Primeira TPA


Recommended Posts

Olá malta

 Tenho o meu aquário com plantas areao sistema de filtragem interna e aquecedor há 1 mes a funcionar, e a semana passada adicionei 5 guppys ao mesmo. Hoje adicionei mais 3 platys e lembrei me se não estaria duma altura ideal para realizar uma tpa, visto que me estou a iniciar na aquarofilia! Obrigado desde ja!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Henrique

Já devias ter feito uma tpa,mesmo antes de teres colocado os Guppys,mas podes fazer agora uma tpa ai 20%ou 30, e todas as semanas fazeres uma tpa,ou mais que uma,porque e que eu digo isto porque tens um filtro interno,que tu dizes que faz 460 l/h  mas e interno,não tem tanta capacidade como um filtro externo,ai eu dizer para fazeres umas tpa,s durante a semana.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato faz tpa's semanalmente e limpa bem os dejetos e restos de comida que caiem no areão.

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim,tens que ter uns recipientes com água a descansar uns dias antes,para o coloro sair,pode ser uns

garrafões,esses das águas.enches de água da torneira,e deixas descansar ate há próxima tpa.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  Henrique

Por os outros aparentarem estar bem,pode não estar bem,por isso morreram dois peixes,se não ouve mexidas no aquário,se não colocastes novos peixes,alguma coisa não esta bem,para já para precaução eu fazia logo uma tpa,depois tentava saber o porque destas mortes,se tens testes faz para saberes como esta a água,antes de fazeres a tpa.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem realizei testede nitratos e amonia e estava tudo bem, ph ronda 7.6, eram duas fêmeas uma guppy e outra platty e estavam cheias. Temperatura também está a 26°. O que poderá ser?

Cumprimentos, Henrique Caldas

Editado por Henrique Caldas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Henrique Caldas,

Para além dos bons conselhos já aqui dados, acrescento o seguinte, por vezes as mortes não são só provocadas pela má qualidade da água, ou de anomalias existentes dentro do aquário, o que provoca mortes?....as doenças certo? e o que provoca as doenças?....parasitas e stresse (apenas menciono estes dois porque cada um destes factores são originados por vários outros, dentro e fora do aquário) mas não vamos entrar em pormenores, onde quero chegar é que o stresse é um factor que "abre" portas a doenças como por exemplo: oscilações de temperaturas origina stresse que por sua vez facilita a doença, doença esta o íctio.

Demasiada luz, ou luz contínua (24h/24h), transporte, ou ter o aquário ao pé de uma porta ou local de grande movimento causa stresse...

Não preciso dar mais exemplos já deves ter entendido ;), tenta observar o que está mal, para primeira despistagem mede os parâmetros à água com outro teste, não acredito que tenhas nesta altura os nitratos a zero, no mínimo 10/15ppm..., arranja 6 ou 7€ e compra uma caneta para medir a condutividade da agua (TDS) desta forma saberás melhor em que altura fazer a tpa, fica a dica ;)

Cumps,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Miguel Simões disse:

Boas @Henrique Caldas,

Para além dos bons conselhos já aqui dados, acrescento o seguinte, por vezes as mortes não são só provocadas pela má qualidade da água, ou de anomalias existentes dentro do aquário, o que provoca mortes?....as doenças certo? e o que provoca as doenças?....parasitas e stresse (apenas menciono estes dois porque cada um destes factores são originados por vários outros, dentro e fora do aquário) mas não vamos entrar em pormenores, onde quero chegar é que o stresse é um factor que "abre" portas a doenças como por exemplo: oscilações de temperaturas origina stresse que por sua vez facilita a doença, doença esta o íctio.

Demasiada luz, ou luz contínua (24h/24h), transporte, ou ter o aquário ao pé de uma porta ou local de grande movimento causa stresse...

Não preciso dar mais exemplos já deves ter entendido ;), tenta observar o que está mal, para primeira despistagem mede os parâmetros à água com outro teste, não acredito que tenhas nesta altura os nitratos a zero, no mínimo 10/15ppm..., arranja 6 ou 7€ e compra uma caneta para medir a condutividade da agua (TDS) desta forma saberás melhor em que altura fazer a tpa, fica a dica ;)

Cumps,

 

Muito agradecido Miguel!

Sim também estranhei os nitratos a 0! Amanhã vou tratar de arranjar um teste novo e essa tal caneta  relativamente à TDS.Também ponderei o facto de exister stress, devido a alteração do aquario da loja para este meu, mas não me aparenta que seja ictio, pois analisei os peixes após estarem mortos e nenhum tinha bolas brancas. Creio que a platty femea morreu devido a uma briga pois perdeu uma barbatana, mas a guppy aparentava estar bem

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.