Cor dos Red Cherry


Space Cowboy

Recommended Posts

ola pessoal

tenho uma criação de Reds. Eles crescem bem e depressa mas não os consigo fazer ficar bem vermelhos como tomates. têm todos uma coloraçao esbatida, quando não totalmente ausente. estão num aquario so pra eles, a 26º com pH 7 e trocas de agua semanais de 50%. quanto à alimentação dou-lhes pastilhas de spirulina e granulado para discos. quer isto tudo dizer que trato-os como autenticos reis, e eles recompensam-me saíndo tipo camaroes fantasmas :)

alguma sugestão?como é que o pessoal por aqui faz para criar Reds bem vermelhos?

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehe... :D

 

Eu não sei se está aí o truque, mas os meus têm muito musgo de java (infusórios??) e dou-lhes regularmente pastilhas de camarão (canibais) da Nutrafin e PlecoMin... ah!! e as alguitas a que eles estavam habituados...

 

Sabes eu acho é que eles não te curtem... quando estavam cá em casa andavam na boa, agora o dono deles não lhes dá comida de jeito :D

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os progenitores são vermelho tomate? se não são, acho que nunca os vais conseguir ter assim! penso que isso tenha a ver com os genes! se os pais (mãe) são vermelho tomate, espera que com o tempo eles vao ficando com a côr mais carregada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que luz tens nesse aquário?

os red cherry ficam mais vermelhos se apanharem muita luz

podes dar cenoura, ou outros alimentos vermelhos para estimular a cor

 

 

espero ter ajudado

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os red cherry só ganham a coloração vermelho "tomate" quando chegam à

fase adulta e isto apenas nas fêmeas, porque os machos ficam quase

brancos apenas com umas pintas vermelhas.

 

Não estás a fazer nada de mal, dá tempo ao tempo :D

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu quando comprei os meus primeiros red cherry (ainda eram muito pequenos-0.5cm) eram mesmo transparentes, mas passado uns 3 meses ficaram bem vermelhos (por sinal eram todas femeas).

Agora há pouco tempo comprei mais uns quantos e nestes até as crias de 2 mm são vermelhas.

Verifica se não tens só machos (que não costumam ter coloração)

talvez seja uma questão de esperares...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria adracer-vos, uma vez que ao ler este tópico, fui olhar melhor para os meus red, e tenho uma fêmea bem vermelhona e cheia de ovos...

Os outros, não estão tão vermelhos, apenas têm algumas pintas, mas ainda são novinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os red cherry só ganham a coloração vermelho "tomate" quando chegam à  

fase adulta e isto apenas nas fêmeas

Sim. Praticamente todas as minhas fêmeas adultas são bem vermelhas (com uns pequenos salpicos de transparente). Embora algumas quando transportam ovos pela 1ª vez ainda sejam pouco vermelhas.

 

Quanto ao musgo de java: tenho um aquário só com musgo de java onde mantenho outra espécie de camarão. Acidentalmente foram lá parar 3 red cherries: 2 fêmeas e 1 macho. Quando vi que os ovários já estavam bem desenvolvidos apressei-me a tirar as fêmeas, pois não quero uma “infestação” de cerejas neste aquário. Ficou só o macho que é sem sombra de dúvida o macho red cherrie mais vermelho que alguma vez vi (ainda tenho algumas dúvidas quanto ao sexo mas o bico já tem 4/5 meses).

 

A coloração vermelho tomate são aqueles que são todos vermelhos não é? São tão vermelhos que quase não dá para ver os ovos, estejam estes nos ovários ou nas “patas”. A linha dorsal é inexistente ou praticamente da mesma tonalidade do resto do corpo. Pois, na minha curta experiência (+-1 ano) tive apenas 8/10 (num universo de 1000-1500 adultos). Considero que são uma espécie de “trevo de 4 folhas”, ou seja, são muito raros. Também tenho algumas dúvidas que isto seja 100% genético, pois em nenhum dos casos a progenitora era toda vermelha. Já ouvi relatos de pessoas que tentaram seleccionar geneticamente os “todos vermelhos” mas não sei os resultados. Talvez 1 dia quando tiver 1 aquário disponível tente a minha sorte... ou talvez apresente uma ou duas fêmeas “tomate” ao macho do musgo de java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Claro que existem vários factores que têm influência na intensidade da cor dos red's... Alimentação, qualidade da água, temperatura e génes. Também sabemos que alguns red's têm mais cor que outros e que as fêmeas são mais coloridas. Mas neste tópico ninguém falou da iluminação e da sua influência na cor vermelha. As luzes brancas que têm 6500K não favorecem de maneira nenhuma a cor dos red's e normalmente são indicadas para as plantas e para aquários que têm apenas um tipo de lâmpada... Agora experimentem colocar red's num aquário com iluminação rosada, tipo gro lux ou aqua glo, e vão ver a diferença de intensidade da coloração dos red's... A intensidade da coloração aumenta para o dobro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se reparaste na data do tópico e das restantes respostas.

 

sobre a tua resposta, é possível que tenhas razão mas eu pergunto então e o que acontece se mudares os red's de aquário?????

 

A questão é ter red's mesmo red's e isso é genético.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que está reaberto...

 

Acredito que seja genético... mas... eu tenho tido reds vermelhões e desde que veio o calor são acastanhados.

 

Então, desconfio que a temperatura, que influência todo o habitat, é preponderante na sua coloração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Os meus estão num aquário sozinhos, dou comida quando me lembro e a que tenho a mão, flocos, granulados, o que tiver a mão naquele dia e estão vermelhões, machos e fêmeas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais