Pangasius


Visitante

Recommended Posts

Estou pensando em comprar um pangasius para meu aquario de 70L, eu sei q ele necessita de um aquario maior.

-Ele é daqueles que tem q ter pelo menos 2 no aquario?

-Qto tempo ele vive?

-No meu aquario já tem 6 barbos sumatra e 2 mexirica, dá certo?

-Com até q tamanho ele ficaria nesse aquario?

-Tem q ter algum cuidado especial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não te aconselho a manter esse peixe.

 

É super assustadiço (se alguém passa em frente ao aquário dá um arranque e espeta-se contra tudo o que encontrar pela frente). Já tive um que fico com o olho a saltar das orbitas e andava sempre com as barbatanas esfarrapadas à conta desses arranques.

 

Além disso cresce imenso, fácilmente pode atingir os 40 cms em aquário e na natureza chegam ao metro de comprimento.

 

Se vais colocar 2 então é o pior que podes fazer (não que eles façam mal um ao outro, se calhar até gostam da companhia), mas são 80 cms de peixe pelo menos no futuro, para um aqua de 70 cms, além de que mesmo num aqua de 1 metro ele pode ficar grande demais para o aquário (isto só um, imagina 2). Foi um dos peixes que muitas vezes pensei em desfazer-me dele (levar para o AVG ou coisa parecida) de tão grande que ficou. Acabou por morrer num aqua onde estava ele e um Oscar já com salvo erro 4 ou 5 anos de idade.

 

Lembra-me que certa vez mandou um arranque contra um peixe e que o mesmo ficou grogue.

 

Não aconselho nada, mas se ainda assim decidires mantê-los precisam de poucos cuidados, não metas rochas ou troncos com eles pois podem espetar-se contra os mesmos, os peixes a colocar devem ser relativamente fortes ou velozes(não que eles façam mal, mas sem quer podem espetar-se contra eles).

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda assim continuo com minhas duvidas. Já q é assim:

-Como fica menos pior, com 1 ou 2 da mesma especie?

-Ele cresceria esses 40 cm ou ele se adaptaria ao tamanho do aqua?

-Tem q ter algum cuidado especial?

 

:?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor não compres esse peixe, para teu bem e para o bem dele.

 

Tenho esse peixe à uns 5 anos e posso-te dizer que não existe semana nenhuma que não tenha ferimentos devido a se assustar e por consequencia ferir-se tanto nas madeira como até mesmo no vidro e no areão. Esse peixe cresce mesmo muito, num aquário de 70 cms, poderá atingir os 30 a 40 centimetros (no ambiente natural pode atingir 1 metro) e quanto maior fica, mais assustado se torna, ferindo-se constantemente.

 

-Como fica menos pior, com 1 ou 2 da mesma especie?
Apesar de só ter um acredito que se não tens espaço suficiente para um, muito menos terás para dois e visto são peixes enormes um poderá facilmente assustar o outro

 

Tem q ter algum cuidado especial?

 

O unico cuidado que deverás ter é de adquirires um aquário de 5 metros pelo menos, de forma a proporcionar-lhe um bom ambiente (não digo isto a brincar)

 

Isto tudo para te dizer que à custa deste peixe já tive que adquirir um aquário de 150 cms e mesmo assim continua a ser muito longe do espaço necessário para o peixe em questão.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo inteiramente o Paulo e o Madiques, tenho um exactamente nas mesmas condições. Aliás... não quererás ficar com o meu??? pena estares no Brazil :?:

 

O que queres dizer com um tubarão? é que aquilo a que se chamam tubarões vulgarmente são na realidade peixes muito diferentes, o pangasius é um peixe-gato, já o bala e o frenatus e o bicolor são carpas, há ainda quem chame tubaroes a outras coisas... qual é mesmo o teu objectivo? talvês a malta te consiga ajudar.

 

Se queres um peixe semelhante ao tub. bala aconselho-te o Crossocheilus siamensis. é bonito, resistente, social e um óptimo comedor de algas - é muito nice , n sei é se encontras c facilidade no brazil. :?:

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola gustavo

 

subscrevo o q ja disseram sobre o pangasius por inteiro, é mto grande para esse aqua e se o pusesse ele ia ficar limitado ao espaço existente o q n considero seja mto "humano" :?:

 

tv o tubarao ideal para ti seja ou o Labeo frenatus ou o Labeo bicolor (n tenho a certeza se foram reclassificados recentemente), o bala fica tb mto grande pode ficar com 30cm e num aqua de 70 litros é tb mto apertado ...

 

Um peixe pode crescer menos devido ao tamanho do aqua ser reduzido, mas acho q ninguem concnorda q isso seja uma atitude de respeito para os animais :?: etu gustavo? o q dizes?

 

Abraço e feliz natal

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te o Eutropiellus debauwija tive dois e sao muito resistentes, parecidos com o pangasius ( na minha opiniao sao mais bonitos), mas nao sao tao assustadiços e nao passam dos 8 cm. Comem os flocos e granulados da sera (pelo menos era o que eu dava).

 

Cumpts :D :D :D

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi gustavo

 

diz-me ma coisa qual o nome cientifico do "mexerica"? não estou a ver que peixe é!!!

 

depois sobre o Labeo bicolor, posso dizer q tenho um, q é teritorial, n sei se sera mto boa ideia ter dois e o meu n gostava mto de corydoras julii e trilineatus, andava sempre atras delas a stressa-las e a ratar-lhes as barbatanas, mas eram os unicos peixes no meu aqua q ele "atacava" (eu digo eram pq as transferi para outro).

 

De resto tenho esse labio com cardinais, pxs mosquito, peixes vidro, botias sidthimunki e corydoras pygmaeus e rhinoloricarias e paratocinclus e ele nunca lhes fez mal, tem é o seu espaço debaixo do tronco q é dele onde se gosta de esconder, mas q partilha com todos os outros.

 

Cheguei a ter synodontis tb nessse aqua e ele vivia tb pacificamente com eles.

 

Não é nada assustadiço e fica com 8/10cm não mto mais penso eu, fica com barbatanas vermelhas lindas (lá tou eu com o vermelho :D)

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas, adquiri um tubarão martelo (Pangasius hypophthalmus??) ontem mas embora na loja me tenham dito que gostam da comida normal dos restantes peixes (flocos) ele não me parece muito interessado nela, ainda n o vi comer uma única vez... que comida comprar??

"Do it, or do not.. there is no try!" - Yoda San

 

Reef

 

Água Doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta artemia, os meus pekenos foram habituados a tudo, artemia flocos , pastilhas, comem de tudo, o grande so come pastilhas. Habitua-os de pekenos a mais variedade q possas encontrar de comidas para eles n se fartarem sempre do mesmo.

No caso de ser pekeno, penso q comerá de kuase tudo, agora se ja tiver os seus 9 cms, ele vai tar uns dias sem comer até se habituar ao aquario, o meu grande geralmente é 1 semana para se habituar.

:P

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Ola eu sou novato nisto e o meu aquario é minusculo 30 litros apenas, eu comprei a umas semanas um pangasius mas n pensei que atingissem esse tamanho, n era suposto ele adptar-se ao aquario? desculpem a minha ignorancia

 

cumps

 

O Pangasius é um peixe de lago ou de aquários enormes (base de 3x2m); nem devia ser vendido como peixe de aquário. Crescem desmesuradamente (mais de 1m) e têm sempre um fim triste nos aquários: mais cedo ou mais tarde chocam contra os vidros, troncos, ou decoração, ferem-se e morrem.

A única "adaptação" possível é ficarem com raquitismo pela falta de espaço para crescer. Mas crescem sempre, mesmo os raquíticos, até cerca dos 40cms ou mais (a menos que morram antes, claro, que é o que normalmente acontece quando não têm condições mínimas).

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

OLÁ PESSOAL!

 

PRECISO DE AJUDA. TENHO UM PANGASIUS A DOIS DIAS, LOGO QUE O COLOQUEI NO AQUARIO ELE FOI PARADO NO FUNDO E FICOU POR 4H SEGUIDAS SEM SE MEXER. APAVORADA ACHANDO QUE ELE TINHA MORRIDO PEGUEI MINHA PINÇA E ENCOSTEI NA CALDA DELE MAS FOI UMA ENCOSTADA MUITO DE LEVE E ELE SAIU A MIL E PULOU PARA FORA DO AQUARIO. COMO MINHA INTENÇÃO JÁ ERA DE COLOCA-LO EM OUTRO AQUARIO APROVEITEI A CITUAÇÃO! 5MIN DEPOIS ELE ESTAVA NADANDO BEM E CIRCULANDO PELO AQUARIO, PORÉM AINDA NÃO CONSEGUI FAZE-LO COMER E ELE AINDA DA SUAS PARADAS E FICA HORAS E HORAS SEM SE QUER MOVIMENTAR-SE. ENFIM... É NATURAL DELE ISTO? É COMUM? OU ISTO ESTA ACONTECENDO POR ELE ESTAR ESTRESSADO COM AS MUDANÇAS? QUE COMIDA DEVO DAR A ELE?

OBS: TENHO UM PEIXE DRAGÃO ALBINO NO MESMO AQUARIO QUE ELE, SERA QUE ELES PODEM VIVER JUNTOS? AMBOS TEM A MESMA IDADE E MESMO TAMANHO 10CM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

Se me permitem gostava de deixar a minha opnião pessoal acerca dos assuntos debatidos.

 

Este fórum, tal como os restantes fóruns sobre aquariofilia, destina-se essencialmente a permitir haver uma troca de informações entre os diversos membros, aumentando os seus conhecimentos.

É com este tipo de convivio e de troca de ideias que as pessoas aprendem, evoluem e melhoram os seus aquários.

Para que isso aconteça, é necessário e sendo que aqui ninguém fala, mas sim escreve, que haja um cuidado na forma como se comunica (escrita).

Cada um é livre de colocar as suas dúvidas e as suas ideias abrindo para isso um novo tópico.

Cada vez que um membro abre um tópico, esse tópico é referente ao assunto pelo qual foi aberto e existe a necessidade de haver uma estruturação lógica nesse sentido, de forma a que todos se consigam entender.

Neste tópico não temos 1 pessoas com dúvidas, mas sim três...

Eu que acabei de ver este tópico, se quiser responder a todas ás dúvidas como é que faço? E os seguintes que vierem depois de mim?

Conclusão, não tarda nada, temos conversas totalmente paralelas sem que ninguem se entenda.

O tópico pertence a pessoa que o abriu com dúvidas, se querem fazer as vossas perguntas abram um novo para que seja mais fácil poder se entender.

 

Relativamente ao assunto debatido sobre certo tipo de fauna eu sinceramente não sei o que pensar quando leio alguém a dizer que quer adquirir um peixe que sabe que necessita de um aquário maior do que aquele que tem e pior é que ainda equaciona meter dois.

Quer dizer, eu sei que não posso ter um PACU, mas mesmo assim quero ter e ainda vou ver é se compro dois??????????????

Isto não é brincar com a nossa cara??????????????????????????????????????????????????????????????

Os animais são seres vivos que tem direito a ser mantidos com dignidade, não são propriamente um objecto que não sente e não respira que se compra e que se nos fartamos, metemos na gaveta e está resolvido.

Quando eu quero adquirir uma nova espécie, pesquiso, leio e depois informo-me, mas se vejo logo a partida que não posso ter aquele animal, desisto e ponto final.

Muito menos depois de o comprar é que vou andar a perguntar ou literalmente a bombardear com perguntas aqui o pessoal, sobre que comida lhe devo dar.

Então isso não era antes que se tinha que saber?

Primeiro compramos um carro ou primeiro tiramos a carta para sabermos o que fazer???????

Desculpem a minha frieza a escrever mas aborrece me imenso ver pessoas a virem com perguntas disparatadas do género "posso ter X com Y?", "que lhe posso dar de comer?", "ele pode estar no meu aquário?", isso eram perguntas que se deviam ter informado bem antes de os comprar e não depois de os terem e verem que algo não está bem.

Depois os animais sofrem não é? E depois se morrerem não faz mal, compra se outro.

Se fosse a 20 anos onde não havia informação como agora, ainda se dava um desconto, mas neste momento é tão simples como ir ao GOOGLE, escrever o nome do animal ou da planta e em 5 minutos fica se a saber tudo.

Ainda mais me aborrece quando vejo membros que sabem que estão a fazer mal mas querem fazer na mesma.

 

 

Pah ganhem um bocado de noção e apercebam se que aquilo que vocês compram são totalmente dependentes de vocês.

 

Da minha parte pessoas assim não deviam ter direito a ter animais.

 

Off Tópic:

Não vejo necessidade de se escrever seja o que for em CAPS LOCK.

End of Off Tópic

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querido, com certeza não tiro sua razão! E devido o comentário sobre o meu post, acredito que se você não sabe das coisas não deve sair julgando as pessoas sem antes ter certezas de certas coisas. Fiz sim uma pesquisa sobre o peixe e jah estou a 3 meses vendo sobre isso, tanto que ate um áquario adequado para ele comprei e se pergunto aki qual comida devo dar é pq dei a comida recomendada pelo dono da loja ( pessoa formada no assunto ) e ele não esta comendo, por isso vim aki pedir novas sugestões... Quanto colocar X com Y, gostaria sim que eles ficassem no mesmo aquario pois são meus peixes prediletos e queria que ficassem no aquario da minha loja e não em casa! Fiz uma pergunta mas não afirmei que eles ficariam juntos. Acredito que todos aqui estão atras de perguntas e querem uma resposta e não criticas. Se vc não esta aki para ajudar não venha complicar! Quanto ao nosso amigo do aquario de 70L acredito que ele já entendeu muito bem q não pode colocar 2 pangasius juntos pois o aquario é pequeno e se vc leu bem ele já esta atras de outra especie q o aquario dele suporta com as dicas das pessoas que estão comentando neste forum. Então, ajude e não complique pois ngm aki esta para criticar e sim ensinar, ajudar e resolver certos problemas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Querido, com certeza não tiro sua razão!

 

Querido? help help help

 

E devido o comentário sobre o meu post, acredito que se você não sabe das coisas não deve sair julgando as pessoas sem antes ter certezas de certas coisas.

 

 

O que me estas a dizer devias ler para ti mesma, quem foi que te disse que eu te estava a criticar a ti?

De tudo o que escrevi apenas me referi a ti directamente, acerca de escreveres em letras maiúsculas e sobre estares a fazer perguntas num post de outra pessoa.

Relativamente ás outras questões se fores a ver bem é praticamente tudo dirigido ao inconsciente do autor do post. Mas se de alguma forma te reviste naquilo que disse, então é porque foi bem empregue.

 

Se vc não esta aki para ajudar não venha complicar!

 

Para quem chegou ao fórum nem a um dia, parece me a mim que já sabe muita coisa, mas és tu que vais ajudar? És tu que vai andar aqui a ajudar os outros? Ou serás mais uma que apenas aqui vem fazer perguntas e de resto até a próxima dúvida?

 

 

 

Quanto ao nosso amigo do aquario de 70L acredito que ele já entendeu muito bem q não pode colocar 2 pangasius juntos pois o aquario é pequeno e se vc leu bem ele já esta atras de outra especie q o aquario dele suporta com as dicas das pessoas que estão comentando neste forum. Então, ajude e não complique pois ngm aki esta para criticar e sim ensinar, ajudar e resolver certos problemas!

 

 

O teu amigo, e não nosso amigo é daqueles casos raros que as vezes aparecem aqui, que em nada contribuem para este fórum, não ajudam ninguém, só nos massacram com perguntas completamente fora do contexto e não têm respeito NENHUM pelos animais.

Se as pessoas estão aqui não para criticar e sim para ensinar, ajudar e resolver certos problemas então força, começa tu a tratar disso.

Já agora gostava de saber que experiência e conhecimentos é que tu tens sobre este fórum, já que falas muito mas ainda não vi nada.

Fiquemos por aqui está bem?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais