leucostern ou aquiles).

 

O escumador em principio vai funcionar um Prizm Pro, eu sei que é pouco, pois é recomendado para aquarios até 1200 lts e, segundo a minha experiência o escumador deve ter umas litradas a mais que o volume do aquario (o meu tem 720 lts + 80 de Sump = 820 lts, sobrado apenas 400 lts de folga).

 

O fundo será como não poderia deixar de ser de areão de coral, a Rocha viva inicialmente 30 kg mas terá que chegar aos 120, 140 KG.

 

Vou montar o aqua para o mês que vem, ficará a ciclar até final do verão

(apenas com alguns peixitos (a serem introduzidos lá para o 2º mês) para ajudarem ao Ciclo. Os predadores serão incluídos com muita calma posteriormente.

 

Bombas:

 

Para elevar da sump para o aqua irei utilizar duas bombas Eheim de 3400 lts Hora ( se souberem de algumas melhor digam).

 

As bombas de circulação queria ver se comprava umas Tunze.

 

Iluminação:

 

Como neste não vou ter corais... vou optar inicialmente por 3 ou 4 life num suporte feito por Moi même, posteriormente 4 HQI. Qualquer das duas opções será sempre complementada por actínicas.

 

Como se trata de um aquário de grandes dimensões, tem tudo que ser feito com muita calma, aliás de outro modo isto não resulta... ou não tenha sido a aquariofilia inventada por Chineses!

 

Meus amigos estou aberto às vossas sugestões, sobretudo para a circulação e para a Sump.

 

Um abraço e muito Obrigado aos dois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Discu,

 

Os peixes que mencionas são muito poluentes e crescem bastante.

Tem bastante atenção à quantidade de peixes que colocas e respectivos tamanhos.

Quanto ao escumador, a minha opinião pessoal é que o que escolheste é manifestamente limitado para lidar com um aquário como esse. As indicações em termos de litragem de alguns fabricantes de escumadores são simplesmente para ignorar já que estão muito longe da realidade. Eu escolheria um escumador muito mais eficiente tendo em conta o tipo de aquário que vais ter. Só para evitar alguns dissabores :?

Não vale a pena investirmos em algo só para poupar e depois apercebemo-nos que o que comprámos não satisfaz as nossas necessidades, o que implicará outro investimento posterior. Eu sei o que isto é :oops:

Quanto às bombas Eheim, acho que é um bom investimento e ficas com bastante circulação. Quanto à sump, no teu caso eu colocaria, uma vez que se tratam de peixes poluentes, uma filtragem mecânica de esponjas que seja fácil de lavar de 2 em 2 dias. Colocaria também um pequeno filtro fluidisado de areia (poupam espaço e são altamente eficientes para filtragem biológica).

Se quiseres arranja espaço na sump para mais RV ou para um refúgio.

Uma boa solução neste tipo de aquários é a utilização de ozono no escumador.

Não te esqueças que os furos no aquário e tubagens têm de suportar uma circulação de 6800l/h.

As mudas de água terão de ser outra procupação periódica neste aquário.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não me vou alongar muito, até porque o Reefman já disse quase tudo (aliás tem muito mais experiência do que eu neste tipo de aquários!!).

 

Já que falaste nas Tunze aconselho-te o uso das stream com um multicontrolador - têm muita potência, são fiáveis e o multicontrolador vai permitir criar diferentes correntes que vão impedir a deposição de sedimentos (matéria orgânica) quer nas rochas quer no substrato.

 

Um abraço e boa sorte,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

reefman

Não te esqueças que os furos no aquário e tubagens têm de suportar uma circulação de 6800l/h.

Como sei qual o suporte da tubagem? existe alguma maneira de calcular?

 

Um abraço

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas dicas,

 

reefman, concordo que o escumador possa vir a ser limitado quando a população aumentar, pelo que nessa altura terei que pensar num deltec ou num HS, mas por enquanto (e como este será empresatado) vou utilizá-lo numa fase inicial. Também pensei no ozonizador mas mais tarde.

 

Quanto à circulação interna, provavelmente virei a optar pelas Tunze stream.

 

Devo dizer-vos que isto vai tudo ser feito com muita calma, penso ter o aquario montado apenas no final de Abril e os primeiros predadores entrarão apenas lá para finais de setembro...

 

Mais uma questão, estava a pensar incluir na sump, logo na primeira divisória de entrada de água espuma e "lã" branca, para absorçaõ de porcaria, na segunda divisória bio-balls e depois o refúgio de macroalgas para consumirem os nitratos....

 

O que vos parece? O que é o filtro de areia??? Sei que a areia é um bom filtro mas não percebo o que queres dizer com areia fluidizada

 

Mais uma vez muito Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não deve colocar nem lã nem as bio-balls, eu tinha bio-balls e tirei.

A lã é bom quando morre uma anémona ou e desfeita pela bomba, que foi o meu caso, coloquei a lã e em 24h a água ficou limpa

 

 

Um abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve colocar nem lã nem as bio-balls, eu tinha bio-balls e tirei.

 

Pedro - o Discu deve colocar estes componentes uma vez que vai ter um aquário só de peixes!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Aposta num bom escumador, muita rocha e muita movimentação...

 

Se apostares em bioballs cuidado com o excesso de nitrato no aqua, pondera mais trocas de água. Se puderes monta um refugio grande de modo a lidares melhor com o excesso de nitrato. :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Discu,

 

A lã de vidro e esponjas podem ser muito úteis num aquário deste género, desde que bem lavados de 2 em 2 dias (no máximo de 3 em 3), já que estes peixes produzem muita matéria em suspensão e as comidas também terão de ser em maior quantidade.

O ideal é lavar o filtro mecanico meia hora depois de dar comer aos peixes.

Um filtro biológico, apesar de produzir nitratos, poderá ser obrigatório em caso de vários peixes grandes deste género. O ideal são os filtros fluidisados de areia tipo Merlin da RSFP, da Azoo ou da Rainbow Lifegard (ou outros). Ocupam pouco espaço e são muito mais eficientes que as bio-balls. Trata-se de uma câmara com areia em constante suspensão colonizada por bactérias.

De resto, concordo em pleno com o Marco. Um bom refúgio, a RV e trocas de água ajudarão a manter os nitratos sob controlo. Um bom escumador antes da filtragem biológica evita sobrecarregá-la e, consequentemente, uma menor produção de nitratos.

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais