Betta não faz ninho


Recommended Posts

Tenho um betta muito bonito que gostava de reproduzir, mas ele não faz ninho. Já tive outros, que mesmo sem a presença da femea fazia enormes ninhos de bolhas, mas este não faz, nem sem femea nem com a femea perto... alguma sugestão?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o mesmo problema mas fico a aguardar por sugestões...

 

Elsa, atiça o bicho com outro macho! :)

 

Pode ser que solte o bicho que tem dentro dele e começa a bombear bolhas...

Não sei não...A competição puxa muito pelo bichinho que eles têm lá dentro.

 

às-de por um macho dos teus ao pé dele e depois pões a femea à vista.. :D

 

CUmps.,

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu normalmente quando tenho esses problemas nos meus coloco um espelho no fundo do aquario de reprodução

O macho sente-se ameaçado por outro macho e lá vai disto a fazer bolinhas :)

 

Experimentem

 

Tambem ja me aconteceu o macho ser tão vaidoso que não saiu de lá nem por nada :D

Mr_agent.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

apesar de ja tentar algumas vezes ainda não consegui criar Betas até á idade adulta.

mas para resolveres o teu problema, ja li em alguns sites que podes recolher com uma colher ninho de outro beta macho e colocares no aquario desse, que ele vai utilizar o ninho "emprestado", segundo o que li isso acontece muito com Betas albinos, porque estes não conseguem mesmo fazer ninho.

se resultar depois diz

 

xau!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como eu tenho facilidade em manter vários bettas ao mesmo tempo, o que costumo fazer e com muitos bons resultados, é usar a colhar e transferir um ninho já feito para o aquário do casal que pretendo criar. Numa das vezes que o fiz, tive de esperar apenas 5min para que casal começasse aos abraços.

 

Quanto ao usar o espelho, isso já não sei, mas como já vi que há resultados bastante positivos, então também se pode recomendar.

 

Cumprimentos.

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas pessoal!!!

 

Apesar de já ter lido vários tópicos sobre reprodução de bettas venho pedir aqui a vossa ajuda.

 

depois de ter preparado tudo como já li nos vários tópicos pra a reprodução de bettas, venho aqui expor uma situação e ver se alguem já presenciou o mesmo e se é mesmo assim.

 

bem depois de juntar o casal e a fêmea separada por um plastico, o macho começou a dar cacetadas no plástico, olhei para a fêmea e tinha o tal ponto branco e as riscas ao alto, depois de passados umas horas soltei a fêmea, mas o macho não fazia ninha e só lhe dava porrada, bem resolvi não sacrificar mais a fêmea e trocá-la por outra fêmes a ver se o macho se interessava mais e construía o ninho.

 

só que não começou a construir ninho, mas andam os 2 a passera pelo aqua a mostrarem-se um ao outro, faz-me lembrar os Kribensis a torcerem-se um para o outro.

 

isto é normal??? ou que terei de fazer??

 

ajudem-me

 

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a questao da everblue tambem me aconteçeu o mesmo..mas depois assim que meti o betta na maternidade(nao aconselho apenas o pus porque comprei outro peixe e mordia lhe as barbatanas) pus la o betta com algumas plantas flutuantes outras nao eram mas curtei e ficaram la a flutuar...e meti la o betta...ele nao fazia ninho nem nada.. no mesmo dia fui comprar uma femea assim ja grandita com a pinta branca por baixo da barriga e com riscas... meti-a la na maternidade junta com ele e no dia asseguir de manha ja tava la o ninho com ovinhos...e depois tirei a femea para ele tratar deles...e agora vamos la ver no que da.

Mas aconselho a por num aqua um bocado maior(no minimo com 2 litros ou mesmo um..e com 5 ou 6 cm de altura de agua)...apesar das duas vezes que consegui fazer com que criaçem foi numa materniadade :twisted:

 

 

em relaçao a questao do gsousa...de que tamanho é o aquario tens la mais algum peixe para alem do betta?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poe num aquario mais pequeno tipo de 15 cm de uns 5 ou 6 litros com a agua mais o menos com 7 cm de altura para e sem areao...para o macho quando os ovos cairem poder apanhar todos...sem lhe escapar nenhum..

metes algumas plantas a flutuar ele constroi o ninho entre elas..ou ate mesmo agarrado ao vidro, depois metes a femea la ao pé dele e passado 24 horas ja deves ter ninho e ovos... se nao resultar troca o macho...ou a femea...ou ent os dois por outro casal...tb ja tive um casal que nao deu em nada

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!!!!

 

Obrigado pela vossa ajuda :wink: hoje ao chegar a casa vi o aqua onde tinha o casal de bettas cheio de bolinhas brancas, retirei a betta fêmea para o aqua comunitário e vejo o macho sempre que um ovo cai a ir ao fundo buscá-lo e a voltar a colocá-lo no cimo da água. :wink:

Agora tenho uma dúvidas aqueles ovinhos todos vai dar tudo bettas??? é que sendo assim acho que são mais de 50. deixo a luz ligada 24 horas ou desligo? Quanto tempo agora demora para nascerem?? quando posso alimentar os pequenos e que tipo de alimentação se dá???

 

obrigado pelas respostas desde já

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!

 

mais um dúvida se me poderem ajudar:

 

é normal os ovos estarem sempre a cair e o betta a passar a vida a colocar em cima???? é que não faz mas nada senão isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é normal ele estar sempre nisso e quando os alevins nascerem durante 1 ou 2 dias ele vai continuar até eles começarem a nadar na horizontal. por isso devem ser muito bem alimentados antes e depois da postura. o esforço é enorme de 3 a 5 dias sem descanço por isso é a luz acesa nessa altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boa noite,

venho "desenterrar" este tópico pois tenho um casal de bettas junto num aquário em que a fêmea já está pronta para desovar( pelo menos apresenta os sinais já descritos acima) e o macho só quer é porrada e nada de ninho :D

Por enquanto a fêmea tá numa maternidade para não sofrer mais, mas não sei o que fazer mais, já experimentei um espelho, já lhe pus outro macho (tenho mais 2 machos e 3 fêmeas) ao pé e ficaram os dois todos exaltados e tudo mas nada de ninho.

A ideia de transferir um macho de outro ninho até é boa, mas os outros machos também não fazem ninho mesmo tendo as fêmeas à vista ou juntas com eles.

Se alguém tiver mais alguma ideia para me ajudar que diga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

venho "desenterrar" este tópico pois tenho um casal de bettas junto num aquário em que a fêmea já está pronta para desovar( pelo menos apresenta os sinais já descritos acima) e o macho só quer é porrada e nada de ninho ;)

Por enquanto a fêmea tá numa maternidade para não sofrer mais, mas não sei o que fazer mais, já experimentei um espelho, já lhe pus outro macho (tenho mais 2 machos e 3 fêmeas) ao pé e ficaram os dois todos exaltados e tudo mas nada de ninho.

A ideia de transferir um macho de outro ninho até é boa, mas os outros machos também não fazem ninho mesmo tendo as fêmeas à vista ou juntas com eles.

Se alguém tiver mais alguma ideia para me ajudar que diga.

 

 

Olá

a resposta está em dois factores: estimulação e a tua imaginação para o .....estimular :D

Normalmente basta uma TpA "radical" + de 50% (mas feita com cuidado para evitar choques que ponham em causa a sua saude) e uma temperatura 27º a 28º.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes experimenta com uma colher por um bocadinho de um ninho de outro betta no aquario do peixe que não o faz.

Já o fiz e resultou.

 

 

Confirmo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom dia :)

Venho-vos dar uma boa notícia, fui a uma loja e vi lá um betta macho com o ninho feito, adquiri-o logo, chegado a casa coloquei-o no aquário e no dia seguinte já tinha um grande ninho feito. Como já haviam aqui dito, transferi um bocado para o aquário do outro macho e passado mais um dia já tinha o ninho feito, a fêmea já estava junto a ele e já tinha as riscas verticais e o ovopositor bem visível.

Para meu grande espanto, à pouco fui pra lhes dar comida e ao olhar pro ninho vejo uns pontinhos brancos omg olhei pros bettas e tavam de volta do fundo, passado mais um pouco vejo-os a abraçarem-se, agora ainda andam aos abraços..

Agora, é tentar conseguir manter os alevins vivos até a fase adulta, o que pelo que tenho visto não é assim tão fácil.. :roll:

Cumprimentos a todos.. :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...