Manchas castanhas


Min3rvA

Recommended Posts

Boa tarde, necessito de uma ajudinha, tenho o aquário de 80L á cerca de 1 mês, filtro externo de 410L, compressor de ar e iluminação ligados 10h por dia com os seguintes peixes 3 bettas, 6 zebras e 2 limpa fundos, fiz tpa de 15% á 3 semana e voltei a fazer á quarta semana, os peixes andam com comportamento normal comem bem nadam bem por todo o aquário. Os valores de teste são os seguintes:

NO3 - 20

NO2 - 0

GH - >10

PH - 7

KH -6

de á 5 dias para cá comecei a notar umas manchas castanhas nos vidros que já alastraram á decoração e areia. Li no fórum que possivelmente será devido à fraca iluminação , a lâmpada é uma daylight de 18w que vem de origem com o aquário será que me está a escapar alguma coisa ou será mesmo da iluminação? Como resolvo?

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Min3rvA

Tens o aquário montado há cerca de um mês,por acaso fizestes o ciclo do azoto ? fazes TPA,s de quanto em quanto tempo,essas manchas castanhas são algas,deves ter o filtro com a circulação da água deficiente,com zonas do aquário mortas,se não tens muitas plantas,e as que tens são de baixa manutenção essa luz ate dará,como tens o aquário há pouco tempo e já tens onze peixes,deves fazer tpa,s semanais ai uns 20%,qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá obrigado pela ajuda, Tive picos de NO2 e NO3 e depois fiz o 1 tpa e a o NO2 ficou a zero ( ciclo de azoto certo?) não tenho plantas nenhumas , de facto são 11 peixes mas são bem pequenos para 80L certo? O retorno do filtro estava a causar muita turbulência e barulho ao entrar  na água e os peixes pequenos tinham um pouco de dificuldade Por isso coloquei o jacto contra o vidro de forma a criar menos turbulência e barulho  e continua a oxigenar a água na mesma será isso? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como e que tens o inflow e outflow,estão os dois juntos numa lateral do aquário,ou estão cada um num lado do aquário,e já agora que filtro e que tens,sobre as plantas deves começar a pensar em colocares umas plantas de baixa manutenção que há muitas e bonitas,e as plantas ajudam e em muito a biologia do aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A saída de água está no quanto esquerdo e a entrada de água é feita através de uma régua +ou - No meio do aquário. O filtro tem as bolas plásticas, bolsas de feltro com carvão ativo e a esponja. De facto já tinha pensado nas plantas pois já me tinham aconselhado o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois acabastes por não dizer que filtro e que tens,portanto tens a saída no lado esquerdo do aquário,e essa régua que tu falas não estou a ver o que seija,peço desculpa, mas tanto a saída como a entrada da água devem estar juntas num mesmo lado,para a sim a água percorrer todo o aquário,e não haver zonas mortas,onde vão juntar muito lixo,e outro resíduos,o carvão activo não faz nada no filtro,a não ser depois de fazeres um tratamento no aquário,e depois sai para o lixo,sobre as plantas tens aqui para fazeres uma ideia das que gostas,https://tropica.com/en/plants/.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é este:

 

https://www.icasa.com/producto/filtro-exterior-turbo-jet-max-mini-410-l-h/

 

desconhecia por completo que que tanto a saída como a entrada deviam estar juntas. A régua que falo é um tubo com vários furos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

O tubo com vários buracos  chama-se,flauta ou outflow,e a saída da água,e a entrada da água para o filtro chama-se inflow,sim se ficar os dois num dos lados do aquário,a circulação  será sempre melhor,como já disse lá atrás,sobre esse filtro não conheço não posso dizer se e bom,ou não.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, referiste que tinhas 3 bettas no aquário. São machos ou fêmeas? Não podes ter mais que um macho no aquário.
Qual a espécie de limpa fundos que tens? Algumas lojas vendem plecos como limpa fundos e estes são peixes que sujam muito e crescem muito para esse aquário.
10h de luz é muito para um aquário. Ainda mais sem plantas deverias reduzir isso para metade.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Alvaro Silva disse:

Boas 

O tubo com vários buracos  chama-se,flauta ou outflow,e a saída da água,e a entrada da água para o filtro chama-se inflow,sim se ficar os dois num dos lados do aquário,a circulação  será sempre melhor,como já disse lá atrás,sobre esse filtro não conheço não posso dizer se e bom,ou não.

Cump: Álvaro Silva

Devo colocar o inflow e o outflow mesmo lado a lado? A flauta pode ficar na vertical totalmente submersa ou é melhor na horizontal e fora de agua para melhor oxigenar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

Boa tarde, referiste que tinhas 3 bettas no aquário. São machos ou fêmeas? Não podes ter mais que um macho no aquário.
Qual a espécie de limpa fundos que tens? Algumas lojas vendem plecos como limpa fundos e estes são peixes que sujam muito e crescem muito para esse aquário.
10h de luz é muito para um aquário. Ainda mais sem plantas deverias reduzir isso para metade.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk
 

Boas, sao 2 femas e 1 macho, nao sei que especie de limpa fundos é mas pelo que me disserm nao passa dos 5cm. As linhas gerais para iluminaçao mandam colocar 10h por dia, na pratica nao se aplica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens plantas a iluminação só serve para a tua visualização (e não estás 10h à frente do aquário ;) ).
A nível de exemplo eu tenho um plantado e só tenho 6h de iluminação (entre as 15h30 e as 21h30 que é o período do dia que consigo disfrutar do aquário) por isso se a iluminação é para tu usufruires do aquário faz menos tempo mas no período que estás em casa.
Cumprimentos

Boas, sao 2 femas e 1 macho, nao sei que especie de limpa fundos é mas pelo que me disserm nao passa dos 5cm. As linhas gerais para iluminaçao mandam colocar 10h por dia, na pratica nao se aplica?


Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Min3rvA

Coloca a flauta na horizontal e melhor,não deixes ficar a força da saída da água para baixo mas sim a direito para fazer mexer a água há superfície.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Min3rvA disse:

Boas, segui as vossas recomendações e agora é esperar que corra tudo bem. Obrigado

Só mais uma coisa tenta retirar essas algas manualmente e faz tpa mais frequentes para não voltarem a aparecer.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas ou diatomaceas são comuns durante os primeiros tempos de um aquário.
Com mais ou menos regularidade e algo que quase todos os aquarios apanham nessa fase.
Não é nada de entrar em pânico, vai fazendo limpeza,TPA'S e remoção manual das algas regularmente e tem paciência que elas com o tempo deixa de aparecer a média que o aquário for estabilizando.
O aquário na foto teve 3 meses de problemas com algas castanhas.
Com o tempo desapareceram e hoje aos 9 meses nem sinal delas.
O segredo foi paciência. 880444459805400af35e9c3136f29aa1.jpg

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.