Duvidas primeiro aquário


Recommended Posts

Bom dia,

 

No inicio do próximo mês vou começar com o meu primeiro aquário com camarões e guppies e plantas naturais.

Já ando a algum tempo a pesquisar melhores soluções e que ao mesmo tempo me fiquem mais barato.

Aquário 100L 80x40x40 6CM com travamento e tampas de deslizar em cima.

Barra led 80CM nicrew, 18w, 108 leds

Fluval 306

Substrato JBL Manado 25L (Ainda na duvida se compro fertilizante da JBL ou se aplico só o substrato) Edit: estive a pensar em vez do manado, o seguinte:

Advanced soil plants na camada inferior 
Advanced soil shrimp na camada superior

 

Em relação as perguntas:

  1.  Quanto tempo dura o substrato e o fertilizante, e mais importante, como é que volto a re-aplicar o fertilizante? Tenho que retirar o substrato todo? Se sim, como? com os peixes lá dentro ou tenho que passar os peixes todos para outro lado etc?
  2. Qual é a maneira mais fácil de fazer o TPA? usar um sifão manual e uns baldes de agua? Como é que voltam a inserir a agua de volta no tanque? Directamente quente da torneira com uma mangueira e adicionar o anti cloro no aquário? Ou adicionar num balde e adicionar lá o anti cloro? Esta é a duvida mais crucial que tenho, porque queria o processo mais eficaz mas que ao mesmo tempo não me mate as bactérias e os peixes.
  3. Em relação a limpeza do fundo, o tal sifão que puxa fora a porcaria dos fundos, qual o risco de eu sugar bebés e como evitar?
  4. E em relação a luz durante o processo do ciclo azoto, convém estar desligado se tiver lá plantas?
  5. Que rede vocês aplicam no tubo do filtro para evitar os peixes serem sugados?
  6. Existe também um género de "saco rede" que se aplica mas materiais filtrantes para ser mais fácil pegar em todas, isso se realmente é mais pratico, encontro facilmente a venda em portugal?
  7. A dureza da agua preocupa-me porque quero ter camarões, algumas dicas para começar?
  8. Qual é o uso daqueles produtos que fazem a criação de bolhas?

 

Ok acho que é tudo, obrigado!

 

 

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.