Movel para aquario


Recommended Posts

Boa noite,

 Com a compra de um novo aquário e vendo os preços de alguns móveis no mercado pensei em fazer eu mesmo um móvel em MDF, a minha pergunta é para aqueles mais experientes em construção de móveis, o MDF é o indicado para o que pretendo ou existe madeira melhor? Se sim o aquário não é mt grande (60x30x35) qual será em termos de medida a espessura ideal para um aquário desse tamanho para ficar com um móvel seguro.
  Agradeço desde já ajuda que me prestarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O mais indicado, segundo me disseram, é o mdf hidrofugo, porque o "normal" parece uma esponja a absorver água e humidades, o que vai provocar inchaços nos paineis e reduzir a resistencia do móvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Gonçalo84 disse:

Boas

 

O mais indicado, segundo me disseram, é o mdf hidrofugo, porque o "normal" parece uma esponja a absorver água e humidades, o que vai provocar inchaços nos paineis e reduzir a resistencia do móvel.

Boas Gonçalo 

Desde já agradecer a disponibilidade em responderes ao meu post e em relação á espessura do mesmo,alguma sugestão para ficar algo bem seguro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12mm basta, mas depende dos reforços. Mete aí os planos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Gonçalo84 disse:

12mm basta, mas depende dos reforços. Mete aí os planos.

Bom dia, 

   Nada de muito hi-tech...base + topo + laterais e fundo e uma a meio para ter um apoio central e fazer umas prateleiras talvez de vidro só de um lado,pensei em reforçar tudo também com uns "L 's" para não ceder com o peso ( achas necessário) ?

     Ontem depois da tua resposta estive a ver preços do mdf hidrófugo e aquilo é bastante caro em relação ao normal, eu com o normal depois de pintado e com umas demãos de verniz não consigo o efeito do hidrófugo? Água em cima não vai levar (penso eu :default_baned:) porque irei colocar algo por baixo do aquário para proteger o móvel também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se for mesmo muito bem isolado por dentro e por fora provavelmente safas te com o normal. Mas o mehor é veres aí tópicos na área. Creio que o Miguel Simões tem aí um step by step.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas, se for mesmo muito bem isolado por dentro e por fora provavelmente safas te com o normal. Mas o mehor é veres aí tópicos na área. Creio que o Miguel Simões tem aí um step by step.

Boas,

Ok Gonçalo vou tentar ver esse tópico,obrigado pela tua disponibilidade.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah uma questão, mete sempre uns 5 cm a mais na largura do móvel (por exemplo se o aqua tiver 40 de largura faz com 45, que dá muito jeito para meter uma luz atrás para fazer de backlight.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/06/2018 at 23:09, Tozé Nunes disse:

Eis o tópico onde o Miguel fez um móvel com MDF:

http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255069-diy-movel-ada-style-60cm/

Boas,

   Sim, já vi o post e devo dizer que ficou mesmo muito bom e pelo que vi o mdf usado é o normal (não vi nada na descrição que diga que é hidrofugo) e também não colocou nenhum reforço tipo "L' s" , vou então começar a pôr as "mãos á obra" e irei colocando sempre que possivel o desenvolvimento do mesmo por aqui.
   Obrigado a todos pelas ajudas.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Gonçalo84 disse:

Ah uma questão, mete sempre uns 5 cm a mais na largura do móvel (por exemplo se o aqua tiver 40 de largura faz com 45, que dá muito jeito para meter uma luz atrás para fazer de backlight.

Boas,

Em relação a essa situação acho que vai ser mesmo á medida pois irei colocar na traseira do aquário um vinil preto,mas mesmo assim é mais uma ideia,obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alírio disse:

Boas,

Em relação a essa situação acho que vai ser mesmo á medida pois irei colocar na traseira do aquário um vinil preto,mas mesmo assim é mais uma ideia,obrigado.

Eu também comecei por meter vinil preto, e agora tenho fosco e uma backlight... Pensa no futuro que mudamos de ideias muitas vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A uns tempos pedi um orçamento a um carpinteiro e na opinião dele o mdf de 12 chegava mas que aconselhava 18mm(20talvez). Não ficava muito mais caro, o hidrofugo já era um bocado mais mas com uma pintura a cobrir por completo basicamente resolvia.

Atenção que o facto de levar algo por baixo até pode ser pior (não deixa de ser obrigatório) pois as gotas que eventualmente escorram, podem acabar por ficar por baixo da esponja (por exemplo).

 

Ele sugeriu também que levasse um reforço a meio da base, caso fosse de 12 mm. O móvel era estilo ada, e o aquário um 60x30x36.

 

 

 

Edit : quanto ao fundo, podes mais tarde pôr uns l's de ferro, esses de reforço e prender uma régua ou fita de Led, esteticamente gosto mais dos móveis à medida e acho que essa solução talvez seja mais agradável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também vou fazer um para um aquário de 100 x 30 em principio vai ser com mdf 16mm normal que depois com uma boa tinta a água já não entra. Já tenho o projecto e é algo do gênero do Duo 80 da Eheim com a diferença que vou colocar umas prateleiras nas laterais. Depois ponho foto do projecto feito no sketchup para terem melhor ideia. Esta é do aqua da eheim.5423-tm_thickbox_default.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião pessoal baseada apenas no meu gosto pessoal. Vale o que vale :)

Eu optava por linhas direitas tipo o móvel que o Miguel fez. Sem prateleiras externas onde acumula pó e onde fique exposto a desarrumação própria de um verdadeiro aquariofilista!!! :p

Não te esqueças que espaço para colocar os equipamentos nunca é demais! No (velho) tempo em que esses móveis foram criados não havia filtros, botijas de CO2, aquecimentos externos, bombas doseadoras, fertilizantes, comidas, material para limpeza, camaroeiros, pinças, tesouras, e mil e uma coisas onde estouramos o dinheiro!!! E um conselho final: um bom sistema de eletricidade, vais precisar de muito mais fichas do que pensas para ligar toda a parafernália.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouve (lê) bem este comentário do rapaz aqui em cima! É raro mas desta vez disse tudo bem! :my_biggrin:

Esse espacinho aí mal serve para ter um filtro em condições. Já fui montar um aqua de um gajo com um móvel assim e o filtro teve de ficar do lado de fora!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais