Altura Ideal Para Um Plantado ?


Recommended Posts

Amigos, qual a altura ideal para um aquário plantado tendo em conta a sua facil manutenção ( plantação/podas/limpeza ) e capacidade de acomodar a maioria das plantas altas ??

 

Já agora a profundidade é indiferente né ?

 

Resumindo, para uma aqua digamos de 1 metro de comprimento qual a altura , e já agora profundidade, aconcelhada e mais prática ? 40cm ? 45 cm ? 50 cm ? ...

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

meteste o post no forum errado. Este é de salgado.

 

A minha opnião, num aquario de 1m punha pelo menos 45cm de altura, senão ficas com um display muito longo e baixo. A Profundidade tambem é importante para poderes fazer um layout á vontade. Pelo menos 40.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yo.

 

Eu escolhi um 100x40x55, para as plantas poderem ficar bem altas... e pronto era o mais barato! :lol:

 

esse 55 são de altura ?

 

Que grossura é o vidro e que tipo de travas tens ?

 

Eu queria um sem travas ou com umas que n interfericem com as tubagens do filtro. Tipo um aqua de 1mt é possivel não ter travas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

as "regras" indicam que a altura e profundidade deverão ter metade do tamanho do comprimento...portanto segundo essa regra as medidas deverão ser 100*50*50 . Contudo, se é para fazer um plantado "alerto-te" de duas coisas: que "trabalhar" em 50cm de altura é complicado (mas aí também vai entrar na equação as plantas altas que pretendes utilizar) e 50 cm de profundidade (se for um plantado com plantas com algum nivel de exigência) exigem "muita luz" ...estes "alertas" era para tentar "vender-te o meu peixe"....se calhar com 90*45*45 ficavas melhor servido para plantado....esses 5 cm de altura e comprimento podem fazer-te poupar uns trocos (na iluminação e na calha) e poupar o esforço de meter o braço para mexer dentro do aquário....Caso optes por uma calha "género lifetech" podias perfeitamente utilizar a calha dum metro (sendo os 10cm adicionais da calha a "instalação eléctrica " da mesma)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Mas olha que quem "faz" o meu aquário é uma das mais conceituadas marcas de aquários em Portugal... e não só...

O Aquário tem umas tiras de vidro ao longo do comprimento e outras que acentam em cima desas, ao longo da largura. Têm inclusivé uma estrotura metálica onde está a iluminação...

Nunca vi aquários com 90x45x45 só de 80 e 100cm.

Neste aquário é possivel alterar a imuninação sem fazer DIY, comprar uma calha tipo lifetech ou alterar as tampas, segundo sei...

Eu sou alto não é problema trabalhar no aquario. :lol:

O meu maior receio/problema é as exigências das plantas como tu dizes e bem, mas não tenciono pôr plantas vermelhas de folhas frágeis. Depois invisto numa calha conforme houver recursos! (€€€)

 

Obrigado pela ajuda! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da tua ideia Coimbra.

 

Eu falei num aquário de 1 metro por ser a medida mais standard.

 

Defacto essa norma dos 50% para a altura com num aquário com 1 metro torna-se um pouco mais dificil depois a sua manutenção.

 

Eu inicialmente estava tb inclinado para um aquário de marca tipo MP(Eheim)/Rena que trazem logo móvel, tampa ( que é um requesito meu ) e iluminária imbutida.

 

Mas este tipo de aquas são muitoooooo caros e não foram pensados para plantados, pois o rácio W/lt geralmente ronda apenas dos 0,4 a 0,5W/lt! o que é muito pouco para um plantado.

 

Não entendo pq custam tão caro e depois não têm a possibilidade de ser obtêr um racio bom de luz.

 

 

Por estas razões actualmente estou inclinado para uma a solução "à-lá Hi-Fi", ou seja, comprar tudo em separado :

 

- mandar fazer um móvel catita e robusto a um carpinteiro;

 

- comprar um aquário por exemplo na VidroMoldura/Scalare;

 

- comprar uma boa calha que me dê no minimo 1 W/lt;

 

- comprar tudo o resto numa boa casa de aquariofilia.

 

 

Esta segunda solução para o "aquário + iluminária + móvel" é consensual que sai mais barato e pode-se assim poupar uns trocos para serem investidos num bom filtro e sistema de CO2.

 

 

Estou inclinado de momento para seguir esta 2ª solução, mas no entanto assombram-me as seguintes dúvidas existenciais ;) ...

 

- que tamanho do aquário comprar ( A e P ) ? tendo em conta que queria algo de 1 a 1,2 metros máximo de comprimento.

 

- as travas por ou não e como ! ora aqui está uma coisa que me arrepia por duas razões : aspecto vs segurança. O ideal era não pôr, recorrendo para isso a vidro mais grosso, mas como tenho muito material de valor no escritório queria ficar 100% descançado ;)

 

- como resolver a questão da tampa ? pois não quero um aquário destapado por causa das humidades.

 

- que solução de iluminária comprar ?

 

 

xiii ... Desculpem o testamento, mas ando a tentar rentabilizar ao máximo um investimento que para mim não será pequeno :D

 

 

Meridiano, tens um AquaAtlantis não é ?

 

Essas travas não são muito incomodas ? E em termos de luz tens um rácio fraco não tens ?

 

É por isso que um aquário de marca deixa um pouco a desejar face ao seu preço. :lol:

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yo.

 

Tenho, as travas não encomodam nada e estou muito satisfeito, sobertudo a parte da calha em alúminio. Sabes... isso de manda fazer tudo em separado sai mais caro. Antes de comprar andei a informar-me e escolhi o que mais tinha relação qualidade/preço.

O meu aquário é um Evasion 101. Podes consultar em www.aquatlantis.com

Tendo esta marca tão boa fama e estando nomercado à 50 anos, 10 dos quais em Portugal, eu optei por um destes, mesmo o movél é bastante grosso. Tem a possibilidade de colacar mais luz na tampa, pois estas deslizam na calha de aluminio.

Por exemplo, na vidraria queriam 120€ pelo aquário (Sem travas e sem calhas de alúminio) pelo móvel queriam 180€, se fosse comprar a iluminação gastaria entre 100 a 200€ e era fraca.

 

Se fizeres contas a isto: 120+180+200 = 500€ e comprando o meu aquário poupei 100€, apesar da fraca iluminação. (60W)

Qualquer dúvida pergunta.

 

Boa Sorte!:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Meridiano, dizes que compras uma calha igual á que vem com o aqua e fazes deslizar como a outra? Tens a certeza que isso funciona, isto é - já experimentaste?

É que duvido que consigas la colocar qualquer tampa plastica porque elas são feitas para o uso de uma unica calha, e não sei se la consegues meter a segunda calha de iluminação.

Logicamente, retiro a minha duvida caso respondas afirmativo e agradeço pelo esclarecimento.

 

J.A.

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em qualquer desses aquarios tipicamente a iluminção é totalmente inadequada para um aquario plantado ou de recife... mesmo que sejam 120W, são 120W de T8 mal distribuidos e com balastro convencional.

 

A ir para um aquatlantis só mesmo pelo aspecto estético...e mudava-lhe de certeza a iluminação a nao ser que quisesse montar um de ciclideos africanos ou um salgado só de peixes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os 120W sempre seriam melhores que 60W que o aqua tem normalmente, ha tambem a hipotese de retirar a tampa e usar uma calha com mais de 120W, o que estava interessado em saber era se o Meridiano tinha feito essa alteração na tampa com sucesso ou não.

 

J.A.

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.