Medidor digital de PH. PROJECTO DISPONIVEL PA DOWNLOAD


Recommended Posts

Olá a todos...

 

Bom quero dar-vos a conhecer um medidor digital que foi feito por mim, é um medidor que me levou algum tempo a projectar e que finalmente esta pronto. Como podem verificar a sonda de ph é da sera (escolhi por ser uma das mais baratas), tudo o resto foi projectado por mim. Tenho ligo alguns topicos aqui no forum sobre o assunto de fazer controladores para aquarios. Bom isto já é um começo, espero terminar esta fase quando projectar o controlador de CO2 pela valvula magnetica por este medidor de PH. Ai não vai ser só possivel medir o ph mas também controlalo.

 

Eis a foto:

 

a996277d.jpg

 

 

Provavelmente este topico vai ser movido para um outro local por um moderador, e eu percebo porque, meu objectivo é mesmo dar a conhecer ao maior numero de utilizadores que é possivel fazer isto.

 

adeus

fiquem bem

  • Votar + 1
Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Ja sabia que essa pergunta não ia demurar a surgir.

 

É assim, este sistema comtem a sonda que não podemos contornala, mas essa sonda dura toda a vida, e é sempre reutilizavel, por isso é uma só vez o gasto. Só a sonda custa +/- 50€(preço mais barato que arranjei). O sistema sem a sonda fica por uma bacatela, ai um 30€/ 40€ e tens isso a funcionar.

Bom so para vez dizer que o sistema esta programado para ter um erro de 0,001 quando a agua se encontra a 25º, quando se encontra a mais ou a menus incrementa 0,01. Ou seja,é irrizorio, para as temperaturas que os aquarios trabalhão. Talvez para temperaturas abaixo de 10º ou acima de 40º teria alguma relevancia.

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Eu explico como consegui!

 

Estou a estudar na Faculdade de Engenharia da univ do porto, no curso de egn electrotecnica e de computadores. Logo isto é praticamente o meu trabalho, projectar electronica. Por outro lado voçes podem sempre conseguir encontrar esquemas, projectos, mas digovos que não será facil porem a funcionar.

Este projecto é de minha inteira autoria. Todo o prejecto e a escolha das componentes, funções transferencia, amplificadores de instrumentação, tudo tudo feito DYT.

Mesmo para encontrar esquemas não será facil, mas é possivel. Agora funcionaram????

 

Este funciona e bem como podem ver.

E já agora podes postar o material que usaste e esquemas vai colocando novos desenvolvimentos.  

 

 

 

hum...quem sabe mais tarde cedo o projecto, mas sabem que eu com todo este trabalho pretendo fazer algo mais. Não axam bem pagar por um medidor de ph digital made in portugal, do que comprar os da sera made in germany! Mas desde já digo que não vai ser facil eu postar o projecto, so se desistir de alguma forma alguma vez comercializar o meu projecto.

 

 

adeus

fiquem bem

 

Ps: qualquer dia ainda me vão ver a postar no topico das [ofertas] :evil:

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os meus parabéns pelo projecto. Se necessitares de mais alguma informação sobre sondas e/ou controladores de pH ou mesmo de alguma ajuda podes contar comigo.

 

Já agora só um pequeno reparo, as sondas de pH, infelizmente não duram toda a vida :evil: , uma sonda dita 'normal' (tipo essa da Sera) tem uma esperança de vida entre 6 meses a um ano, em serviço continuo.

 

Existem outras (ou pouco mais caras na ordem dos 60 a 70 €) que permitem uma duração mais prolongada (tenho varias a trabalhar á mais de 4/5 anos), através de alguma manutenção.

 

Entra em contacto comigo pelo msm para que eu possa fornecer-te mais informação e ajuda na seleção de algum material.

 

Acho esta tua iniciativa uma grande maisvalia para este forum, e que deve ser apoiada por todos nós.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, antes de mais, realmente á que dar valor a quem sabe fazer um projecto destes. Mas na minha opinião não deverias ter colocado isso aqui neste topico, ate porque não nos estas a ensinar a fazer nada, muito menos a partilhar conhecimentos. Se quizeres vender o teu artigo acho muito bem, se te esforças-te para o conceber, com certeza deves querer tirar partido disso.

Concluindo a minha opinião, se não nos querem ensinar a fazer nada, não coloquem aqui tópicos a dizer que fizeram um projecto, mas não nos querem ensinar...

Cumprimentos a todos...

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus parabéns.

 

Convido-te a participar no SCA.

(Pelo que mostras, não irás querer aceitar.)

Lamento se assim for, seria uma mais valia compartilhares teu conhecimento neste projecto.

 

O SCA está muito lento, por falta de tempo, mas ainda acredito nele (há quem ainda acredite no pai :?: natal ), ainda vou ver esquemas no forum publicados.

 

Excelente DIY :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos...

 

Por falta de tempo não tenho dado noticias neste topico, e por isso passoa responder as seguintes perguntas.

 

HQ

Convido-te a participar no SCA.  

(Pelo que mostras, não irás querer aceitar.)  

Lamento se assim for, seria uma mais valia compartilhares teu conhecimento neste projecto.  

 

Amigo, claro que aceito participar no projecto, é obvio, que sim, so quem não me conhece é que fica com a idea que não iria aceitar.

 

Amun_ra

Boas pessoal, antes de mais, realmente á que dar valor a quem sabe fazer um projecto destes. Mas na minha opinião não deverias ter colocado isso aqui neste topico, ate porque não nos estas a ensinar a fazer nada, muito menos a partilhar conhecimentos. Se quizeres vender o teu artigo acho muito bem, se te esforças-te para o conceber, com certeza deves querer tirar partido disso.  

Concluindo a minha opinião, se não nos querem ensinar a fazer nada, não coloquem aqui tópicos a dizer que fizeram um projecto, mas não nos querem ensinar...  

Cumprimentos a todos...

 

Eu disse que iria vender num tom de brincadeira, e não para os elementos do forum, se assim fosse o meu objectivo, já estaria a vender, e nem sequer dava explicações. Alem disso eu referi que ainda ia pensar se iria por disponivel o projecto, ainda tenho que fazer um scaner, e o projecto no papel não esta a 100% fiel ao que na placa de montagem se encontra. Por isso vou tentar fazer isso e logo que possivel vou postar aqui no forum, e para quem queira posso mesmo explicar e mostrar a quem quizer copiar.

 

jopapeca

Só mais uma 'achega' na minha opinião deveria-se ponderar passar este projecto para o sub-forum SCA. Mas é só uma ideia.

 

Ola, eu sabia que o topico iria ser mudado, não pensei que fosse para aqui, so porque no titolo diz que é DYT, veio parar aqui, mas coloco a seguite pergunta aos moderadores : O projecto SCA não é DYT pois não? Vai ser tudo compradinho na loja né?

 

Boas  

 

Os meus parabéns pelo projecto. Se necessitares de mais alguma informação sobre sondas e/ou controladores de pH ou mesmo de alguma ajuda podes contar comigo.  

 

Já agora só um pequeno reparo, as sondas de pH, infelizmente não duram toda a vida  , uma sonda dita 'normal' (tipo essa da Sera) tem uma esperança de vida entre 6 meses a um ano, em serviço continuo.  

 

Existem outras (ou pouco mais caras na ordem dos 60 a 70 €) que permitem uma duração mais prolongada (tenho varias a trabalhar á mais de 4/5 anos), através de alguma manutenção.  

 

Entra em contacto comigo pelo mesmo (palavra corrigida) para que eu possa fornecer-te mais informação e ajuda na seleção de algum material.  

 

Acho esta tua iniciativa uma grande maisvalia para este forum, e que deve ser apoiada por todos nós.

 

 

obrigado pela critica construtiva, de facto tu conseguiste ensianr algo aos utilizadores. Tens razão quando dizer que as sondas, e no caso desta da sera so duram 6 meses, e tu bem referiste que era em regime continu-o. Agora é claro que podemos utilizar a sonda só de vez em quando, e isso aumenta muito a esperança de vida dela, mas penso que se fizermos uma boa manutensão da sonda da sera ela pudera durar um tempo bastante longo.

 

As outras sondas que te referes, eu também pesquizei, mas ficavam muito caras e optei por esta com uma facil utilização e para uma faze de teste real servirá muito bem. Como te digo a sonda é algo que cada utilizador podera escolher, o sistema esta preparado para qualquer sonda.

 

E sim, de facto o meu objectivo era mesmo dar uma mais valia para o forum e dizer a todos que é possivel conseguir algo que parece estar ao alcanse dó de alguns, alem de ser possivel ter um medidor por metade do preço praticado no mercado.

 

Irei entrar em contacto contigo em breve.

 

Olá arty77, o meu conterraneo da feup, também vou dar-te o meu contacto messenger e depois falamos do que estaz a pensar.

 

Obrigado a todos, e espero ter esclarecido todas as duvidas em relação ao meu objectivo em postar o medidor de ph digital. Amigos se pensam que ganho a vida com o meu hobby, axo que esta tal palavra (hobby) estava desajustada. Mas não se preocupem que não está.

 

fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, eu sabia que o topico iria ser mudado, não pensei que fosse para aqui, so porque no titolo diz que é DYT, veio parar aqui, mas coloco a seguite pergunta aos moderadores : O projecto SCA não é DYT pois não? Vai ser tudo compradinho na loja né?  

 

Não percebo como é que não percebes.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, claro que aceito participar no projecto, é obvio, que sim, so quem não me conhece é que fica com a idea que não iria aceitar.

 

Pois não, mas irei conhecer melhor.

 

Eu disse que iria vender num tom de brincadeira, e não para os elementos do forum, se assim fosse o meu objectivo, já estaria a vender, e nem sequer dava explicações.

 

Brincadeira, por isso é que causou esta pequena confusão. Podes vender na mesma, o trabalho é teu. Não estou contra o teu trabalho, antes pelo contrário. :evil:

Só penso que nos ajudaria muito no SCA.

Fico contente por aceitares, irei entrar em contacto.

 

as coloco a seguite pergunta aos moderadores : O projecto SCA não é DYT pois não? Vai ser tudo compradinho na loja né?

É um projecto mais antigo do que o sub-forum DYT. É livre, quem quiser pode pegar nos esquemas e construir. Se vai ser vendido numa loja, julgo que não, só se o forum o assim entender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois espaço livre tens isso numa dakelas placas de soldar ponto a ponto , ou fazeres tu mesmo o esquema e depois a placa poupavas bue espaço tambem entendo o uso da breadboard é mais simples e da para corrigir melhor e facilmente os erros, continua ta estupendo, isso com uma placa ponto a ponto, mudança das pilhas por transformador, e uma caixinha preta ficava do best.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Para os entendidos na materia.......

 

Encontrei esta sonda de PH no ebay será que é melhor do a utilizada pelo vitlated?

 

O KCL (acho eu???) para posteriores carregamentos é facil de encontrar em Portugal?

 

 

 

Um abraço,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá a minha ignorância... mas química nunca foi o meu forte! :lol:

 

Compra-se donde?

 

Quais são as quantidades, agua e KCL, que se deve juntar para conseguir uma densidade(??) de 3 mol?

 

 

Obrigado,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quais são as quantidades, agua e KCL, que se deve juntar para conseguir uma densidade(??) de 3 mol?

Mol?? Não seria 3 M somente? É que mol, é um número de partículas (6,023 * 10^23). Mais propriamente, o número de Avogadro.

 

Se estiver escrito 3 M, significa 3 Molar. E Molar, é o mesmo que mol/L ou mol/dm^3.

 

Se precisares de uma solução de KCl 3 Molar, tens de dissolver 3 moles de KCl num litro de água. Ou então, 1,5 moles de KCl em 500 ml; etc...

 

Imaginando que queres preparar 1 litro de uma solução de KCl 3 Molar, tens de previamente saber a massa molecular da molécula KCl.

 

MM(KCl) = MA(K) + MA(Cl) = 39,10 g/mol + 35,47 g/mol = 74,57 g/mol

 

Isto significa, que uma mol de KCl, ou seja 6,023 * 10^23 moléculas de KCl, pesam 74,57 gramas.

 

Então, para fazeres uma solução 3 Molar de KCl, tens de dissolver 3*74,57 gramas de KCl num litro de água destilada (aconselho-te água bidestilada).

Resumindo e concluindo, tens de dissolver 223.71 gramas de KCl num litro de água.

 

A solubilidade do KCl em água destilada é de 347 gramas por litro de água, a 20º Celsius.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solubilidade do KCl em água destilada é de 347 gramas por litro de água, a 20º Celsius.

 

Isso é verdade... mas na realidade não consegui dissolver 300g :? tive de fazer a minha solução a 250g e ai foi na boa :D

 

 

ahh e as 223g estão certas... tambem tinha feito essa conta para saber a concentração do KCl que temos lá no laboratorio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O KCL (acho eu???) para posteriores carregamentos é facil de encontrar em Portugal?

 

Existem soluções de enchimento para sondas de pH prontas a usar. Não me parece 'viável' encher a sonda com uma solução caseira, tinhas de ter a certeza de teres uma agua 100% isenta de qualquer tipo de contaminação para além de do proprio KCl ter de ser 100% puro.

Eu por acaso tenho KCl mas nunca usei para preparar uma solução de enchimento para isso uso soluções proprias de 3,5M.

Podes é usar uma solução caseira como solução para manutenção da sonda, mas não para enchimento.

Essas soluções arranjas em qualquer casa de instrumentação de laboratorio.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a estudar na Faculdade de Engenharia da univ do porto, no curso de egn electrotecnica e de computadores.

 

Eias :wink: FEEEEEUPPPEEEEEE! :wink:

Engª Informática e Computação... Terminei em 2004 :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O KCL (acho eu???) para posteriores carregamentos é facil de encontrar em Portugal?

 

Existem soluções de enchimento para sondas de pH prontas a usar. Não me parece 'viável' encher a sonda com uma solução caseira, tinhas de ter a certeza de teres uma agua 100% isenta de qualquer tipo de contaminação para além de do proprio KCl ter de ser 100% puro.

Eu por acaso tenho KCl mas nunca usei para preparar uma solução de enchimento para isso uso soluções proprias de 3,5M.

Podes é usar uma solução caseira como solução para manutenção da sonda, mas não para enchimento.

Essas soluções arranjas em qualquer casa de instrumentação de laboratorio.

 

e achas que a solução que compras é o que?! Se for preciso e melhor a que tu preparas que a que compras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais