não custa nada ajudar quem não sabe


Pedro Pacheco

Recommended Posts

Boas,

Como o assunto do tópico indica sou muito novato neste assunto, estou a montar um novo aquário de água salgada, mas medidas do aquário são 130x60x70 (CxLxA), acho que é um bom aquário para começar, digo eu.

Mas o que eu queria mesmo saber era se as peças que comprei são boas ou se vou ter problemas com as condições do aquário, principalmente as luzes

 

Data de montagem: 04/01/2004

Aquário: 130 x 60 x 70 - 546L

Iluminação: Aqua-Medic Aquaspacelight 2x150W SW Doppell + 2Dulux ( ainda não comprei)

Movimentação/bombas: 1 Aqua Clean Powerhead para o escumador e uma bomba marca AQUAEL de 2500l/h para devolver a agua do sump para o aquário

Escumador: Red Sea Berlin Classic 1000Lt

Substrato Tipo/Quantidade: tenho 3 tipo, 1º coloquei como explicar são tipo pedras, em 2º areia e por fim uma areia que não deve ser areia, são umas bolinhas muito pequeninas, acho que vocês devem saber o que é.

Rocha viva (Kg): ainda não tenho, estou para comprar. Qual é melhor a dos FIJI ou da Indonésia, tenho 20Kg de rocha “morta”

Aquecimento/Refrigeração: 1 termóstato de 300W que está instalado na Sump

Sump : Seco/Húmido com bio-bolas 3,4 de diâmetro e esponja azul malha grossa

 

Acho que é tudo, se acham que devo alterar alguma coisa ou que falta algo por favor digam.

Obrigado

 

Pedro Pacheco

:)

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que o filtro está a mais e a rocha viva a menos.

 

Podes procurar aqui neste forum, que vai encontrar muita informação e em alguns temas até diversos pontos de vista.

 

 

Esse substrato pode-te dar problemas, também...

 

 

Mas procura aqui no forum que encontras por certo resposta a todas as tuas dúvidas.

 

 

Temos de nos habituar a procurar, porque o forum está praticamente sem espaço. Depois se tiveres alguma dúvida concreta sobre um assunto debatido (e dúvido que não hava assunto de água salgada que ainda não tenha sido sebatido aqui no forum) coloca um tópico com as dúvidas.

 

 

Boa sorte para o teu aqua :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, obrigado

 

vou ver o que consigo encontrar.

achas que o filtro esta bom demais?

será?

 

ainda não tenho rocha viva por falta de €€€, mas neste momento tenho mesmo que comprar a iluminação, o preço que tenho para agora é de 1100€ será que consigo melhor preço?

 

Aqua-Medic Aquaspacelight 2x150W SW Doppell + 2Dulux

Obrigado

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro não está bom, está péssimo :) Isto se for para um aquário de recife, se for só de peixes, está correcto.

 

 

Não deve haver MAIS NENHUM tipo de filtragem biológica num aquário de recife, que não seja rocha viva. Tudo o resto, pode ser prejudicial.

 

Com o dinheiro do filtro poderias ter comprado alguma rocha viva.

 

É o seguinte, se fores para essas calhas de marca, pagarás esses valores (lá fora serão um pouco mais baratos), mas eu por exemplo fiz uma calha suspensa (de prender ao tecto, por exemplo) por cerca de 25 contos +/-. É uma questão de imaginação e saber o que queres.

 

A calha tem 1 HQI de 150W e 2 actínicas de 29W.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não tenho rocha viva por falta de €€€, mas neste momento tenho mesmo que comprar a iluminação, o preço que tenho para agora é de 1100€ será que consigo melhor preço?

 

Aqua-Medic Aquaspacelight 2x150W SW Doppell + 2Dulux  

Obrigado

Boas

Eu vi na PERGUNTA-ME POR MP focos de 2*150w+4dulux/67 por volta de 950 euros

 

Mensagem editada pela equipa de moderação - não devem ser feitas referências a lojas neste tópico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o aqua não tem rocha viva porque AINDA esta a ser montado como podes ver AINDA não comprei a iluminação.

 

o que quero saber é se o sump como esta e com 50Kg de rocha viva que vou comprar para o aqua é bom ou não?

 

já agora como coloco uma imagem no meu perfil.

obrigado.

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro

 

Eis as minhas sugestões:

- Aumentar a corrente - coloca 2 bombas de circulação dentro do aquário que somem pelo menos 6000 Lt/h

- Colocar pelo menos 30 Kg de rocha viva de boa qualidade

- Colocar apenas um tipo de areia , de preferencia areia viva ou outra tipo aragamax para formar uma camada de cerca de 5 cm

- Se for um aquario de recife ,retirar o filtro mecanico e as Biobolas. Se for um aquário para peixes podes manter os dois, tendo o cuidado de lavar a esponja uma vez por semana

- Usar carvão activado de boa qualidade

- Ter paciência e introduzir corais e peixes muito lentamente

- Quando puderes investires num aparelho de osmose inversa

Não te assustes ,estás no bom caminho.

Boa Sorte

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais