FAQ sobre Bettas


Recommended Posts

Devido a um crescente interesse por estes peixes e porque há perguntas que se têm repetido inumeras vezes, venho deixar apenas umas luzes sobre o assunto.

Iniciar-se com Bettas, não é dificil, muito pelo contrário.

Tal como com todos os peixes, os bettas são peixes que gostam de espaço, mas que devido à falta do mesmo nas nossas casas (pelo menos de alguns) são criados em aquarios de pequenas dimensões.

São peixes que querem um pH neutro e normalmente a temperatura não é o maior problema, visto que aguentam temperaturas baixas mas não são peixes de água fria... temperaturas de 25º é o ideal... embora muita gente os tenha a 22º

Como em qualquer tipo de peixes, há excepções à regra e há várias especies dificeis de cuidar e de encontrar, como o caso dos bettas belica... bettas crowntail... entre outros.

 

Bem... as perguntas mais frequentes são:

 

Poderei manter um betta num espaço pequeno, e com temperaturas baixas?

 

~> Sim, a resposta é sim... poder podemos... embora qualquer aquariofilio tente dar as maiores condições ao seu animal... como nós não gostariamos de viver numa caixa de cartão no polo norte... por isso... EVITEM manter os bettas nessas condições.

 

O que tenho de fazer para manter o meu betta vivo?

 

~> Não tem de fazer grande coisa.... basta alimenta-lo... forncecer-lhe uma comida vasta e variada... e espaço... temperatura e terá o seu betta numas condições optimas, caso deseje ainda proporcionar melhores condições ao seu betta, poderá ainda acrescentar plantas no aquario.. um aquario com umas plantinhas... e esconderijos, temperatura ideal... e com pouca corrente é o ideal.

 

Que tipo de alimentos posso dar ao meu betta?

 

~> Normalmente os bettas comem comida para peixes tropicais... ou até larvas de mosquito vermelho... estas já veem secas... se tiver acesso a comida viva.. não hesite... os instintos de predador dos peixes gostam... quer andar a nadar atrás dela... quer as vitaminas e nutrientes que estes lhe dão.

 

Posso manter machos e femeas juntos no mesmo aquario?

 

~> Sim... poder pode... machos é dificil.... pois necessitará de um espaço grande e vasto com plantas e outros tipos de decoração... para que os animais possam delimitar o seu território... quanto a femeas... normalmente indicam 3 para um macho, o que eu acho é que um macho não deve ter menos de 5... isto porque o macho sempre que apanhar uma femea à moda... irá mesmo morder-lhe...

 

Quais as medidas ideais de um aquário para criação?

 

~> bem... deve ser um aquario não muito grande... isto porque irá ser mais dispendioso... a temperatura do aquario deverá estar a 27º aconcelho um aquario de 30 litros... embora haja quem use aquarios bem mais pequenos... mas mais tarde ou mais cedo terá que mudar os alevins para aquarios maiores, deve também ser tapado, para manter um ambiente húmido e também para não prejudicar a formação do labirinto.

 

Poderei manter bettas com outros peixes? isto é num comunitário?

 

~> A resposta é relativamente sim, embora como já foi dito ter um casal de bettas não seja a melhor escolha, se o aquario foi bem grandito e tiver imensos esconderijos duas femeas será uma escolha certa, é assim normalmente não há confusões, embora cada peixe é um peixe e ninguém pode adivinhar o que vai acontecer, acontece que por muitas vezes com a vinda de uma femea o macho torna-se mais agressivo e por isso não sei, embora eu tenha os todos juntos e não houve razão de queixa, quanto a juntar bettas com outros peixes, estes são uns peixes espectaculares, apenas com guppys, como o guppy é bastante colorido e tem uma cauda muito grande, por vezes o betta macho confunde a cauda do guppy com outro betta, e por vezes ou o guppy acaba morto, ou sem cauda, embora eu os tenha juntos e corra tudo bem.

 

Como posso produzir os meus próprios bettas?

 

~> Bem... a resposta é facil... encha um aquario de criação até 10 cm de altura... 8 é o ideal... inseria o macho... forneça umas plantas flutuantes... por vezes ajudam a construção do ninho, num aquario ao lado... mostre a femea ao macho... deixe os aquarios juntos... deixo-os juntos uma semana... depois de uma semana... a femea já deve apresentar um ponto junto ao anus... depois junte a femea ao macho... mas dê-lhe uma protecção, isto é uma lamparina...pelo menos uns dois dias... para ela se habituar ainda mais ao macho... depois é tempo de a soltar na agua... irá decorrer o acasalamento... e por fim... será hora de tirar a femea... quando vir que o macho está a ataca-la...

o macho fica com os ovos durante algum tempo, até os alevins começarem a andar na horizontal...voltando ao momento de acasalamento... o macho irá apertar a femea... e engolir os ovos que caiem e depositar no ninho... depois de os alevins nascerem é tempo de os alimentar, como artemia recem ecloida ou então com uma comida

propria.

 

Quando estiver perante uma loja, qual é o betta que devo comprar?

 

~> Bem.. eu não posso influenciar, muitas lojas teem os bettas naqueles cubiculos e outras teem os bettas junto com peixes, eu aconcelho a escolherem o betta seguindo estes pontos, por ordem é claro, verificar se o betta está doente ou apresenta barbatanas rasgadas, tendo em conta também os habitantes com que está, também aconcelho a verem a agressividade, eu aconcelho um betta calmo, e por fim, é so escolher o mais bonito, lembrem-se.... tentem ao máximo escolher um betta que esteja acompanhado de outros peixes... este betta sim estará habituado a estar junto de outros peixes. Evitem sempre manter os bettas separados de outros peixes durante algum tempo, pois estes podem ficar demasiado agressivos e depois não se conseguir juntar o betta com outros peixes.

 

 

Mais duvidas criem um topico proprio

Editado por Jorge Bento
  • Votar + 2
http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá a todos!

 

Agredeço a todos que tinham aqui perguntas e respostas, isto sofreu uma alteração qualquer duvida criem um post será mais facil o acompanhamento, enquanto aqui havia muitas conversas cruzadas.

 

Qualquer duvida relacionada directamente a este topico criem um tópico novo, se for uma pergunta pretinente e bem respondida, será reencaminhada para este post.

Isto para não ter um topico demasiado extenso com conversas cruzadas.

 

 

Obrigado

 

 

 

Obrigado

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.