Após anos de pausa... Preciso de ajuda! 60l


Washing_Machine

Recommended Posts

Boa tarde,

Após vários anos de pausa nos aquários, e ausência no forum (já nem me lembrava deste maravilhoooso username!!! :default_blush:), decidi voltar a montar o meu velhinho aquário.
Foi o primeiro que tive, continua impec, e foi o feliz contemplado! Isto deve-se a ser o único que tenho com tampa e com o tenho um gato que gosta de brincar com água tem de ser. Ora a tampa inclui uma calha que suporta uma lâmpada de 15W, e pelo que me lembro, para aquele tamanho só há essa potência e por acaso aquela está nova.

O aquário tem aproximadamente 62x35x30.

Montei-o faz uns 10 dias e tem as seguintes plantas:

Anubias, hygrophila polysperma rosanervig, bacopa caroliniana, echinodorus red diamond, echinodorus rosé, microsorum pteropus, lysimachia nummularia aurea. Até ver está tudo ok e cresceram bastante.

Os 15w de origem que "supostamente" vem correctos para o aquário são suficientes? Se bem me lembro da última vez que tive o aqua montado houve uma ou outra planta que tive de substituir, pois parecia não estar a receber luz suficiente. Meti umas anubias e não tive mais problema nenhum.
Mas, queria mudar para lâmpada iluminação a led e pensei adaptar a calha que está na tampa, para leds em fita, porque vou ter de manter aquilo tapado... São eficazes ou o ideal são lâmpadas em tubo?

 

Obrigadinha :my_smile:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Washing_Machine

Bem vindo novamente,quem fica contaminado com o bicho da aquáriofilia,tarde ou sedo regressa,eu também acho que se tu já tivestes esse aquário montado,e a mesma luz que tinha,e hoje a mesma,com a vantagem que segundo tu dizes a lâmpada e nova,e deu para teres plantas,agora acho que vai ser a mesma coisa,vais e que ter de descobrir quais as plantas que se dão,e as que não,sabes que esses 15w são pouco,mas para minha opinião o que conta mais e os Kelvins da luz,sobre as leds em fita,pois vais ter que esperar por quem saiba bem do assunto,sabes eu sobre a luz ainda estou no século 20,kkkk ainda uso lâmpadas de tubo.

Agora que te corra tudo bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo novamente ;)
As anubias são plantas easy, a exigencia é pouca por isso nunca vais ter grande stress, as que substituis_te certamente que exigiam mais quantidade de luz ou fertização e co2.
Tenta estudar as planta que tens podes sempre ver pela Tropica (https://tropica.com/en/plants/) e saberás logo a sua exigencia ;)
Nas lampadas led é meus pelos lumens que deves estar atentento, não sei bem te explicar qual o necessario a cada litro mas  tenta procurar na net que encontras certamente, ou esperar por alguma resposta de um entendido em led's ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Alvaro Silva disse:

Boa noite Washing_Machine

Bem vindo novamente,quem fica contaminado com o bicho da aquáriofilia,tarde ou sedo regressa,eu também acho que se tu já tivestes esse aquário montado,e a mesma luz que tinha,e hoje a mesma,com a vantagem que segundo tu dizes a lâmpada e nova,e deu para teres plantas,agora acho que vai ser a mesma coisa,vais e que ter de descobrir quais as plantas que se dão,e as que não,sabes que esses 15w são pouco,mas para minha opinião o que conta mais e os Kelvins da luz,sobre as leds em fita,pois vais ter que esperar por quem saiba bem do assunto,sabes eu sobre a luz ainda estou no século 20,kkkk ainda uso lâmpadas de tubo.

Agora que te corra tudo bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

 

 

Obrigada

Pois, o objectivo era mesmo trocar por led. Além de que aquece menos a água. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, ENK disse:

Boas, bem vindo novamente ;)
As anubias são plantas easy, a exigencia é pouca por isso nunca vais ter grande stress, as que substituis_te certamente que exigiam mais quantidade de luz ou fertização e co2.
Tenta estudar as planta que tens podes sempre ver pela Tropica (https://tropica.com/en/plants/) e saberás logo a sua exigencia ;)
Nas lampadas led é meus pelos lumens que deves estar atentento, não sei bem te explicar qual o necessario a cada litro mas  tenta procurar na net que encontras certamente, ou esperar por alguma resposta de um entendido em led's ;)

Aparentemente  são todas plantas de baixo nível de exigência. No entanto, gostaria mesmo de trocar por led... Como não sou uma rapariga assim tão dada às electricidades, lembrei-me que fita em led seria uma maneira bem fácil para usar na calha, com umas adaptações bem simples. Há sempre as "regras" do w/litro ou lumen/litro, mas já percebi que os entusiastas mais experientes nem sempre concordam com isso, por isso vou aguardar mais alguma sugestão antes de me aventurar com os trabalhos manuais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais