Primeiro Aquario - Dia 1


Fábio Carvalho

Recommended Posts

Boas,

Foi hoje que dei o grande salto....

Andei cerca de 2 meses a procurar a melhor informação para o meu aquário, juntando então a melhor qualidade preço que achei justo.

É low tech mas tenho muito gosto.

80x40x40 - 100L

Eheim 2217 (Classic 600) , com 1L substrat pro, mech pro e seachem matrix.

Eheim termocontrol 100W

Nicrew led 80CM

Substrato 7Lx2 Aquagro OC

2 Troncos

1 Dragonstone

Bolas de musgo, evolution aqua, 1 planta anubia, monte carlo e musgo.

 

A ideia é ter colonia de camarões e futuramente uns guppies ou algo que seja calminho.

 

Tudo dentro do controle, vi vários vídeos de tudo para tentar não empancar a meio do caminho.

Claro que tinha de empancar.

O eheim não puxava a agua, mas a terceira lá consegui, enchendo por completo (incluindo os tubos) o filtro.

O tronco maior começou a flutuar ao encher o aquário, fiquei bastante frustrado porque começou a destruir o terreno que tinha construido.

Neste momento tenho o tronco maior em agua quente a ver se ele volta a acentar.

Algumas plantas também saltaram fora ao encher com agua, terei de reformular assim que a poeira dentro do aquário acentar.

Fiz também alguns testes, mas sinceramente não é muito fácil de entender alguns:

  Valor
PH 7.0
AMONIA 1mg
GH 6 gotas -  5
KH 5 gotas – 5
NITRATOS
0
NITRITOS ABAIXO DE 0? Cor super clara, não corresponde a nenhum

Segue algumas fotos:

https://imgur.com/a/RjDLzwL

 

 

Agora vou esperar a poeira acentar, daqui a 2 dias volto a fazer os testes.

Para além disso, ainda me falta umas tampas de vidro de correr senão o gato atira-se, e tenho que ir comprar comida para começar a fazer o ciclo.

Também quero ver se compro umas pastilhas fertilizantes.

Algumas dicas PF digam-me, mas acho que deve estar quase tudo OK.

 

 

 

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,
Começando pelas plantas elas são quase todas low tec menos o monte carlo, o ideal seria utilizares CO2 para conseguir um bom crescimento do tapete.
Relativamente a fauna, aconcelho a não misturar camaroes com guppies, pois as crias vão ser alimento para eles.
Quando colocas um tronco seco na agua é normal acontecer isso devido a sua densidade, coloca uma pedra sobre ele até ele absorver a agua. Isso acontece assim como as plantas se desprenderem do solo, coisas normais que acontece a qualquer um ;) o Importante é não desanimar 
O teste que fiz-te foi muito precoce, deixa estabilizar o aqua e depois realiza o teste.
Quando colocares a comida muito cuidado porque em excesso iras ter grande pico de amonia.
Compra antes um biofilter para colocar uma colonia de bacterias e só depois colocas uma folhinha de comida.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha lavado bem o tronco, pensei que era suficiente, porque realmente um dos troncos acentou bem. O outro é mais "leve" e maior, portanto, mais "oco". A pedra não foi suficiente para ele estabilizar, faz uma força tremenda para o deixar em baixo, nunca pensei.

Já me falaram em fio de pesca, mas a questão é onde o agarrar, só se for a dragon stone, mas vamos ver.

tenho-o dentro de um balde com agua quente e uma panela com agua por cima lol. vou deixar assim até amanha e depois tento.

 

Um biofilter? Vou pesquisar...Tinha ideia que era só colocar um pouco de comida todos os dias.

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho

O ENK já disse quase tudo,a minha opinião recai sobre o outflou ou flauta,devia estar na lateral junto ao inflow o que puxa a água para o filtro,porque a sim a água percorre todo o aquário e volta ao inflow ,  Resultado de imagem para Num aquario o inflow e o outflow devem estar juntos uma fotoa imagem certa e a da tua esquerda em baixo,sobre os Guppys ,fosse eu não os metia com camarões,vão servir de mariscada aos Guppys.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio 

Não tu tens o outflow na parte de traz do aquário a mandar a água para o vidro da frente do aquário,se colocares o mesmo no aquário há esquerda junto ao inflow,pois a sim a 

água percorre todo o aquário,sobre o comprimento,e como tu tens percorre a largura do aquário,e o resto do aquário fica morto de correnteza,não sei se me fiz entender ?

Cump: Álvaro Silva   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim obrigado.

Já troquei, o tubo está a esquerda. Curiosamente isto está a criar uma corrente muito mais forte, (tal como era suposto) agora também a realidade é que este filtro tem uma potencia louca, e até o proprio substrato ele está a puxar para a direita.

Será que o indicado aqui é rodar os tubos para que a agua não saia tanto para baixo mas sim para o lado?

é que de resto não dá para ajustar a potencia do filtro e tenho plantas e substrato a voar.

 

Isto para não falar que secalhar é mau para os camarões também.

 Alguma dica?

 

edit: já meti os tubos a soltar a agua mais para a direita, isto está com uma pressão louca.

 

edit2: ok fui ao google e a sugestão foi mesmo usar as valvulas e meter uma a meio para cortar a pressão.

Resultou, mas também não tenho ideia qual é a pressão que deve ter, e parece-me contraprodutivo tirar a pressão...

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio 

Eu tenho esse filtro 2217,e sei o que esta a dizer,mas faz a sim, direcionas a saída da água mesmo junto há superfície,e não virado para baixo,senão leva tudo há frente.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso ajudou, mas o que ajudou foi mesmo rodar um bocado a valvula dupla para cortar fluxo . Dito isto, ainda tem uma pressão puxada...mas vamos ver...posso sempre baixar mais mas queria evitar isto.

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Fábio pelo o "inicio" nestas lides.

Isso agora vai lá com o tempo e em menos de nada já andas a magicar uma outra montagem mais evoluída.

Quando isso assentar coloca mais fotos. Basta arrasta-las para a mensagem que ele fazem upload automático, é melhor que deixares um link para um site externo. Assim vemos logo tudo enquanto acompanha-mos o que escreves.

 

Abraço e força nisso

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 2 -

 

Digamos que é como se voltasse para o dia 1.

Andei a porrada com o tronco da esquerda, meti-o a ferver, meti-o debaixo de agua a noite toda e nada, ainda flutuava.

Então tive assim uma ideia, comprei umas ventosas e furei o tronco com parafuso para segurar a ventosa.

Depois lembrei-me, pronto, agora é só literalmente desfazer o substrato todo para (sem visão, porque a poeira levantou toda) meter as 2 ventosas  sem ver nada a frente, removendo todos os restinhos que iam aparecendo enquanto tentava meter as ventosas coladas com o tronco no fundo do aquário.

Heis o resultado final:

 

PS: Vasco, arrastar fotos não funciona comigo: Tentei em formato JPG e PNG. Tentei google chrome e IE. Não dava sinal de vida após arrastar.

Tive que usar o botão e fazer link da imagem que fiz upload.
b1Puqwt.jpg

Parece um frango com ventosas.

 

E o Aquário após algumas horas:

usTYMOm.jpg

A agua não está totalmente clean, tendo em conta que o substrato levantou todo, e este tronco é francamente porco como tudo, após várias lavagens ainda saia aquela "resina verde".

Tem aquela subida a nível de substrato, menos a frente e mais atrás, mas não está acentuada, por isso não se nota muito.

o8qbZey.jpg

Não liguem a abraçadeira, é para segurar o musgo.

Não liguem as pedras, é para dar um reforço as ventosas, daqui a 1 mês tiro dali.

 

3Z0WVMc.jpg

 

Vou deixar o aquário em paz agora, daqui a uns dias vou só dar uma limpedela as esponjas do eheim só porque houve realmente muita porcaria no ar, amanha faço uns testes para ver o andamento disto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 3:

  07/07
PH: 6.5
AMONIUM: 1mg
GH: 5
KH: 4
NITRATES: 0
NITRITES: 1,0mg
 

 

 

Estou a ter stresses com o nitrato, a cor aparece-me sempre transparente e não corresponde a nenhuma. Já me disseram que tenho que mexer prai durante 1 minuto, da próxima vou tentar.

Também fiz o teste ao cloro e não estava totalmente limpa por isso meti mais um pouco de Tetra Aquasafe.

O Aquário está mais limpinho desde ontem.

 

 

Edit: pronto já vi que estava a fazer o teste de nitrato todo errado, amanha começo direito.

 

 

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

Tem calma, estás no ciclo! Repara que tens Amónia e Nitritos e isso não é normal num aquário com o ciclo feito, aliás, o nome "Ciclo do Azoto" é mesmo isso: Deixar toda a Amónia passar a Nitritos e os Nitritos a Nitratos! Quando os 2 primeiros estiverem a ZERO podes adicionar os 1ºs habitantes (preferencialmente equipa de limpeza).

Até lá a única coisa que podes fazer pelo aquário é trocas de água (ou umas bactérias se te apetecer gastar dinheiro numa embalagem de bactérias).

Abraço

 

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sem stress irá ficar pelo menos 1 mês.

 

Estou a ter alguns contrapassos, a ver se me ajudam.

Quando meti o aquário meti o termómetro nos 26º e aquilo ficou impecável.

No dia a seguir estava nos 28º, pensei que fosse erro do termoestato mas não, o meu quarto costuma ter 25-26º, e o que eu fiz foi deixar a tampa aberta para refrescar á noite.

Se medir de manha consigo 26º, mas quando chego a noite (tampa fechada, leds ligados) já está nos 27º e isto com o termoestato nos 24º, portanto o termoestato nem tem estado a funcionar porque a agua não baixa de temperatura.

Agora, eu se tiver aqui crystal shrimps eles precisam de uma temperatura mais baixa. 23-25 pelo o que eu li.

Eu vou deduzir que quando começar a fazer a troca de agua, já meto agua mais fresca e ela manter-se-a mais fresca, espero eu? Ou tenho que contar que a agua vai subir sempre para os 26-27º sem o termoestato?

Existe aqui alguma solução? Duvido que seja o LED, tenho ligado das 13h as 24h, portanto 11h.

O aquário também tem um cheiro estranho, não muito mau, mas deduzo que será por estar a fazer o ciclo e quando fizer a primeira limpeza ao filtro e a muda da agua que vai melhorar.

Segue os dados que tenho feito, os nitratos nunca fiz bem nos primeiros dias, erro de principiante.

  05-07-18 07-07-18 08-07-18
PH: 7 6,5 6,5
GH: 6 5 4,5
KH: 5 4 4
AMONIUM: 1mg 1mg 0,8mg
NITRATES: X – error X- error 50mg
NITRITES: 0mg 1,0mg 2.0mg

 

Segue uma foto recente!

AKNkANc.jpg

Editado por Fábio Carvalho
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho 

Agora que começa o Verão e um problema que nos temos nos nossos aquários,e quando as casas são quente ainda pior,

pois eu também tenho esse problema,que em parte tento sempre resolver com três cooling de PC,e sempre baixa um pouco,

não sei se sabes o que e,então deixo-te aqui para veres o que eu estou a falar,   nf-r8redux.jpg   arranjas um transformador 

e fazes a ligação e esta a andar.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa solução com as ventosas. Já tinha visto antes e resulta.
O aquário esta porreiro para primeira tentativa.
Mas aconselho um pouco de mais paciência, sei que não é fácil, ao fim de anos ainda dou comigo a querer andar sempre com as mãos lá dentro.
A madeira que compraste e muito densa, iria sempre demorar muito tempo a assentar.
Em relação ao ciclo como já te disseram demora tempo, por isso te recomendo paciência, vai fazendo os testes mas nesta fase não entres em pânico porque a única coisa que isso precisa é de tempo e paciência.
Não há como evitar a espera. Primeiro verás um aumento no valor da amónia, depois dos Nitritos. Quando os dois estiverem a zeros verás um aumento dos nitratos. Aí fazes uma TPA para reduzir os nitratos e o aquário esta ciclado e pronto a receber peixes.
E um processo que eu diria dentro de todas as limitações quase natural, podes usar colónias de bactérias para acelerar mas que de uma maneira ou de outra leva o seu tempo.
Em relação à temperatura, bem vindo ao Verão português, eu de momento ainda não estou a fazer nada para controlar a temperatura mas tens a solução do Álvaro que é para mim a melhor em termos de resultados a longo prazo.
Podes sempre adicionar uma garrafa de água congelada ao aquário e isso vai ajudar a baixar a temperatura mas, ao contrário da solução do Álvaro, isto é só uma medida temporária.
Até me faz sentir saudades do verão inglês, nunca tive problemas de sobreaquecimento da água nos 10 anos que lá vivi.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pesquisar para perceber em que zona fica a ventoinha.

Em relação ao cheiro, é normal num aquário? é que eu deixei a tampa aberta para reduzir a temperatura da agua, e sinceramente, não é muito incomodativa, mas aquilo libertou um cheiro para o quarto. 

 

Convém fazer um teste completo ANTES da troca da agua ou DEPOIS?

Do género, faço a troca de agua e faço um teste completo no dia a seguir?

Quero andar este mês mais em cima do ciclo para eu também perceber melhor.

 

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho

Se tu souberes de uma casa que arranjem PC,s vai lá,talvez te dei,ou vendam a um preço simbólico,por vezes também se vê em ferros velhos torres de

PC,s aos montes,e só conseguires que te vendam,sobre os testes podes fazer antes,e depois no outro dia,sobre o cheiro por vezes isso acontece,mas 

na maioria das vezes ao fim de um ou dois dias,fica bom.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui a questão é, eu até arranjo ventoinhas, mesmo na boa, mas se meter directamente no aquário, vou ter uma grande evaporação de agua, e isso eu quero evitar fazer mais trocas de agua do que é suposto.

Posso tentar meter uma ventoinha a passar pela LED, sem estar apontado para o aquário, mas duvido que faça algum efeito.

27º não é preocupante, mas tendo em conta que eu queria ter red crystal shrimps, que aguentam temperaturas de 25º graus, será complicado.

Amanha faço a minha primeira troca de agua e na quinta feira posto resultados tanto da agua e dos graus que aumentou, como os testes totais antes e depois da troca da agua.

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

Mesmo que tenhas alguma evaporação,o que inevitável,sempre podes repor a água em falta,também não e por ai,que o gato vai ás filhoses,

e eu penso que não vais ter que repor água todos os dias,digo eu não sei.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a acompanhar mas voltando à questão da filtragem, a flauta está bem, o inflow é que me parece contraprudocente estar atrás quando tens o tronco logo na frente ou logo ao lado, como queiras. Para mim devia estar do mesmo lado onde o tens mas junto ao vidro da frente, mesmo no canto, de resto nada a acrescentar ao que já te disseram.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo feedback, acho que não está a atrapalhar muito, o tronco está no meio do aquário do lado esquerdo, entendi a questão de o ter a frente, mas por motivos estéticos e pela tampa do vidro só ter rasgo atrás, decidi deixar tudo atrás.

 

Dando aqui um feedback:

Limpei o Eheim 2217 classic porque tinha realmente muita porcaria do substrato, estava completamente preta.

Não limpei lá a patilha que faz funcionar o filtro.

Eu por norma uso uma tactica do youtube que enche o filtro todo completo com agua até aos tubos com agua do aquário e que isto permite que eu não tenha que "chupar" o tubo para sair agua.

No primeiro dia ,correu bem, e ficou a funcionar na boa.

 

Ontem ao fazer isto, o topo do filtro saltou fora com o excesso de pressão, até porque eu abri a patilha de entrada da agua sem o ter a trabalhar e ele excedeu a pressão e tinha que expelir agua para algum lado e a outra patilha estava fechada, bem...virou agua para as tomadas e tudo, foi uma festa, as patilhas de metal soltaram com a pressão e uma perdeu a força.

Tive que reparar uma das patilhas que tinha soltado fora, a segunda tentativa meti a trabalhar primeiro e abri primeiro a patilha de saída de agua, e tudo bem.

Com isto, fiquei com um problema, o som aumentou a cerca de 40-50%, sei que um vídeo não ajuda muita, mas heis o barulho:

https://streamable.com/jgte8

 

Já tentei limpar de novo, abanar o filtro para sair as bolhas de ar, aplicar sem encher na totalidade, limpar a patilha que roda dentro do filtro, verificar se tem borrachas, etc.

Não meti vaselina nem vou, um produto que tem 1 semana não devia precisar.

Apenas não tentei fazer o priming manual, isto é, chupar pelo tubo e não sei que, não me parece que faça muito sentido, tendo em conta que funcionou a primeira vez normalmente...

 

O barulho não me afecta muito até porque tenho umas placas de isolamento e umas portas, mas irrita saber que algo não está correcto.

 

Fiz a troca da agua ontem, segue os parâmetros que tenho no momento:

  12-07-18
PH: 6,4
GH: 6,5
KH: 5
AMONIUM:       0,9mg
NITRATES:        25mg
NITRITES:       0,5mg

 

 

Acho que está tudo ainda uma valente porcaria, mas tenho tempo, ainda falta muito para estabilizar :)

Vou tentar mesmo comprar uma ventoinha, porque meti agua de 22º no aquário (troca de 20L) e o aquário só baixou para os 26º, tendo em conta que os camarões que eu gostava de ter pedem 25º no máximo, vou ter uma ventoinha mas que não fique apontada directamente para o aquário para evitar perder muita agua.

 

Entrentanto comprei também uma valerias gigante e uma crypto, só me falta mesmo comprar um prato para meter a comida dos camarões.

Comprei comida shrimp king que tem 5 categorias diferente para ir dando comida diferente todos os dias.

Comprei tambem uma cena que cria biofilm no aquário, chama-se bacter AE, e umas folhas para eles irem comendo.

Tenho também seachem flourish tabs para dar ali uma ajuda nas plantas de carpete.

Tenho uma das bolinhas de marimo a ficar cinzenta, não sei bem porque, já tentei limpar, mas até agora nada.

 

Falta-me o prato para os camarões, as ventoinhas, um esconderijo de tubo, e está tudo.

 

Agora vou esperar com calma, deixar fazer o ciclo e fazer testes todas as semanas.

MjZx7Mj.jpg

N1tgDwI.jpg

 

Ainda me falta tirar aquela pedra do tronco da esquerda mas quero garantir que o tronco afunde de vez, que se as ventosas sairem vai ser uma casinha a arder.

 

Pronto, acho que termino aqui por hoje.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro não está bem ferrado, tens de o abrir e voltar a ferrar novamente, daqui a nada tens o filtro avariado, tens de fazer isso mal possas, se puderes já, faz já

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

Pelo o que eu ouvi do barulho do filtro,deu-me a impressão que o barulho e ar no filtro,se deres uns abanões no filtro começas a ver bolhas a subir pelo tubo a cima,direito há flauta,eu também tenho o 2217,e quando o limpo,e volto a por a trabalhar,quando a água começa a sair,eu não tenho lá a flauta só depois de sair na totalidade todas as bolhas,e o filtro esta a deitar água com toda a potencia,então eu desligo o filtro,coloco a flauta,e volto a ligar o filtro,e fica tudo numa boa.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E limpa o rotor, qualquer porcaria lá agarrada é tb provoca esse barulho.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.