O que é que eu posso juntar ?


vibe

Recommended Posts

Boas

Gostava de saber que especies posso juntar a um casal de Kribs num aqua de perto de 80 L !?

 

Que tipo de decoração coloco no aqua !? Alguem conhece algum site com fotos ?!

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os Kribensis são habitantes dos rios de Africa Ocidental, como tal o ideal

seria acertado juntares outros ciclideos dos rios Africanos(Steatocranus, Nanochromis, Pseudocrenilibus e algumas espécies de Hemichromis) e para preencheres a parte intermédia do aquário os bastante robustos "tetra do Congo", os Hemichromis Bimaculatus(joias) tambem habitam as mesmas águas mas será arriscado coloca-los com os restantes, devido á sua grande agressividade , muitos peixes - gato habitam estas águas (Synodontis). As plantas reinantes nestes rios (congo,zaire,níger,e.t.c) são na sua maioria Anubias e Valisnérias.O fundo varia de arenoso a zonas de lodo, conforme seja uma area do rio de águas com corrente ou braços e poças de água mais estagnada, variando assim o PH... O valor ideal seria talvez manteres perto de 7 de PH, com dureza média.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vibe

O António já te deu uma ideia do que deves meter no aqua, mas devido às dimensões dele acho que não deves meter mais ciclideo nesse aqua, os tetra do Congo serão mais que suficientes para completar o teu aquário e os kribensis não vão ataca-los.

Em relação às plantas o António disse tudo, são o ideal e o quanto basta, mete alguns troncos e uma casca de coco, prende as anubias aos troncos, pois as anubias não gostam dos caules enterrados.

- António discordei contigo em relação aos peixes pois os steatocranus e os hemichromis, de qualquer espécie são bastante agressivos durante a reprodução, e em relação aos nanochromis seria o oposto, os kribensis dariam cabo deles. Em relação aos Synodontis, arrepio-me sempre quando um amante de ciclideos os menciona, pois esses meninos são uns oportunistas em relação aos ciclideos e estes não têm defesas contra os synodontis.

Fiquem bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sou da opinião que não deves colocar mais ciclídeos nesse aquário. Podes no entanto colocar peixes que não incomodem ou sejam incomodados pelos kribs como por exemplo os CAE também chamados de limpa vidros. Os sinodontys também não são boa opção para peixes que pôem os ovos no "substrato", os synodontis quando muito poderão ser mantidos com incubadores bucais e mesmo assim por vezes são incomodativos para os m'bunas durante o acasalamento comendo alguns ovos.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu de facto não reparei no tamanho do aquário :D , assim sendo tambem estou de acordo que em 80 litros com os kribensis não colocava mais ciclideos, mas os tetras do congo em cardume pouco numeroso ficavam aí bem.

- Aquaben: Como deves saber os kribensis em reprodução tambem não são propriamente pacificos, eu tive o cuidado de referir o perigo de colocar

os denominados "peixe joia" (hemichromis bimaculatus) e posso acrescentar ainda os H.Lifalli, mas por exemplo pela experiencia que tive em tempos com os Hemichromis Thomasi, se o aquário fosse maior não penso que iria existir grandes conflitos entre os Kribensis e os H. Thomasi, mas... cada peixe é um peixe diferente :)

Quando aos Synodontis, bem... eu apenas tive dois exemplares jovens (Synodontis Petricula) no meu aquário Tanganyika, um foi morto á pancada por um casal de Juliochromis Transcriptus com alevins e o outro vendi a um membro aqui do Forum, porque cada vez que saia do seu refugio o macho de Juliochromis "chegava-lhe a roupa ao pêlo", por isso não chegaram a ser aqui adultos, mas se vocês assim o dizem eu acredito :lol:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quando te referiste a Hemichromis, nunca me passou pela cabeça que estavas a falar do “thomasi”, que actualmente tem o nome de “Anomalochromis thomasi”, segundo Fishbase. Mas como tu mesmo corrigiste não dá para os juntar num aqua tão pequeno. Os Kribensis, são bastante agressivos, principalmente as fêmeas com alevins, algumas vezes até o próprio macho sofrel, mas não incomodam peixes de pequeno tamanho que não tenham o hábito de comerem junto ao fundo, pequenos “tetras” ou “barbus”.

Os “Golias” sofrem mais que os pequenos, do Tanganica, e as maiores vitimas são os do Malawi.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais