leotimao

Novato BR - Aquário de 26 l (Betta em Comunitário)

Recommended Posts

Olá Srs.

Pesquisei sobre o assunto e hoje resolvi iniciar a montagem do meu aquário. Gostaria da ajuda de vocês para seguir no caminho certo.

Meu objetivo: Criar um aquário simples para poucas espécies, a flora será artificial.

Seguem dados:

- Aquário de 25 litros.
- Filtro Atman 160 l/h;
- Termostato AcePet 25w;
- Substrato Cascalho Mineiro;
- Pedra Esconderijo
- Planta artificial;
- Ph Tropical (Teste de PH)
- Protect Plus Labcon (Condicionador)

:my_arrow: PRIMEIRO DIA (16/07/2018) - INÍCIO DA CICLAGEM

Iniciei a montagem do mesmo:

Fiz a limpeza do aquário; apenas água corrente.

Fiz a limpeza da pedra e planta.

Fiz o enxague do cascalho.

7060bc65-99ce-423c-8ddf-69b3ab78943f.jpg

Coloquei o substrato no aquário e montei os acessórios.

3051945a-db14-4c57-9f2b-be2f49cc0e1d.jpg

:my_arrow: SEGUNDO DIA (17/07/2018)

Comprei a manta perlon e coloquei no filtro.

Retirei um pouco das pedras.

Comprei os testes de amônia e nitrito.

Comprei a amônia e coloquei cerca de 20 gotas no aquário.

NH³ = 3,5 ppm
Ph = 7,0
NO2 = ??
Comentários: A água contínua bem amarronzada. Vamos ver amanhã .

Foto(s):

2d997aea-b214-42d9-b56b-a11ab84009ef.jpg

:my_arrow:  TERCEIRO DIA (18/07/2018)

NH³ = 3,5 ppm
Ph = 6,8
NO2 = ??
°C = 30°

Comentários: A água contínua deu uma leve limpada.

:my_arrow: Update 20/07/2018

Temperatura: 30°C
Ph: 7,5
Amônia: 3,5 ppm

Comentários:

Encontrei pra comprar a mídia biológica. Biomax AcquaClear.

:my_arrow: UPDATE - 26/07/2018

Temperatura: 30°C

ph: > 7,5
Amônia: NH2: 2 ppm
Nitrito: NO2: 1,0 ppm

:my_arrow: UPDATE 28/07/2018

Amônia NH² : 1,0 ppm
Nitrito NO²: 2,8 ppm

:my_arrow: UPDATE 30/07/2018

Amônia NH² : 0,25 ppm
Nitrito NO²: 2,8 ppm

:my_arrow: UPDATE 01/08/2018

AmÔnia: 0 ppm
Nitrito: 2,8 ppm

Observação: Adicionei amoníaco na segunda-feira (30/07).

:my_arrow: UPDATE 03/08/2018

Amônia: 0,00 ppm
Nitrito: > 2,88 ppm

Obs.: Parei de adicionar amoníaco.

:my_arrow: UPDATE 07/08/2018 - TÉRMINO DA CICLAGEM

Temp. 30°

Amônia: 0,00 ppm

Nitrito: 0,00 ppm

Ph: > 7,5

:my_arrow: UPDATE 10/08/2018

Temp.: 26°
Amônia: 0
Nitrito: 0
pH: 7,0

- Retirei a pedra que alcalinizava a água.
- Comprei o Acid Labcon e pinguei no aquário. Por enquanto o ph se mantém em 7,0.
- Coloquei os primeiro moradores na noite de quinta-feira: 2 Coridoras.
- Coloquei o "falado" Betta Splender na manhã de hoje.

Tudo ok até então. Nenhum comportamento agressivo do Betta.

Objetivos:

- Manter o ph em 6,8. Vou colocar alguns enfeites superficiais e um tronco natural
- Inserir o peixe limpa vidro no aquário.
- Inserir os peixes neons no aquário. 6 peixes.

b5525121607e8407a719842d16e7424d.jpg

Editado por leotimao

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. 

Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor.

25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! 

Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes.

Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes.

Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra  grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas.

E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial?  

Partilhar este post

Link para o post
há 28 minutos, Tozé Nunes disse:

Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. 

Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor.

25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! 

Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes.

Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes.

Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra  grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas.

E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial?  

Olá Tozé, bom dia.

Obrigado pelos comentários.

Sobre a temperatura: durante 25 dias eu fiz a ciclagem do aquário sem peixes, apenas com adição de amôniaco e nesse período a temperatura era de 30°. Antes de inserir os primeiros habitantes do aquário, eu deixei a temperatura ideal pra eles, ou seja, 26°. Foi isso que aconteceu.

Sobre o ph: Eu tinha uma rocha no aquário que estava alcalinizando a água, por isso retirei e adicionei apenas uma "dose" do acid Labcon. Futuramente vou colocar o tronco que comprei pela internet e vai chegar ainda esse mês.

Sobre o filtro: o meu filtro tem a capacidade de filtrar 5x o volume do meu aquário. Possui perlon (mecânica), cerâmicas (biológica). Acredito que está tudo Ok.

Editado por leotimao
Novas informações
  • Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

UPDATE 18/08/2018

Amônia e Nitrito Zerados.
Ph: 6,7

A fauna está completa.
- 1 Betta
- 2 Coridoras
- 2 Limpa Vidros
- 1 Colisa
- 5 Neons

Só vou colocar mais um tronco pequeno pra ajudar nos esconderijos e algumas plantas.

Gostei muito do resultado até agora.

Segue foto:e6fac7294f23a76d897d1b8ff5e64352.jpgad9ae7e9c2789f2633de170728cf33d0.jpg

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00