Aquário de criação de endlers


Brunomcc2000

Recommended Posts

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário - Aquário de criação de endlers

2 - Data da montagem - O aquário está montado há cerca de um ano e alguns meses, mas o layout que tem agora foi concluído a 21 de maio 2018.

3 - Dimensões do aquário - 80x30x40
3.1 - Volumes bruto e útil
         Volume bruto - 90L
         Volume útil - cerca de 80L
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - 
JBL cristalprofi e700 com 3 compartições 2 delas com Fluval BIOMAX Filter Media e 1 com lã filtrante
4.2 - Termostato - Hailea 200W
4.3 - Iluminação/Foto-período -  Fita led 75W / 7 horas diárias das 12h às 19h
4.4 - Sistema de CO2 - Sistema de CO2 Caseiro
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil - Não tem
5.2 - Substrato inerte - Areia Sílica
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Xisto, e uma madeira a qual desconheço a origem

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
     Flourish Trace - 2 fertilizações de 5ml por semana (comecei esta quinta-feira, 14-06-2018)
     Flourish Excel 1 fertilização de 5ml diária (comecei esta quinta-feira, 14-06-2018)

7 - Fauna
7.1 - 10 néons
7.2 - Cerca de 20 Guppy's endlers
7.3 - 2 Kribensis
7.4 - 2 Neriterinas
7.5 - 1 SAE
7.6 - 1 Plecostomus
...

8 - Plantas
8.1 -
5 pés de Cryptocoryne Beckettii Petchii
8.2 - 10 pés de Feto de Java
8.2 - 2 Anubias nana(Que não se estão a aguentar muito bem e provavelmente serão mudadas)
8.2 - Alguns 15 pés de Rotala Rotundifolia
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - NO3 10ppm, pH 8, Temperatura 28ºC
9.2 - Frequência das TPA's - semanal 30%
...
 
10 - Fotos
 
DSC_0454.JPGDSC_0455.JPGDSC_0456.JPGDSC_0382.JPG
(Esta foto do plecostomus já é algo antiga daí verem estas pedras que já não estão no aquário)
 
Bem agora que já apresentei aqui a diversão do meu dia-a-dia gostava de vos pedir ajuda... porque esta "diversão" já teve melhores dias basicamente os meus layout's tem sofridos bastantes alterações dado que tenho vindo a perder plantas e surgem espaços bastante vazios e eu deixo de gostar de ver o aquário e quem paga são os peixes porque os stresso a todos... E eu gostava que alguém me conseguisse dar uma ajuda com as plantas, até aos dias de hoje não usava CO2, nem os Seachem Flourish como referi acima comecei a usar os produtos esta quinta e o CO2 aiiinda não está bem a 100% há ali algum problema mas penso que no decorrer desta semana que vou conseguir meter o CO2 a funcionar, o meu problema é que desde que mudei o substrato de areia da praia para areia sílica as plantas que estavam a ter um crescimento fantástico pararam de crescer e começaram a morrer até ao ponto em que só os Fetos de Java que não teem a raízes enterradas sobreviveram após este problema decidi retirar as Hygrophilas Polysperma que tinha na altura na areia e colocar num vaso como veem da loja mas... morreu tudo à mesma, agora as Cryptocorines estão enterradas e a raízes estão a crescer bem e bastante fortes até, os Fetos de Java estão a começar a desfazer-se, as Rotalas não teem problemas porque só chegaram esta quinta, mas mesmo assim as anúbias que eu só coloquei na quinta também teem algumas folhas a começar a ganhar uns buracos, eu não estou a conseguir entender o porque de as plantas não estarem a pegar visto que o aquário não é plantado, tem só algumas plantas e tem muito poucas de crescimento rápido o que me leva a pensar que os nutrientes não desaparecem assim do nada ao ponto de matar as plantas todas... mas como não percebo muito do assunto não consigo perceber o porquê de isto estar a acontecer e o orçamento está bastante curto para comprar os teste e quando digo bastante é BASTANTE MESMO por isso eu não sei como descobrir o que se passa de errado com as plantas :( ... Alguém me consegue ajudar? Querem fotos das plantas?? Posso tentar arranjar amanhã se acharem que ajuda.
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao número de peixes sim é verdade que o aquário começa a ficar bastante cheio mas já estou a trabalhar nisso o problema é que Kribensis nas lojas perto de casa nem dados os aceitam o que dificulta um pouco.. e sendo que são um casal reprodutor... posso chamá-los de bomba relógio visto que a fêmea anda escondida à dois dias... aí veem mais 40 novos peixes para dentro do aquário... Já estou a preparar um aquário maternidade para os puder acolher caso contrário a superpopulação vai ser um caso bastante sério no meu aquário e eu não quero passar por isso de qualquer forma conto com os néons para limpar alguns porque eu não posso ficar com todos os peixes infelizmente.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brunomcc2000

A sim há primeira vista as plantas estarem a morrer,tens um ph 8,não ajuda em nada as plantas,se tiver a dizer alguma barbaridade digam,outra 

coisa que eu acho e teres a água a 28 graus,para que,25 ou 26 dá prefeitamente,outra coisa e a areia,compacta e mata as plantas,de resto espera

por outras opiniões.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro Silva a água a 28°C era mais para ajudar o crescimento do Guppy's mais pequenos mas posso sim diminuir, quanto ao pH não posso fazer nada sem ser meter o CO2 a funcionar porque é a única coisa que parece funcionar para baixar o pH, e quanto ao problema à areia compactar eu sei disso e que de facto a areia não é a melhor opção o que é certo é que já falei com pessoas do fórum que tiveram sucesso com areia sílica e as Cryptocorynes até estão a desenvolver bem as raízes neste momento as plantas mais afetadas são as que absorvem mais nutrientes da coluna de água (Feto de Java e as Hygrophilas Polisperma que já morreram espero não estar a dizer nenhuma barbaridade mas se estiver por favor corrigam-me)

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes Brunomcc

Para baixares o ph que tens vai ser um pouco difícil,esse ph e bom para Kribensis,e ate os gupys se dão bem,agora não sei se haverá plantas que não se dão com esse ph,se for a sim terás ai a resposta de algumas plantas estarem-te a morrer,digo eu não sei se será a sim,pode ser que velha aqui alguém que saiba muito de plantas que te diga alguma coisa,sobre baixares o ph,há as folhas da amendoeira (Catappa) que ajuda a baixar o ph,também tens a Turfa,e as pinhas de Amieiro,só que tudo isto faz a água ficar cor de chá,de outra forma só com água engarrafada com um ph ai 5.5 ou 6.6, espero que haja mais alguém que possa dar outras opiniões.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Álvaro pode ser exatamente esse o problema porque lembro me que na altura em que as plantas estavam com um crescimento fantástico eu tinha o pH nos 7 graças ao CO2 por isso é provavelmente que sim quanto às anúbias é provável que haja outro problema porque aguentem-se bem neste pH(noutros aquários mas quando mudo para este começam a apodrecer)

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e eu não me importo muito com o facto da água fica com esse tom de chá até gosto e os néons de certeza que ficavam mais felizes com um pH mais ácido e um tom de chá.

Problemas
Onde posso arranjar essa tal turfa? Tem de ser turfa granulada correto?
A turfa mete-se no filtro? Como funciona?
Quanto tempo aguenta a mesma turfa sem precisar de ser trocada?

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brunomcc

Nas embalagens da Turfa deve dizer o quanto dura, No entanto o amadurecimento de um aquário também vai provocar o abaixamento do ph. Sendo assim e embora muitas vezes a turfa tenha perdido o seu efeito o que se nota é que o aquário continua a ter tendência para baixar o ph. Esse abaixamento esta a ser provocado porque entretanto se acumular no substrato do aquário restos de comida, matéria vegetal morta e excrementos de peixe que durante a sua decomposição provocam um efeito parecido ao da turfa.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brunomcc2000
A sim há primeira vista as plantas estarem a morrer,tens um ph 8,não ajuda em nada as plantas,se tiver a dizer alguma barbaridade digam,outra 
coisa que eu acho e teres a água a 28 graus,para que,25 ou 26 dá prefeitamente,outra coisa e a areia,compacta e mata as plantas,de resto espera
por outras opiniões.
Cump: Álvaro Silva
PH 8 esta longe do ideal Álvaro. Mas em inglaterra eu mantive plantas em aquarios em ph bastante semelhante. E muitos dos aquarios do george farmer andam entre os 7,5 a 8.

No meu caso posso dizer é que as plantas nunca cresceram tão em inglaterra como crescem aqui, creio que a água e um fator importante.
Mas a verdade é que cresciam.



Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela participação Bruno R. Carvalho eu também já mantive há uns 2 anos Elódias num aquário de 20L é o aquário estava cheio de Elódias estavam sempre a crescer e muito rápido sem qualquer tipo de fertilizante sem nada uma coisa mesmo à iniciante(aquário água com pH 8 e plantas só isso) o substrato era areia da praia e cresciam bem não percebo o porquê de estar a usar a mesma água mas agora as plantas não apresentarem um desenvolvimento saudável

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada montagem e diferente. Mesmo com o mesmo aquário e equipamento há variáveis.


Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é que as Elódias que tinha neste aquário já tiveram de ir para o lixo porque apodreceram todas e já só estavam a sujar o aquário e as Elódias são plantas que aguentam um pH alto e que não precisam de grandes cuidados

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Bruno,Talvez quando tinhas aquário em Inglaterra com um ph de 8,digo talvez essas plantas tenha sido criadas com esse ph,isto digo eu,também não sabemos se o aquário do Brunomcc não terá qualquer coisa por pequena que seija não esteja a provocar a morte da plantas,isto e como tu dizes,cada aquário,e um aquário,e pode fazer toda a diferença.

Abraço Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe dizer como fazer CO2 caseiro?? Estou com dificuldades pois o CO2 não chega a ganhar pressão para sair das garrafas até hoje só o consegui fazer uma vez não sei se terá a ver com eu estar a utilizar água diretamente da torneira sem a deixar repousar

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que preciso de bicarbonato de sódio fermento biológico e açúcar eu meto o açúcar(0,5kg), 3 colheres de chá de fermento e de bicarbonato de sódio e 1L de água penso que até aqui está tudo correto

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 
Bruno,Talvez quando tinhas aquário em Inglaterra com um ph de 8,digo talvez essas plantas tenha sido criadas com esse ph,isto digo eu,também não sabemos se o aquário do Brunomcc não terá qualquer coisa por pequena que seija não esteja a provocar a morte da plantas,isto e como tu dizes,cada aquário,e um aquário,e pode fazer toda a diferença.
Abraço Álvaro Silva
Usava na maioria das vezes tissue culture Álvaro. Mas sim cada aquário é um aquário. Noto sim um crescimento muito melhor nas minhas plantas com a água portuguesa. Mas também tenho algo que pode provar a tua teoria de que o facto de terem sido criadas neste ph ou outro pode ter influência.
O facto de que apesar de ter melhores resultados a crescer plantas em agua portuguesa, as plantas que trouxe dentro do aquário que trouxe montado de Inglaterra, sofreram meses com a transição, muitas delas não sobrevivendo de todo e foram substituídas.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe dizer como fazer CO2 caseiro?? Estou com dificuldades pois o CO2 não chega a ganhar pressão para sair das garrafas até hoje só o consegui fazer uma vez não sei se terá a ver com eu estar a utilizar água diretamente da torneira sem a deixar repousar

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk


Eu já não uso co2 caseiro há 12 anos. Mas se a memória não me engana a fórmula do Bruno esta correcta.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brunomcc

Vamos lá haver se eu posso-te ajudar,eu aqui há uns anos cheguei a fazer co2 em garrafas de coca cola,eu fazia a sim,500g de açúcar eu fazia com açúcar amarelo,mas também dá com branco,eu colocava metade da garrafa com água sem cloro,colocava o açúcar,mexia um pouco,depois há parte com água sem cloro um pouco morna,desfazia aos bocadinhos o Fermento biológico,juntava há água com açúcar,logo de seguida uma colher de café,com bicarbonato de sódio, mexia bem a água com toda a mistura,e deixava a descansar ai uma meia hora,mais coisa menos coisa,e só depois tapava a garrafa,com tudo pronto para começar a bombar,o Fermento biológico era a sim em cubo,e estava no super mercado na zona fresca, Resultado de imagem para Fermento de padeiro a venda em supermercados era mais ou menos igual há figura,espero que tenha-me explicado bem.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brunomcc
Vamos lá haver se eu posso-te ajudar,eu aqui há uns anos cheguei a fazer co2 em garrafas de coca cola,eu fazia a sim,500g de açúcar eu fazia com açúcar amarelo,mas também dá com branco,eu colocava metade da garrafa com água sem cloro,colocava o açúcar,mexia um pouco,depois há parte com água sem cloro um pouco morna,desfazia aos bocadinhos o Fermento biológico,juntava há água com açúcar,logo de seguida uma colher de café,com bicarbonato de sódio, mexia bem a água com toda a mistura,e deixava a descansar ai uma meia hora,mais coisa menos coisa,e só depois tapava a garrafa,com tudo pronto para começar a bombar,o Fermento biológico era a sim em cubo,e estava no super mercado na zona fresca, images?q=tbn:ANd9GcR0sxUZbtuZIHYaZNWhA4WCmPR2GSnM18NC0mQU8FE8dLRSe1JK era mais ou menos igual há figura,espero que tenha-me explicado bem.
Cump: Álvaro Silva
Eu usava água de torneira com cloro, açúcar branco, fermento de padeiro em po que se vendia em saquetas no supermercado e bicarbonato de sódio. Eu no entanto não usava as garrafas de coca cola. Tive a sorte na altura de comprar um kit da nutrafin baratinho em segunda mão.
Não usava os químicos do kit, mas a garrafa era muita mais discreta que as da Coca cola e o difusor em escada era muito eficiente.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Carvalho

Sabes onde eu fui buscar mais ou menos a teoria das plantas se estarem a morrerem em um ph8,foi quando li num poste teu em que tu dizias que as plantas tinham sofrido com a vinda de Inglaterra,e sofrido um tempo de adaptação há água de Portugal,uma vez que aqui a água era deferente da Inglaterra,então foi isso que me levou a pensar que talvez as plantas do brunomcc estive-sem a passar uma uma coisa mais ao menos a haver com o ph muito alto.

Abraço Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Carvalho
Sabes onde eu fui buscar mais ou menos a teoria das plantas se estarem a morrerem em um ph8,foi quando li num poste teu em que tu dizias que as plantas tinham sofrido com a vinda de Inglaterra,e sofrido um tempo de adaptação há água de Portugal,uma vez que aqui a água era deferente da Inglaterra,então foi isso que me levou a pensar que talvez as plantas do brunomcc estive-sem a passar uma uma coisa mais ao menos a haver com o ph muito alto.
Abraço Álvaro Silva
Verdade postei isso várias vezes e cheguei a falar do assunto com o pessoal da na petfestival. Até voltei a falar disso no post no meu blog que fiz na semana passada. Mas esse está escrito em inglês.
Serve como bom exemplo do quanto às plantas se adaptam as esta é aquelas condições e do choque que sofrem quando essas mesmas condições mudam bruscamente.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos refiz o sistema de CO2 caseiro pela 4 vez e finalmente tenho boas novidades o CO2 está a sair para o aquário finalmente, usei a água sem cloro meti o fermento, usei uma chávena com água, aqueci a água meti o fermento dilui o fermento na água da chávena meti 500g na garrafa de 1,5L meti o fermento diluído 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio e água sem cloro e desta vez funcionou, vamos ver se é desta que as plantas arrebitam

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC_0457.JPG

Boa tarde a todos,

Aqui está uma nova atualização do estado do aquário, já com o CO2 a funcionar sem qualquer problema há uma semana, o pH da água encontra-se neste momento a 7, vou ver agora como reagem as plantas

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Atualização do aquário.
Quase um ano depois troquei o substrato para Tropica Plant Growht troquei os Guppys endler black bar por Guppys endler blue star, e o dióxido de carbono agora é também da Tropica(Tropica Plant Growht system 60).

Até agora tudo está a correr bem os Guppys já reproduziram as plantas estão a crescer a uma velocidade maluca principalmente as fox tail que de 3 em 3 dias já tem pés a precisar de poda.e42c64ec97ef2886d5b30b1f9581cc75.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.