Primeiro Aquário - Low Tech 80cm


Recommended Posts

Boas, estou a pensar entrar no hobby, estive os últimos meses a aprender e investigar e tenho uma ideia do que quero fazer, vejam o que acham e se estou a fazer bem.

Pretendo um Low Tech, ou seja, com plantas de low/medium needs e sem CO2

  • Tou a pensar num de 80cm  (80x30x40), primeiro pensei num de 60, mas penso que consigo um de 80, tenho e de ver bem os custos.
  • Filtro Sicce Space Eko 200+
  • Termostato Sicce 150w
  • Chihiros A801

 

  • Substrato fertil ate 2/3 do aquario e o resto areia (quantos litros necessito?) AQUAGRO 11L + uns litros de areia/areao
  • pedras nao sei se compre ou arranje por ai
  • raizes ou ramos

Para fauna quero bastantes peixes de tamanho pequeno

  • Pigmy corys
  • otos
  • rasbora mosquito
  • rasbora galaxy
  • rasbora espei
  • alguns camaroes
  • caracois(?)
  • (...)

Para flora plantas de pequena / media manutencao

  • Anubias de folhas pequenas
  • Java Fern (gosto das narrow leaf or as trident)
  • Java moss (christmas, spiky ou weaping)
  • rotala rotundifolia
  • Staurogyne repens
  • talvez Dwarf Hairgrass
  • Bucephalandra

 

Mas isto com tempo, nao irei comprar tudo de uma vez, acham que consigo ou devo tentar num de 60cm? É que em termos de custos, maior, mais substrato, mais hardscape, mais caro, mas worth it on the long run.

    Editado por andrefsantos
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boa noite andrefsantos

    Já vi que andastes a pesquisar muito,e fizestes muito bem,vires aqui pedir opiniões antes de comprares e muito bom,ate porque consegues a sim não fazeres borradas que mais tarde te vão fazer gastares ainda mais €uros sem necessidade,para um aquário de 80x30x40,que leva 96 litros já não e mau,agora o filtro Sicce Space Eko 100+ e para um aquário de 100 litros,ficas com pouca margem de filtragem,eu sei que um mais a cima vai-te acartar mais €uros,mas também faria mais seis ou sete vezes mais a tua litragem,se bem que os teu 96l depois do aquário montado ficarás ai 80l,ou menos,visto a sim ate talvez esse filtro dei,mas o que eu digo sempre um filtro bom,potente e tudo,porque o filtro e os pulmões e ao mesmo tempo o coração do aquário, o Sicce Space Eko 200+ e um pouco mais caro,mas na minha opinião ficavas mais bem servido,mas não quer dizer que o outro não dei,como já disse,e alem disso és tu que deve avaliar dentro das tuas posses,eu sei que isto hoje não esta fácil,espera por outras opiniões,porque mais cabeças,mais formas de ver as coisas,com muita calma vais conseguires resolveres tudo,boa sorte.

     

    Cump: Álvaro Silva

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas 

    Em geral aqui no fórum há muito pessoal que usa móvel da ikea,que dependendo do aquário, que reforçam o mesmo,para que não haja nenhum acidente,as estantes são tipo isto

    Imagem relacionadamas sempre bem reforçado,acho que talvez hajam outros que dei e seijam melhores,não sei.

    Cump: Álvaro Silva

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas andrefsantos

    Não  achas que ainda e sedo para te estares a preocupares com os peixes,podes sim fazeres umas pesquisas para ires formando uma ideia,como ainda vais montar tudo,depois vais ter que fazeres o ciclo do azoto,só o ciclo demora um mês e picos,portanto há muito tempo,mas deixo-te aqui um linky para dares uma vista de olhos.

    http://diszhal.info/english/index.php 

    Cump: Álvaro Silva

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Eu sei que ainda e cedo, mas eu gosto de planear tudo :my_biggrin:

    Tenho um familiar com um aquário, pelo que irei comprar um saquinho com media e colocar no seu filtro durante no mínimo uma semana. Depois irei colocar no meu aquário e de seguida adicionar alguns peixes, para manter as bactérias vivas.

    Penso estar a planear bem a cena, o que acham?

     

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas andre

    A ideia e boa,ate não e preciso colocar o saco no filtro,basta dentro do aquário,uma ou duas semanas, agora essa de colocares peixes antes do ciclo feito

    já não concordo,concordo que para manteres as bactérias vivas como dizes,colocares  dia sim,dia não,um pouco de comida dos peixes,estares a sacrificar 

    um peixe ao sofrimento não concordo,mas isso sou eu, atenção não te estou a criticar,apenas a dar-te a minha opinião.

    Cump: Álvaro Silva   

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Entendo, mas penso que colocar um pouco comida não seria suficiente comparado com o bioload do aquário do meu familiar, por isso estava a pensar colocar peixes. E visto que já tinha bactérias estes pouco iriam sofrer. Sempre posso comprar uma garrafa de amoniaco no AKI , colocar no aquario e fazer testes para ver se os valores baixavam nas horas seguintes, caso acontecesse colocaria os peixes.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas andrefsantos

    Eu sempre digo que a presa e inimiga da aquáriofilia,porque se fizeres o ciclo como deve ser sem presas,a coisa pode correr bem,sem contrariedades,

    agora o aquário e teu,tens todo o direito de fazeres como queres,como eu gosto de jogar pelo seguro,mas isso sou eu.

    Cump: Álvaro Silva

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.