[Guia] Espesura de Vidro Recomendada


Recommended Posts

  • Replies 85
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!!!!

 

Não sendo expert em nada... a segurança morreu de velha.

 

Eu tenho um aqua mais pequeno do que o do rapaz da dúvida das travessas e do vidraceiro 100x40x40 da Hegen e n tem travessas, mas tem 8mm de vidro... 6 mm de vidro já dava.

O meu quando está cheio deforma ao centro cerca de 5 mm apenas. mas aguenta.

 

Sobre fabricantes não comento porque cada um fabrica o que quer, agora aquários com as dimensões apresentadas pelo forista e o vidro dessa grossura eu nunca teria em casa porque vai rebentar cedo outarde, com ou sem travessas.

 

no teu lugar fazia o que já foi sugerido... mandava cortar em dois mais pequenos e montava outro com mais espessura... eu utilizaria 12 mm... cada uma tem a sua apinião, mas água em casa é lixado, peixes mortos é lixado... se estiveres em frente do aqua podes cortar-te a sério (OU OUTRA PESSOA) a agúa pode provocar cuto circuitos... etc etc.

 

isto é bonito mas nunca ouvi dizer que existiam expessuaras a mais para os aquas :wink:

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu quando está cheio deforma ao centro cerca de 5 mm apenas. mas aguenta.

 

Apenas????!!!!!! :P:):roll::roll:

 

Eu já afirmei aquilo que tinha a afirmar, quem quiser segue, quem não quiser............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal. Compreendo as tuas intervenções e tens razão quanto expessuras, mas o meu aqua é da Hagen e todos fazem o mesmo.

 

se meteres travessas e as travessas descolarem a deformação é imediata e parte com mais facilidade do que sem travessas é uma questão de física.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho andado de volta do projecto da vivenda e tem me surgido a ideia de meter um aqua na sala, logo de projecto. Tenho reservado espaço para 2500 x 800 x 650 ( Comprimento x largura x altura de coluna de agua ) medidas em mm.

 

andei de volta da faq do krib e la não tem mais de 2 metros, e o xls que ta um pouco acima, ja não está disponivel...

 

claro que eu queria o menos travessas transversais possivel, ( as francesas já sei que obrigatoriamente tenho de gramar com elas... ) mas isso obriga a vidro mais grosso, logo bem mais CARO

 

 

O que me dizem? 15 mm? ou é pouco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oeps... alguem conhece um site aonde possa fazer upload e que deixe ficar os ficheiros disponivel mais do que 3 dias?

 

EDIT: De qualquer maneira fiz as contas e precisas de uma grossura de vidro de 65 mm!!! :D As contas parecem-me estar bem feitas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perito em vidro (nem nada que se pareça) logo procuro sempre a via mais fácil e provavelmente segura, fabricantes comprovados de aquários por medida. Penso que um dos mais conhecidos será a loja redfish (www.redfish.com.pt vê em orçamentos de aquários) ou uma das lojas representadas neste forum.

Segundo a folha de cálculo da redfish para essas dimensões (2500*800*650) aconselham 15 mm ou 10 mm (com um factor de cagaço de 2.4).

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu faria em vidro de 19mm sem travessas, ou eventualmente uma transversal a meio, e em vidro de 15 com 2 travessas transversais ou 2 francesas (uma no frontal e outra no traseiro).

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem-me as perguntas poderem ser um pouco off topic:

 

- sempre que falam em espessuras, estão a referir-se a vidro normal ou temperado?

 

- o que me dizem à colagem do vidro por ultravioleta?

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal.

 

Silicone.

 

cumps

 

obrigado joão pela resposta

 

portanto posso depreender que para as dimensões dos aquários acima descritas poderei usar espessuras mais finas tratando-se de vidro temperado.

 

gostaria no entanto de saber a vossa opinião sobre a colagem com ultravioletas. alguem já terá experimentado?

 

como é evidente não me refiro a uma colagem 'home made', mas sim profissional (entenda-se) de um vidraceiro.

 

e claro que a dúvida está na estanquicidade da mesma (e até aspecto (?) ), já que quanto à resistencia os UV são superiores ao silicone (pelo menos assim me tem constado).

 

cumprimentos

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer colagem que não permita dilatações ou alguma oscilação das uniões feitas, pode ser uma grande dor de cabeça. Não é o caso de não ficar estanque ou de não ser resistente, é mesmo não pemitirem flexibilidade.

 

Se os maiores produtores de aquário ainda usam o silicone, depois de tantos anos de experiencia, é porque ainda não arranjaram um método mais eficaz.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que ouvi, a colagem com UV's tem uma grande resistencia, só que essa cola, para aquarios, tem um grande problema... a agua enfraquece a cola ao longo do tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente nunca vi nenhum feito dessa forma. o que não invalidasse que não existissem ou não fosse possível. há sempre uma primeira vez para tudo. :wink:

 

esta questão surgiu-me após ter pedido um orçamento a uma vidraria, que me disse exactamente isso. que a colagem seria realizada dessa forma e seria usado vidro temperado.

Calma! Já sei! Cuidado com os vidraceiros 'jeitosos' (eu li o resto deste post :P ) Aliás o sujeito em questão era um 'administrativo', não um 'operacional', logo também levei o que ele disse 'with a grain of salt' ! Ando a sondar valores por vários sítios, that's all.

 

Mas, de facto, a curiosidade sobre este sistema fez-me deixar aqui a questão.

 

Também me recordo doutra razão pela qual poderá não ser eficaz. Há dias, noutra situação diferente, um serralheiro contou-me que utilizam este método para colar vidro a aço e que não existe melhor 'cola'. O que em si mesmo é o problema. É que não dá margem para enganos. Uma vez colado só mesmo partindo é que se soltam as partes!

Num aquário, o silicone, deixa sempre em aberto essa hipotese.

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu faria em vidro de 19mm sem travessas, ou eventualmente uma transversal a meio, e em vidro de 15 com 2 travessas transversais ou 2 francesas (uma no frontal e outra no traseiro).

 

cumps

 

 

Até estava a pensar em travessas francesas a frente e atrás e eventualmente 2 transversais...

 

será abuso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu que num aqua de 150x50x50 com vidro de 10mm, tenho 2 calhas de aluminio na frente e na traseira, para as tampas de correr (suponho que vão fazer o mesmo serviço das travessas francesas) e fui buscar hoje à vidraria 4 travessas de 8cmx48cm com 10mm, acham demais?

 

Se fôr demais, a culpa é vossa, que me assustaram! cabecadura:wink:

Antes dormir descansado, do que acordar molhado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta questão surgiu-me após ter pedido um orçamento a uma vidraria, que me disse exactamente isso. que a colagem seria realizada dessa forma e seria usado vidro temperado.  

Calma! Já sei! Cuidado com os vidraceiros 'jeitosos' (eu li o resto deste post  ) Aliás o sujeito em questão era um 'administrativo', não um 'operacional', logo também levei o que ele disse 'with a grain of salt' ! Ando a sondar valores por vários sítios, that's all.  

 

Mas, de facto, a curiosidade sobre este sistema fez-me deixar aqui a questão.

 

De facto é uma colagem muito interessante para montras, balcões, etc, já que é uma colagem quase invisivel e extremamente resistente. Para aquários tem esse inconveniente. Provavelmente falaste com alguem habituado a trabalhar com vidro, mas não com aquários.

 

 

 

Também me recordo doutra razão pela qual poderá não ser eficaz. Há dias, noutra situação diferente, um serralheiro contou-me que utilizam este método para colar vidro a aço e que não existe melhor 'cola'. O que em si mesmo é o problema. É que não dá margem para enganos. Uma vez colado só mesmo partindo é que se soltam as partes!  

Num aquário, o silicone, deixa sempre em aberto essa hipotese.

 

O principal inconveniente é mesmo o da colagem não dar de si e portanto qualquer esforço ser suportado pelo vidro que poderá partir. Com silicone, este dá de si devido á sua elasticidade mas volta ao sitio. Funciona como os amortecedores dos carros mas para aquários.

 

Por algum motivo as barragens não são estruturas imoveis mas sim estruturas que se adaptam as variações dos terrenos senão ao mais ligeiro terramoto as barragens abriam todas. Os sistemas de amortecimento são muito importantes, especialmente quando se trabalha com pressões elevadas como é o caso da maior parte dos aquários.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal inconveniente é mesmo o da colagem não dar de si e portanto qualquer esforço ser suportado pelo vidro que poderá partir. Com silicone, este dá de si devido á sua elasticidade mas volta ao sitio.   ...

Os sistemas de amortecimento são muito importantes, especialmente quando se trabalha com pressões elevadas como é o caso da maior parte dos aquários.

 

Boas Just_me love you

 

eu compreendo tudo isso, por outro lado referi sempre que para essa situação seria usado o vidro temperado o que reforçaria todo o sistema, muito embora essa situação em si não contribuisse em nada para a flexibilidade do aquario, mas sim para a resistência do conjunto. Também existem aquários sem juntas! Em última análise seria esse o objectivo técnico dessa solução.

teoricamente e no aspecto estético poderia funcionar muito bem.

 

penso já ter lido pelo forum falar de silicone transparente em vez do tradicional mais escuro. o que me dizem de um em relação ao outro?

qual o mais económica? têm características mecânicas semelhantes?

 

obrigado

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema da colagem UV é só um, a elasticidade nos vertices de um aquário! O aquário precisa de elasticidade nos vertices para evitar o grande esforço que a pressão da água faz sobre o vidro, caso não haja essa elasticidade, a margem de manobra do vidro é diminuta e a relação pressão/resistência minimiza-se, sendo que, por norma, os vertices racham e acabam por partir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal inconveniente é mesmo o da colagem não dar de si e portanto qualquer esforço ser suportado pelo vidro que poderá partir. Com silicone, este dá de si devido á sua elasticidade mas volta ao sitio.   ...

Os sistemas de amortecimento são muito importantes, especialmente quando se trabalha com pressões elevadas como é o caso da maior parte dos aquários.

 

Boas Just_me :oops:

 

eu compreendo tudo isso, por outro lado referi sempre que para essa situação seria usado o vidro temperado o que reforçaria todo o sistema, muito embora essa situação em si não contribuisse em nada para a flexibilidade do aquario, mas sim para a resistência do conjunto. Também existem aquários sem juntas! Em última análise seria esse o objectivo técnico dessa solução.

teoricamente e no aspecto estético poderia funcionar muito bem.

 

penso já ter lido pelo forum falar de silicone transparente em vez do tradicional mais escuro. o que me dizem de um em relação ao outro?

qual o mais económica? têm características mecânicas semelhantes?

 

obrigado

 

 

AB

 

Preço igual e caracteristicas segundo me disseram tb iguais só uma questão de estética

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu entrei neste mundo da aquariofilia em 1988 ainda vivia na Holanda. Ofereceram-me uma bola com um casal de guppies lá dentro e eu com pena dos bixos fui, ao fim de uns dias, comprar um aquario de 30 cm de comprimento. Esse aquario estava colado com silicone transparente. Como foi comprado numa loja de aquariofilia resoavelmente boa, penso que o silicone era próprio para aquario. Esteve a servir de aqua durante anos e quando vim para ca em 1992 arrumei-o para um canto. voltei, após uns anos, a enche-lo com agua e para espanto meu nem vedou uma pinga e serviu bastantes vezes como maternindade.

Isto para dizer que o silicone transparente ao meu ver é bom :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais