Garrafa CO2 de 2Kg qual a pressão de enchimento ?


Snan

Recommended Posts

Olá a todos

 

Tenho uma garrafa de 2Kg de Co2 , quando for carregar, qual será a pressão que deverei ler para 2Kg de carga ?

 

Qual o máximo que a garrafa pode levar?

 

Ouvi dizer que a Air Liquide e outro fazem avaliação do estado da botija aquando da carga, ou sejam certificam qua é seguro.

As lojas que fazem enchimento tb. se preocupam com este parametro?

 

Saudações amigas

 

Nelson SAntos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como te tinha respondido no teu outro tópico, a pressão de vapor de CO2 é de cerca de 60 bar, para a temperatura ambiente.

 

É indiferente a massa de CO2 líquido. Tanto podes ter uma gota de CO2 líquido, como os 2 quilos. Há sempre CO2 no estado gasoso. E esse gás tem a pressão de 60 bar. Se injectares mais CO2 para a garrafa (se não estiver cheia), mesmo que gasoso, ele condensa e passa ao estado líquido. Daí que só começas a ver a pressão da botija (no primeiro manometro) a baixar dos 60 bar (+/-) quando já só tens gás na botija.

 

O máximo que a garrafa pode levar, estará indicada na própria garrafa. Se não me engano, as botijas de CO2 estão dimensionadas para 150 bar.

 

Quanto às provas, não te sei indicar. Experimenta perguntar numa loja de extintores. São capazes de saber.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sistema já está funcionar 5*.

 

Noto que o fluxo é continuo, mas com bolhas pequenenissimas.

De facto no 1ºManometro acusa 70Bar e o 2º é de 1,8 para funcionar com precisão.

 

A torneira de agulha é que podia ser mais sensivel... :D

 

Andei a investigar os preços de enchimento, são assustadoramente discrepantes.

 

Para uma garrafa de 2Kg as casa de extintores levam entre 5/8€, enquanto as da nossa especialidade...upa..upa.

 

A que se fica a dever tanta diferença ? Qualidade ? Intermediários? Serviço?

 

SAudações amigas

 

Nelson Santos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A que se fica a dever tanta diferença ? Qualidade ? Intermediários? Serviço?

Qualidade? Não me parece...

Intermediários? Talvez...

Serviço? Qual serviço? O pessoal das lojas enche as garrafas de CO2 em casas/empresas próprias para o efeito. Se enchem eles próprios, tanto quanto sei, são obrigados a estar credenciados a encher as botijas. Ou seja, em como são técnicos especializados, e sabem o que estão a fazer...

 

Para mim, é pura e simplesmente aproveitar-se da ingenuidade dalgumas pessoas. Mas lá está, só compra quem quer...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Realmente as diferenças de preços são enormes ... mas as lojas de aquariofilia que enchem botijas de CO2 também dão um jeitão, porque enchem na hora, enquanto numa casa de extintores levam sempre uma ou duas semanas, o que prejudica um aqua plantado... a mim há bem pouco tempo deu-me muito jeito, porque me distraí e não vi que a botija de 2kg estava no fim, fiquei sem co2... fui a uma casa da nossa especialidade encher a de 0.5kg para desenrascar enquanto a de 2kg estava a recarregar ... safou-me e bem :D

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe

 

Achas que mesmo assim se justifica ?

 

Estamos a falar por vezes de diferenças de 300%.... se ainda fosse O2 ainda compreendia...agora CO2 ?????

 

Alguém estára a lucrar de certeza....

 

Quanto ao facto de algumas casas levarem 1a 2 semanas, até não me estranha.

O que me admira é falta de visão dessas mesmas casas, que poderiam ceder uma de 350Gr em regime de aluguer enquanto enchia a outra.

 

Assim talvez aceitasse os preços exorbitantes que existem no mercado.

 

È um dos assuntos que mais me aborrecem, são estas distorções, que levam o mercado a ser dos espertos e não ter longevidade. :D

 

Saudações amigas,

 

 

Nelson Santos

  • Gosto 1

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me admira é falta de visão dessas mesmas casas, que poderiam ceder uma de 350Gr em regime de aluguer enquanto enchia a outra.

 

Para quê? Para nós era bom, mas para eles não interessa para nada ... eles não ganham "nada", por encherem de vez em quando um botija de 2kg de co2, eles ganham é a venderem e recarregarem botijas para coorporações como os Bombeiros, empresas etc ... acredita que para eles recarregarem uma botija de CO2 de 2kg, é um "favor" que nos fazem :D

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa não concordo.

 

Então fico agradecido por 10€.

Se não ganhão com 300% , então como é que se safam com os equipamentos que tem margens mais curtas.

 

Exemplo de uma boa marca de automoveis não encerra o seu bom nome somente na venda do mesmo, antes pelo contrário, está provado que o cliente dá muito valor ao serviço pós venda, assitencia e serviços extras.

 

Alugar uma garra de 350g ou outra que seja tem sempre margem de lucro, ninguém anda por filantropismo...e quanto a fazer um favor...esse não o meu conceito.

 

Saudações amigas

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quê? Para nós era bom, mas para eles não interessa para nada ... eles não ganham "nada", por encherem de vez em quando um botija de 2kg de co2, eles ganham é a venderem e recarregarem botijas para coorporações como os Bombeiros, empresas etc ... acredita que para eles recarregarem uma botija de CO2 de 2kg, é um "favor" que nos fazem :D

 

Estou a falar de lojas de aquarofilia, e se não ganham com uma é porque não fazem com que o cliente visite mais vezes...com preços de assustar numa economia como à nossa , ....

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá Nelson,

 

Por favor, me ajude a esclarecer uma dúvida: :D

 

Suponha um cilindro para 2 K2 de CO2.

 

Se o cilindro tiver 2 Kg de CO2 o manometro vai marcar cerca de 60 bar.

Se o cilindro tiver 1 Kg de CO2 o manometro vai marcar cerca de 60 bar.

Se o cilindro tiver 0,5 Kg de CO2 o manometro vai marcar cerca de 60 bar.

 

Ou seja, (como voce diz) o manometro so vai marcar menos de 60 bar quando já não estiver mais líquido no cilindro, certo?

 

Pergunto: Se eu conseguir carregar o meu cilindro de 2 Kg com 2,5 Kg de CO2 não haverá nenhum problema de segurança porque a pressão continuará a mesma (60 bar). É isso mesmo? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

uma loja local encheu me a botija de 2kg de co2 usei 3 dias durante cerca de 5 horas e o manometro esta com 50 bar será mau enchimento ou por precauçao de segurança?

 

Abraço

uma loja local encheu me a botija de 2kg de co2 usei 3 dias durante cerca de 5 horas e o manometro esta com 50 bar será mau enchimento ou por precauçao de segurança?

 

Abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A medição do co2 é feita através do peso, quando a recebes podes sempre pesar e ver se está correcto. A pressão costuma ser um pouco mais baixa em locais com temperaturas baixas. Mas não te posso afirmar com 100% certezas que será esse o problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/03/2018 at 13:59, Inácio Sanches disse:

A medição do co2 é feita através do peso, quando a recebes podes sempre pesar e ver se está correcto. A pressão costuma ser um pouco mais baixa em locais com temperaturas baixas. Mas não te posso afirmar com 100% certezas que será esse o problema

Obrigado pela resposta !

Tambem me lembrei disso mas não a pesei em vazio logo não tenho termo de comparação,vou ver quanto tempo dura..

 

Muito obrigado mais uma vez..

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Inácio Sanches disse:

O peso em vazio está indicado na botija

MMMM ...

Obrigado vou verificar... A minha duvida é que em carregamentos anteriores quando abria o manometro principal a valvula de seguranca do regulador disparava,mas tambem pode ser impressão minha.. Já la vao 4 anos desde a ultima vez que a usei...

 

Muito Obrigado

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Obrigado pelas respostas !

Eu acho que no momento posso estar com alguma fuga de co2 meti uma botija nova de co2 no dia 4 e o manometro de pressao maxima já caiu uma casa em direcção ao vermelho !

Estou com o sera ceramica sistema que abre quando o Ph aumenta mas isso pareçe funcionar bem pois demora bastante tempo ate o Ph atingir 5 casas e abrir como defini ,o que acontece e que quando abre sai uma quantidade grande de bolhas ao contrario do que acontecia antes que pareciam não sair ,vou trocar redutor e comprar uma valvula de ajuste fino a ver se resolvo pq assim não há botija e dinheiro que aguente 4 dias e a botija de 2kg já ta a caminho ????

 

Obrigado a todos !

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela Resposta amigos.

No fim de semana tive a infelicidade de constatar que já tinha acabado e finalmente vi o problema com sabao e agua.eram as bocas estriadas da electrovalvula vou tentar fazer um video para mostrar á malta.

Já la vão 8 dias com a nova e ainda resiste penso que desta vez ficou ,agora tenho a caminho uma armadura da Nemolight a ver se as Plantas gostam :)

Vou dando novidades

 

Obrigado e Abraço a todos

  • Gosto 1

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais