Novato BR - Aquário de 26 l (Betta em Comunitário)


leotimao

Recommended Posts

Olá Srs.

Pesquisei sobre o assunto e hoje resolvi iniciar a montagem do meu aquário. Gostaria da ajuda de vocês para seguir no caminho certo.

Meu objetivo: Criar um aquário simples para poucas espécies, a flora será artificial.

Seguem dados:

- Aquário de 25 litros.
- Filtro Atman 160 l/h;
- Termostato AcePet 25w;
- Substrato Cascalho Mineiro;
- Pedra Esconderijo
- Planta artificial;
- Ph Tropical (Teste de PH)
- Protect Plus Labcon (Condicionador)

 

:my_arrow: PRIMEIRO DIA (16/07/2018) - INÍCIO DA CICLAGEM

Iniciei a montagem do mesmo:

Fiz a limpeza do aquário; apenas água corrente.

Fiz a limpeza da pedra e planta.

Fiz o enxague do cascalho.

7060bc65-99ce-423c-8ddf-69b3ab78943f.jpg

 

Coloquei o substrato no aquário e montei os acessórios.

3051945a-db14-4c57-9f2b-be2f49cc0e1d.jpg

______________________________________________________

:my_arrow: SEGUNDO DIA (17/07/2018)

Comprei a manta perlon e coloquei no filtro.

Retirei um pouco das pedras.

Comprei os testes de amônia e nitrito.

Comprei a amônia e coloquei cerca de 20 gotas no aquário.

NH³ = 3,5 ppm
Ph = 7,0
NO2 = ??
Comentários: A água contínua bem amarronzada. Vamos ver amanhã .

Foto(s):

2d997aea-b214-42d9-b56b-a11ab84009ef.jpg

_____________________________________________________

:my_arrow:  TERCEIRO DIA (18/07/2018)

NH³ = 3,5 ppm
Ph = 6,8
NO2 = ??
°C = 30°

Comentários: A água contínua deu uma leve limpada.

_____________________________________________________

:my_arrow: Update 20/07/2018

Temperatura: 30°C
Ph: 7,5
Amônia: 3,5 ppm

Comentários:

Encontrei pra comprar a mídia biológica. Biomax AcquaClear.

_____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE - 26/07/2018

Temperatura: 30°C

ph: > 7,5
Amônia: NH2: 2 ppm
Nitrito: NO2: 1,0 ppm

_____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE 28/07/2018

Amônia NH² : 1,0 ppm
Nitrito NO²: 2,8 ppm

_____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE 30/07/2018

Amônia NH² : 0,25 ppm
Nitrito NO²: 2,8 ppm

_____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE 01/08/2018

AmÔnia: 0 ppm
Nitrito: 2,8 ppm

Observação: Adicionei amoníaco na segunda-feira (30/07).

____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE 03/08/2018

Amônia: 0,00 ppm
Nitrito: > 2,88 ppm

Obs.: Parei de adicionar amoníaco.

____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE 07/08/2018 - TÉRMINO DA CICLAGEM

Temp. 30°

Amônia: 0,00 ppm

Nitrito: 0,00 ppm

Ph: > 7,5

____________________________________________________

:my_arrow: UPDATE 10/08/2018

Temp.: 26°
Amônia: 0
Nitrito: 0
pH: 7,0

- Retirei a pedra que alcalinizava a água.
- Comprei o Acid Labcon e pinguei no aquário. Por enquanto o ph se mantém em 7,0.
- Coloquei os primeiro moradores na noite de quinta-feira: 2 Coridoras.
- Coloquei o "falado" Betta Splender na manhã de hoje.

Tudo ok até então. Nenhum comportamento agressivo do Betta.

Objetivos:

- Manter o ph em 6,8. Vou colocar alguns enfeites superficiais e um tronco natural
- Inserir o peixe limpa vidro no aquário.
- Inserir os peixes neons no aquário. 6 peixes.

b5525121607e8407a719842d16e7424d.jpg

Editado por leotimao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. 

Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor.

25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! 

Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes.

Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes.

Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra  grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas.

E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial?  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Tozé Nunes disse:

Olá Leotimao, bem vindo à comunidade. 

Já deu para perceber que estás cheio de vontade e na minha opinião começaste mal, eu explico melhor.

25 litros é muito pouco para alguém que de início quer ter muitos peixes! 

Segundo, acho que devias utilizar plantas aquáticas naturais pela sua capacidade de oxigenar a água, retirar nitratos além de servir de análise para o que de mal possa estar a acontecer com a água. Há plantas fáceis que não necessitam de muita iluminação nem de injeção de CO2 tais como anubias, fetos de Java, musgos e plantas flutuantes.

Terceiro, não devias usar tantos produtos químicos para alterar os parâmetros da agua! Se pretendes fazer um ciclo de azoto tens que esperar que a natureza faça o seu trabalho pois só ela é que sabe o que faz! Onde o homem põe a mão, normalmente por desconhecimento, estraga o equilíbrio entre as espécies! Se a tua água é alcalina e pretendes baixar o pH era mais fácil teres optado por um substrato de argila e troncos de madeira tratados para uso em aquários. E os barbilhos das corydoras sendo muito sensíveis e extremamente importantes vão se danificar nesse areão causando imenso desconforto nos peixes.

Quarto, o filtro. Pela foto tens um pequeno filtro de cascata que sozinho vai ter que limpar e filtrar toda a porcaria criada pelos peixes. E digo sozinho pois não tem ajuda nem do substrato nem das plantas naturais. Eu sei que o betta não consegue nadar contra  grandes correntes por isso ser aconselhável um filtro menos potente. O problema é que ao mesmo tempo não tem capacidade física para guardar grandes matérias filtrantes biológicas e mecânicas.

E finalmente a temperatura da água. Nos primeiros dias tens a água a 30° e depois baixa para os 26°. Por alguma razão em especial?  

 

Olá Tozé, bom dia.

Obrigado pelos comentários.

Sobre a temperatura: durante 25 dias eu fiz a ciclagem do aquário sem peixes, apenas com adição de amôniaco e nesse período a temperatura era de 30°. Antes de inserir os primeiros habitantes do aquário, eu deixei a temperatura ideal pra eles, ou seja, 26°. Foi isso que aconteceu.

Sobre o ph: Eu tinha uma rocha no aquário que estava alcalinizando a água, por isso retirei e adicionei apenas uma "dose" do acid Labcon. Futuramente vou colocar o tronco que comprei pela internet e vai chegar ainda esse mês.

Sobre o filtro: o meu filtro tem a capacidade de filtrar 5x o volume do meu aquário. Possui perlon (mecânica), cerâmicas (biológica). Acredito que está tudo Ok.

Editado por leotimao
Novas informações
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE 18/08/2018

Amônia e Nitrito Zerados.
Ph: 6,7

A fauna está completa.
- 1 Betta
- 2 Coridoras
- 2 Limpa Vidros
- 1 Colisa
- 5 Neons

Só vou colocar mais um tronco pequeno pra ajudar nos esconderijos e algumas plantas.

Gostei muito do resultado até agora.

Segue foto:e6fac7294f23a76d897d1b8ff5e64352.jpgad9ae7e9c2789f2633de170728cf33d0.jpg

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas leotimão

Eu acho que devias seguir o que o Tozé está a dizer. Ok tem o ciclo feito mas e o resto?

Plantas naturais ajudam bastante e sempre podes ver os problemas.

Os produtos quimicos so servem para estragar a agua, quanto menos melhor e ainda por cima no incio da montagem.

Já agora tens a certeza que o ciclo está feito? mesmo que esteja tens imensos peixes para o aquario que é...os parametros vao subir e peixes vao acabar por morrer.

Esse aquario era simplesmente para um betta e mesmo assim olha lá.

Corydoras sao peixes de cardume logo 2 é bem pouco. eu gosto de deixar os otos( limpa vidros ) com pelo menos 4 a 6 unidades. tens poucos mas nao podes por mais.

Neons, demasiados.

O unico que ficava bem na minha opiniao era o betta.

Sobre o filtro era bom se comprasses um melhor, e com medias...isso não faz grande coisa, e com tantos peixes que tens o filtro nao vai dar conta.

e 5x o volume do teu aquario é BEM pouco... pelo menos devia ser 10x.

Cuidado com as TPAs.

Agua muito fria pode causar algum choque aos peixes e 26º acho demais a temperatura.

22 a 24 está mais que bom.

 

Pois temperatura alta, comida, muitos peixes o filtro pequeno isso vai parecer uma panela cheia de bacterias. Cuidado.

Abraço

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.