Recommended Posts

Viva,

 

 

estou-me a iniciar no meu primeiro "plantado" de 100 litros e queria colocar o difusor de Co2 a funcionar.

 

O difusor tem nas indicações que para funcionar convenientemente o Kh tem de estar a 4.

 

Eu tenho o Kh a 10 e o PH a 8.5. porque utilizei a água do meu Malawi.

 

Como faço para baixar o KH?

 

Se colocar turfa no filtro para baixar o PH, também desce o KH?

 

E se colocar ácido?

 

Ainda não coloquei os peixes, só lá tenho um camarão

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira as tuas próprias conclusões deste tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...5546&highlight=

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece o tópico ... aquilo fala em elevar e não baixar ... :wink: foi engano meu ... :D

 

Para baixares o Kh ... é colocares turfa ... mas tb vais baixar o ph

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

estou-me a iniciar no meu primeiro "plantado" de 100 litros e queria colocar o difusor de Co2 a funcionar.

 

O difusor tem nas indicações que para funcionar convenientemente o Kh tem de estar a 4.

 

Eu tenho o Kh a 10 e o PH a 8.5. porque utilizei a água do meu Malawi.

 

Como faço para baixar o KH?

 

Se colocar turfa no filtro para baixar o PH, também desce o KH?

 

E se colocar ácido?

 

Ainda não coloquei os peixes, só lá tenho um camarão

Para diminuires o KH, que não é nada mais que os carbonatos e bicarbonatos, basta-te diminuires o pH. Quimicamente o que acontece é isto:

 

CO3(2-) + H+ -> HCO3- + H+ -> H2CO3 -> H2O + CO2

 

Como vês, quantos mais iões H+ adicionares a essa água, menores vão ser as concentrações de Bicarbonato e Carbonato.

Por isso é indiferente o que uses, desde que diminuas o pH da água do teu aquário. E como o KH, de certa forma, "evapora-se" sobre a forma de CO2, convem também agitares a superfície da água.

O senão da turfa é que também liberta taninos (água amarelada) e baixa igualmente a dureza Geral (GH).

 

Na minha opinião, o melhor que tens a fazer é, desligares as bombas e os filtros, e depois tirares cerca de 50-60% da água, depois de esta ter estado em repouso umas boas horas. Isto para salvaguardares algumas bactérias, de modo a que fiquem algumas no fundo, no areão. Depois tiras essa quantidade de água, mas da superficie. No final, repões com água da torneira, ou água muito pouco mineralizada que tenha um KH baixo. Depois é ires fazendo trocas de água até o KH estabilizar.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, estou esclarecido

 

 

Só uma duvida neste parágrafo

 

E como o KH, de certa forma, "evapora-se" sobre a forma de CO2, convem também agitares a superfície da água.

 

Se entendi. Neste processo de baixar o kh e ph liberta-se co2, então, para já é desnecessário colocar o difusor de co2 a funcionar?

 

O aqua ainda não tem peixes, está a ciclar só com plantas e um camarão até atingir valores de ph mais baixos para colocar ramirezi

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Se entendi. Neste processo de baixar o kh e ph liberta-se co2, então, para já é desnecessário colocar o difusor de co2 a funcionar?

Depende, se tu já trocaste a água ou não. Se trocaste a água como te disse, podes por o CO2 a bombar. Se estás a pensar em baixar o KH adicionando ácido... :twisted: Epah, mais vale trocares a água toda do que andares a gastar ácidos e/ou turfa.

Por isso, novamente, mais vale trocares grande parte da água, e começares "de novo". Tal como se tivesses acabado de montar um aquário com água da torneira.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ivanpantz tenho aqui uma dúvida ...que tem a ver com isto ... é assim ...

 

Eu tenho um mini-plantado ... e tenho os valores de GH e KH sempre muito altos, enquanto que o pH varia (6.8; 7.0; 7.2) muito ... vou dar um exemplo:

 

dia 15/6/05

 

pH - 6.8

GH - 7.84º (alemães)

KH - 8.40º

 

dia 7/7/05 (ontem)

 

pH - 7.0

GH - 7.84º

KH - 7.28º

 

O que vejo nestes resultados é o contrário que tu disseste :twisted: :D :?: ou seja o pH subiu o GH mantém-se e o KH desceu ...

 

Mas não é com este que me estou a preocupar ... o problema é o seguinte ... eu estou a pensar em montar na minha sala, um cubo com discus ... sabendo que os discus aguentam no máximo um ph de 6.5 e o GH deve estar a 2º e sabendo que a água da minha torneira tem valores de pH=7,6 ; GH=7.84º ; KH=7.84º pergunto eu se é possível eu conseguir manter um aquário para discus com esta água... e como isso se consegue???

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa expressei-me mal ... eu não os quero manter com estes valores.... o que quero é com esta água chegar a valores ideais para discus ...( pH - 6.5 ; GH - 2º ) será possível :twisted: ... é que os discus requerem muitas trocas de água devido gostarem da água muito limpinha ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zeneo desculpa de estar a usar o teu tópico para as minhas dúvidas... vou criar um tópico nos ciclideos com esta matéria ... alguma dúvida dá lá um salto :twisted:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zeneo desculpa de estar a usar o teu tópico para as minhas dúvidas...

 

No problem, o tópico não está aqui para proveito exclusivo meu

 

 

Ivanpantz, penso que tens razão e como tal vou seguir o teu conselho de trocar a água.

 

Obrigado

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

O que vejo nestes resultados é o contrário que tu disseste Shocked Question Question ou seja o pH subiu o GH mantém-se e o KH desceu ...

Realmente é bocado estranho. Quimicamente, se não introduziste nada para o aquário... é um pouco impossível... exceptuando uma hipótese :lol:

 

Estavas a injectar CO2 para baixar o pH? E também para as plantas?

É que a injecção de CO2 é o único caso em que o pH diminui e o KH aumenta. Se reparares, é o caso inverso do que mostrei no tópico mais acima:

 

CO2 + H2O -> H2CO3 (ácido carbónico) -> H+ (baixa o pH) + HCO3(-) (Bicarbonato, aumenta o KH)

 

Então se tu estavas a usar injecção de CO2, e cortaste, acontece o inverso. Ao invés de baixar o pH e aumentar o KH, o pH subiu (de 6.8 para 7.0) e o KH diminuiu (de 8.40º para 7.28º)

 

É a única explicação que encontro para esse caso :wink:

E aqui podem ver, que na injecção de CO2, mesmo tendo um valor de KH superior a 4º, o pH varia facilmente, por isso, ter KH alto, nem sempre implica um poder tampão bom. Neste caso, bastava o caudal de CO2 não ser constante, e haver uma maior perda de CO2 do aquário que o pH e variava logo um pouco...

 

Ivanpantz, penso que tens razão e como tal vou seguir o teu conselho de trocar a água.

Penso que é o melhor. Sempre te livras desses valores de KH e GH altos mais rapidamente.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos aos dois.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que aconteceu ... nos primeiros testes ainda usava CO2 caseiro e nos últimos já uso o CO2 de botija ... será essa mudança a que te referes ???

 

Outra coisa ... o que ganho com as TPA's(em termos de poder baixar o GH e KH) ??? se tenho a água da torneira com valores muito altos ???

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

O que aconteceu ... nos primeiros testes ainda usava CO2 caseiro e nos últimos já uso o CO2 de botija ... será essa mudança a que te referes ???

Não... eu não me estava a referir a mudança nenhuma... Eu respondi à tua dúvida, quando perguntaste porque é que o pH aumentava e o KH diminuia, ao contrário do que tinha explicado anteriormente...

As diferenças podem ser devidas ao facto de com CO2 de botija o caudal ser constante e não variar, como no caso do fermentador biológico...

 

Outra coisa ... o que ganho com as TPA's(em termos de poder baixar o GH e KH) ??? se tenho a água da torneira com valores muito altos ???

Lol... Tu não ganhas nada... Eu estava a responder ao zeneo, e ao caso particular dele :roll:

 

Esclarecido?

Qualquer dúvida, pergunta.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá cá estou eu :P

 

É que a injecção de CO2 é o único caso em que o pH diminui e o KH aumenta

 

isto é sempre assim, quando pensamos que estamos esclarecidos aparece logo outra a baralhar malta ;):lol: :D

 

Se a minha água da torneira tem um ph de 7 e um Kh de 6

 

Se eu pretendo ter no aquario água com PH de 6.5 e KH de 4

 

Que aconselhas fazer à agua para de introduzir no aquario já com estes parametros?

 

como mantenho o KH nos 4 se o Co2 o sobe e sem descer mais o PH?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se a minha água da torneira tem um ph de 7 e um Kh de 6

Se eu pretendo ter no aquario água com PH de 6.5 e KH de 4

Que aconselhas fazer à agua para de introduzir no aquario já com estes parametros?

como mantenho o KH nos 4 se o Co2 o sobe e sem descer mais o PH?

Pois... com CO2, para diminuires o pH de uma água, tem sempre que aumentar o KH... :)

Mas se tu queres um KH e pH mais baixos, então o que tens a fazer é baixar o pH da tua água, sem ser com CO2.

Eu usaria turfa, se bem que para manter o pH e a dureza nesses valores, pode não ser fácil. É questão de experimentares. Outra coisa que podes usar, que tamponiza igualmente o pH, são troncos. Então se usares troncos com turfa, é muito bom... ficas é com a água amarela/acastanhada. Podes sempre tirar essa cor com carvão activado no filtro, que o pH mantem-se constante.

 

Pelo que sei, queres colocar Ramirezis nesse aquário. Tudo bem, mas eu não percebo muito sobre esses peixes. Tens a certeza que os peixes não são mais flexíveis do que isso? Precisam mesmo de ter esses valores certinhos?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

a fazer horas extras? :):?:lol:

 

a minha questão era em relação a criar parametros para a agua a colocar no aquario e nao à água já existente.

 

a unica solução que vejo seria com acidos, pois a turfa seria um processo moroso.

 

em relação aos ramirezi pelo que tenho lido, serão um pouco identicos aos discus, ou seja muito "catosos" em relação às mudanças repentinas das caracteristicas da água, e como o volume não é muito (100 litros) uma mudança repentina não sei se me traria problemas.

 

também, pelas tuas explicações acho possível que esteja a exagerar. pois a minha experiencia é só de ciclideos africanos que aguentam quase tudo e como me estou a iniciar neste "plantado" com amazónicos a leitura às vezes baralha mais do que ajuda :lol::lol::lol:

 

as instruções do co2 diziam que, para o co2 funcionar para este volume tenho de ter um kh de 4 no entanto estou a chegar à conclusão que isso não é cumprido à risca e funciona na mesma.

 

como coloquei daquelas plantas (camboa ou myrophilum acho) estão a largar muitas folhas e julgo ser a causa de um aumento repentino do nivel de nitritos o que a manter-se obriga a tpa's frequentes, assim, pretendia colocar água com parametros mais baixos para não criar grandes mudanças nas suas caracteristicas o que com a água da torneira daqui não é fácil. pois até já trás algum nivel de nitritos que não sei se é normal. O abastecimento a minha casa é uma m.....

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Fui medir o meu KH, e os resultados deram-me extremamente elevados, 20º

 

;)

 

 

Alguns peixes morreram ao longo dos ultimos tempos, deve ser por causa disto certo?

 

O GH esta 16º...

 

 

Porque razão está tão elevado, e digam-me o que fazer.

 

Medidas drásticas precisam-se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.