Aquário de ciclideos


dolphins_girl

Recommended Posts

Após muito tempo com um aquário de 57litros decidi passar para um de 360litros e colocar lá ciclideos. Gostava que fossem ciclideos americanos para poder ter plantas... :wink: Agora uma duvida se põe... Que ciclideos escolher? Gostava de ter um casal de discus, mas de resto não sei quais escolher :D Será que me podiam dar uma ajuda? :P :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse teu aquário podes ter mais que apenas um casal de discus.

Eu apostaria num cardume de discus ou num cardume de escalares e talvez mais alguns peixes "de companhia".

 

Se a duvida do "quais" se refere ao tipo de discus, então diria que escolhas os que mais te agradam.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que para iniciar devias de ir com calma, eu em Fevereiro,comprei um aquário de 200 litros!!

Meti para lá 3 discus, e morreram, o que eu pensei foi, vou pôr uns peixinhos mais fáceis de manter!

E até agora o que tenho feito é lido sobre os discus e aprendendo algumas coisas!!

Portanto se fosse a ti, optava por os escalares, uma equipa de limpeza, umas plantas, e daqui a um tempinho de já ter aprendido qualquer coisa sobre os discus, optava por eles, mas em pequenos,porque o que mete graça é ve-los crescerm, tirar uma foto quando eles chegam ao aquário e um ano depois voltar a tirar e comparar, é magnífico!!

Casal, isso já e mais complicado, tenta comprar 4 ou 5 discus depois e deixa-os crescer e formarem casais, mas o resto já não é comigo!!!

Esperamos pela opinião de outros membros!! :P:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :)

Eu tenho lido algumas coisas sobre discus e tudo isso, e em todo o caso até poder meter lá os peixes ainda vai demorar um tempinho porque ainda não tenho o material comprado sequer :lol: Mas queria planificar bem o que lá vou por, para poder escolher as plantas apropriadas e tudo o mais.

A minha dúvida é que peixes é que se dão bem com os discus... Sendo que tenho uma preferência por peixes coloridos :) :D Não precisam de o ser necessariamente, mas que sejam bonitos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, podes sempre pôr os ramirezi, apistogrammas, tetras, neons, cardinais, peristelas, entre outros...

Em termos de plantas, só dizendo o que queres, se queres as díficeis de manter, ou as fáceis.

Que tipo de material estás a pensar comprar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de material estou a pensar por:

 

Filtro - Eheim 2228

Iluminação - Arcadia overtank T8 2x38W

Termostato - Jagger um de 300W e outro de 75 ou 100W (o que acham melhor?)

Bomba de circulação - qual acham que devia ser o caudal?

Bomba de CO2 ainda não sei qual escolher... O que recomendam?

 

De resto não tou a ver mais nada, se me faltar alguma coisa avisem :)

 

Estava a pensar por uns troncos também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de material estou a pensar por:

 

Filtro - Eheim 2228

Iluminação - Arcadia overtank T8 2x38W

Termostato - Jagger um de 300W e outro de 75 ou 100W (o que acham melhor?)

Bomba de circulação - qual acham que devia ser o caudal?

Bomba de CO2 ainda não sei qual escolher... O que recomendam?

 

De resto não tou a ver mais nada, se me faltar alguma coisa avisem :)

 

Estava a pensar por uns troncos também.

 

Em termos de filtros, boa escolha, é igual ao meu, só que acho que não é muito suficiente para 360 litros de água, apostava por mais um exterior ou até mesmo em vez do eheim 2228, um mais potente!!

Apostava na nova linhagem dos filtros exteriores RENA, o xp2 era óptimo para esse aquário.

Iluminação, se queres pôr plantas difíceis de manter optava por mais luz, é que com a arcadia não chegas a ter 0,5 wts/l, optava pela lifetech, ou até mesmo para além dessa arcadia, optava por outra!

Termostato, o de 300 w e o de 75 w chegam perfeitamente, mas convém sempre ter um guardado, para o caso de um se avariar!!!

Bomba de circulação, se optares pelos discus pequenos, não optaria por a bomba de circulação, os discus gostam de aguas limpas, mas não gostam de muita corrente!!

Bomba de co2, não é bomba mas sim um kit, opta so se tiveres luz suficiente para as plantas que queres manter, optava tambem por um termómetro, testes químicos, nomeadamente o teste de ph, o de nitritos, entre outros!!!

Areão já sabes o que pôr, optava por uma camada de 7 cm de areão de rio, e debaixo um substracto para plantas!!!

Se tiveres mais alguma dúvida já sabes!!!

 

Ps:não sei se tudo aquilo que disse está certo!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ter um casal de discus, mas de resto não sei quais escolher :)

 

Tens dezenas de especies de ciclideos anões, muitos deles são coloridos e têm comportamentos interessantes. Recomendo-te, por exemplo, os Apistogramma cacatuoides: http://www.thekrib.com/Apisto/A-cacatuoides-bork.jpg

 

Existem também alguns ciclideos anões em Africa que iriam adorar um aquário plantado de águas ácidas.

 

É o caso do Nannochromis tranvestitus: http://www.thekrib.com/Apisto/N-trans-burns.jpg

 

Um aquário de águas negras, muito plantado, com discus, 3 ou 4 espécies de ciclideos anões, alguns cardumes de tetras e um grupo de cories giros, como os panda, ficará certamente muito atraente.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de material estou a pensar por:

 

Filtro - Eheim 2228

Iluminação - Arcadia overtank T8 2x38W

Termostato - Jagger um de 300W e outro de 75 ou 100W (o que acham melhor?)

Bomba de circulação - qual acham que devia ser o caudal?

Bomba de CO2  

ainda não sei qual escolher... O que recomendam?

 

Eheim 2228 - Fixe.

Iluminação - Fixe.

Termostato - 300 W bastam.

Bomba de circulação... para quê? o filtro chega. Nem esses peixes nem as plantas gostam de muita circulação.

 

Bomba de CO2.... é algo que talvez não devesses incluir logo de inicio. Que tipo de plantas queres manter?

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?Decidam-se... :) Escolhi a arcadia porque queria uma iluminação overtank e não conheço mais nenhuma marca que as tenha...

Mas acham que a luz não é suficiente para plantas dificeis? :lol:

E em relação ao filtro? Eles recomendam o filtro para aquários até uma litragem muito superior... Pensei que chegasse... :)

 

Esses peixes são giros :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então?Decidam-se... :) Escolhi a arcadia porque queria uma iluminação overtank e não conheço mais nenhuma marca que as tenha...

Mas acham que a luz não é suficiente para plantas dificeis? :lol:  

E em relação ao filtro? Eles recomendam o filtro para aquários até uma litragem muito superior... Pensei que chegasse... :)  

 

Esses peixes são giros :)

 

A lifetech tem calhas overtank, e leva mais potência de luz!!!

Se essa planta necessitar de 1 wt de luz por litro não é suficiente, mas afinal o filtro debita 900 litros hora, não é???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oops... Enganei-me :wink:  

Afinal é o 2028:

Pump output: 1050 l/h, Power consumption: 25 W, Filter volume: 7,3 l, Aquarium size: 600 l

 

Não têm nenhum site de uma loja que faça referencia às lifetech?

 

Ah, lool então assim o filtro já e suficiente!!!!!

Não percebi, mas conheço uma loja que tem calhas lifetech, vou mandar mp!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais