[diy] Ajuda Para Tpa's - Inicio


David Cabete

Recommended Posts

Boas.

 

Em seguimento deste tópico, sobre Tpa's, segue um Diy aqui do Je. Como tinha o mesmo "problema" do nosso amigo pmesquita, assim como a maior parte de nós decidi meter mãos à obra. Não consugo estar parado e tenho de estar sempre a fazer qualquer coisa, mesmo que não tenha utillidade! Enfim, vício desgraçado.

 

Esta engenhoca ainda não está concluída, faltam alguns pormenores que com o tempo irei tratar. É o caso do aquecimento prévio da água por exemplo, mas isso é de fácil resolução.

 

Vamos às primeiras fotos:

 

Foto 1:

tpa.jpg

 

A dita engenhoca é composta de um Jerrican de 25 Lts, com um curvo colocado na parte inferior. Daqueles curvos utilizados nas canalizações de água. O Jerri está colado num suporte de madeira que tem rodas para facilitar o transporte.

 

 

 

Foto 2:

tpa2.jpg

 

Como é visivel nesta foto, foi colocada uma bomba de máquina de lavar à saída do curvo do Jerri. A mangueira à saída desta bomba é ainda provisória, ( não tinha cá por casa a ideal ). Esta tem uma seccção muito grande. De preferência deve ser de diâmetro inferior à de entrada, para poder ter mais "pressão" à saída. E porquê perguntam e muito bem, assim como a Maria perguntou. Simples: se a pressão for maior à saída, devido ao menor diâmetro do tubo, a água sai com maior velocidade, provocando consequentemente mais agitação na água dentro do Jerri. Vantagem: a libertação mais rápida do cloro que a água regra geral traz em quantidades excessivas à saída das nossas torneiras. Desvantagem: ao introduzir a água já "preparada" no aquário, pode levantar sedimentos do fundo do mesmo, devido à pressão. Resolução: colocar uma torneira à saída da mangueira de manaeira a regular o débito de saída, ( simples de resolver ).

 

 

 

Foto 3:

tpa3.jpg

 

Pormenor das ligaçóes para a entrada e saída de água na bomba. Tudo vedado, não há fugas algumas. Estas bombas, além de serem bastantes económicas, são de fácil aquisição já que as há à venda em variadissimas casas de acessórios de electrodomésticos. Sempre podem optar por uma usada, mas tem o inconviniente de durar menos que uma nova, ( pelo menos teoricamente ), e de se ter de limpar muitíssimo bem devido aos detergentes que por elas já passaram. Uma destas bombas novas anda na casa dos 10,00€, ou mais barata, conforme a casa onde fôr adquirida.

 

 

Foto 4:

tpa4.jpg

 

Aqui temos a água a ser bombeada para dentro do Jerri! A mangueira à saída da bomba dever ter o comprimento sufuciente para chegar ao aquário, de modo a que se possa fazer a reposição de água no dito. Regra geral, os fabricantes destas bombas recomendam qua a altura máxima para a elevação da água seja 1,5 metros. Já testei até aos 3 metros e funciona sem problemas nenhums. Não experimentei mais comprimento porque não tinha mangueira maior.

 

 

 

Futuras "modificações":

- Trocar a mangueira da saída por uma de diâmetro inferior;

- Colocar torneira ou algo parecido para reduzir o débito de saída aquando da reposição da água no aquário;

- Introdução no interior do Jerri de termostato para o aquecimento prévio da água;

- Colocar termómetro no exterior do Jerri para visualizar a temperatura da água;

- Tornar o aspecto da "engenhoca" mais agradável com a pintura da mesma;

- Neste caso especifico, trocar as rodas por umas mais pequenas... por 2 centimetros não consigo arrumar a engenhoca dentro do móvel do aquário.

 

 

Conclusão:

- Uma "engenhoca" de fácil realização e que me vai ajudar, e muito, nos frequentes Tpa's que faço semanalmente nos meus aquários;

- Não há mangueiras espalhadas pela casa, a Maria está sempre a melgar-me e a Kika anda sempre a roê-la, ( a mangueira claro, na Maria é aqui o Je que rói ).

 

Próximos desenvolvimentos serão posteados para puderem acompanhar o desenvolvimento da coisa e darem as vossas sugestões, críticas ou o que vos passar na alma.

 

 

Para concluir, espero ter contribuido para a redução de dores lombares e um melhor ambiente familiar.

 

 

Cumps.

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

Como disse que não conseguia estar parado aqui vão mais alguns desenvolvimentos na "Engenhoca".

 

Foto 5:

tpa5.jpg

 

O termometro devidamente colocado. Só falta arranjar um suporte à maneira.

 

 

Foto 6:

tpa6.jpg

 

O buraco para o termostato. Como fica abaixo da pega do Jerri, não atrapalha.

 

 

Foto 7:

tpa7.jpg

 

Termostato já no sítio. O buraco foi feito à medida do tubo de vidro, que obviamente está no interior do Jerri.

 

 

Foto 8:

tpa8.jpg

 

A "Engenhoca" já em pleno funcionamento. O tom avermelhado que se vê é a lâmpada do termostato.

 

 

Como hoje "é dia" de fazer mais uma Tpa, a "Engenhoca" está a bulir. Tira o cloro à água, aquece-a, e não fico com dores de costas. Assim não tenho desculpas para não ir trabalhar amanhã...

 

Brevemente irá ficar completo. Ligações eléctricas, tubo de descarga e aspecto geral da coisa. Logo que tenha o projecto finalizado coloco as fotos para partilhar com o pessoal do fórum.

 

Digam de vossa justiça e não se acanhem! Podem dizer que está uma m#rda que eu não me importo. É uma m#rda que dá jeito!

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, pensaste em tudo. Deve dar um muito jeito, de fácil mobilidade e arrumação. Uns pontos extras pelo termostato, assim não vai haver alterações nos parâmetros.

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim senhor, pensaste em tudo. Deve dar um muito jeito, de fácil mobilidade e arrumação. Uns pontos extras pelo termostato, assim não vai haver alterações nos parâmetros.
Desde já agradeço a crítica. Pensar em tudo, ou quase tudo, é sempre algo que faço antes de iniciar qualquer projecto. É rabiscos e mais rabiscos em qualquer papel que apanhe a jeito. Deu já um jeitão à pouo que nem imaginam! Foi só abrir a "porta de alimentação" da calha de iluminação, estpetar a mangueira e voilá! Água reposta sem dores de costas ou braços. quanto à mobilidade, só faltava mesmo um motor nas rodas para puxar da varanda para a sala! Arrumação é prático, basta inclinar um pouco a "Engenhoca" que ela entra dentro do móvel, afinal os 2 centímetros a mais não são problema. A inclusão do termostato serve para esse efeito mesmo, não há diferenças bruscas na temperatura do aquário. Os peixes agradecem.

 

 

tens ai mais de meio caminho andado para um filtro caseiro

 

Já me tinha ocorrido essa ideia, mas deixei-a de lado. Estou bem servido com os meus filtros da Eheim. Além disso, a bomba que utilizo na "Engenhoca" é uma vulgar bomba de despejo para máquina de lavar. Se a tivermos muito tempo a funcionar de modo contínuo, ela acaba por queimar ou pior que isso, pode mesmo derreter, devido ao aquecimento. Esqueci de referir que deixo ficar a noite inteira a "Engenhoca" a funcionar, mas a bomba está ligada a um temporizador! Trabalha 15 minutos e descansa 30. Fiz este teste na varanda durante três dias seguidos, a bomba está impecável. O termostato está sempre ligado. Como está regulado para os 26º, não há problema algum.

 

Embora ainda em fase de acabamento, está a já a cumprir o serviço para o qual foi feito! Amanhâ de manhâ, antes de ir trabalhar, já posso fazer mais um Tpa no aquário nº2. A "Engenhoca" está no "meio" da sala, coisa que a Maria detesta, mas como me deito mais tarde que ela e me levanto mais cedo, nem vai dar por nada...

 

Aqui fica uma foto da "Engenhoca" em funcionamento, pela 2ª vez. Sei que aqueles fios têm de ser bem isolados, mas disso trato amanhâ depois de mais um dia de trabalho. Pode-se ver também o temporizador que controla a bomba.

tpa9.jpg

 

 

Como já o disse algumas vezes, não consigo estar parado. Vai daí, enquanto a água estava a "amolecer" e a aquecer dentro da "Engenhoca", meti mãos à obra num outro projecto que tinha em mente. Uma maternidade! Até aqui nada de especial, não fosse o facto de ficar no exterior e utilizando a água do aquário principal. Aqui fica só uma foto do que já está feito, ( quase tudo... ).

 

Próximo DIY:

mat000.jpg

 

Depois coloco os desenvolvimentos da "Coisa".

 

 

Cumps.

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:crazyeyes: È caso pra se dizer que encontramos o prof. Pardal da Aquariofilia, muitos parabéns estas ideias parecem-me geniais, é um facto que me estou a adiantar um pouco, visto que ainda não "desvendas-te" a "coisa" :multi: , mas temos que dizer que a "engenhoca" foi uma cena muito bem pensada.

