JBL manado


Recommended Posts

Boa dia,

Estou a montar um aquário e a usar pela primeira vez JBL manado como camada superior. Mas estou a ter um problema com algumas das "bolas" sempre a flutuar. E com o facto de que qualquer distúrbio na água faz logo "buraco" no substrato.

Mais alguém tem esse problema? 

Alguma dica? (Sem ser por um areão mais grosso por cima, porque quero por corydoras e não quero que se magoem)

Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que não é defeito, é feitio. É o problema desse substrato segundo tenho ouvido dizer (nunca experimentei). Para além de ser completamente "seco", ou seja não ter nutrientes nenhuns, ser inerte, é extremamente leve. Mas também era estranho ser tão mais barato e ser igualmente bom aos outros todos né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não gostei do manado precisamente por isso. As plantas, enquanto não tens peixes ainda se vão segurando, mas assim que introduzes alguns peixes há a tendência de se soltarem. Estou a falar por exemplo de replantes, que raramente consegui manter no solo. Acabei por trocar por areão preto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sua leveza é o seu feitio (defeito). Fora isso e se souberes viver e contornar tal facto é imbatível ao nível de preço.

Não uso de outra coisa. Faz o mesmo e a carteira agradece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já usei manado 2 vezes e dessas vezes conseguiu-me arruinar com as montagens(1 foi a mina e à segunda foi é montagem da minha mãe). Agora que já tenho alguma experiência não recomendo a usar. se quiseres usar  usa um areão por cima.

PS: eu já tive 3 corrydoras durante 1 ano e tal numa montagem com manado por baixo e areão para não sofrer com o efeito(defeito) do manado e nenhuma ficou ferida.

cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

A sua leveza é o seu feitio (defeito). Fora isso e se souberes viver e contornar tal facto é imbatível ao nível de preço.

Não uso de outra coisa. Faz o mesmo e a carteira agradece.

O que queres dizer com viver e contornar? Tens algum troque ou assim? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens dois exemplo em baixo.. o primeiro tinha substrato diverso e dp levou jbl, foram 25l, o segundo só tem manado

Os truques são os comuns a todos os substratos, se tens declives tem de estar "ancorados" com rochas ou troncos para não virem tods para cá à frente.

A fauna não pode entrar logo, tens de esperar que as plantas enraízem, dado que pelo facto de ser mais leve elas soltam-se mais facilmente.

Mas se tiveres isso em consciência, serve para quase todas as ocasiões! ;)

 

IMG_1885_jpg_f9404d272bdc36ac6ced88d11df128af.jpg

IMG_9518_1080px.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Tens dois exemplo em baixo.. o primeiro tinha substrato diverso e dp levou jbl, foram 25l, o segundo só tem manado

Os truques são os comuns a todos os substratos, se tens declives tem de estar "ancorados" com rochas ou troncos para não virem tods para cá à frente.

A fauna não pode entrar logo, tens de esperar que as plantas enraízem, dado que pelo facto de ser mais leve elas soltam-se mais facilmente.

Mas se tiveres isso em consciência, serve para quase todas as ocasiões! ;)

 

IMG_1885_jpg_f9404d272bdc36ac6ced88d11df128af.jpg

IMG_9518_1080px.jpg

Ok, obrigado, vou ter isso em atenção :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.