 

Muitos parabéns, tá excelente :)

 

Fiquem bem 8)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já o meu obrigado pelas palavras de motivação. Próximo fim de semana de certo haverá mais desnvolvimentos nestes dois projectos. A "Engenhoca" está a cumprir o seu serviço eficazmente. Quatro Tpa's já feitos com uma facilidade que nem imaginam! Entretanto resolvi mudar o nome da "Engenhoca". Vai passar a chamar-se "E.T.A.R". Não, não é Estação de Tratamento de Águas Residuias! A sigla significa "Engenhoca de Tratamento de Águas de Reposição"! A "Coisa" também já tem o nome definitivo, que será desvendado em devida altura. Entretanto vou fazer mais uns buracos e mais uns ajustes antes de chegar o sono.

 

Cumps a todos e bons Tpa's.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como tinha dito no post anterior:

 

Entretanto vou fazer mais uns buracos e mais uns ajustes antes de chegar o sono.

 

os buracos estão feitos e mais ajustes não são precisos. A "Coisa" está já em funcionameto, embora só em fase de testes. Aqui fica uma foto para desvendar mais um pouco do projecto.

 

Foto da "Coisa" em fase de testes:

af020.jpg

 

Acho que já dá para perceber para que serve esta "Coisa". Falta agora tratar dos pormenores de segurança e fazer os acabamentos finais, de maneira a tornar-se mais discreta e agradável à vista.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Davs

 

Simplesmente brilhante!!!!!!!!! e "a mim nunca me ocorreu tal ideia" desculpem lá mas acho piada com muitos que tambem já tinham pensado nisto e naquilo mas .......

 

Muitos parabéns, e obrigado por partilhares as tuas ideias com o resto do pessoal

 

Se percebi correctamente esta engenhoca serve para colocar agua no aqua certo ? não para tirar com este mecanismo.

 

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente brilhante!!!!!!!!! e "a mim nunca me ocorreu tal ideia" desculpem lá mas acho piada com muitos que tambem já tinham pensado nisto e naquilo mas .......

 

Muitos parabéns, e obrigado por partilhares as tuas ideias com o resto do pessoal

 

Se percebi correctamente esta engenhoca serve para colocar agua no aqua certo ? não para tirar com este mecanismo.

 

 

Cumps

Paulo

 

Boas

 

Brilhante não diria! Apenas quis dar descanso às costas aquando do transporte da água para o áqua. As ideias que por vezes achamos "estapafúrdias", depois de trabalhadas até resultam!

 

Sempre gostei de partilhar com os outros aquilo que sei, acho que me está nosangue.

 

Serve realmente para colocar, mas também para "retirar" o cloro que as nossa águas têm em excesso para os parâmetros ideais para os aquários. Depois de colocada a água dentro do Jerrican, fica a "ciclar" em circuito fechado durante 24 horas sensivelmente, ao mesmo tempo que é aquecida com um termostato. Quando faço Tpa's, de 2 em 2 dias, intervalados por três aquários, não faço esforço em levantar o Jerricam acima do aquário ou a andar a despejar em garrafões... Em três minutos tenho so 30 Lts de água dentro dos aquários, sem esforço nenhum! Para retirar a água utilizo o método tradional da mangueira, acoplada ao filtro de areão. Tenho assim sempre o areão em óptimas condições de limpeza.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto pelo que me tenho apercebido, Davs é o verdadeiro mestre de obras, tudo que vejo dele feito, não é só bom e pratico, como também é sempre apreciativo a nível visual. Só uma coisa, pelo andar da tua carruagem, daqui a nada inventas algo que veja os peixinhos por ti :angel:.

Até ver e como a minha vontade de iniciante é bastante grande, vou-me divertindo a fazer as TPA´s, apesar da mulher passar a vida a queixar-se da agua que eu inevitavelmente deixo cair em tudo que é canto, por muito cuidado que tenho, mas é como um bom homem a fazer necessidades, saco-de saco-de saco-de, mas no final lá cai sempre a pinga :D

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A ideia está realmente boa, mas tens de explicar como funciona a coisa... Apenas pela foto não dá para perceber como se retira a água e se coloca em seguida. Coloca uma legenda na imagem e dáuma explicação breve sobre o seu funcionamento.

É uma ideia a ter emc onta num futuro próximo.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas Mestre David ;),

 

Como ando habilidoso em desenterrar topicos antigos aqui vai mais um :P

 

A ETAR ainda funciona??

Gostaria de saber se conheces algum site que venda a bomba da maquina de lavar.

 

É preciso comprar os direitos de autor?? (LOL)

 

Estava a pensar usar a tua ideia ca para casa :P

 

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais